Estrela da Noite

Estrela da Noite Alyson Noël

Resenhas - Estrela da Noite

Blog MVL - Nina 21/07/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br

Em “Estrela da Noite”, Ever, a protagonista problemática enfrenta as conseqüências dos últimos acontecimentos do livro anterior (Chama Negra). Haven, sua antiga amiga, a culpa pela morte de Roman, e Damien parece esconder algo vital sobre suas vidas passadas. Os leitores também acompanham o relacionamento cada vez mais conflitante entre Ever e sua tia, que não aceita o “dom” de sua sobrinha, e vemos um pouco mais sobre Jude.

A minha opinião sobre o trabalho de Alyson Noël já está formada há um longo tempo. Eu sei que não me identifico com a protagonista, que o texto e estilo narrativo da autora não me agradam e que o pseudo romance da estória não passa disso... P-S-E-U-D-O. Fraudulento, falso, sem autenticidade. Por que continuar insistindo na leitura? Primeiro por que muitos seguidores são afeiçoados à série, e acho que eles têm o direito de saber a minha opinião. E segundo, por que ainda tenho a ilusão de descobrir que me enganei e que a autora tinha um objetivo maior para a trama. Não crio mais expectativas, contudo resolvi avaliar friamente este novo capítulo da série.

A princípio, me interessei bastante pela ideia e conceito que a autora desenvolveu sobre as auras e os Imortais, entretanto, a forma como ela constrói e estrutura o enredo é confusa e seu texto fragmentado. A trama gira sempre em torno dos mesmos conflitos. Era de se esperar que após cinco livros, o conteúdo da série já houvesse sido parcialmente concluído. Infelizmente, a “futilidade” de toda a estória (que acaba sempre se tratando da desconfiança de Ever em relação à Damen) é deprimente. A prosa de Alyson Noël não possui coesão, seus personagens não são carismáticos e sua trama não desenvolve.

Ever não amadurece. Já perdi minhas esperanças neste sentido. Apesar de ser uma paranormal poderosa, a personagem não evolui. Ela continua agindo como uma adolescente birrenta, revoltada e impulsiva à beira da insanidade. Fico em dúvida se essa imaturidade imutável de Ever é um detalhe premeditado pela autora ou se Alyson Noël falha na caracterização de suas personagens por pura incompetência.

Os diálogos entre as rivais, Ever e Haven, chegam ao extremo do ridículo. Ambas parecem duas menininhas brigando pelo mesmo brinquedo, para ver quem é melhor, uma disputa sem fim para saber quem faz o papel mais patético. Pode parecer uma análise dura e deliberadamente hostil, mas a minha revolta com a superficialidade das personagens é grande demais. Todos possuem defeitos que me repelem profundamente. Egoísmo, crueldade, inveja, intolerância. E eu não consigo encontrar qualidades que possam redimi-los. Pode ser que o trunfo da autora esteja justamente nessa revolta que ela causa em seus leitores, não posso negar que somos manipulados e compelidos pela estória. É uma forma brutal de se conquistar leitores, mas consigo enxergar o marketing por trás da ideia.

Acredito que até os maiores fãs da série assumiriam que a estória é uma enrolação sem fim. Alyson Noël está claramente perdida no universo que criou. Acho, sinceramente, que ela possui grande talento para escrever livros adolescentes ambientados no meio escolar, com intrigas e crueldades femininas. Mas como escritora de romance e fantasia, ela peca e peca feio. Agora, basta esperarmos para conferir o quê a autora guardou para o grand finale em “Infinito”, o sexto e último livro da série.

Será que ela será capaz de aparar todas as arestas e preencher os vazios que deixou nos últimos cinco livros da série?

Juliana 25/08/2011minha estante
adorei sua resenha, e concordo com vc! Só vou mesmo continuar lendo a série pq quero saber logo como vai acabar essa enrolação :/

Taty *-* 11/11/2011minha estante
Também adorei sua resenha. A estória era totalmente original, mas a autora não soube lidar muito bem com o desenrolar dela, só estou comprando a continuação pra ver se acontece algo bom em algum livro e porque tenho esperanças de que aconteça algo realmente legal para perceber que valeu a pena gastar meu dinheiro na série dela.

