Leituras de escritor

Leituras de escritor Moacyr Scliar

Resenhas - Leituras De Escritor

jota 28/07/2016

Quem conta um conto...
Este volume de Leituras de Escritor compreende catorze contos de diferentes autores sobre assuntos variados e isso torna a seleção de Moacyr Scliar muito interessante não apenas para escritores, claro, mas para todos que apreciam histórias curiosas, que possam entreter e até surpreender. Ou ainda que até mesmo nos motivem para uma releitura algum dia.

A obra-prima dessa coletânea para mim é, sem dúvida, Acender Uma Fogueira, de Jack London, um conto angustiante, que já havia lido anos atrás (in Contos Norte-Americanos: Os clássicos, Ediouro, 2004). Também são notáveis as histórias de Clarice Lispector (Uma Galinha), Guy de Maupassant (O Colar de Diamantes), Franz Kafka (Diante da Lei) e Julio Cortázar (A Saúde dos Enfermos), que me pareceram as melhores.

Prefiro esse tipo de livro, com menos histórias do que aquelas enormes seleções de contos (os cem melhores contos de... ou coisa parecida) que bem que poderiam ser transformadas em quatro ou cinco volumes sem a preocupação de juntá-los cronologicamente ou por países de origem dos autores etc., como foram editadas algumas delas.

Da mesma editora deste volume (Editora SM) foram lançados outros dois com o mesmo título, Leituras de Escritor, com contos organizados por Ana Maria Machado e Luiz Ruffato. Espero também lê-los mais à frente e torço para que as histórias selecionadas por esses autores sejam tão boas quanto as escolhidas por Scliar.

Lido entre 19 e 28/07/2016.