Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

lia.. 01/06/2024

O poder do Perdão
Gente, O QUE FOI ESSE LIVRO?
eu não tava botando fé que seria tão bom, confesso que fiquei confusa se bentinho era só um personagem ou era o escritor falando da sua vida, de tão bom que é a escrita. Achei que leria bem arrastado por que era obrigatório mas acabei me interessando bastante!

juzitos 01/06/2024

Uma história triste
Essa leitura não foi nada linear. Tive que parar para ler um livro da escola e depois parei para me dedicar ao Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria de São Luís, e então voltei para o Dom Casmurro.
Uma vez um professor de Literatura disse que era a história mais triste que existia, algo do tipo, e eu concordo. É a história de um homem que tinha tudo de mais valioso na vida e que troca o tudo pelo nada dos seus escrúpulos egoístas. Bentinho se atira no abismo de Otelo e se contenta com a vida vazia das aparências da sociedade burguesa.
Não preciso nem falar da qualidade da obra, afinal, estamos falando de Machado de Assis.

carolina 01/06/2024

Dom casmurro
No clássico Dom casmurro, do Autor Machado de Assis, acompanhamos a trajetória de Bentinho e Capitu, que cresceram juntos e cultivaram uma relação de amor durante anos. No decorrer dos seus quinze anos bentinho é mandando para o seminário, afim de estudar para ser padre, em decorrência a uma promessa feita por sua mãe. Ao perceber que estava gostando de Capitu, o protagonista se desespera com a ideia de se separar dela e ambos fazem uma promessa de efetuarem o casamento anos depois e viverem juntos.
Gostei da forma que a história se desenvolveu e a construção dos personagens. O final acaba com o grande questionamento, se houve ou não traição da parte de Capitu, com o amigo do casal Escobar.

user1305 01/06/2024

Machado exagerou um pouco no ciúme
É muito bem elaborado mas essa visão centralizada no bentinho e suas próprias conclusões são difíceis de lidar. No fim eu gostei, lendo pela óptica cômica é bem legal.

Capitu não traiu
Fabiana873 01/06/2024minha estante
É o que concluí, ela não traiu.

NatAlia1965 01/06/2024minha estante
Eu concordo? acho que pesou a mão na elaboração dessa possível traição. O livro poderia ter uma trama mais desenvolvida se o tema principal não fosse a relação deles.

ingridddd 01/06/2024

Dom Casmurro
Tive q ler para a escola,em um projeto , e adorei muitoo.
Dom Casmurro , é uma história contada do ponto de vista do protagonista , q sinceramente não tem a melhor memória do mundo!
Além de todo os desfechos q o livro traz temos personagens cativantes q enriquecem a história e nos levam a refletir se Capitu traiu ou não Bentinho( obviamente ela não traiu)

Isa Coll 01/06/2024minha estante
Mas algo que eu não posso deixar de dizer é que o meio do livro, na minha visão, foi bem "chatinho". Demorei tempos para encerrar a leitura?.
Digo "chatinho", porque ele fica confuso.

Giovanna2319 31/05/2024

Dom Casmurro
Confesso que tinha receio de não conseguir me engajar na história, devido a linguagem e repertório que os clássicos normalmente possuem.
Mas a forma como Machado de Assis aborda a narrativa do livro, trazendo dúvidas, policiamento e curiosidade no leitor sobre a veracidade da história contada no ponto de vista do personagem, é extremamente instigante. Me fez perder o medo de ler outros clássicos como esse.

Ps: Apesar de algumas ressalvas, acho que houve traição sim!!

