Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Victor Moreira 14/05/2021

As vezes menos, é muito mais.
Se eu pudesse descrever esse livro em poucas palavras, e diria: "Me deixem viver em paz". Chega a ser revoltante, cansativo e até cômico; o fato do Thomas e Cia, não terem uma hora de paz. É intriga, momentos letais de quase morte, dramas e muito dedo no cy e gritaria. Só deixem eles em paz!

Achei que faltou mais contextualização do que aconteceu nesse fim de mundo. Temos uma conversa aqui, um comentário ali, mas nada realmente relevante para essa grande distopia em que eles vivem.

O livro todo só fica botando cada vez mais pilha no grande pq de tudo estar acontecendo, mas se recusa a tentar ajudar ao leitor a chegar nessa resposta. No primeiro livro, boa parte das questões que são apresentadas, se desenrolam durante todo o livro e ainda deixa algumas para os próximos livros. Agora nesse, temos uma grande cena que simplesmente acontece do nada (pq não houve nenhum indício de que aquilo em si, iria acontecer. Pq as pistas são para as cenas do deserto) e que 10 paginas depois se é resolvido e explicado. E tudo isso nos 80% do livro, o que me faz entender que algumas pessoas acharem o final corrido.

Em compensação, oq não falta nesse livro é fluidez e ação. Acontece tanta coisa, que vc já espera qualquer coisa. Vc sabe que vai acontecer algo, mas não oq. Eu só queria que as coisas fossem realmente mortais. Me botam um monte de figurante pra morrer e no final feijoada? O primeiro se supera nisso.

E os dramas foram um saco as vezes. Eu vejo isso mais como um problema meu. Mas uma das coisas que mais me desmotivaram, foi a Brenda. Ela tinha tudo pra ser uma personagem foda e incrível (diferente da Teresa que é muito sem sal e sem açúcar no primeiro livro. Nesse aqui, ela ganhou uma certa personalidade mas no final, kgaram tudo) e no final, caiu nos clichês para trazer algo pro personagem principal. ???

Num geral, é um livro bem divertido e interessante, mas exaustivo que satura. Já me preparando pra bomba que vai ser o final dessa trilogia e espero respostas decentes, já que gostam de fazer tanto mistério.

gabi 13/11/2021

Prova de Fogo
fiquei completamente viciada nessa leitura, outro livro sensacional, me enganou muitas vezes, me senti feita de trouxa e idiota MUITAS vezes.
o que os personagens sofrem não é brincadeira, não tem um segundo de paz, me apeguei muito a eles e to com medo do futuro viu.
muito ansiosa para começar o terceiro.

Lulu 02/12/2021

O objetivo final não era irritar só o Thomas !
Primeiramente gostaria de dizer que senti muita raiva lendo isso aqui.
É uma leitura realmente muito de boas e que eu curto mas o plot jsjdjdjdjjsjaka, enfim talvez o objetivo final era irritar não só o Thomas mas quem tá lendo também !!
Estava sedenta pela revelação de mais coisas sobre o mundo diatópico e nada, isso é tortura!!
Achei a trama desse segundo livro mais fraca pq eu realmente me empolguei bastante no primeiro, criei tantas teorias malucas e ainda fui surpreendida no final! Porém, esse volume só seguiu a mesma linha do primeiro sem muita inovação então só quis chegar logo no final esperando mais alguma revelação.
Alguns personagens ficaram como secundários jogados de lado lá na [*****] e eu só queria mais participação e desenvolvimento deles. Estou esperançosa pro próximo mostrar mais deles inclusive!! (não joguem meus personagens pra escanteio ??)
Não vou nem comentar sobre o romance sem sal que tomou mais espaço pra nada..??
Enfim, me apeguei nessa saga e quero terminar pra saber mais sobre esse universo!!????

gabi 11/12/2021

um dos melhores livros que já li?
se eu achei o primeiro livro maravilhoso, esse foi milhões de vezes melhor que maravilhoso, minhas expectativas estavam extremamente altas e foram mais que superadas
alguns acontecimentos foram meio previsíveis pra mim, mas mesmo assim me surpreendi em vários momentos e amei ver o desenrolar de todas as coisas
thomas e teresa foi uma coisa que sempre me irritou e agora que existe a brenda entao, acho que teresa devia ser só uma amiguinha do thomas (thomas claramente concorda cmg)
achei mto bom a forma como no final o thomas realmente se irritou e deu pra perceber o quão cansado ele tava de tudo aquilo, apesar de ser algo burro, foi bom ver um esgotamento mental no personagem depois de já ter passado por tanta coisa
fiquei chocada como o autor conseguiu fazer com que 400 páginas de pessoas andando no deserto não ficasse entediante nem cansativo de ler, mto pelo contrário, foi extremamente instigante e cativador, uma experiência de leitura maravilhosa
queria um aprofundamento melhor no minho (meu fav), senti um pouco de falta dele nesse livro (pelo menos não morreu), espero que ele apareça mais
teresa virou uma personagem mais interessante pra mim depois que ?traiu? o thomas e apesar de não shippar eles dois, to gostando bastante dela
esse livro vc tem que ler com um copo d?água do lado, pq cada hora acontece uma m*rda pior que a outra e o coitado do thomas não tem um minuto de paz/felicidade
to louca pra ler o próximo, vai ser difícil superar esse, mas as expectativas estão altas
Sophia ð 11/12/2021minha estante
adorei a resenha, foi pra lista! amo o filme e não fazia ideia que tinha livro tbm

