Dom Casmurro (eBook)

Dom Casmurro (eBook) Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

spideryas.jpg 04/06/2024

Muuu
Qria uma versão da Capitu, com a versão do bentinho é muito fácil de acreditar que ele foi 🤬 #$%!& , mesmo sem saber se realmente foi ou não

Maria 04/06/2024

Incrível
Quanto majs vezes eu leio melhor me parece. Já há alguma tempo que o li pela ultima vez, e como foi bom ler novamente agora mais madura. Perceber claramente como Bentinho induz o leitor a crer na traição e ao mesmo tempo explicita seu modo ciumento.

thewolfstarkid 04/06/2024

Capitu não traiu! Bentinho, como advogado, sabe muito bem persuadir o leitor e fazê-lo acreditar que houve traição por parte da esposa. Ele sempre foi obcecado pela Capitu (aquilo nunca foi amor, é bizarro!), teve que enfrentar a ausência do pai, era um filhinho de mamãe, um homem que não mantinha sua palavra nem pra Deus e ainda era podre de tão ciumento! Sério, esse casmurro não batia bem da cabeça.

Por isso eu acho que o livro inteiro é pura manipulação da parte do Bentinho narrador. Capitu nunca teve direito de defesa (eu daria tudo por um livro na visão dela). “Ah, mas as características do filho...” quem disse que Ezequiel era igual a Escobar?? Bentinho?? Pois eu não acredito em nada que esse homem fala!

Assim, não duvido que Escobar tinha uma queda pela Capitu, mas também não duvido que Bentinho fosse afim do amigo. Essa história tem muita coisa que o narrador esconde.

graci 04/06/2024

O cara sabe das coisas?
Memórias póstumas ainda é meu preferido mas esse daqui chegou perto. A parte até a ida para o seminário é ?chata?, mas depois o livro acelera bem. eu gosto muito do Escobar, ele é meu preferido. a forma que o Bentinho trata a Capitu por causa da certeza (que ele tem) que o Ezequiel é filho do Escobar é de cortar o coração. Ele exila os dois. Ele prefere estar sozinho porque entrou numa paranoia. É triste demais. Eu não sei o que dizer, tô sentindo muitas coisas. Talvez eu volte depois com alguma coisa mais formulada.

babis9 04/06/2024

Tinha esquecido de colocar essa leitura que eu amei, clássico bem bom! e ela não traiu ele, ele que sempre foi um maluco da cabeça beijos #girlpower

juliesf 02/06/2024

Amo
Honestamente tenho argumentos tanto para dizer que a capitu traiu quanto para dizer que não traiu.
de qualquer forma a genialidade da escrita do homi tá nisso ai mesmo, talvez um dia eu tire uma conclusão

?se só me faltassem os outros; vá, um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.?

Julia Barrow 02/06/2024

Leiam Machado de Assis!
Enfim li o famigerado Dom Casmurro e (que surpresa hahaha) amei demais. Gente, a fama do Machado não é à toa. Ele escreve muito, muito bem, e com esse livro não foi diferente. Apesar de ser um clássico, flui bastante e não me deixou entediada. Além disso, vale mencionar que a história é bem intricada e me fez pensar por dias a fio.
Com certeza recomendo a leitura, leiam!

Ana Paula 02/06/2024

Início
Estou começando as leituras com escritores clássicos da nossa literatura, mas confesso que a leitura não me prendeu. Enfim, finalizado

lia.. 01/06/2024

O poder do Perdão
Gente, O QUE FOI ESSE LIVRO?
eu não tava botando fé que seria tão bom, confesso que fiquei confusa se bentinho era só um personagem ou era o escritor falando da sua vida, de tão bom que é a escrita. Achei que leria bem arrastado por que era obrigatório mas acabei me interessando bastante!

juzitos 01/06/2024

Uma história triste
Essa leitura não foi nada linear. Tive que parar para ler um livro da escola e depois parei para me dedicar ao Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria de São Luís, e então voltei para o Dom Casmurro.
Uma vez um professor de Literatura disse que era a história mais triste que existia, algo do tipo, e eu concordo. É a história de um homem que tinha tudo de mais valioso na vida e que troca o tudo pelo nada dos seus escrúpulos egoístas. Bentinho se atira no abismo de Otelo e se contenta com a vida vazia das aparências da sociedade burguesa.
Não preciso nem falar da qualidade da obra, afinal, estamos falando de Machado de Assis.

carolina 01/06/2024

Dom casmurro
No clássico Dom casmurro, do Autor Machado de Assis, acompanhamos a trajetória de Bentinho e Capitu, que cresceram juntos e cultivaram uma relação de amor durante anos. No decorrer dos seus quinze anos bentinho é mandando para o seminário, afim de estudar para ser padre, em decorrência a uma promessa feita por sua mãe. Ao perceber que estava gostando de Capitu, o protagonista se desespera com a ideia de se separar dela e ambos fazem uma promessa de efetuarem o casamento anos depois e viverem juntos.
Gostei da forma que a história se desenvolveu e a construção dos personagens. O final acaba com o grande questionamento, se houve ou não traição da parte de Capitu, com o amigo do casal Escobar.