O Céu Está em Todo Lugar

O Céu Está em Todo Lugar Jandy Nelson

Resenhas - O Céu Está em Todo Lugar

Laira.Tomaz 06/12/2011

O Céu Está em Todo Lugar - Resenha feita para o blog Ilusões Noturnas
O Céu Está em Todo Lugar é um livro que quem tiver a oportunidade de ler ficará sem sombra de dúvidas encantado com a forma de como foi escrito e o modo de como a história nos é apresentada.

Lennie e Bailey são duas irmãs, residentes de Clover, que foram criadas por sua avó em companhia de seu esquisito tio, Big. Além de irmãs, são amigas inseparáveis e como tal, dividem todos (ou quase todos) os segredos e momentos possíveis.

Das duas meninas, Lennie é a irmã caçula, uma garota simples que dedica a maior parte de seu tempo a música e ama incondicionalmente sua irmã. Para ela, Bailey é sua melhor amiga, aquela pessoa com que pode contar sempre que necessário. Com Bailey, este sentimento de irmandade e amizade é recíproco, porém, apesar do grau de parentesco, as duas possuem diferenças bastante notáveis. Enquanto Bails almeja um futuro promissor em Julliard como atriz e é vista como um "raio de sol andante", Lennie vive sua vida retraidamente, dentro de sua pequena bolha ao lado de seu clarinete e de seu exemplar de "O Morro dos Ventos Uivantes", o qual está sempre se questionando quanto ao doentio amor entre Cath e Heathcliff.

Desde de crianças, as irmãs Walker vivem com a incerteza de se algum dia veriam sua mãe novamente. E como se fosse pouco, o "caminhãozinho" da dor e da incerteza resolve estacionar em Clover e despejar toda sua carga em cima da doce Lennie. Entretanto, além destas duas principais cargas ele traz mais uma de "bônus", uma tragédia no banco do carona.

Uma fatalidade abala a vida de Len e sua família no momento em que Bailey está ensaiando para uma peça teatral e minutos depois está morta! Sem sua irmã, amiga e confidente, Lennie se vê diante de uma terrível reviravolta, tendo de lidar com a perda, com a desistência batendo em sua porta constantemente e ainda com o fato de que está, pela primeira vez, apaixonada.

Inicialmente desnorteada com tanta coisa para pensar ao mesmo tempo, a menina se encontra diante de situações aterradoras, dentre elas, a que mais mexe com seu coração: estar ao lado do rapaz que entende sua dor, que a consola e divide tamanha tristeza ou se entregar ao garoto que faz com que sinta-se no céu, que ilumina seus dias com tanto carinho e felicidade fazendo com que esqueça suas dores e problemas?

Jandy Nelson soube explorar linda e surpreendentemente toda essa história. Conseguiu me levar do ínicio ao fim, sem direito a pausa e proporcionou momentos potencialmente emocionantes. Utilizou de obras literárias que considero indispensáveis na vida de um leitor.

O mais perfeito dos livros! Real, contagiante e inspirador.

Laira,

vick 17/11/2011

* O livro conta a história de Lennie Walker. Lennie desde sempre vivia na sombra de Bailey, sua irmã mais velha. Mas quando Baiyle morre abruptamente, os holofotes estão voltados para Lennie.
Sua família tem uma planta que extrai e exibe o humor de Lennie. E está virando motivo de preocupação para a família, pois após a perda de Bayle, manchinhas surgiram na planta. Dividida entre Joe Fontaine, dono de cílios surpreendentes e a faz rir, e Toby, o namorado de Bayle, que compreendia tudo que estava passando.Para amenizar a dor e saudade que sentia, começou a escrever bilhetes em espalhá-los em os mais diversos lugares e neles haviam conversas,trechos e até sentimentos que sentia com sua irmã.Agora, diante de suas próprias escolhas, tinha que se manter forte diante dos desafios.

"Você pode contar a sua história da maldita maneira que quiser. É o seu solo." pág 287

Jaqueline 28/10/2011

O céu está em todo lugar é um livro lindo, a capa tem uma textura bem diferente, é escrito com letras azul-marinho, e a cada começo de capítulo tem algum rabisco da protagonista (Lennie) que escreve em lugares bem inusitados; copo descartável, galhos de árvore, papel de bala, pedaço de jornal...

Lennie tem 17 anos, é vidrada em música e livros, já leu O morro dos ventos uivantes 23 vezes, e mora em um lugar lindo, rodeado pela natureza, e acaba de passar por uma grande perda, sua irmã Bailey morre aos 19 anos deixando um vazio imenso em todos que vivem a sua volta.

