Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Matheus 10/06/2024

Malditas expectativas
Da pra entender bem a razão de ser um clássico, mesmo assim a leitura foi exaustiva pra mim.
Bentinho é um chato, Capitu traiu e fez bem feito.

Regine 10/06/2024

Gostei do livro - pelas faces psicológicas dele
Gostei do livro, muito mais que Brás Cubas, que é do mesmo escritor. Ele traz toda uma narrativa do ponto de vista psicológico e às vezes quase doentio do ponto de vista do autor. Ouvi também a crítica do livro de Samer Agi e foi fenomenal para uma avaliação mais profunda. Super indico quem tiver a oportunidade de ver lives do Samer Agi ou fazer parte do clube do livro dele. Ajuda muito na leitura destes clássicos.

edilsonjoaquim 09/06/2024

"Dom Casmurro"
Não teria outro jeito de começar essa resenha a não ser: Capitu não traiu.
Bentinho foi prometido ao sacerdócio desde seu nascimento por sua mãe, mas uma paixão coloca esse juramento em risco.
Esse foi meu primeiro contato com algum clássico da literatura brasileira, e creio que foi uma ótima escolha. Criei interesse por esse título a partir de um trabalho escolar, onde ocorreria o julgamento se Capitu era ou não era culpada por seu suposto adultério.
Demorei mais que o normal para terminar por motivos de não estar familiarizado com a escrita de Machado, e também por, em muitos momentos, pesquisar o significado de várias palavras. É intrigante a quantidade de expressões em que você não sonha existirem. Esse livro é extremamente rico.
Tiveram capítulos em que não entendi absolutamente nada, principalmente nos devaneios de Bento.
O Rio de Janeiro do século XIX é palpável com tamanha leveza da escrita.
A dinâmica do enredo é ótima, o formato de relato em que a história é contada me agrada muito.
Por esse motivo temos só o ponto de vista de Bentinho, o que acaba sendo uma autossabotagem para sua história, já que a gigantesca distorção dos fatos e exageros sentimentais acabam deixando claro a sua manipulação. No final o dissimulado é ele. Aquele caso na véspera do falecimento de Escobar é a prova disso.
O ciúme crônico por si só já inocenta Capitu. A privação que ela sofria por tal insegurança do marido deixa claro seu caráter. As evidências que são apontadas como provas para o adultério são sem nenhum embasamento lógico.
No fim, ele quem saiu perdendo. Perdeu seu melhor amigo, perdeu sua esposa, seu filho e todos aqueles a sua volta.
Gostei muita dessa experiência, espero ler mais Machado de Assis futuramente.

Catarina.Garcia 09/06/2024

Bentinho maluco
Póbi Capitu, Bentinho precisava era de uma boa terapia, o maluco era um ciumento obsessivo desde o início da obra.
Machado, vc é INSANO, obrigada por ter deixado essas obras de herança

Rebeca 08/06/2024

Não traiu!
Esse livro retrata muito bem como o ciúme pode estragar uma relação. Bentinho demonstra um ciúmes já no começo que não é um ciúme normal e suas ações no final demonstra a maneira como esse ciúmes cresceu ao ponto em ser doentio.

Kezia.Dayrell 08/06/2024

Li esse clássico quando tinha 15 anos. Na época, adolescente rebelde, achei o livro chato e entediante. 20 anos depois, com um olhar totalmente diferente, encontrei um livro que o "maçante" nos mostra a riqueza dos detalhes da narrativa e a importância de cada linha escrita!
De fato, continuei achando que tiveram partes em que me senti entediada. Porém, sem elas, talvez a narrativa perderia muito do seu encanto, já que elas constroem os traços da personalidade de Bentinho e sua visão sobre Capitú.
Machado de Assis um gênio na escrita. Obra que vale super a leitura.
Por fim e sem spoiler, preciso confessar, sou team Capitú.

isis.faleiro 08/06/2024

Bentinho é doente! só uma terapia na causa! capitu coitada se respirava era porque na cabeça doida do bentinho ela tava traindo

laura.bw 08/06/2024

Sr. Amargurado
A maior parte do livro é sobre a adolescência do protagonista que tenta convencer sua mãe a não se tornar padre, as paranóias do personagem em relação a sua esposa começam na parte final do livro. Seu apelido, Dom Casmurro, vai fazendo sentido com o rumo que sua vida leva.

Nazrat 07/06/2024

Sem provas, só convicções
Pois então. Reli esta obra maravilhosa. A "polêmica" da traição já devia, a esta altura, estar superada. Pois o que o livro trás realmente é um narrador que advoga a seu favor. Tenta não dar espaço para que o leitor interprete. Pelo contrário, mastiga ao máximo, manipula. E achei interessante um comentário de que o narrador não é o Bentinho, aquele jovem. Mas o Casmurro, com toda sua persecutoriedade.

Há muito de sugestionável e de uso dos seus privilégios - até mesmo como detentor da única narrativa - na personalidade de Bentinho/Casmurro. Se antes usava as pessoas para não ser padre e para se casar com Capitu, depois usa pessoas para nos convencer de sua paranoia, que custou seu relacionamento conjugal e como pai.

Todos morrem. Menos um, aquele que sobrou e que seria a única fonte da qual tomamos conhecimento da história. Hoje em dia um teste de DNA resolveria a questão (imagino a cara do Bento com a confirmação de sua paternidade, em um certo programa de auditório). Mas que bom que tal tecnologia não existia naquela época, foi o que, também, possibilitou este livro.

Machado de Assis, obrigado pela sua genialidade, por nos legar escritos tão humanos e relevantes!