Jacqueline 22/11/2011minha estante
Concordo em gênero, número e grau! Só continuo lendo pq detesto abandonar leituras e séries... Pq de resto, é só enrrolação e enrrolação... afff....

Maria3427 14/01/2012minha estante
Concordo com tudo dito! Só continuo a série por pura curiosidade de como termina tudo isso. Essa história de virgindade da Ever nunca termina, A Haven continua a mesma criança do primeiro livro, o Damen o namorado besta de sempre e blá blá blá...

Indi 08/03/2012minha estante
Nossa, nem li esse livro ainda e já não gosto dele, desde Terra de Sombras eu estou com esperança que essa trama mude um pouco o foco, que fique menos repetitivo, menos chato... Estou dividida entre ler até o final, porque não gosto de parar pela metade ou parar de ler e gastar meu dinheiro com um trabalho melhor feito.

Thais 16/01/2013minha estante
Concordo com você. Depois de um ano estou relendo Chama Negra, porque, sinceramente, não consegui terminar antes. A história me deixou tão confusa e decepcionada, que parei, e nem consigo me lembrar das partes que já li, então estou preparada para recomeçar Chama Negra e assim partir para os demais, e realmente espero que a história melhore. Ever me irrita ao extremo, desde que esse Jude entrou na história, odeio "triângulos amorosos", principalmente os mal desenvolvidos. Como você continuo lendo a série, pela esperança de ocorra um final decente.

iza 21/01/2013minha estante
Estou lendo o quinto livro dessa série, para sempre foi tão contagiante q resolvi ler toda a estória, porém a parte q me chateia bastante é que a Ever é completamente ingênua e mimada isso me irrita bastante. E a autora errou muito quando deixou a cura de Damen no ultimo livro, fora q a irmã da Ever quase nao se comunica com ela. E quanto ao Jude ele só apareceu na estoria pra atrapalhar e avacalhar minha paciência. Mas espero que ele tenha um final feliz tmbm. Mas já q estou quase no final, é o jeito terminar, fazer o q?! :/

Jully Divulga Livros 06/05/2021minha estante
Esse livro é da série imortais!?

Madu 06/05/2021minha estante
Essa série é puro surto

June Nony 06/05/2021minha estante
Esse é o 5 da série imortais

Jully Divulga Livros 07/05/2021minha estante
Só li até o terceiro.... Pq erar é normal, mas persistir no erro é burrice.... É ela de novo faz merda por não ouvir o cara.... Vá a merd@... Parei de ler... Mesmo curiosíssima

June Nony 09/05/2021minha estante
Kkkk resumiu a série kk, ela fazendo merda pq não ouve ele e no final dos livros do nada baixa uma divindade nela que sabe o que fazer, sendo que passou o livro todo cagando e andando kkk

Jully Divulga Livros 09/05/2021minha estante
Então!!!! ????????????

