O Céu Está em Todo Lugar

O Céu Está em Todo Lugar Jandy Nelson

Resenhas - O Céu Está em Todo Lugar

Amanda 11/03/2021

O luto
O céu está em todo lugar é a jornada intensa de Lennie no luto da irmã e companheira . No meio desse processo ela se apaixona. E descobre como ser a Lennie sem a Bailly, a irmã. Também descobre mais sobre a mãe, a vó, o tio e o namorado da irmã, Toby. Uma história confusa para mentes enlutadas confusas, escrita de uma forma até artística.

Julianaaires 12/02/2021

Maravilhoso
Já tinha lido o outro livro dela publicado aqui no Brasil, e tava com medo desse não superar o outro (já que é um dos meus livros preferidos da vida) e me surpreendi positivamente. Por mais que ainda prefira Eu Te Darei o Sol, essa história tem a mesma sensibilidade e delicadeza, que são as coisas que mais admiro na escrita da Jandy. Ela consegue colocar em palavras sentimentos de uma forma inigualável, poética e principalmente pura. Uma obra que com certeza lerei outras vezes

ranylson.carvalho 24/01/2021

Então...
Eu decidi abandonar a leitura. Achei tudo tão arrastado... Cheguei na metade do livro e nada de relevante aconteceu. A protagonista num luto eterno. Ela respirava a irmã morta! Não sei se a história vai mudar muito ainda, mas, por hora, decidi deixar de lado. Só pretendo, um dia, terminar a leitura, porque o livro não foi tão baratinho jhahahahah

Tatiane256 30/12/2020

O céu está em todo lugar
Pois, assim como o céu, ela também está em todo lugar...

Talia 18/12/2020minha estante
Na real, tô cogitando diminuir a nota para três estrelas

Carla1181 18/12/2020

Lennie e Joe
Uma boa leitura para passar o tempo sem se preocupar com tramas pesadas ou grandes surpresas, apesar do fundo triste da historia consegue ser leve e divertido. A forma como Lennie lida com o luto pela perda da irmã pode ser até inspirador em alguns pontos.

mari 25/11/2020

não gostei
achei uma versão muito ruim de "cartas de amor aos mortos", tinha tudo pra ser legal mas a história em sí acabou sendo confusa e desinteressante

Sanydier 04/11/2020

Essa foi uma leitura coletiva das Três Baianas. Diferente da maioria do grupo, gostei da narrativa e dos personagens desde o início. Achei fantástico como a autora descreveu o luto vivido por cada personagem e a forma como cada um tentava, ou não, superar a perda da Bailey. Principalmente a maneira como a Lenie e Tobby se envolveram. E claro, não posso deixar de falar da sensibilidade e astral do Joe a forma como a Lenn se apaixonou por ele e ao mesmo tempo se culpava por se apaixonar e se sentir até feliz enquanto deveria estar de luto.
Em meio ao turbilhão de sentimentos, Lenie descobre quem ela é verdadeiramente e o que quer da vida, já que não tem mais a irmã para viver à sombra.

Emanuelle 24/10/2020

Gostei do final. De ver o crescimento pessoal e emocional de Lennie em relação à percepção do próprio egoísmo e reconhecimento da dor dos outros.

Mas achei o início meio bizarro (não apenas o triângulo amoroso) e me incomodou a falta de pronomes pessoais no livro.

Luh 17/10/2020

Lembre-se que nem só de sol e noites estreladas o céu é feito!
A beleza do céu está em sua característica de ser mutável/maleável, nada permanece no mesmo lugar, nada é estático, tudo está sempre em constante mudança; semelhante a nós, meros mortais.
Acontece certos momentos na nossa vida que nos permite evoluir. No livro 'O Céu está em todo lugar', esse momento de mudança/evolução ocorre à protagonista quando a sua irmã sofre um mal súbito e morre aos 17 anos. Assim, começa a jornada da Lennie em busca de aceitação de que nada é controlável, principalmente a morte. É uma jornada de superação do luto e autoconhecimento.

"pergunto-me por que pessoas enlutadas se preocupam em usar roupas pretas, uma vez que a própria dor nos fornece um armário inconfundível"

O luto é um processo e podemos ver esse processo acontecendo com a Lennie. A dor que ela sente vai além da perda da irmã, chega a ser incapacitante viver e ser feliz pois em sua mente estaria traindo a irmã.
Eu sei que o livro é um romance, e é um romance bem bonitinho. Mas o que me chamou mais atenção na leitura é a questão do luto. Para mim, o romance é o coadjuvante da história.

"A vida é uma confusão assustadora"

A vida é sim uma confusão, as vezes assustadora e as vezes serena. E assim como o céu, a vida é maleável/mutável, nada é estático. E isso é uma beleza!!!!!

Dan 11/10/2020

Enriquecedor
Este livro é surreal. É sobre a dor do luto, amor adolescente, amizade, família. É profundo e faz você pensar, enquanto se identifica com situações vividas pela protagonista. Traz lições de vida importantes. O melhor livro que li este ano.

Railane Ribeiro 05/10/2020

Muito gostoso de ler.
Esse livro me fez voltar ao ensino médio, quando tudo que eu pensava era em romances literários e ESTAR em um romance. A autora captou completamente a essência juvenil e trouxe uma linda história de amor entre irmãs.

Lethicia.Coelho 18/09/2020

Real, vibrante e inspirador.
"Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Tudo o que posso fazer é adorá-la e amar o mundo, imitar seus passos ao viver com ousadia e força e alegria." - Página 390.

O poder de transformação da perda aparece neste livro de forma avassaladora. A dor é palpável, a confusão, o medo, as descobertas e, finalmente, o inesperado: a vida continua, e, por mais que doa seguir em frente, não se pode ser triste para sempre.
A personagem Lennie me encantou demais. É pura verdade, renascimento e coragem.

nina 09/09/2020

demorei um pouco para engatar de vez na leitura, que tornou-se até arrastada em alguns momentos.. mas foi incrível e recompensador acompanhar toda a evolução da Lennie.. eu pude sentir sua dor e como foi difícil lidar com o luto e a perda de alguém que tanto amava, e ainda, como foi desafiador levar sua vida adiante, se permitir sorrir e ser feliz novamente mesmo faltando um pedacinho de alguém que fora sua companhia por toda a vida. é uma história linda e emocionante!