Lennie não aceita a morte súbita da sua irmã, e acaba se isolando dos demais, sua amiga Sarah bem que tenta amenizar sua dor, e tenta trazer de volta a sua amiga, mas não consegue.

A família de Lennie sempre foi Baile, a vovó e o tio Big, (sua mãe Paige abandonaram-nas quando ainda eram crianças) mas agora sem a sua irmã por perto, Lennie terá que aprender a continuar vivendo e seguindo sua vida da melhor forma possível, mesmo com toda a dor que habita o seu coração.

Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Pág. 390

Então Lennie descobre que uma pessoa pode entendê-la, Toby o namorado da sua irmã, e eles se juntarão em busca de consolo. Essa relação entre eles trará alguns momentos de confusão, e situações bem longe dos limites do aceitável e Lennie se sentirá muito culpada por suas atitudes.

No meio de toda essa confusão e melancolia surgirá o garoto Joe, trompetista, com cílios volumosos e um sorriso do tamanho do mundo, que parece bem interessado em Lennie. Ele se aproximará da família e depois de Lennie, e tentará de toda forma ajudar a amenizar toda a tristeza que ela e sua família estão sentindo.

Com toda essa confusão de sentimentos, Lennie terá que aprender a tomar decisões por conta própria, e terá que aprender a viver com a ausência física da sua irmã.

O céu está em todo lugar é um livro que trata de uma forma muito bonita, e delicada, um assunto tão complexo que é a perda e o abandono. A autora Jandy Nelson escreve de uma forma muito poética, e está de parabéns pelo trabalho encantador que fez.

Esse é um livro muito gostoso de ser lido, que retrata muito bem a dor e o primeiro amor. Seus personagens são bem reais, e com certeza esse será um livro que lembrarei por muito tempo.

ricardo_22 28/10/2011

Resenha - Blog OverShock
O Céu Está em Todo Lugar, Jandy Nelson, 1ª Edição, Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011, 424 páginas.

Desde que a editora Novo Conceito divulgou que O Céu Está em Todo Lugar seria seu próximo lançamento, a sinopse mostrou que esse poderia ser um livro de grande sucesso, tive a certeza disso quando recebi um exemplar. Depois de adiar a leitura – devido a outros livros de parceria – enfim dediquei meu tempo para essa grande leitura, e posso garantir que não foi tempo perdido. Lançado originalmente em 2010 com o nome The Sky Is Everywhere, o livro escrito por Jandy Nelson foi considerado por diversos meios o melhor livro do ano, e é um status merecido. A autora, que mora em São Francisco, é agente literária e poetisa, ama a Califórnia e estreou no mundo literário de forma magistral.
Perder uma pessoa que amamos é sempre dolorido, e essa dor atingiu Lennie Walker quando Bailey, sua irmã mais velha, morre de uma forma inesperada, deixando toda a família enlutada. Depois de sentir a dor da perda, Lennie começa a voltar a sua rotina e conhece Joe Fontaine, um músico que acabou de chegar a cidade. Nesse meio tempo, ela reencontra Toby, o ex-namorado de sua irmã e acreditando que ele é o único capaz de sentir a mesma dor pela falta que Bailey faz, acaba se aproximando, mas a relação dos dois se transforma em algo diferente do esperado. Ao mesmo tempo, Lennie se apaixona por Joe, começando todo o desenrolar da história, que retrata esse triângulo “amoroso” e a forma com que Lennie aprende a superar a perda de Bailey, a falta que sua mãe – que foi embora quando ela era pequena – e a relação dela com seu tio Big e sua avó. “Ao caminhar pelas sequoias, meu tênis absorve a chuva de vários dias; pergunto-me por que pessoas enlutadas se preocupam em usar roupas pretas, uma vez que a própria dor nos fornece um armário inconfundível. (pág. 29)”
Confesso que quando recebi o livro me surpreendi com tudo o que encontrei. Para começar, a capa que em si já é belíssima – talvez melhor até que a original – se torna ainda mais incrível quando pegamos o exemplar e sentimos a textura usada nesta capa. Com letras em azul, o inicio de todos os capítulos é com uma página com uma imagem do céu, e antes da maioria dos capítulos, temos imagens que mostram alguns escritos de Lennie que foram encontrados por toda a cidade, o que é explicado no final do livro. O Céu Está em Todo Lugar tem sem duvidas o melhor acabamento do país, ao menos este ano. “Costumava conversar muito com a Mãe pela Metade, mas esperava até que ninguém mais estivesse em casa para dizer: Imagino você, aí em cima, não como uma nuvem ou um pássaro ou uma estrela, mas como mãe, só que uma que mora no céu, que não faz alarde sobre a gravidade, que cuida da sua vida sendo levada pelo vento (pág. 241)”.
Contado em primeira pessoa por Lennie, o livro é dividido em duas partes e percebemos ao longo dele, todo sofrimento e a dúvida vivida por Lennie quando ela percebe que não deveria estar se apaixonando. Ela se culpa, pede perdão a sua finada irmã, mas ainda não se entrega ao abatimento, pelo contrário. Com suas palavras, nota-se a mudança que aconteceu com Lennie após a morte de Bailey, e também que ela é uma pessoa guerreira, prova disso é que consegue superar e ajudar as pessoas ao seu redor que sofrem tanto quanto ela por viverem esse momento triste. “Não acredito que o tempo cura. Não quero. Se curar, não significa que aceitei o mundo sem ela (pág. 258)”.

