Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Giih 22/05/2021

Minha resenha
Thomas sofre muito com seus amigos enquanto atravessa o deserto atrás do esconderijo secreto do CRUEL.

Heloisa 08/06/2021

Decadente
Sinceramente, uma palhaçada o que o autor fez com a Teresa! O Thomas cada vez só me irrita mais. O Minho já tá me enchendo o saco. E a Brenda é chata.

Vitoria.Milliole 16/06/2021

No segundo livro de Maze Runner, depois de os clareanos terem encontrado a saída do labirinto e serem resgatados, eles percebem a realidade de sua nova vida: se tudo parece bom demais, tem algo errado! É claro que o resgate era apenas uma falsa esperança.

Toda a experiência no labirinto era, na verdade, um experimento. Acontece que a superfície da terra foi queimada pelo sol e as pessoas enlouqueceram, infectadas pelo Fulgor, uma doença que tira toda a humanidade dos infectados, que são chamados Cranks. Agora, o CRUEL (órgão responsável pelos experimentos) inicia a fase 2 do teste: a fase do Deserto. Para isso, eles infectaram os clareanos com a doença como um incentivo, para que eles passassem pelo tal deserto em busca da prometida cura. E esse deserto não é nada amigável.

Também temos a introdução de mais personagens. Enquanto a Clareira era toda formada por garotos, com exceção de Teresa, uma outra versão do Labirinto também existia, mas com garotas, com a exceção de Aris, o último garoto enviado. Tudo exatamente como na Clareira.

Queria dizer muito mais sobre a história, que eu amo, mas seria spoiler, então vou pular pra minha opinião:

Pra mim, a essência do primeiro livro se manteve completamente, com tantas reviravoltas, o mistério por trás de cada ação do CRUEL, as emboscadas e as coisas bizarras que aterrorizam os personagens. O único ponto negativo, na minha visão, foi a introdução de Brenda, uma Crank, da forma que foi colocada. Isso devido à pequena disputa entre ela e Teresa por Thomas. Apesar de bem discretos e quase irrelevantes, são momentos meio irritantes, mas eu acho irritante todo romancezinho que enfiam sem necessidade alguma em histórias de aventura. Sinto que a Brenda tem uma relevância pra história (apesar de já ter lido, eu realmente não lembro), mas a maneira como ela foi introduzida poderia ter sido melhor.
Obviamente isso não diminui em nada o meu gosto pela história. Como eu já disse, foram momentos que quase dão pra passar despercebidos em meio ao restante.

Eu acho incrível que sempre achei essa série sensacional e tinha medo da releitura não ser tão boa, mas pelo contrário: talvez pela minha maior maturidade, está sendo ainda mais prazerosa do que a primeira leitura. Vejo opiniões bem diversas sobre a série e, sinceramente, não consigo entender as opiniões negativas.

Assisti a adaptação do primeiro livro e, sinceramente, só vou assistir a desse segundo de teimosa, porque só passei raiva. O livro foi infinitamente melhor.

Gui 14/01/2021

Bom mas...
A narrativa do James Dashner continua sendo ótima ao apresentar muitas sucessões de cenas que te deixam com um gostinho de quero mais, porem Prova de fogo não foi tão bom quanto Correr ou morrer, tendo algumas cenas que te fazem refletir acerca de sua real necessidade para a história, pois parecem que foram colocadas unicamente para "encher linguiça", pois não geram consequências no futuro ou quando geram são mal desenvolvidas, além de apresentar relações interpessoais um tanto que supérfluas (sem contar, é claro, a relação de Thomas com Minho e Newt). Tirando isso, é uma obra bacana que mostra a continuação do fantástico primeiro livro que também expande o universo respondendo várias de nossas dúvidas.

bookvic 01/11/2021

Eventos polêmicos
Adorei, foi nesse livro que eu me apeguei aos personagens e vi a amizade tão bonita que eles têm.

Esse deve ter sido o livro que eu mais vejo os personagens sofrendo, e como eles sofremKKKK mas isso tbm me faz ser mais corajosa, quando eu vejo uma barata ou alguma outra coisa eu lembro de tudo que eles passaram e como é patético sentir medo disso KSDJKSJD adoro quando os livros fazem isso cmg

Agora vou falar minha opinião sobre um assunto polêmico.

