Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Rebeca 08/06/2024

Não traiu!
Esse livro retrata muito bem como o ciúme pode estragar uma relação. Bentinho demonstra um ciúmes já no começo que não é um ciúme normal e suas ações no final demonstra a maneira como esse ciúmes cresceu ao ponto em ser doentio.

Kezia.Dayrell 08/06/2024

Li esse clássico quando tinha 15 anos. Na época, adolescente rebelde, achei o livro chato e entediante. 20 anos depois, com um olhar totalmente diferente, encontrei um livro que o "maçante" nos mostra a riqueza dos detalhes da narrativa e a importância de cada linha escrita!
De fato, continuei achando que tiveram partes em que me senti entediada. Porém, sem elas, talvez a narrativa perderia muito do seu encanto, já que elas constroem os traços da personalidade de Bentinho e sua visão sobre Capitú.
Machado de Assis um gênio na escrita. Obra que vale super a leitura.
Por fim e sem spoiler, preciso confessar, sou team Capitú.

isis.faleiro 08/06/2024

Bentinho é doente! só uma terapia na causa! capitu coitada se respirava era porque na cabeça doida do bentinho ela tava traindo

laura.bw 08/06/2024

Sr. Amargurado
A maior parte do livro é sobre a adolescência do protagonista que tenta convencer sua mãe a não se tornar padre, as paranóias do personagem em relação a sua esposa começam na parte final do livro. Seu apelido, Dom Casmurro, vai fazendo sentido com o rumo que sua vida leva.

Nazrat 07/06/2024

Sem provas, só convicções
Pois então. Reli esta obra maravilhosa. A "polêmica" da traição já devia, a esta altura, estar superada. Pois o que o livro trás realmente é um narrador que advoga a seu favor. Tenta não dar espaço para que o leitor interprete. Pelo contrário, mastiga ao máximo, manipula. E achei interessante um comentário de que o narrador não é o Bentinho, aquele jovem. Mas o Casmurro, com toda sua persecutoriedade.

Há muito de sugestionável e de uso dos seus privilégios - até mesmo como detentor da única narrativa - na personalidade de Bentinho/Casmurro. Se antes usava as pessoas para não ser padre e para se casar com Capitu, depois usa pessoas para nos convencer de sua paranoia, que custou seu relacionamento conjugal e como pai.

Todos morrem. Menos um, aquele que sobrou e que seria a única fonte da qual tomamos conhecimento da história. Hoje em dia um teste de DNA resolveria a questão (imagino a cara do Bento com a confirmação de sua paternidade, em um certo programa de auditório). Mas que bom que tal tecnologia não existia naquela época, foi o que, também, possibilitou este livro.

Machado de Assis, obrigado pela sua genialidade, por nos legar escritos tão humanos e relevantes!

Paola322 06/06/2024

Eu já tinha tentado ler esse livro pelo menos umas 4 vezes, e nunca tinha conseguido sair dos primeiros capítulos... fico feliz por ter insistido nessa leitura.

depois que a leitura engata, o livro se torna super fluido. a linguagem culta dificulta um pouquinho o entendimento, pelo menos ao meu ver, e alguns capítulos eu simplesmente não fazia ideia do que tava acontecendo; mas nem isso tira a genialidade do livro.

capitu e bentinho tinham a história deles escrita desde sempre, só esse final que me surpreendeu. a amizade do bentinho com o escobar era a coisa mais linda do mundo.
honestamente, eu acho que depois da morte do escobar, ele ficou ainda mais maluco das ideias e começou a alucinar total com a aparência do filho. sem falar o momento que ele "flerta?" com a sancha?
bentinho é meio surtado e fora das ideias e problemático desde os primeiros capítulos, mas com o passar dos anos acho que isso só piora pra ele. o final dele foi extremamente triste, ao meu ver. ele tinha tudo e desperdiçou por causa da loucura dele. mesmo na visão dele o livro todo, não consegui imaginar em que momento a capitu teria traído ele, ainda mais com um amigo tão próximo. pra mim, é tudo loucura da cabeça dele, pq esse é o jeitinho dele o livro todo né, só surtou no final...

enfim, não traiu.

Gabbyzinha 06/06/2024

Eu acho que Capitu traiu sim, mas acho que bentinho tmb é louco e com problemas mentais.
Achei que ia odiar mais a leitura, mas até que ele é bom.
Não faz meu estilo então não leria novamente ?

biiaaa_nunesss 06/06/2024

Traiu ou não traiu?
Eu realmente gostei muito de Dom Casmurro, mas acho que é uma leitura que precisa ser mais vezes lidas.
Não tenho muito a dizer além de que o Bentinho é, obviamente, um narrador não-confiável, usando muitas vezes de sua imaginação para "tapar" certos furos em sua memória.
Se houve traição? Definitivamente. Só não sei o porquê da dúvida ser sobre a Capitu, porque, para mim, ficou nítido que quem queria o Escobar era o Bentinho...

Thiago 05/06/2024

Relendo esse livro agora q estou mais velho. Na adolescência não gostei nada.
Hoje vejo como Machado nos coloca dentro da mente de Bentinho, desde o inicio, nas suas maquinações pra se livrar do seminário e ficar com Capitu, e a desconfiança é as dúvidas que vão corroendo no decorrer da vida. Triste fim.

Edevaldo 05/06/2024

Sobre minha leitura
O desfecho dessa obra dá margens para várias interpretações, porém, pode-se dizer que Bentinho foi sempre infeliz no amor, justamente porque amou muito e deixo com que isso o consumisse a ponto de alcançar tragedias. Claro que em uma época em que a relação entre homem e mulher eram bastante diferentes. Talvez a astúcia de Capitu (ou leveza com que levava a vida), lhe causava alguma insegurança.

Danielle385 05/06/2024

Um clássico, e que me encantou mais ainda na releitura que realizei. O mistério que Machado de Assis nos deixou é o que nos prende a leitura e é o que nos deixa fascinado. Depois de muito questionar sobre se Capitu realmente traiu Bentinho, percebo que não quero uma resolução pra esse caso, a magia está no mistério, o encantamento está no ?não saber a resposta?, e acredito muito que se tivéssemos a resolução desse enigma, essa obra não seria a mesma.