Kath 30/03/2014

Ever, porque tão estúpida sempre?
Depois de ter sido enganada por Roman e transformado Haven em imortal, ficado alucinada por Roman ao se envolver com magia negra e ter perdido a chance de reaver o antídoto por causa de Jude, Ever agora está sendo ameaçada pela ex melhor amiga que a culpa de ter matado Roman. Por estar obcecada pelo imortal morto, Haven é incapaz de enxergar que ele a havia usado para atingir Ever, que foi estúpida o bastante para não ouvir Damen.
Agora, Haven está usando o passado de Damen para tentar atingir Ever e acabar com o relacionamento de ambos. Miles é confrontado com a verdade e Jude passa a ser ameaçado por Haven que está cada vez mais fora de controle. Como não bastasse toda a sua carga de idiotices quase fatais, Ever parece não aprender nada com os erros que comente e passa a julgar mal as atitudes de Damen com relação a tudo, afastando-o por completo da sua vida e testando seus sentimentos com Jude. Haven fica cada vez mais perigosa e consegue matar Ever até certo ponto, - infelizmente porque desejei que ela morresse mas Damen consegue trazê-la de volta a tempo.
Só quando encara a verdade sobre si mesma e sobre Damen, Ever consegue superar seu ponto fraco e resolver de vez as coisas entre Damen e Jude, mas ainda não é o bastante uma vez que Haven ainda está a solta. Em meio ao confronto final, novamente Ever se vê na escolha entre salvar alguém importante pra ela ou conseguir o antídoto que dará poder a Damen para tocá-la novamente. A escolha tem um desfecho trágico onde nenhum dos lados sai beneficiado e agora a parte sombria de summerland parece ser o único lugar capaz de conter a resposta para o enigma que separa Ever e Damen na eternidade.
Sempre digo que essa série deveria ter acabado no livro um. Acho completamente desnecessário esse monte de livros quando tudo poderia ser muito bem desenvolvido num livro só sem essa repetição cansativa e com uma construção provavelmente muito melhor trabalhada. Esse livro é um pouco mas bem pouco mesmo menos chato que os anteriores, o que não implica dizer que é bom, é regular. Não consegui ler com fluidez e rapidez pela dificuldade que você encontra de se envolver com o enredo. Planejo escrever um ensaio sobre essa série e dividirei com vocês se possível. Por hora, meu comentário é esse.
Jeh 14/06/2014minha estante
E fico assustada a ver tantas notas 5 e comentários de "perfeito". Super mal escrito, gente! Só não abandonei porque não gosto de desistir das coisas.

Kath 14/06/2014minha estante
Jeh, eu terminei essa série única e exclusivamente porque como você eu também não gosto de desistir, mas eu detestei. O último livro é até razoável, mas eu não gostei da série. Obrigada por comentar!

Humb 16/09/2014minha estante
Concordo com sua resenha.
E também não consigo entender como tanta gente deu nota 5 para este livro.
Uma coisa é certa: ele é menos pior que Terra de Sombras.

Kath 16/09/2014minha estante
Há gosto pra tudo, é o que dizem, né Humb?
Eu não gostei dessa série. Sério, eu não recomendaria para um amigo.
Pra mim, só se safou o primeiro e o último livro, que são os menos terríveis. Valeu pelo coment!

Anne645 24/04/2015minha estante
Pois é gente, eu só gostei do primeiro e do último livro, o resto eu odiei, fiquei arrastando a leitura, e também acho desnecessário esse monte de livros.

Dani 19/06/2014minha estante
"Perdi a conta de quantas vezes li o irritante 'dou de ombros'."
Eu contei em um dos capítulos (de seis páginas, mais ou menos), nada menos que SETE dar de ombros. SETE! Enfim...

Adorei a resenha.

Drica 19/06/2014minha estante
Dani, com certeza! Esse livro foi um suplício sem fim! A Haven se tornou uma vilã muito caricata, clichê e bem incoerente. E essas passagens do "dou de ombros" me irritaram terrivelmente. Poxa vida, custa caprichar um pouco mais no texto?! Fiquei bem irritada com esse livro mesmo, e só não mais porque já tinha aprendido a não esperar grande coisa dessa série.
Mas, enfim, obrigada :D

Dani 23/06/2014minha estante
Por ser um best seller, se a história não é lá essas coisas, pelo menos o texto tinha que ser decente.
Mas antes criar codornas do que expectativas, então vou juntando é coragem pra ler o último...

Drica 24/06/2014minha estante
AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA Boa! Boa sorte com o último, a Ever tá melhorzinha nesse último, mas quem tira do sério mesmo dessa vez é o Damen-mala-sem-alça.

Breh Lee 26/04/2020

Chegamos ao penúltimo livro da série. Infelizmente a trama tem decaido nessas últimas obras, principalmente nessa aqui. A personagem principal continua com seus dilemas chatos e sem fundamentos, inventando dúvidas sem necessidade e perseguindo situações sem sentido. Nesse livro também há outros personagens que literalmente servem apenas para atrapalhar a trama, mas não quero cita-los para dar algum spoiler. Por mais que essa série tenha me motivado, pois achei as primeiras obras boas embora houvesse pessoas reclamando dela, nesse livro aqui fiquei bem desmotivada. Irei continuar a história, pois quero saber o final.
Daia Brum 26/04/2020minha estante
Cheguei até aqui e engoliu este livro até a metade ,depois ? Abandonei .
Espero que para você seja proveitosa ,pois muitos dizer que o último vale a pena ! Boa sorte .

