O Que é Semiótica

O Que é Semiótica Lucia Santaella

Resenhas - O que é Semiótica

Mel Brito 02/06/2021

Elucidativo
Me ajudou bastante a compreender o tema, considerando que é o meu primeiro contato com o assunto consegui entender de forma satisfatória.

Trarte._ 29/05/2021

Eu não sei se eu realmente entendi tudo o que o livro quis passar mas acredito que pelo assunto terei que ler mais de outras fontes para compreender melhor sobre o campo.

ToniBooks 15/05/2021

Como digo o que vejo? Como sinto o que digo?
Nesse livro da popular e saudosa coleção de títulos iniciados com a afirmação "O Que É..." Lúcia Santaella, discorre de maneira sucinta sobre os princípios gerais da Semiótica, ciência que trata dos signos como elemento primordial no processo de construção das identidades individual e social do ser humano. Como compreender os objetos que nos envolvem e nos afetam? Como o ser interpretante apreende os significados dessa relação signo/objeto? São algumas indagações discutidas na obra, dentre outras questões inerentes a essa, que é a ciência mais recente, mas não menos fascinante, pois possibilita tomarmos consciência dos mecanismos utilizados na percepção dos fenômenos de nossa percepção.

Bia 08/05/2021

A autora explica de uma maneira muito clara e simples sobre o que é Semiótica. A mais nova das ciências humanas, busca compreender e estudar os signos, que são fundamentais para entendermos o vasto número de linguagens presentes no mundo.

sarita 23/03/2021

ótimo livro
matéria de semiótica eh uma coisa de doido, recomendo pra quem tiver meio tantan das ideias.

idkvixo 22/03/2021

Por mais que eu tenha aprendido e entendido bastante coisa nova, achei o livro com uma leitura um pouco difícil e por isso demorei bastante pra terminar.

Carlos 20/02/2021

Hmm
Não entendi nada mas eu boto fé que é um bom livro visto que, em outras resenhas do skoob, muitas pessoas falam bem dele.

linne 05/02/2021

Razoável
Achei que fosse abordar mais o que é a semiótica, mas aprendi bastante com a leitura.

Paulo 12/01/2021

Todo livro de teoria podia começar descontraído como esse. Ele também começa simples e, claro, bastante didático.
A parte histórica inicial relata o lado interessante de um "gênio incompreendido".
Mas é um livro básico, geral, que tem, portanto, um limite pedagógico, e sendo assim também de certa forma introdutório, é necessário continuar o estudo do tema com outros materiais para aprofundamento, claro.
Natural que o livro também exija conhecimentos prévios de outros temas, como o básico da metafísica, e infelizmente, mas também naturalmente pelo seu caráter didático, fica mais complexo depois da primeira introdução, de tal forma que impossibilita a nossa compreensão de boa parte da teoria.
Mas como se espera de um livro básico, há a exigência de aprofundamento.

Amanda 10/12/2020

Boa leitura!
Comecei a ler esse livro para entender, afinal, o que era a semiótica e não me arrependi. Acho que a Lúcia Santaella traz uma visão bem legal sobre o assunto, e bem compreensiva também.

Janaína 29/08/2020

Olá, Peirce.
Um clássico da teoria da comunicação.
Gostaria que Santaela tivesse se apropriado mais da teoria peirceana e se colocado no texto, que muitas vezes me pareceu ser sobre ele e não com ele.

André Luiz 23/06/2020

Resumido
Por ser resumido, parte da necessidade de um prévio embasamento de conceitos linguísticos para um bom entendimento da versão Peirceana da semiótica. Ao final instala no leitor a curiosidade pelo entendimento sausarreano do tema.

Rai @atequeolivronosrepare 28/12/2019

📚 "O que é Semiótica", por Lúcia Santaella.
📚 131 páginas.
🇧🇷 Literatura brasileira de produção científica. 2010.
💭 Uma das últimas leituras concluídas de 2019 não receberá exatamente uma "resenha", mas um breve comentário sobre minha experiência de leitura. Não me atrevo a resenhar sobre Semiótica porque estou conhecendo as bases conceituais agora - literalmente desta semana pra cá - por uma necessidade urgente de compreender uns fechos de uma pesquisa científica que eu fazia. Algo que eu prefiro fazer é ler o autor na íntegra que ficar em uma passagem de "colcha de retalhos" por seus intérpretes, então assisti a uma conferência de cerca de 1 hora da Lúcia Santaella sobre Semiótica Psicanalítica (perspectiva lacaniana) e decidi ler um livro introdutório seu.

Minha escolha não poderia ter sido outra: um exemplar da "Coleção Primeiros Passos". Confesso que muito do que li vi possibilidade, como a Santaella explica, de conversar com a teoria de Lacan. Cultivou muita curiosidade por entender um pouco mais de Semiótica, em especial por ler o livro "Semiótica Psicanalítica" da Santaella, mas sei que ainda terei muito tempo nessa vida de pesquisadora e por enquanto preciso focar nos meus projetos futuros.

site: https://www.instagram.com/p/B6nm6ALpzqq/?igshid=lgza7aq145y3

Giovani.Pagliusi 04/02/2018

A coleção primeiros-passos da editora Brasiliense é um tanto intempestiva. Lendo alguns volumes você começa a entender que os "livretinhos" são de informações, se não básicas, reduzidas, ao ponto de causar um incômodo totalmente positivo ao leitor,.No caso, há uma grande possibilidade de o leitor continuar suas pesquisas de certo tema partindo do princípio informacional de tais livretinhos. Esse fato foi um dos estopins para eu deixar a carreira técnica e entrar na carreira acadêmica.

Volnei 11/02/2016

O que é Semiótica
Semi-ótica – ótica pela metade? Ou semiótica – estudo dos símios . Essas são, via de regra, as primeiras traduções, a nível de brincadeira, que sempre surgem. Nesta obra o autor nos Dara uma ideia mais aprofundada desta ciência de forma clara e objetiva, a começar pelas raízes da palavra Semiótica – semeion vem do grego e significa signo. Esta é uma obra que deve ser lida em dois momentos diferentes. O primeiro uma leitura geral e depois uma segunda leitura, onde já se deve ter alguns conceitos prontos. Ela requer um bom estudo. Esta segunda leitura é uma sugestão minha e não do autor.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos