Cartas a Um Jovem Poeta

Cartas a Um Jovem Poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Luisa.leituras 23/05/2024

Reflexivo
Meu primeiro contato com literatura alemã, e gostei muito! Acredito que o livro poderia ser mais complexo, mas pelo formato de poucas cartas nao foi possível, ainda assim a leitura foi reflexiva

Maria Ana 23/05/2024

Viva agora as dúvidas.
Nem em sonhos imaginaria que teria interesse nesse livro, mas quando vi a publicação de Ana Júlia Barros, fiquei muito intrigada por essa frase (título da minha review). Foi uma leitura relativamente rápida, mas cheia de aprendizados. Eu consegui me ver e ver meus amigos em muitas cartas; a forma como o autor fala sobre ser uma pessoa solitária é muito marcante. Com toda certeza, vou pegar esse livro e reler as cartas, abstraindo muito mais experiências. É um livro que vou levar para a vida.

Isabel 23/05/2024

Livro para a vida
Este livro é de leitura imprescindível! O tipo de livro para ler várias vezes ao longo da vida. Livro curto, pequeno, mas de uma profundidade imensurável! Aborda temas como solidão, amor, Deus e juventude com um viés poético e profundo, sem ser um livro de poesias. A troca de cartas entre tutor e pupilo é brilhante e inspiradora. Amei!

Raysa Pinheiro 22/05/2024

Uma leitura poética, interessante e que traz questões existencialistas e reflexivas. A edição da antofagica faz diferença.

filipe porto 22/05/2024

Bonzinho.
Um livro com muitos trechos e frases reflexivas e impactantes. por algum aspecto não muito bem determinado, gostei bastante do livro, mas tive também pensamentos contrários à algumas escritas. em geral o livro é bom, mas existem melhores.

marcelaataide 22/05/2024

pequeno manual para a vida.
livro magnífico! essa leitura me apareceu num momento em que eu precisava, sem saber que precisava. foi uma experiência completamente nova consumir uma obra que pude sentir nitidamente estar me preparando como indivíduo, como mulher e como cidadã.

cartas a um jovem poeta não são apenas trocas entre duas pessoas, mas lições para a vida de qualquer leitor disposto a ler com a mente e coração abertos.

perfeito.

Pedro3370 21/05/2024

Lindo, me apaixonei pelas cartas, a forma como Rilke consegue falar tanto sobre amor, arte, solidão. Leitura muito fluida, super tranquila e muito reflexiva.

Natie 20/05/2024

Viva agora as dúvidas
Esse livro foi escrito com uma sensibilidade sem tamanho, ler uma só vez não foi suficiente, sinto a vontade constante de revisitar cada carta e processar todos os conselhos e aprendizados do Maria Rilke e sei que vou reler esse livro inteiro muitas vezes ainda.

Foi uma leitura profunda e leve ao mesmo tempo, me tocou de uma forma que poucos livros me tocaram antes.

"Uma obra de arte é boa, quando surge da necessidade" e essa é uma das maiores obras de arte que tive o prazer de vivenciar. Essa edição da antofágica é belíssima e faz jus a obra.

life changing

gabriela.mb 20/05/2024

Cartas a um jovem poeta
Esse livro com certeza se tornou um dos meus livros favoritos, ele me tocou de uma forma inexplicável, o tanto de conhecimento envolvido em uma coisa tão simples. Se tiverem a oportunidade leiam esse livro, simplesmente espetacular! ?

eudeferraz 20/05/2024

Cartas a um jovem poeta
Um livro simples e com ensinamentos que não valem só pra poesia, pra um artista, mas para qualquer pessoa. Gostei demais dos ensinamentos dele em relação a solidão e ao amor.
Vida tudo, viva as perguntas sem pensar demais nas respostas, que em algum momento talvez a gente passe a viver elas tbm.

paulaferrazp 19/05/2024

?Tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?

fabi196 18/05/2024

Cartas a um jovem poeta
Leitura sensível, delicada e complexa. acredito que interessaria mais a quem pretende seguir na área da escrita, mas gostei mesmo assim.

Rafa 17/05/2024

É uma leitura tão sensível, delicada, simples e complexa ao mesmo tempo. É aquele livro que você sabe que deveria ler mais de uma vez para compreender melhor a mensagem. Gostei bastante da delicadeza de tratar sobre as dúvidas, a vida, amor, solidão, sentimentos inerentes ao ser humano que a gente tenta dar rumo e sentido e as vezes só precisa deixar fluir.

Paulina.Godtsfriedt 16/05/2024

Livro para mudar a vida
Deve-se ler este livro como um conselho para a vida. Dentro da minha prática artística sempre senti falta de diários, manuais, livros de artistas para me inspirar pelo cotidianoe processo criativo dos artistas. Esse livro não oferece o que eu procurava, mas vai muito além de tudo que poderíamos ansiar. É um livro para ler e reler, deixar sempre na cabeceira, tatuar frases, em momentos de desorientação buscar conselho, presentear os mais queridos, etc. Quando Rainer Maria Rilke, em sua imensa generosidade, resolveu responder as cartas de um poeta iniciante, ele nos presenteou com 10 lições de vida, que suspeito que se você não estiver pronto, ele não vai conversar com sua realidade, espere. Guarde o livro e o revisite mais tarde, porque a partir do momento que o livro falar, será a mais bela conversa.

Madu 15/05/2024

Eu estava com o ouro todo esse tempo em minhas mãos e não sabia. O livro é de uma delicadeza e sensibilidade que é difícil conceber que um homem tenha escrito isso. Minha carta favorita foi a primeira sobre o processo da escrita!