Daia Brum 26/04/2020minha estante
Engoli *

Breh Lee 26/04/2020minha estante
Realmente esse livro é bem complicado. Fica parecendo que a trama se repete sempre, isso incomoda bastante. Irei começar agora o último pra ver como será o final, mas estou indo sem expectativas.

Marcelle 20/07/2011minha estante
Eu sempre achei que tinha um propósito nessa enrolação toda da Alyson! Tem até uma resenha minha sobre um dos livros em que eu falo isso. Com certeza valeu a pena esperar o fim da série, mesmo sem ter lido ainda. Gostei muito da proposta da Alyson no inicio, de forma que, com uma idéia dessas, não acreditei que ela fosse criar tanto para no fim estragar!

Bj!

Marcella 20/07/2011minha estante
Marcelle,certamente, eu também desconfiava,mas acho que ele enrolou demais,e acabou que mts pessoas desistiram da série .

Marcelle 22/07/2011minha estante
Pois é, pode ser que a Alyson tenha usado alguma estratégia, como já vi falarem em blogs, mas não deu certo com todo mundo. Muitas pessoas desistiram mesmo.

Cris Oliveira 18/07/2011

O livro está melhor que o anterior! Várias dúvidas são esclarecidas, amores, mortes, amizades, tudo é colocado em questão. E quando algo surpreendente acontece dá uma reviravolta na história, esclarecendo e dando novos rumos.
Ever continua com algumas atitudes imaturas e chatas.., mas totalmente compreensivas dentro da história. Haven se transforma no seu pesadelo, mas por ironia é ela que irá, de certa forma, transformar Ever e sua vida, isto é, suas dúvidas e aflições.
Damen começa a voltar ao seu charme do primeiro livro.. mantendo seu charme e amor incondicional.
Um amigo conhece a verdade sobre eles e surpreende a todos com sua compreensão e carinho.
Jude continua sofrendo por amar, porém, algo muda no seu carma.
Dessa vez não é Ever que mete os pés pelas mãos, mas Jude que faz algumas coisas darem errado.
E o antídoto? isso só lendo para saber se eles irão conseguir.. srsr
Ainda tem algo novo que está acontendo em Summerland, .. mas, só no próximo livro saberemos o que significa realmente.
E que venha Infinito! O último livro da série.
Estou curiosa para saber o final dessa história de amor entre os dois imortais - Ever e Damen.
Evellyn 20/07/2011minha estante
Ah que otimo!! Vou começar a ler agora ^^
Isso sobre o Damen voltar as antigas é a melhor parte! rs
E um verdadeiro milagre a Ever não piorar tu-do! Sobre Jude, não sei se gosto dele ou não....

Curti!
bjss

Marcelle 20/07/2011minha estante
Estava louca por uma resenha do livro, com a sua, a minha vontade de ler voltou! Que bom saber que teremos algumas respostas, é o que eu mais busco nessa série, além de gostar da estória!!!

Mto bom!

Bj!

Thais Lima 24/03/2013

Os Imortais #5 - Estrela da Noite
Alyson Noël é digna de palmas por esse livro. Falo convicta de minhas palavras: valeu a pena não abandonar a série pela metade. Para Sempre foi fraco, Lua Azul foi fraco e Terra de Sombras foi péssimo. Mas em Chama Negra a coisa começou a entrar nos trilhos e Estrela da Noite foi sensacional! Não foi uma leitura cansativa, ao contrário! Me manteve aflita, devorando as páginas, sem vontade de ter que ir dormir para poder ler mais um pouco. Foi uma leitura viciante! Adorei o desfecho desse livro.