Mais em : http://overshock.blogspot.com/2011/10/resenha-49-o-ceu-esta-em-todo-lugar.html

Leticia 21/12/2011

Recomendadíssimo!
Esse livro realmente me surpreendeu, já tinha visto boas críticas sobre ele mas não esperava que fosse tão bom.

É uma história que mexe com a gente, ao mesmo tempo que ele é drámatico por se tratar da morte da irmã de Lennie e todo o sofrimento que ela passa, consegue ser divertido, tocante e um romance que nos faz suspirar. No começo, achei um pouco confusa a narrativa, mas nada que me impediu de continuar a ler até porque logo logo acostumei-me.

O livro apresenta personagens únicos que fazem você se apaixonar por eles - o que fez com que o Joe Fontaine se tornasse um meus mocinhos preferidos-, odiá-los também - confesso que houve momentos em que tive vontade de jogar a Lennie pela escada haha - e pelo fato do livro ser capa dura, com sua bela diagramação, e todo o conteúdo que possui com as escritas da personagem perdidas pela cidade faz com que nos sentimos que estamos lendo o próprio diário da Lennie.

O fato da autora fazer citações de livros, músicas, filmes e principalmente do livro "O Morro dos Ventos Uivantes" (que a protagonista já leu 23 vezes) dá um toque muito interessante a história já que podemos perceber que há ligações dos personagens desse livro com os próprios personagens da história. Enfim, é um livro que faz você querer devorá-lo para saber como as coisas vão se acertar, que nos faz refletir sobre a vida e em como ela pode ser curta se não a aproveitarmos.

Recomendo muito, mesmo!

Renata 21/03/2012

Tentar se acostumar com a saudade!
A morte rápida e inesperada não é algo comum nas nossas vidas, mas fazer o que?
As vezes a tristeza repentina possa nunca cessar, pode ser que a dor perdure para sempre! Mas em todo nosso coração permanecerá a alegria e a saudade!!

“ Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Tudo o que posso fazer é adorá-la e amar o mundo, imitar seus passos ao viver com ousadia e força e alegria. ”

steh 11/04/2012

"O céu está em todo lugar", escrito por Jandy Nelson e lançado no Brasil e 2011 pela editora Novo Conceito, trata das confusões, tristezas e descobertas da jovem Lennie, que não só foi abandonada pela mãe com apenas 1 aninho de idade, como também agora tem de lidar com a perda prematura de sua irmã Bailey, de 19 anos.

"Eu, como uma pequena concha com a solidão de um oceano inteiro que grita de forma invisível por dentro."

Sem saber muito bem como lidar com a perda de alguém tão próximo, Lennie se isola e não consegue conversar com sua avó nem com seu tio, com quem mora. Ao mesmo tempo que isso tudo está acontecendo, Lennie começa a descobrir um pouco mais sobre sua mãe e ainda se apaixona pelo novo garoto da banda da escola, e vive com Joe o tipo de amor que sonhou a vida inteira, mas com tantos sentimentos confusos em sua cabeça ela acaba estragando tudo, pois acha que só Toby, o ex namorado de sua irmã morta, a pode entender no momento.

O livro é lindo, a história é cativante e bem poética, mas as vezes dá raiva das burrices de Lennie, me peguei bem chateada pelo meio do livro. Mas no final as coisas se resolvem de uma maneira bem bacana e clara, sem nenhuma dúvida, muito bem escrito. Adorei :)

"Ninguém é como você para mim - sussurra."

