Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

clara464 29/05/2024

Uau.
QUE EXPERIÊNCIA!

Meu segundo livro do Machado e estou pasmada! Como esse homem foi revolucionário!
Trazer esse tipo de narração totalmente não confiável, com um personagem que te engana contando a própria história... I-N-C-R-Í-V-E-L.

Dom Casmurro tem uma narrativa bem intrigante, principalmente quando o narrador vai e volta no tempo, mostra o processo de escrita do livro e etc. Achei que teria dificuldade com a linguagem da época, mas a versão que ganhei é bem explicada. Inclusive, gostei como a minha versão tem comentários sobre os personagens durante o livro, que para ser sincera, algumas vezes eles me deixaram meio confusa, mas no final da leitura eu entendi o porquê de cada um.

É um livro que trata da ambiguidade do homem, e Machado foi muito inteligente e à frente do seu tempo por usar de um personagem dessa forma!

SENSACIONAL!!!!
Super merece estar na lista de clássicos brasileiros.

leoaokii 28/05/2024

Chato demais
Gente eu sei que é clássico e tals e que cai em vestibular mas é TÃO chato meu deus, eu lutei demais pra acabar essa bosra

inchauspe 28/05/2024

UM CLÁSSICO, EXCEPCIONAL E INDISPENSÁVEL
"Amai, rapazes! e, principalmente, amai moças lindas e graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida... Amai, rapazes!"

"Dom Casmurro" foi o primeiro livro da trilogia realista de Machado de Assis que li. E já é justo dizer que elevou os meus padrões para qualquer leitura de agora em diante.
Nos 148 capítulos da obra, Bento Santiago é o narrador não confiável, dando ao leitor apenas a sua perspectiva e deixando ao fim da leitura a dúvida da realidade de tudo que foi relatado na prosa, em especial, àquele antigo questionamento: "Capitu traiu ou não traiu?", do qual vou falar depois.
Sou um leitor um tanto quanto inexperiente. Naturalmente, tenho dificuldades pra avaliar uma obra tão complexa escrita por Machado de Assis. Mesmo assim, o livro possui qualidades que até mesmo uma pessoa com uma capacidade média de leitura consegue perceber: a habilidade do autor em deixar muitas coisas à interpretação do leitor (inclusive, um soneto incompleto para ser escrito à maneira do mesmo, no capítulo LV), faculdade da qual cheguei à conclusão com a minha mãe, durante uma conversa; a leitura levemente difícil, com palavras que não mais são usadas, sendo necessário o uso recorrente de dicionário, entre outras.
Voltando ao assunto da possível traição de Capitu, não me parece que aconteceu. Cheguei a pesquisar, e encontrei um artigo que dizia ter a "prova jurídica" que Capitu traiu Bento. Na verdade, era uma boa teoria, mas existem muito mais contraprovas de que Ezequiel fosse sim, filho do seminarista. Elas se dão pelos ciúmes excessivos do protagonista, que se mostra pressionado pela ação mais insignificante de sua mulher (que até mesmo deixa de esperar ele na janela de casa, para não chateá-lo) e, por vezes, palavras que ela não disse. Esses ciúmes levam à teoria de um possível distúrbio do advogado, mas não tenho presente os detalhes dessa tese.
Dito isto, avaliei a obra com 5 estrelas. Dom Casmurro é uma obra geracional, um clássico nacional e mundial, e, certamente, o meu livro favorito até agora, sendo uma boa indicação de leitura para leitores jovens, por ser uma escrita que estimula o acesso a outras obras do mesmo autor e outros.

Farleyzinia 27/05/2024

"Não consultes dicionários"
Li o livro há mais de dez anos, e relendo só deu mais raiva ainda de Bento Santiago, desde o princípio ele se mostra leviano e precipitado, só se diz perceber sentimentos depois de denunciado por José Dias. Só alimenta a suposta paixão porque Capitu é quem está apaixonada.
Novamente José Dias traz outra semente de idéia que mostra o lado possessivo e ciumento de Bento.
E toda a narrativa do casamento é tranquila exceto pelos trechos de ciúme insensato, quão conveniente a dúvida da traição brotar logo após ele infringir o décimo mandamento bíblico!
As provas da dúvida nenhuma é sustentável, todos os trejeitos de seu filho são facilmente identificados também em sua esposa.
Enfim, Bento Santiago queria ser enganado pra ter pretextos.

Paulo.Diniz 27/05/2024

Gosto bastante desse livro desde quando era mais novo, é a obra do Machado de Assis que mais gosto de ler.

Aline Guedes 27/05/2024

Para ser lido, e relido
Com certeza preciso reler essa história em algum momento para saber se terei um outro olhar sobre ela.

Essa foi minha primeira vez, e gostei muito. Pensei que o vocabulário poderia ser um empecilho, mas não, só me colocou dentro do cenário e da época, nada mais.

