O Que é Semiótica

O Que é Semiótica Lucia Santaella




Resenhas - O que é Semiótica


33 encontrados | exibindo 31 a 33
1 | 2 | 3


Samela Bonfim 25/09/2013

Resenha: O que é Semiotica - Lúcia Santaela
Na obra de Santaela, no capitulo Semiótica da imagem, a autora trata de temas complexos, relacionados à semiótica e a ciência da imagem. “Que antes de tudo, é preciso ter uma visão sobre a experiência semiótica implícita e explícita para a teoria da imagem a fim de se chegar a pratica de sua imagem” Pg (35).

Durante a leitura, é possível perceber o embasamento teórico da autora. Principalmente quando é feita referencia da designação icônica relacionada aos autores que propuseram essa tal ciência geral da imagem. Entre os autores citados: Huggins & Entwistle, 1974, Cossette,1982 e Mitchell, 1986.

A base deste capitulo são as referências aos estudos de alguns pesquisadores que dedicam-se à Semiótica da Imagem. Tanto, que foram reservadas parte do capitulo a literatura da mesma.

Entre as referências, a de Eco (1984:2007-26,1985b) chama atenção. Santaella comenta que as obras especulares são examinadas por ele. E que num estudo semiótico, no qual é defendida tese de que o espelho não cria quaisquer sinais, por exemplo, porque estes não são interpretados e não podem “mentir”, remetendo a um objeto de referencia presente e sendo apenas a causalidade dessa imagem.

Entre as abordagens, Santaela esboça a imagem e tenta provar o conceito da mesma, discutindo a qualidade signica. Esse conceito de imagem é dividido no campo semântico determinado por dois polos opostos. Ela comenta que uma se refere a descrição da imagem existente, perceptível. Outra, a imagem mental.

Lucia apresenta o signo icônico e o signo plástico. O primeiro é concebido por Peirce como uma categoria de ícone, mas que compreende também formas não visuais como acústicas, táteis ou olfativas. Já o conceito de signo plástico possibilita a analise semiótica de imagens que não representam coisa alguma. Mas as suas se assemelham, já que as imagens icônicas também podem ser consideradas como signos plásticos.

A autora apresenta ainda a teoria de alguns autores sobre a iconicidade da imagem e a sua convencionabilidade.
Penso que tais constatações são relevantes e de extrema importância para aqueles que pretendem conhecer a Semiótica da Imagem. Apenas, é preciso muita dedicação para entender o tema que é de alta complexidade.
comentários(0)comente



Pseudokane3 08/10/2010

Primeiros Passos benfazejos...
Curto, direto, sintético e, numa palavra, bem-sucedido!
Lúcia Santaella é uma diva nacional no que tange ao assunto aqui abordado e, como tal, diverte-nos bastante enquanto explica conceitos que, de outra forma, soariam complexos ou enfadonhos... Semiótica aqui é algo essencialmente aplicado à vida cotidiana. E isto é talento! Recomendo. (WPC>)
comentários(0)comente



Ana 03/02/2010

Sobre o livro: "O que é semiótica".
Pra quem trabalha com comunicação e cultura, leitura indispensável para entender como os símbolos e os signos são relevantes na identificação e leitura de contextos históricos, culturais e sociais.

A função do signo, sua caracterização e quais os significados que o envolvem.

O livro é prático e didático, absolutamente acessível pra quem quer saber mais sobre esta tão fascinante e fundamental disciplina, as vezes até temida, pelo seu grau de complexidade, nos nichos acadêmicos. A Semiótica.

Ana Paula Peixer.
www.anapaulapeixer.com
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 31 a 33
1 | 2 | 3