????A PARTIR DAQUI TEM SPOILER????
Todo mundo fala mal da Teresa, que ela traiu eles, é horrível e etc. Mas tipo, ela literalmente foi >obrigada< a fazer aquilo e falaram que se ela não fizesse eles iriam matar o Thomas. Por mais que o que o Thomas passou foi terrível, ainda é melhor do que morrer, não? Ela só tentou tomar a melhor decisão pra segurança do Thomas, ela não sabia se eles iriam matar ele mesmo, e não queria arriscar. E ela tbm se sentiu muito mal, ela nem queria ter feito aquilo.
Vou falar: se fosse o Newt todo mundo passava pano.
E o pior é que ver isso só nos faz perceber que isso está dentro do preconceito com personagens femininas, que é feito ainda por cima por mulheres leitoras!
Enfim, essa é a minha opinião, e se tiver a ver com coisas do próximo livro, NÃO ME CONTEM PFV. É issoKKKK
bookvic 01/11/2021minha estante
(Não eu ame a Teresa, só entendo um pouco o lado dela)

Ester479 01/11/2021minha estante
Amg, me tira uma dúvida. Eu ACHO que já li ou comecei a ler algum livro dessa saga, mas não tenho certeza. Faz alguns anos já, o que eu lembro, é que tinha um elevador que as pessoas chegavam, um labirinto, e uns bichos estranhos (não lembro se eram mecânicos), eles não podiam sair do lugar que estavam. Vc acha que foi algum dessa saga mesmo, ou nada a ver?

Sah Imperia 01/11/2021minha estante
Concordo super com você em relação a Teresa. Nos filmes,ela faz algo realmente muito ruim,mas nos livros eu fiquei esperando uma traição depois dessa,porque ela foi simplesmente obrigada e estava arrependida. Eu já li todos os livros e vi todos os filmes e sou apaixonada por ela

É isso mesmo!! É de Maze Runner sim

Ester479 01/11/2021minha estante
Aaaa muito obrigada, faz muito tempo e nunca esqueci disso. Tava curiosa

bookvic 01/11/2021minha estante
@Sah Imperia: simm, no filme eu tbm acho que foi sim daí uma coisa bem ruim, mas no livro ela não teve escolha

@Ester: De nada!

camii 01/11/2021minha estante
AMEI A RESENHA, MTO PFTA COMO SEMPRE ?????

bookvic 01/11/2021minha estante
OBG CAMIII!!?? nem sabia muito o que escrever pq já faz um tempinho que liKKKK

cecília 01/11/2021minha estante
As resenhas lindas da Vic estão de volta!! ??

AJHSKAJDK??? MUITO OBG!!

mel 05/07/2021

o meu fav da trilogia!!
sou apaixonada DEMAIS nesse!! não sei o que rolou com o escritor quando ele escreveu esse livro, mas meu deus é muito viciante e tão bom ? recomendo muito

~_Clarax_mary â¡ 16/09/2023

A razão do meu falecimento .
Os primeiros 50% podem ser entediante e um pouco maciço, mas o resto compensa e MUITO !!

O começo da narrativa se passa naquele dormitório e no deserto, e é um pouco desinteressante, pelo menos pra mim, porque não acontece muita ação e essas coisas kk
Mas, quando eles vão chegando na cidade, a coisa passa de 8 a 80. Até o jeito que o Thomas narra a estória muda, ele começa a ter pensamentos mais interessantes e tal. Por isso que eu fiquei com a impressão de que são dois livros diferentes um do outro.

Sobre as personagens:
Em algumas partes no final do livro eu achei o Thomas um pouco burro kkkk, por causa de algumas decisões e vários pensamentos. Isso entra muito em contraste com o filme. Porque, tipo, ele é muito diferente do filme ( o que é triste, porque eu amo o Thomas do filme).
Eu senti a falta de desenvolvimento do Newt, acho que ele poderia ser mais trabalhado, por ser um dos Clareanos "principais".
O Minho é simplesmente a melhor coisa no livro todo!! O humor dele, o jeito que ele fala, as ações. Eu daria tudo por um livro narrado por ele.
Eu nem vou falar nada sobre a Teresa pra mim não me irritar. Nunca gostei dela e vou continuar assim.
Eu poderia falar sobre as outras pessoas, mas elas não tiveram um desenvolvimento suficiente para serem notadas.
( Só pra deixar registrado: sou totalmente time Brenda. Se em algum momento eu mudar de opinião, vamos fingir que eu nunca escrevi isso aqui.)

Um ponto importante sobre os livros de Maze Runner é que as adaptações não tem nada a ver com eles. O que surpreende um total de 0 pessoas.
Então, se você vai ler o livro pensando que é a mesma coisa do filme, ou ver o filme pensando que é a mesma coisa do livro, só lamento.