Isabella2175 22/03/2023

Thomas e a síndrome de Bela Adormecida
Da metade pra frente o Thomas só desmaia e acorda o tempo todo kkkkkkkk.
Mas assim, gostei mais de Prova de Fogo do que Correr ou morrer, tem muito mais ação, reviravoltas e suspense. E ainda comparando com o primeiro, achei a narrativa menos repetitiva.
Não há muito o que dizer sobre esse também, porque ainda há o que ser esclarecido, então minhas expectativas continuam mais pro final da série. Sobre este, o que posso dizer é: esclarece poucas coisas sobre o CRUEL, mas o maior ponto é um divisor de águas quanto ao "confio ou não confio" dos personagens. Eu simplesmente só acredito no trio Thomas Newt Minho, pra mim todo o resto tem coisa por trás.

yaslendo0 09/05/2023

???
Agora os clareanos estão precisando sobreviver ao deserto pois o CRUEL falou que seria a única chance de eles conseguirem a cura pois estão todos infectados com o Fulgor. A palavra da vez é: traições. A segunda é: mortes. A terceira é: burrice. Muito bom, porque mesmo tento coisas que você já esperava tem coisas completamente loucas que o CRUEL faz na vida do Thomas que você fica COMO ASSIM??

spoiler:
??Tom??
?O que é??
?CRUEL é bom.?
Em seguida, ela se foi.?

parzival 15/10/2020

amei esse tanto quanto o primeiro.
me surpreendeu.

Sophi 06/04/2021

?|| Maze runner - Prova de fogo
Gostei, achei um pouco cansativo a narrativa, seria legal se tivesse o ponto de vista de outros personagens, não sei se irá ter no decorrer da saga, mas espero q sim.

A Teresa é mais falsa q meu iPhone 20, e o Thomas é um burro de galocha.

*Newt é perfeito*?????

Yascaz 02/10/2022

Prova de fogo
Rapaz, que leitura doida e cansativa.
Olha eu gostei bastante do livro, tenho um carinho enorme pela saga e pelo os personagens. Gostei mesmo do livro, só achei bem cansativo a leitura, até mesmo quando estava ouvindo o audiobook. É tanta informação que meu celebro não conseguiu processar nada kkkkkkkkk.
O plost Twist foi legal, não esperava aquilo. Porém não foi de me deixar com o queixo caído.
Confesso que esperava mais. Na minha opinião o primeiro é bem melhor.
A escrita do autor é muito boa, porém é cheio de detalhes, ele narra tudo perfeitamente. Eu gosto de detalhes, porém não em excesso. E é uma das coisas que também deixa o livro meio "chato" PARA MIM.
Ao mesmo tempo que estou curiosa para saber o que vai acontecer no próximo livro, não estou tão animada para começar.

gicherry 11/03/2021

gente eu tô??????
a história desse livro flui muito bem, me apaixonei ainda mais pelos personagens antigos e agora pelos novos, mas claro, comecei a odiar outros? enfim, gostei muito, mas esse final?????

lowrenxo 16/12/2021

O QUE ROLOU
Não vou dizer que amei tanto quanto amei o primeiro, MAS ainda considero um bom livro, apesar de confuso.
Passei 70% da história nervosa, não tava entendendo nada e só queria entrar no livro e socar a cara de todo mundo, PRINCIPALMENTE DAQUELA CORNA DA *****A.
Fora isso, achei ótimo o jeito que o livro deu mais espaço para outros personagens, mostrando como é o mundo fora da Clareira e do CRUEL.

Martins 08/12/2021

Mentiras, Tensões, Emoções e muito mais!
Após o desfecho de "Maze Runner - Correr ou Morrer", James Dashner joga seus personagens em um conflito que parece ser mais desafiador que um labirinto, ambientado em um mundo pós-apocalíptico, a enigmática e sinistra organização conhecida como "CRUEL" volta a atormentar os clareanos. Thomas nesta seqüência se mostra mais sensível, inconsequente e impulsivo semelhante ao antecessor deste. Novos personagens surgem, pegando o exemplo de Brenda, mas que só ganhariam destaque em " Maze Runner - A Cura Mortal".
Cenas chocantes e repletas de violência marcam as palavras da escrita do autor, e eu confesso que classificaria este romance como para maiores de 16+. E o desfecho nos traz um plot twist inesquecível.

André Luís 19/03/2023

O livro é sensacional, muito bom mesmo, Thomas é um protagonista muito bom, o cara só se ferra e mesmo assim tem fé nos amigos. O que me surpreende é o que tentaram fazer no filme, ta muito diferente do livro, vou até rever mas a discrepância entre os dois é bizarra.

Rebekah 05/09/2020

Adorei. A escrita de James é bem tranquila você nem sente as páginas passarem