Eu não esperava que de fato a Ever conseguisse matar a Haven, e me surpreendeu porque ela teve coragem de tomar essa decisão e não se arrependeu dela. Ever mostra um grande amadurecimento nesse livro, e fiquei muito feliz por Miles ter maior participação. Bom, agora vamos para Infinito, que vai ser o desfecho dessa série. Que começou mal e depois se tornou, pelo menos para mim, viciante. Quero descobrir o que é o lado negro de Summerland e quero que finalmente haja um antídoto para o problema de Damen. Ah, sim, quase me esqueço: no começo da série, o casal me deixava meio enjoada. Mas agora, passei a amá-los.
LimHK 18/07/2013minha estante
Achei o primeiro volume da série mais interessante, conforme os outros foram sendo publicados meu interesse foi caindo cada vez mais, parei de comprar em Chama Negra, mas pretendo terminar e ver o que acontece, torcendo aqui para a serie melhorar como você diz!

Aryane Marques 06/08/2013minha estante
interessante parece ser legal

Bianca1465 09/11/2023minha estante
Essa saga dava pra ser resumida em 3 livros curtos kkkkkk q ódio

Fernanda3704 09/11/2023minha estante
Exatamente, tem tanta coisa que se cortar some 2 ou 3 livros kkkkk

Gabriela_Sut 13/08/2021

Meh
A série é bem ruinzinha, mas em comparação aos últimos livros, esse aqui até que melhorou um tanto. Não vou dizer que foi bom, porque também não chega a esse ponto, mas esse aqui dá pra ler sem querer tacar o livro longe.
Mariana113 13/08/2021minha estante
esse é o penúltimo? faz mais de dez anos que li essa série, então minha memória é nebulosa, mas lembro que o último é bem melhor que aquele meio bosta. (bem melhor ainda não quer dizer que salvou, no fim eu nunca quis tem tocar nessa série de novo)

Gabriela_Sut 13/08/2021minha estante
Sim, esse é o penúltimo. Eu li faz bastante tempo também e só me obriguei a terminar a série porque tinha pedido os livros emprestados pra minha prima. O último realmente dá uma melhorada, embora não passe nem perto de salvar a série.

Sandra de Oliveira 14/09/2011

Decepção. Mais uma vez. Não há como expressar melhor o que senti ao ler Estrela da Noite, quinto e penúltimo (AINDA?)livro da série Os Imortais. De início já fraco em Para sempre, algo me levou a continuar a acompanhar a série, que deu uma razoável melhora em Lua Azul. Mas daí em diante, foram sucessões de erros, por parte de uma escrita sem sentido em personagens rasos e irritantes. Ever pode ser considerada a personagem mais chata do mundo, ou uma séria candidata ao posto.

Estrela da Noite só confirma tal fato. Li várias reportagens a respeito da autora, Alyson Noel, e do quanto sua pessoa é meiga, cativante e fofa. Então vamos separar o autor da obra. Ela pode ser tudo isso, e acredito mesmo que seja, mas perdeu a mão na escrita ao desenvolver essa saga, já meio perdida de início e sem qualquer chance de se encontrar agora na reta final.

Não há Riley para segurar o tranco aqui, e Haven, uma das coadjuvantes de que eu gostava bastante inicialmente foi catapultada simplesmente ao nada. Uma pena, já que era uma personagem secundária que tinha potencial.

Até mesmo o título do livro, Estrela da Noite, se resumi a duas ou três menções sem qualquer ligação relevante com a história.

Ever continua intragável, Damen dá sinais de desgaste, Haven é como um zumbi e até Miles perdeu a graça. Quem ainda se mantém um pouco digno nisso tudo é Jude. Mas bem pouco.

Enfim, foi uma leitura extremamente enfadonha, da qual eu não via a hora de alcançar a última página. Péssimo sinal quando o assunto é livro.

O próximo e último volume, Infinito? Sinceramente, não sei o que esperar dele. O jeito é conferir, já que chegar ao final dessa série tornou-se agora questão de honra.
Thais Lima 22/03/2013minha estante
Eu não concordo. Eu achei que a saga deu uma boa melhorada em Chama Negra, e estou achando Estrela da Noite muito bom. Em comparação aos três primeiros, que realmente não me chamaram atenção, esses dois me surpreenderam de forma positiva. E bem, se formos comparar com a Ever de "Para Sempre", a Ever de "Estrela da Noite" está um tanto mais madura.

