Superinteressante N° 238 (Abril de 2007)

Superinteressante N° 238 (Abril de 2007) Editora Abril

Resenhas - Super Interessante - Esparta

z..... 06/04/2023

Abril de 2007
"Esparta"
Outra reportagem de capa instigada por blockbuster, "300", com informações interessantes e desconhecidas do público afeiçoado a visão clichê da obra de Frank Miller.
Destaques para o governo democrático (contrariando percepções comuns de totalitarismo, com participação popular, segundo o texto, mais decisiva que em outras cidades-estado na prática); para a liberdade da mulher (de maior autonomia na sociedade); e para direitos igualitários dos cidadãos (como na posse da terra).
Vale registro também para as belas ilustrações, similares a da capa.

"Qual a idade da maioridade?"
O texto dissertou sobre prós e contras na redução, o que possibilita consequências penais diferentes das medidas socioeducativas, questionadas na atualidade como impunidade e proteção ao crime do menor infrator.
Não omito posicionamento e sou favorável a redução. Estamos num contexto de reconhecimento de mudanças pragmáticas na sociedade, o que é fato multifacetado. Por que não alcançam na prática também a legislação, já que se reconhecem tantas mudanças na geração atual? Cadeia para criminoso!
A reportagem é bem tendenciosa também, pois trata de crime e mostra criancinhas inocentes algemadas, como se fosse essa realidade abordada no texto...

"A luta do século"
Seção Essencial, com paralelo entre dois líderes do século passado, renomados em propagandas ideológicas dos grupos pertencentes: Fidel Castro e Augusto Pinochet.
El General, da direita, é associado à modernização e desenvolvimento do Chile; e El Comandante, esquerdista, à revolução educacional em Cuba. Obviamente por admiradores, com pontos em comum como radicalismo político, combate visceral repressor à oposição e controle midiático ideológico.
Entre outros pontos no artigo, o desenvolvimento chileno seria decorrente das reservas de cobre em alta, não méritos de Pinochet, e os índices educacionais em Cuba eram elevados antes de Fidel, não como resultado de revolução de seu governo. Fatos contados de outra forma ou omitidos...
Um e outro, em verdade, tocaram o terror em seus governos.

Finalizando com duas dicas que curti da seção SuperFetiche:
- A HQ "Persépolis", de Marjane Satrapi, com a história do Irã na percepção de uma jovem. Li e tinha um exemplar, doado para uma jovem legal, conforme tinha decidido a tempos (penso que seja bom presente para as jovens, principalmente as admiráveis);
- "1941, uma guerra muito louca" - a dica de filme que mais gostei de João Barone (claro que em lista sobre a Segunda Guerra). É humor, sobre hipotético ataque japonês à Hollywood depois de Pearl Harbor (quero muito assistir).

Essas e outras na edição!