Jogando Xadrez Com os Anjos

Jogando Xadrez Com os Anjos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Jogando xadrez com os anjos

SuAlen.Pawelkiewic 17/01/2022

Esplêndido ??
Esse livro chegou até mim a alguns meses atrás, através de um clube de assinatura de um sebo perto da minha casa. Esperei um pouco pra ler, e acredito que o li no momento certo de minha vida.
Precisava conhecer a história de Anny e relembrar o quanto Deus é maravilhoso, que quando pedimos com fé e amor, anjos vêem para nós ajudar nas mais variadas formas.
Como mãe não tem como não se emocionar, primeiro livro que me fez chorar do início ao fim. Anny com toda certeza é ser iluminado, especial. E como tenho paixão por histórias que envolvem as guerras não teria como não me apaixonar. Sofri com Anny, sorri com ela, foi maravilhoso. Primeiro livro que li dessa autora que já conquistou meu coração.

milly 15/01/2022

Nasceu minha vontade de jogar xadrez
Acho que todos que leram ficaram com vontade de ganhar um tabuleiro com peças de cristal.

Eu amei a história, seu desenrolar, chorei, sorri, fiquei com coração quentinho e também partido.

Foi maravilhoso ver tudo o que aconteceu da perspectiva e da pureza de uma criança.

Mas, foi justamente esse motivo que me incomodou. Muitas vezes não parecia que era uma criança narrando/pensando, mesmo se fosse a mais esperta e profunda. Isso me incomodou um pouco.

Tenho um carinho enorme pela história do livro e pela história de como o livro chegou até mim.

Geovana Souza 08/01/2022minha estante
Aaaaaaah eu amo esse livro, foi meu segundo livro q eu li na vida, faz uns 9 anos e eu lembro de como ele me despertou sentimentos incríveis, ele é lindo e sempre vou amar ele, tava pensando em reler ele, só pra ver se eu vou sentir as mesmas coisas q eu senti a 9 anos atrás.

manufstudies 08/01/2022minha estante
Simmmm

Vogel 06/01/2022

Achei tudo mto repetitivo, a história até que é boa mas a forma como foi escrito não me agradou, tornando para mim uma leitura cansativa.

Adrian Pereira 01/01/2022

Progressivo
Em determinados momentos da obra, o leitor consegue absorver todo o sentimentalismo junto a atmosfera da história. O final não me agradou, porém continua sendo um ótimo livro.

Bookversos 25/12/2021

Mano, essa criança...
Eu tenho todos sentimentos por esse livro. Não dá pra descrever o quão forte foi essa garota. Dói ver que tudo não passava de uma imaginação.
Eu não tava preparada, e fui atingida em cheio no peito.
LEIAM POR FAVOR ?

Cris.Santos 21/12/2021

Tocante
Uma historia que transmite alguns ensinamento sobre amar o próximo, gratidão, carinho com o olhar de uma criança que possui uma esperança e bondade.

Acho que não foi em um bom momento esta leitura, mas creio que possa reler futuramente.

Vitoria.Eloine 29/11/2021

Leia, releia e reflita
Esse livro é muito bom, ele nos faz refletir bastante e também mostra a ingenuidade e inocência de uma criança assim como sua bondade, a forma de enfrentar a realidade e não guardar rancor, só posso dizer que crianças são anjos, é simplesmente maravilhoso, já li, reli, e super recomendo

Kau 17/11/2021

livro espírita muito forte?
Foi o primeiro livro "grande" que li na minha vida e o que me fez gostar de ler, li quando ainda era criança mas não aconselho pra quem tem menos de 14 pq tem alguns gatilhos e a história é bem triste, é um livro espírita, é emocionante, a escrita é boa e fácil de entender?

Maria Gabriela 11/10/2021

A vida é como um tabuleiro de xadres
"A vida é como um jogo de xadrez: devemos estar sempre prontos para ganhar ou perder; o importante é tentar". Com esta frase, Fabiane Ribeiro nos presenteia com uma obra literária envolvente e dramática, partindo do verdadeiro terror que ameaça o mundo. Não são fantasmas ou monstros, mas a cruel realidade. O ano é 1947, vemos a Europa ser devastada pela Segunda Guerra Mundial e suas terríveis consequências. A pequena Anny, com seus sete anos de idade, tem a vida perfeita e pacífica: mora com os pais, as duas pessoas que mais ama neste mundo, em uma casa majestosa e confortável, rodeada de presentes, boa comida e conforto. Entretanto, o primeiro drama a ser apresentado é a ausência dos pais que devido ao trabalho misterioso que têm não são muito presentes e apenas podem ver e conviver com a filha aos sábados.

E tudo apenas é alimentado com a notícia de que seus pais precisarão passar um ano longe da filha e esta deverá ficar aos cuidados dos vizinhos durante este meio tempo. É visível que a notícia abala a menina mais do que esperado, mas meu amado pai lhe presenteia com um jogo de xadrez requintado e promete ensiná-la a jogar quando retornar em segurança para casa e para ela. Fabiane é delicada em nos apresentar a dualidade dos pais, uma vez que o pai ama e idolatra a pequena criança como se fosse seu oxigênio enquanto a mãe parece apenas aguentá-la e aceitar que aquele era um fruto seu. Munida apenas por uma pequena leva de roupas, sua ovelha de pelúcia e seu tabuleiro de xadrez, Anny é levada para a casa da sra. Jane, sua professora particular, e seu marido Hermes, e ao contrário do que seus pais haviam lhe prometido, a vida de Anny torna-se um verdadeiro inferno.