A narrativa é interessante, conduzida de forma extremamente parcial, o que me impede de julgar se houve ou não traição. Afinal, só conheço um lado da história. Mas isso torna tudo menos favorável ao narrador, é só o que tenho a dizer no momento.

Contudo, sou plenamente capaz de julgar Machado de Assis como um excelente autor, que me prendeu na história e que me fará ler mais obras dele no futuro.

Flucks00 27/05/2024

Quem consegue dar menos de 5 estrelas?????
Machado é gênio, mas aqui ele se superou. Em pleno século XIX o HOMEM abordou temas que eram tabus absurdos de forma GENIAL (sim, vou ressaltar sempre que possível a genialidade do bruxo.) trouxe um narrador não confiável quando isso nem era moda. Se liga irmão, se você tem "trauma" desse livro por conta do ensino médio, tome vergonha na cara e leia essa obra inigualável. VIVA A LITERATURA NACIONAL!

Ilana B 27/05/2024

O mundo que me perdoe, mas não gostei
Foi um esforço enorme terminar esse livro, nossa. Achei várias partes bem chatas. Queria ter conseguido ver essa grandiosidade que é, mas falhei rs. Acontece.

belaffig 27/05/2024

"...Mais falto eu mesmo, e essa lacuna é tudo."
Primeira vez lendo esse clássico e foi muito gostoso de acompanhar! O Machado tem uma escrita que te deixa voraz, te enreda na trama, prega seus olhos no livro e te faz questionar tudo toda hora. Ele tem algo que me chega como misterioso (por não ter ideia de como consegue realizar isso) em ir emendando frases umas nas outras e enchê-las de um peso que parece tão fácil de ser inserido entre palavras.
O livro se delonga na infância e adolescência de Bentinho, o que vejo como propositadamente agora, mas é na segunda metade da história que a potência se faz sentir. O impacto do protagonista morar em uma casa que busca ser a mesma (sem nunca ser) em que viveu no começo da vida parece já contar, ao buscar voltar para o início sem conseguir reverter a sua história, que o princípio do fim já estava ali, entre a magia do começo. Eu sou muito cativada por contos que acompanham seus personagens por anos e anos, e a jornada de Bentinho e seu ensimesmamento e dissociação de si mesmo, da realidade e do que considera sagrado é cheio de uma tristeza que fica carregada de um jeito muito único quando a vida toda do personagem é posta por ele na nossa frente de um jeito tão displicente. Queremos saber mais, queremos entender. Quando se deu a derradeira mudança? Sempre foi ou começou a ser? Não importa mais.

Lara.Betim 27/05/2024

Essa historia é realmente genial.machado de assis tem um jeito unico de escrever historias e moldar personagens que de maneira nenhuma são 100% perfeitos,todos eles tem alguna parte obscura e discutível,assim como todos os humanos.
Há quem diga que a questão da traição pode ter duas interpretações, mas pra mim é muito obvio do inicio ao fim que Capitu não traiu bentinho e que ele propositadamente cria desde o inicio essa capitu ardilosa esperta, dissimulada, apena para o leito acreditar nele. Porem ele que é um doente ciumento toxico tentou matar o proprio filho

starplasmavessel 27/05/2024

Eu li em 2021 no ensino médio pq a professora mandou. gostei do livro, por mais que ache Bentinho um bocó. não acredito que Capitu traiu ele mesmo, no livro ele nos dá fortes indícios de ser ciumento e paranoico.
o que é interessante mesmo é a fofoca bicentenária de que Machado de Assis tinha um caso com a mulher de José de Alencar, que era seu amigo. o melhor é que quem "vazou" essa fofoca foi Humberto de Campos. se é verdade, nunca saberemos, mas Machado de Assis parecia um pouco fascinado pela ideia do adultério e quem leu mais de um livro dele já sabe disso. no final, o fuxico parece mais interessante a se citar. Machado de Assis um talarico, José de Alencar um 🤬 #$%!& e Humberto de Campos um fuxiqueiro. viva a literatura brasileira.

capitudocaps 26/05/2024

Confesso que ouvir falar de Dom Casmurro durante toda a minha vida não me preparou para o quão magnífica essa história é de fato. É com certeza a obra da vida de Machado de Assis e provavelmente uma das maiores de todos os tempos. É o tipo de livro que ocupa a sua mente durante todo o período da leitura e te deixa ávida para cada próximo capítulo. Os personagens são cheios de personalidade, são carismáticos e intrigantes, cada um a seu modo. Enfim, vou pensar para sempre em Capitu e Bentinho e não vejo a hora de reler analisando cada detalhe, em busca da resposta do grande mistério do romance (que, na minha opinião, não é tão misterioso assim).

Layla207 26/05/2024

Que bgl foda
Serio, fiz uma defesa para a capitu na escola, e serio, que bgl foda. O cara é gênio msm, adoro a narrativa e a manipulação de bentinho na escrita pq o bicho é safado