Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

ingridddd 01/06/2024

Dom Casmurro
Tive q ler para a escola,em um projeto , e adorei muitoo.
Dom Casmurro , é uma história contada do ponto de vista do protagonista , q sinceramente não tem a melhor memória do mundo!
Além de todo os desfechos q o livro traz temos personagens cativantes q enriquecem a história e nos levam a refletir se Capitu traiu ou não Bentinho( obviamente ela não traiu)

Isa Coll 01/06/2024minha estante
Mas algo que eu não posso deixar de dizer é que o meio do livro, na minha visão, foi bem "chatinho". Demorei tempos para encerrar a leitura?.
Digo "chatinho", porque ele fica confuso.

Giovanna2319 31/05/2024

Dom Casmurro
Confesso que tinha receio de não conseguir me engajar na história, devido a linguagem e repertório que os clássicos normalmente possuem.
Mas a forma como Machado de Assis aborda a narrativa do livro, trazendo dúvidas, policiamento e curiosidade no leitor sobre a veracidade da história contada no ponto de vista do personagem, é extremamente instigante. Me fez perder o medo de ler outros clássicos como esse.

Ps: Apesar de algumas ressalvas, acho que houve traição sim!!

Let 31/05/2024

Eu enrolei muito pra terminar esse livro pq fiquei com dó de ler tudo de uma vez só ?
MUITO BOM NOSSA SÉRIO QUE HOMEM MACHADO DE ASSIS ERA VIU NOSSA QUE HOMEM

LuizaLuize 31/05/2024

Não traiu!
Desde o início do relacionamento Bentinho se prova um homem ciumento e obsessivo. Desconfiando até de olhares que Capitu direciona as pessoas que transitam pela estrada.
Com o falecimento de seu "amigo" de longa data, ele conclui que houve um caso entre sua esposa e o defunto, pois ao presenciar as lágrimas de Capitu ele vislumbra um sentimento obsceno, que o leva à conclusões infundadas. Analisando tudo de forma imparcial, é notável os sentimentos de Bentinho por Escobar. Acredito fielmente que, o que ele vislumbra entre as lágrimas de Capitu seja um reflexo de seus próprios sentimentos. As similaridades notadas em Ezequiel, o seu filho, tratam-se de uma manifestação de seu luto, no qual ele persiste em personificar o falecido no seu descendente para lhe suprir a dor da perda.
Diante disso, concluo que sua persistência em acreditar que foi traído seja uma forma de justificar tanto o seu amor por Escobar, quanto sua rejeição por Capitu, mulher que até o final provou-se fiél à um homem que dúvida de sua fidelidade.

Minha experiência com a leitura: foi o meu primeiro contato com Machado de Assis, e admito que a narração não me cativou. Acredito que o livro cumpriu o seu objetivo como obra, e reconheço sua singularidade. Mas não é algo que me fascinou. Provavelmente eu sou simplória demais para compreender a genialidade, mas isso é algo que apenas releituras futuras poderão confirmar.

eudigoreviews 31/05/2024

Imoral, escandaloso, questionador
Acho que a invenção de que a história está sob a perspectiva de capitu ter traído ou não é muito tosca perto da grandiosa dessa obra. a questão é que bentinho volta no tempo pra rever seus passos na sua vida, tentar descobrir por que ficou tão carrancudo. a começar que o narrador (Bentinho) não é nada confiável, então o que seria a própria realidade nua crua é, na verdade, alterada pela psique do Bentinho. e como é sua psique? paranoico, preso à época, ciumento, hostil. e como é a psique de Capitu? bom, essa bentinho parece reforçar constantemente: ?oblíqua, dissimulada e olhos de ressaca?. é no mínimo curioso o fato de que, num livro meio autobiográfico, ele omita fatos sobre si para corroborar com os outros fatos QUE NÃO SÃO SOBRE ELE. se capitu traiu? é bem provável que não. porque não sabemos se ezequiel lembrava escobar realmente (visto que ele omite descrevê-lo, comprovando meu ponto anterior).
no fim, bentinho, ao contar a história, induzindo suas suspeitas sobre os personagens e hostilizando as pessoas (escobar e capitu). talvez bentinho, que se recalcou a vida inteira, fosse o verdadeiro infiel ali. talvez bentinho fosse aquele que desejava escobar (revelando traços homoeróticos) e não pode, afinal, ele é um dom (fidalgo/poder) e um casmurro (sujeito sorumbático/carrancudo).