A autora não poupa detalhes e páginas para mostrar como seus novos tutores não a toleram e a tratam como um problema. A sra. Jane e seu marido apenas eram brevemente cordiais com Anny por causa da presença de seus pais, mas agora sem eles, não há mais máscaras a se pôr: a garota é encarregada de limpar a casa diariamente e comportar-se como um verdadeiro fantasma (quanto menos o casal lembra de sua existência, mais felizes eles ficam). Há um momento horrendo em que, movida pela fome graças aos poucos cuidados, a garota pega um pacote de bolachas e come, deixando cair algumas migalhas no chão; quando a malvada Jane descobre, não há nada que salve Anny de sua ira.

As únicas coisas que mantém Anny sã e esperançosa são reavivar o jardim há muito abandonado, a companhia de seu tabuleiro de xadrez, seus próprios sonhos felizes e olhar sua casa ao longe; entretanto, um jovem na faixa dos vinte anos chamado Pepeu aparece em sua vida e torna-se amigo de Anny. Pepeu é o personagem que precisávamos para aliviar a tensão sufocante de abusos e maltrato que acompanhamos desde a mudança repentina da pequena garota: é ele o responsável a ensiná-la sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros do jardim. É, sem dúvidas, o melhor dos personagens apresentados que ajudam Anny a passar por todas as infelicidades da vida e chateia-me ver que o final que tomou foi misterioso e infeliz, de partir o coração. Ele era o anjo de Anny, e vê-lo partir foi doloroso.

"Jogando xadrez com os anjos" é um livro diferente de tudo o que já li: é intenso e de uma sensibilidade muito grande, apresentando um terror mundano que é a realidade e como devemos enfrentá-la de cabeça erguida. É recheado de momentos angustiantes e que dão esperança ao leitor quando uma pequena fagulha de felicidade acende. É uma obra que aprisiona o leitor de forma que poucas conseguem, principalmente por se tratar de um assunto tão profundo como a amizade e o amor verdadeiro, reforçando de forma simples que as pessoas que te amam estarão sempre ao seu lado em todos os momentos da sua vida, te ajudando e apoiando quando você mais precisar. Pode não ser fisicamente, mas emocionalmente a força e o amor dessas pessoas irá lhe amparar em muitos momentos, assim como ampararam Anny e a ajudaram a crescer e amar a vida tão intensamente.

Ellen 06/09/2021

Que livro meus caros.
** De antemão, recomendo muito. Leiam! **
Apenas pelo título, já imagina que essa obra falaria sobre fé. Apesar desse livro remeter à religião Cristã, o foco dele não é esse. Essa obra se preocupa em tratar sobre fé, esperança, compaixão e amor mesmo nas piores horas. Essa garotinha do livro supera seus medos e angústias com um coração de ouro mesmo nos momentos em que ela não tem ninguém pra ajudar, somente a fé dela em Deus e seu coração puro.
Aprendi muito com esse livro. Ele me ensinou tanto que quando estava perto do final pensei "não sei nada sobre a vida". Senti que precisava apreciar mais as coisas.
Além disso, é um livro que, apesar de não ser em primeira pessoa, te conecta com a personagem de uma maneira que te faz sentir amiga dela.

Juliana.Siqueira 10/08/2021

Simplesmente lindo
Resumo esse livro em uma palavra: sensibilidade. É um dos livros que marcou bastante e que me emocionei muito ao longo da narrativa. Acredito que valha super a pena a leitura, mexe bastante com a gente.

Chris 03/06/2021

Tocante
Aqui conhecemos a doce Anny uma garotinha de sete anos, o maior sonho de Anny era passar mais tempo ao lado dos pais porém por causa do trabalho deles isso não era possível somente se viam aos sábados que se tornou o dia preferido dela. A vida de Anny muda totalmente quando um dia os pais dela anunciam que eles terão que passar um ano longe dela e que ela irá morar na casa da vizinha, sua professora. Para amenizar o sofrimento da filha o pai a presenteia com um jogo de xadrez e diz a ela que antes de partir ensinaria ela a jogar. Deixando para trás seus brinquedos e o conforto de seu lar, Anny vai para sua nova casa munida apenas de seu ursinho de pelúcia preferido, algumas roupas e o tabuleiro de xadrez.
Mas ao contrário do que se esperava os novos tutores de Anny não gostam dela e a faz passar por maus momentos. Quando Anny conhece o misterioso Pepeu que a ajuda a passar não somente um ano mais alguns anos longe dos pais sem saber o que ocorreu.
Bom não gosto de me alongar na descrição da história para não trazer spoiler. Nessa história Anny nos leva a refletir sobre muitos aspectos com o passar dos anos dela e seu amadurecimento, ela tinha todos os motivos pra virar uma criança triste, amarga. Mas ao contrário de tudo isso ela nos mostra que devemos esperar somente o que as pessoas são capazes de nos oferecer,sem julgar ou condená-las por isso. Ao não esperar nada da vida ou de qualquer pessoa que fosse, Anny aprendeu uma importante lição que não devemos tentar controlar o tempo, ou nos anteciparmos diante nossas vidas. Pq nunca sabemos o quem o que iremos encontrar mas a frente... Simplesmente amo e super recomendo.

Heloisa 29/04/2021

Hoje ele não é mais meu livro favorito, encontro muitos defeitos nele. Mas foi meu segundo livro lido na vida, tem valor simbólico e me ensinou tantas coisas... Então sempre terá um pedacinho no meu coração!

Janaína Sá 12/04/2021

“É importante nunca perder a esperança e jamais deixar de acreditar.”
Achei o livro bom, a história interessante e envolvente... Entretanto, achei que o desfecho poderia ser diferente. (O que não faz do desfecho atual um final ruim)... Mas levando em conta que esse foi o primeiro livro da autora.
Não chorei apenas tive uma certa ardência nos meus globos oculares rs