Só achei o material da capa um pouco fuleirinho, mas a arte do livro é linda e dentro é cheio de imagens com poemas de Lennie, suer fofo!

MARGARETH 25/01/2012

'Às vezes é preciso perder tudo para encontrar a si mesmo...'
Além dos conflitos normais da 'idade de transição' Lennie precisa conviver com a morte de sua irmã mais velha.
Em meio a toda essa confusão de sentimentos diversos ela ainda se apaixona. Não é nada fácil se relacionar com as pessoas, por mais queridas que sejam, quando não se consegue nem mesmo entender a si mesma.
Os conflitos descritos em O Céu Está em Todo Lugar são, de certa forma, os conflitos que todos nós vivenciamos em algum momento.
E eu, que convivo com a 'morte-de-pessoas-muito-próximas' desde a infância e até hoje não aprendi e nem acredito que possa aprender a conviver pacificamente com a perda, me identifiquei facilmente com os sentimentos de Lennie.

miloquinha 21/05/2024

Triângulo amoroso (eu amo)
Esse aqui é realmente bom. luto + romance. ?eu deveria estar de luto, não me apaixonando? é o que realmente resume.
tenho um carinho muito especial por ele, me identifico demais com os personagens e toda a história é muito envolvente. ?

House of Chick 05/05/2012

A jovem Lennie Walker, de 17 anos, nunca tinha decepcionado ninguém. Ela tocava clarinete na banda da escola, era apaixonada por literatura (seu livro favorito era O Morro dos Ventos Uivantes) e vivia uma vida feliz ao lado de sua irmã Bailey, de sua avó e de seu tio Big. Tudo muda em sua vida quando Bailey morre repentinamente por causa de uma arritmia com apenas 19 anos.

Lennie e Bailey foram abandonadas pela mãe quando Lennie tinha um ano de idade. A avó das duas meninas então as criou, sempre dizendo que um dia sua filha (e mãe de Lennie e Bailey) iria voltar. Dessa forma as meninas cresceram, tendo uma à outra como melhor amiga. Bailey era a pessoa que Lennie mais amava; por isso Lennie não soube como agir depois que perdeu a irmã.

Bailey era brilhante, o tipo de pessoa que chama a atenção por onde passa, e Lennie sempre se escondeu atrás da irmã, que sempre foi o centro de sua vida. Assim, quando Bailey morre, Lennie não sabe como seguir em frente e assumir o papel de protagonista na sua própria vida.

A dor é tão grande que Lennie se fecha, evita conversar com sua avó e com seu tio Big e desiste da disputa para fazer parte da primeira fila na banda onde tocava. Devido a essa tristeza que a ausência da irmã lhe causa Lennie não consegue entender como o tempo continuou a passar depois que Bailey se foi.

A única pessoa que parece sentir a mesma dor de Lennie e que é capaz de consolá-la é o namorado de sua irmã, Toby. Depois que perderam Bailey, cada vez que se veem, Lennie e Toby parecem entender perfeitamente e compartilhar da mesma tristeza, assim acabam sentindo uma atração profunda um pelo outro, como se quando estivessem juntos pudessem sentir Bailey com eles.

Por mais estranho que pareça o relacionamento entre Toby e Lennie, é assim que eles conseguem consolo. Confesso que tive certa dificuldade em entender o que levava Lennie a sentir tamanha atração pelo namorado de sua irmã morta (por esse motivo não gostei tanto da protagonista), mas ao mesmo tempo fica claro que eles faziam isso por amar demais Bailey e não de menos.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/04/o-ceu-esta-em-todo-lugar-jandy-nelson.html