AmandSalgado 31/05/2024

Bruxão
Difícil vai ser ler uma ficção tão boa! Machado não tem sua fama em vão. Confesso que a leitura foi mais demorada pra mim pela escrita ser de época, mas não deixa de ser super envolvente, o que me deixou fisgada pela história.

Lizzzzzzzzzz 30/05/2024

Dom ciumento
Olha, eu li e até entendi a história, mas sou meio burra e não entendi completamente

O livro em si é bom, mas, na parte principal, não entendo o motivo de algumas pessoas teimarem muito que ela traiu

Tá, teu filho é parecido com o teu melhor amigo e tal, mas nem por isso ele é filho dele. Olha a mim, tenho padrasto e sou extremamente parecida a ele, sem contar que a tua cria imitava outros seres, o que ele ode ter pego de mania a teu amigo.

A parte em que ela traiu todo mundo fala, mas a que ele, por que a amiga dela pega a mão dele mais forte, fica martelando o momento ninguém lembra não

Em final: estou indignada com todo o livro, mas feliz que finalizei ele

Rafa 30/05/2024

Enigma de Capitu
Amo como Machado de Assis divaga e "quebra a quarta parede" no livro, ao ser vidente de nossos sentimentos de leitor. O texto parece um fluxo de ideias mais simplificado, visto que a narrativa é o foco. Muito bom de ler, e essa edição é bem legal, e gratuita.
Conhecer um dos maiores mistérios da literatura nacional foi uma experiência maravilhosa. O texto em primeira pessoa apresenta evidências quanto ao ato de Capitu, mas elas são somente narradas por ele, sob seu próprio olhar. Não há terceiros que reforcem a ideia ou ações que suscitem algo. Mas se você tem confiança plena no Bentinho você vai acreditar nele.
Como sou desconfiada de tudo não nego nem afirmo nada. A dúvida também é uma opção.

Camila.Oliveira 29/05/2024

O que falar desse livro que sempre ouvi falar e iniciei cheia de expectativa e terminei absolutamente frustrada além disso mesmo?

A linguagem da época deixa o livro maçante, mas se o enredo não fosse tão enrolado, não teria feito diferença. Eu comecei o livro imaginando que ele seria detalhista e com foco na grande questão: ela traiu ou não? E como foi decepcionante ler uma edição com 174 páginas onde a parte mais importante da história começa na página 162.
Sobre "ela traiu ou não traiu?" arrisco a dar a minha opinião: não, ela não traiu e tudo não passa do produto da paranóia de um homem que já tinha mostrado o quanto poderia ser ciumento por nada desde o início do livro.
Sei que clássicos são clássicos, mas convenhamos a quem leu que o único motivo para que não fosse um livro esquecível foi a questão da traição ou não de Capitu, que explora a imaginação do leitor que consegue criar a própria opinião sobre, sem o fato pronto.

A única coisa boa que esse livro me trouxe foi conseguir saciar a minha curiosidade e me fazer ter alguma opinião sobre.
Jack Lemos 29/05/2024minha estante
Nao, não trai mesmo. E Betinho se mostra um grande babaca, riquinho, filhinho de mamãe.

clara464 29/05/2024

Uau.
QUE EXPERIÊNCIA!

Meu segundo livro do Machado e estou pasmada! Como esse homem foi revolucionário!
Trazer esse tipo de narração totalmente não confiável, com um personagem que te engana contando a própria história... I-N-C-R-Í-V-E-L.

