spoiler visualizarbrunadaguarda 06/12/2023
Resumo - o que é Semiótica
Vou deixar aqui o resumo que eu fiz após a leitura do livro em uma atividade da disciplina de Semiótica. Ficaram alguns erros ortográficos porque passei o resumo pro skoob por meio da fotodigilitação.
O principal objetivo da autora Lucia Santaella no livro "O que é semiótica consiste em tentar simplificar a teoria estadunidense, desenvolvida pelo filósofo Charles Sanders Peirce. Inicialmente, a autora aborda o estranhamento do conceito de semiótica, e como ele pode parecer confuso para algumas pessoas. Contudo, ela deixa claro que a semiótica é a ciência dos Signos, e estudo dos significados, das linguagens ou simplesmente a lógica das ciências.
Portanto, vale ressaltar a diferença entre semiótica e linguística. Para Peirce o primeiro conceito trata-se de uma filosofia científica que abrange todas as formas de linguagem, já o segundo termo é restrito apenas a linguagem humana Ainda assim, a semiótica é uma ciência em desenvolvimento. Bem como, não é algo exato e também não anula nenhum outro tipo de ciência, pelo contrário, auxilia no fundamento das questões lógicas para a construção de linguagens.
Com isso, entende-se que tudo que possui um significado pode ser considerado um signo semiótico. Em outras palavras, isso ocore principalmente porque nós seres humanos somos seres produtores de linguagem. Além disso, a produção de sentido possibilitada pela linguagem é capaz de realizar manifestações culturais e significativas. A princípio, todo esse pensamento começou a se desenvolver a partir da Revolução industrial, quando o número de informações aumentou e oconreu a chamada "consciência Semiótica".
Nesse sentido, Santaella reforça que para Peirce toda expressão humana pode ser considerada um signo, e toda a filosofia dele fona uma cadeia ainda maior, muito além da semiótica. Dito isso, ele relaciona três tipos de ciências, a da descoberta (matemática, filosofia, ciências especiais [fisicas e psiquicas] ou ideoscopia), da digestão e as ciência aplicadas Apenas O termo psiquico já abrange muitos outros pontos, podendo ser resumido apenas como "ciências humanas", onde se encontra a semiótica.
Do mesmo modo, Peirce arquitetou toda a sua filosofia em várias instâncias. A pimeira é ocupada pela fenomenologia, a base da estrutura peirceana. Em segundo plano estão as ciências normativas (estética, semiótica ou lógica [gramática pura, lógica crítica e retórica pura] e ética). E por último, mas não menos importante, a metafísica. É nteressante salientar que a fenomenologia observa os fenômenos, ou seja, todo e qualquer evento que possua sentido na nossa mente, de forma independente das ciências normativas.
Ademais, tais fenômenos podem ser subdivididos em três faculdades seterminadas por Peirce: a capacidade contemplativa, fato de saber distinguir diferenças, e ser capaz de generalizar observações. O autor cria categorias para relacionar tudo que aparece na consciência a 3 elementos principais: primeiridade (qualidade), secundidade (relação/reação) e terceiridade (representação/mediação). Essas categorias vieram de teorias como a do protoplasma, da evolução, da fisiologia e da física.
A primeiridade é algo imprevisivel e frágil, como um pensamento imediato, é uma qualidade de ser e sentir. Em seguida, a secundidade é uma existência real, já que o fato de existir (secundidade) no plano material, a qualidade (primeiridade) está nessa matéria. Por fim, a terceiridade é uma infinitude, inteligência, crescimento, ou seja, uma camada
Se inteligibilidade. De maneira idêntica, quase tudo na teoria peirceana é trilateral, ou seja, possuem três lados. Como o pensamento triangular, onde o signo é o primeiro, o objeto é o segundo da ligação e o terceiro é o interpretante.
Assim, para pensar em algo, é preciso utilizar outro pensamento, nada é isolado, tudo possui uma conexão. Ademais, o signo é uma representação de outra coisa, um objeto, para um intérprete. Apesar de que, um signo não é um objeto, apenas representa ele. Todavia, na mente do interpretante pode ser reproduzido outro signo diferente, mas
relacionado. Ou seja, o objeto imediato é estampado no signo, já o interpretante imediato é justamente o que o signo produz na cabeça do interpretante. E o interpretante dinâmico é produzido na mente pelo signo.
Em suma, Santaella ainda reproduz a classificação dos signos de Peirce, como quali-signo, sin-signo, legi-signo, demonstrando o significado de cada uma. Como também, para finalizar a sua obra, Santaella pontua algumas relações importantes da semiótica russa, que foi um dos outros caminhos do desenvolvimento da semiótica. Já que, além do surgimento nos EUA, a semiótica foi elaborada concomitantemente na Europa e na então URSS ? atual Rússia. Dessa forma, há uma pequena abordagem sobre Sausurre e os trabalhos russos para finalizar. Portanto, o assunto é abordado de uma forma excelente pela autora, deixando a teoria de Peirce bastante clara para os leitores.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 1 ed. - São Paulo: Brasiliense, 1983.