Let 31/05/2024

Eu enrolei muito pra terminar esse livro pq fiquei com dó de ler tudo de uma vez só ?
MUITO BOM NOSSA SÉRIO QUE HOMEM MACHADO DE ASSIS ERA VIU NOSSA QUE HOMEM

LuizaLuize 31/05/2024

Não traiu!
Desde o início do relacionamento Bentinho se prova um homem ciumento e obsessivo. Desconfiando até de olhares que Capitu direciona as pessoas que transitam pela estrada.
Com o falecimento de seu "amigo" de longa data, ele conclui que houve um caso entre sua esposa e o defunto, pois ao presenciar as lágrimas de Capitu ele vislumbra um sentimento obsceno, que o leva à conclusões infundadas. Analisando tudo de forma imparcial, é notável os sentimentos de Bentinho por Escobar. Acredito fielmente que, o que ele vislumbra entre as lágrimas de Capitu seja um reflexo de seus próprios sentimentos. As similaridades notadas em Ezequiel, o seu filho, tratam-se de uma manifestação de seu luto, no qual ele persiste em personificar o falecido no seu descendente para lhe suprir a dor da perda.
Diante disso, concluo que sua persistência em acreditar que foi traído seja uma forma de justificar tanto o seu amor por Escobar, quanto sua rejeição por Capitu, mulher que até o final provou-se fiél à um homem que dúvida de sua fidelidade.

Minha experiência com a leitura: foi o meu primeiro contato com Machado de Assis, e admito que a narração não me cativou. Acredito que o livro cumpriu o seu objetivo como obra, e reconheço sua singularidade. Mas não é algo que me fascinou. Provavelmente eu sou simplória demais para compreender a genialidade, mas isso é algo que apenas releituras futuras poderão confirmar.

eudigoreviews 31/05/2024

Imoral, escandaloso, questionador
Acho que a invenção de que a história está sob a perspectiva de capitu ter traído ou não é muito tosca perto da grandiosa dessa obra. a questão é que bentinho volta no tempo pra rever seus passos na sua vida, tentar descobrir por que ficou tão carrancudo. a começar que o narrador (Bentinho) não é nada confiável, então o que seria a própria realidade nua crua é, na verdade, alterada pela psique do Bentinho. e como é sua psique? paranoico, preso à época, ciumento, hostil. e como é a psique de Capitu? bom, essa bentinho parece reforçar constantemente: ?oblíqua, dissimulada e olhos de ressaca?. é no mínimo curioso o fato de que, num livro meio autobiográfico, ele omita fatos sobre si para corroborar com os outros fatos QUE NÃO SÃO SOBRE ELE. se capitu traiu? é bem provável que não. porque não sabemos se ezequiel lembrava escobar realmente (visto que ele omite descrevê-lo, comprovando meu ponto anterior).
no fim, bentinho, ao contar a história, induzindo suas suspeitas sobre os personagens e hostilizando as pessoas (escobar e capitu). talvez bentinho, que se recalcou a vida inteira, fosse o verdadeiro infiel ali. talvez bentinho fosse aquele que desejava escobar (revelando traços homoeróticos) e não pode, afinal, ele é um dom (fidalgo/poder) e um casmurro (sujeito sorumbático/carrancudo).

AmandSalgado 31/05/2024

Bruxão
Difícil vai ser ler uma ficção tão boa! Machado não tem sua fama em vão. Confesso que a leitura foi mais demorada pra mim pela escrita ser de época, mas não deixa de ser super envolvente, o que me deixou fisgada pela história.

Lizzzzzzzzzz 30/05/2024

Dom ciumento
Olha, eu li e até entendi a história, mas sou meio burra e não entendi completamente

O livro em si é bom, mas, na parte principal, não entendo o motivo de algumas pessoas teimarem muito que ela traiu

Tá, teu filho é parecido com o teu melhor amigo e tal, mas nem por isso ele é filho dele. Olha a mim, tenho padrasto e sou extremamente parecida a ele, sem contar que a tua cria imitava outros seres, o que ele ode ter pego de mania a teu amigo.

A parte em que ela traiu todo mundo fala, mas a que ele, por que a amiga dela pega a mão dele mais forte, fica martelando o momento ninguém lembra não

Em final: estou indignada com todo o livro, mas feliz que finalizei ele