Dom Casmurro tem uma narrativa bem intrigante, principalmente quando o narrador vai e volta no tempo, mostra o processo de escrita do livro e etc. Achei que teria dificuldade com a linguagem da época, mas a versão que ganhei é bem explicada. Inclusive, gostei como a minha versão tem comentários sobre os personagens durante o livro, que para ser sincera, algumas vezes eles me deixaram meio confusa, mas no final da leitura eu entendi o porquê de cada um.

É um livro que trata da ambiguidade do homem, e Machado foi muito inteligente e à frente do seu tempo por usar de um personagem dessa forma!

SENSACIONAL!!!!
Super merece estar na lista de clássicos brasileiros.

leoaokii 28/05/2024

Chato demais
Gente eu sei que é clássico e tals e que cai em vestibular mas é TÃO chato meu deus, eu lutei demais pra acabar essa bosra

inchauspe 28/05/2024

UM CLÁSSICO, EXCEPCIONAL E INDISPENSÁVEL
"Amai, rapazes! e, principalmente, amai moças lindas e graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida... Amai, rapazes!"

"Dom Casmurro" foi o primeiro livro da trilogia realista de Machado de Assis que li. E já é justo dizer que elevou os meus padrões para qualquer leitura de agora em diante.
Nos 148 capítulos da obra, Bento Santiago é o narrador não confiável, dando ao leitor apenas a sua perspectiva e deixando ao fim da leitura a dúvida da realidade de tudo que foi relatado na prosa, em especial, àquele antigo questionamento: "Capitu traiu ou não traiu?", do qual vou falar depois.
Sou um leitor um tanto quanto inexperiente. Naturalmente, tenho dificuldades pra avaliar uma obra tão complexa escrita por Machado de Assis. Mesmo assim, o livro possui qualidades que até mesmo uma pessoa com uma capacidade média de leitura consegue perceber: a habilidade do autor em deixar muitas coisas à interpretação do leitor (inclusive, um soneto incompleto para ser escrito à maneira do mesmo, no capítulo LV), faculdade da qual cheguei à conclusão com a minha mãe, durante uma conversa; a leitura levemente difícil, com palavras que não mais são usadas, sendo necessário o uso recorrente de dicionário, entre outras.
Voltando ao assunto da possível traição de Capitu, não me parece que aconteceu. Cheguei a pesquisar, e encontrei um artigo que dizia ter a "prova jurídica" que Capitu traiu Bento. Na verdade, era uma boa teoria, mas existem muito mais contraprovas de que Ezequiel fosse sim, filho do seminarista. Elas se dão pelos ciúmes excessivos do protagonista, que se mostra pressionado pela ação mais insignificante de sua mulher (que até mesmo deixa de esperar ele na janela de casa, para não chateá-lo) e, por vezes, palavras que ela não disse. Esses ciúmes levam à teoria de um possível distúrbio do advogado, mas não tenho presente os detalhes dessa tese.
Dito isto, avaliei a obra com 5 estrelas. Dom Casmurro é uma obra geracional, um clássico nacional e mundial, e, certamente, o meu livro favorito até agora, sendo uma boa indicação de leitura para leitores jovens, por ser uma escrita que estimula o acesso a outras obras do mesmo autor e outros.

Farleyzinia 27/05/2024

"Não consultes dicionários"
Li o livro há mais de dez anos, e relendo só deu mais raiva ainda de Bento Santiago, desde o princípio ele se mostra leviano e precipitado, só se diz perceber sentimentos depois de denunciado por José Dias. Só alimenta a suposta paixão porque Capitu é quem está apaixonada.
Novamente José Dias traz outra semente de idéia que mostra o lado possessivo e ciumento de Bento.
E toda a narrativa do casamento é tranquila exceto pelos trechos de ciúme insensato, quão conveniente a dúvida da traição brotar logo após ele infringir o décimo mandamento bíblico!
As provas da dúvida nenhuma é sustentável, todos os trejeitos de seu filho são facilmente identificados também em sua esposa.
Enfim, Bento Santiago queria ser enganado pra ter pretextos.