Agora eu vou escrever sobre o que salvou esse livro: as reviravoltas.
Não é só uma vez que acontece. São várias vezes seguidas. Com coisas que você não espera.
Quando chega em uns 80% o autor começa a revelar coisas, e ao longo do final você vai ficando mais chocada, e desesperada com o que vai acontecer e o que está acontecendo. E é uma loucura total. E com toda certeza eu amei esse livro. Ele foi muito bom, mas não sei se ele supera o primeiro.

Por último, mas não menos importante, eu quero falar sobre o final.
Que final foi esse meus amores!!
Confesso que fiquei com raiva de uma certa pessoa. Os monstros poderiam facilmente ter comido ela que eu não me importaria.
A parte que eu fiquei mais orgulhosa do desenvolvimento do Thomas, foi a cena no Berg. A gente só esquece a burrada que ele fez antes.
O final mesmo foi totalmente Avenida Brasil. E eu to muito ansiosa para o próximo livro.
Recomendo essa série DEMAISSSS

Bruna49 04/08/2021

Bom...
Eu amei o livro achei muito bom, só que não era o que eu esperava, muitas vezes eu ficava confusa, pq é TOTALMENTE diferente do filme, mas é bom mesmo assim, não me prendeu tanto quanto o primeiro, mais ainda vale a pena ler.

Ana Ramos 17/06/2021

Não é que o livro seja chato, tem muita aventura, muito drama, muita confusão, aí como esses jovens sofrem. Mas é aquele livro que vc ler, ler e ler a parece que não sai do lugar, é um leitura conjunta que fiz com meu melhor amigo, assim como o primeiro, mas sinceramente não sei se teria paciência pra continuar essa série.
Acho que vou focar um pouco em outras leituras e vê se dá coragem de terminar essa série.

Dani 20/04/2021

eu realmente gostei muiiito desse livro, estranhamente mais do que gostei do primeiro, não sei o porquê. Senti muitas coisas, me envolvi muito na história, li MUITO rapido, nao conseguia nem parar de ler e nem parar de pensar sobre ele.

A única coisa que me desagradou foi que deixaram o Newt muito de background nesse livro, ele mal era citado e quando era, nao tinha destaque nenhum. em contrapartida, amei o foco que deram ao Minho, me apaixonei MUUUITO por ele, e desse livro ele foi um dos meus personagens favs.

Maze runner realmente tem o poder de te deixar claustrofóbico, e vc nao tem paz UM MINUTO, o que estranhamente é o que me fez amar esses livros! acho que o fato de eu nao ter gostado muito do primeiro livro se deve ao momento da minha vida em que eu li, e não ao livro em si.

Maria 08/01/2024

Por um breve momento pensei que fosse achar o livro chato pq eles saem do labirinto, mas o autor muito MALUCO das ideias faz você ter uma paranóia a cada capítulo visto que ele não preza pela saúde dos próprios personagens. ?
senti falta de desenvolvimento de alguns personagens, principalmente os do grupo B, e a teresa a gente já pode jogar uma bomba que tá resolvido!

maitê 09/02/2024

Ok só tenho uma coisa a dizer sobre esse livro deveria ter menos teresa e mais minho e newt.

????
Nini 15/02/2024minha estante
Siiim!!! Os dois quase não aparecem.

isabela.bss 04/06/2021

Maze Runner - Prova de Fogo
1,5/5?
Decepcionante. Acho que essa é a palavra correta pra descrever esse livro. Eu só não abandonei por que gastei dinheiro com essa série. Thomas é insuportável. Grande parte do livro gira em torno dele se lamentando, dando a síndrome de herói, pensando e falando da Teresa, personagem que eu nunca gostei e esse livro só serviu pra me fazer odiar ela mais. Toda a dinâmica do labirinto e a história interessante se perdeu aqui. O autor coloca situações que não tem a menor importância ou significado. Como que colocar um bando de adolescentes para atravessar um deserto na companhia de loucos e monstros vai ajudar a descobrir a cura do fulgor? Minho e Newt seguem sendo os únicos que eu verdadeiramente gosto, mas 15 linhas é muito para o espaço que eles tiveram nesse livro. Criou mais perguntas do respondeu, leitura chata e irritante, deu vontade de jogar o livro na parede. Vou ler o último quando me der na telha, pq agora eu realmente perdi a vontade.