Mas em relação ao título do livro sou obrigada a concordar. Essa história de estrela da noite não teve nexo algum, parece que foi inserido apenas para dar um nome legal para o livro. Mas de resto, eu realmente gostei.

Marci 11/11/2016minha estante
Não desista, só falta um!

Marilia 09/11/2019

A série começou boa. Muito interessante, mas aí entrou bosta na cabeça da autora. Não sei o que houve.
Rosinha.Correia 22/12/2019minha estante
Realmente

Andre Gama 22/10/2015

Os Imortais - 5° volume
Este é o 5° livro da série Os Imortais e, apesar de não ter gostando tanto dos primeiros, não sou de abandonar um livro. A história também tem um que de sobrenatural (imortalidade, magia negra, espiritismo) que me agrada e me fez continuar. O 4° livro é o melhor deles e é por causa do desfecho dele que Ever e Haven vão se enfrentar numa batalha onde apenas uma delas sobreviverá.
ntampinha 06/01/2016minha estante
Achei o 4º livro o melhor tbm...
Estrela da Noite está regular, em minha opinião, mas ainda o estou lendo :)

Déborah 12/02/2012

poderia ter sido melhor
Não que seja fácil escrever um livro, mas pela experiencia da Alyson eu sinto que ela deixou a desejar.

Falar a respeito desse livro é meio polêmico, e me deixa triste, porque me apaguei a ele de um modo bom e ruim.
Não que ele seja ruim de fato. A ideia é até original, criar um elixir para tornar as pessoas imortais (o que é o sonho de qualquer cidadão), mas a verdade é que a narrativa é bastante repetitiva, um romance adolescente que com certeza poderia ter sido bem mais trabalhado nos outros livros.
A triste trama que se passa na vida de Ever e seu namorado até então "perfeito" Damen é um tanto quanto cansativa, e além do mais é cheia de desconfianças, depois de séculos e várias reencarnações é um absurdo Ever duvidar do amor de Damen. Para chamar de "amor" não podem haver dúvidas. Ever se mostra em dúvida em vários momentos, se você tem uma segunda opção é porque você não gosta tanto da primeira, isso é fato e é nisso que acredito.
O primeiro livro achei mega interessante e me cativou, tanto que continei a ler suas continuações. Só que a Alyson Noel começou a estender a história demais, ela desencaminhou toda a trama, se perdeu em sua própria narrativa, o que com certeza deixou seus leitores frustrados. A história se tornou artificial e muito fechada, pois não vi mais aqueles detalhes importantes e preciosos que tinha no primeiro livro.
A forma exagerada de Ever, sua imaturidade, sua desconfiança com as coisas, as brigas, e o desandamento da história que me desanimaram.
Considerando os fatos, acredito que se ela (Alyson Noel) tivesse desenvolvido um final bom para o primeiro livro, não teria porque ter essas continuações frustantes.
Francamente estou tentando entender o que realmente essa série de livros quer passar para os leitores.
O Quinto livro só provou ainda mais minha teoria, de repetição. E os fãs mais uma vez se decepcionaram ao ler.
Ainda quero saber o desfecho da história, espero que o livro infinito supere mesmo os anteriores. Porque até agora as resenhas que li a respeito foram críticas boas, então veremos.
Indi 06/03/2012minha estante
Concordo com sua opinião Deby, A série acabou se tornando muito confusa, não li o 5° livro ainda, terminei o 4° essa semana, e confesso que vou até o final pq como a maioria dos leitores não consigo deixar as coisas pela metade... Os assuntos ficaram completamente repetitivos, e o livro se resume na Ever sempre estragando tudo, Damem perdoando e entendendo, o que sério, pode ser muito legal até o 2° capítulo, passando disso chega a dar nauseas. Bom, a todos nós que perdemos nosso tempo só desejo que o ultimo seja bom o suficiente pra fazer valer a pena... =D