Amanda Melanie 13/01/2012

Demorei, mas finalmente li o primeiro livro de 2012. Estava lendo “Elton John – a biografia”, mas por ser biografia, é muito detalhado e o livro é bastante extenso. Por isso, deixei a leitura de lado para dar prioridade ao livro de parceria. E não me arrependi!
Mais uma vez é difícil encontrar palavras para descrever um livro. Me encantei com a história de Lennie. Superou todas as expectativas, ainda mais por ser um livro juvenil.
É um romance romântico, mas nada meloso e cansativo. Jandy tem uma escrita muito gostosa e dinâmica, o que me fez devorar o livro. Não queria parar de ler enquanto não lesse tudo.
“Quando estou com ele, há alguém comigo, em minha casa de tristeza, alguém que conhece sua arquitetura como eu, que pode caminhar comigo, pesaroso, de cômodo em cômodo, fazendo com que toda a estrutura sinuosa de vento e de vazio não seja tão assustadora, tão solitária como antes.”
Cheio de poemas escritos por Lennie, poemas que expõem seus sentimentos, o livro nos mostra uma garota que sofre com a morte repentina da irmã mais velha, Bailey, e que se sente muito culpada por estar se apaixonando e não de luto.
Para me deixar apaixonada por mais um homem-perfeito-que-existe-somente-nos-livros, aparece Joe Fontaine, um americano que morou na França (à la St. Clair) todo sedutor e lindo que conquistou meu coração e de Lennie.
Também tem Toby, o namorado de Bailey que busca Lennie para juntos se consolarem e confundir seus sentimentos um pelo outro. Vovó e Big, tio de Lennie, são engraçados e o ponto de equilíbrio no romance cheio de drama. Por mais que estivessem sofrendo com a perda, os dois estavam tentando seguir em frente.
E pude me identificar muito com Lennie. Ela é obcecada por livros e quer viver um romance, como o de Heathcliff e Cathy, protagonistas de O morro dos ventos uivantes. Só que no meu caso, quero um romance como o de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy ou então de Étienne St. Clair e Anna ou então de Tristan e Ivy...
O livro traz citações à personagens dos clássicos, incluindo meu casal favorito Lizzie e Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito. O céu está em todo lugar é um livro maravilhoso e separei várias citações incríveis. Uma delas:
“Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro."
Um romance juvenil muito mais maduro do que eu esperava, com um desfecho magnífico. Todas as reticências do decorrer da história foram substituídas por um ponto final, sem deixar brechas para decepção.
“A vovó está tão encantada com os garotos Fontaine. Agita-se pelo quintal, dizendo-lhes o tempo todo como são lindos, perguntando se os pais deles alguma vez pensaram em vendê-los: - Aposto que ganhariam uma fortuna com vocês. Um absurdo garotos terem cílios como os de vocês.”
A diagramação é impecável! Tem páginas com os poemas de Lennie escritos em copos, papeis amassadas, árvores, partituras... A letra é azul e página amarela. Tudo muito perfeito. Todo o livro me encantou desde a primeira vez que o peguei, principalmente por causa da textura da capa. Novo Conceito, muito obrigada pela oportunidade que me deram de saborear este romance incrível!
“Para uma bela e profunda clarinetista, de um violonista grosseiro, enfadonho, sem talento, mas apaixonado.”

"Ana Paula" 06/05/2012

Que livro lindo... tanto a grafica, quanto o conteudo!!!!!

Lennie é uma adolescente de 17 anos, que mora com a sua avó, seu tio e sua irmã mais velha Bailey. Não chegou a conhecer sua mãe, pois a mesma foi embora quando elas eram pequenas. Adora musica, poemas e livros de romance. Seu livro preferido é O Morro dos Ventos Uivantes.

Sua irmã, Bailey morre, e Lennie se ve perdida, pois sua irmã era tudo pra ela, tudo o que ela queria ser. Com a morte de Bailey, Lennie tenta recomeçar sua vida, mais é impossivel para ela viver em um mundo sem Bailey. Até que eum lindo garoto chega na escola e começa a chamar a atenção de Lennie.

Lennie se vê perdida em estar apaixonada por Joe (o garoto novo da escola) e uma atração sem sentido pelo namorado de sua irmã morta Toby. Eles não podem ficar juntos que a atração os puxa um para o outro. Lennie não quer que isso aconteça, mas Toby é o único que entende o que ela esta passando, pois ele tbm amava Bailey mais que tudo.

É incrivel como Lennie idolatra sua irmã. Um amor que não sei se é possivel de acontecer. Ela deixa poemas escritos por toda a cidade, em papeis, copos descartaveis, arvores, paredes... Todos os poemas são sobre Bailey e ela. O Livro é lindo, me peguei chorando diversas vezes.

A grafia não deixa a desejar, o livro todo é azul, capa e letras, em cada virada de capitulo, um poema encontrado de Lennie se destaca. A editora caprichou muito. É um livro maravilhoso.

Um dos poemas de Lennie que mais gostei:

"Havia duas irmãs que dividiam o mesmo quarto,
as mesmas roupas,
os mesmos pensamentos, na mesma hora.
Essas duas irmãs não tinham mãe,
mas tinham uma a outra.
A mais velha caminhava na frente da mais nova,
assim a mais nova sempre sabia aonde ir..."
pag:68