A Grande Fábrica de Palavras

A Grande Fábrica de Palavras AGNES DE LESTRADE

Resenhas - A Grande Fábrica de Palavras

Miriam172 17/08/2021

Muito bom!
As crianças amam esse livro e sempre se divertem com "cocozinho de cabrito" e "pum de coelho". E as ilustrações são lindas!

Maira139 15/09/2023

"CEREJA, POEIRA, CADEIRA"
Philéas é um garoto que mora em um país que as pessoas precisam comprar palavras e engoli-las para poder pronuncia-las.
Ele é pobre então não consegue falar o que sente para sua amiga.
Então no aniversário de Cybelle ele diz as seguintes palavras cereja, poeira e cadeira, as únicas palavras que conseguiu pegar em um dia que estava ventando.

Idma 29/09/2022

Repete??
Li sobre essa historinha num curso de Biblioteca Escolar, achei interessante e vim conferir.
Uma escrita infantil, tocante e com pensamento crítico bem construído. Excelente para trabalhos de contação de histórias!

Toni 20/12/2018

As grandes-grandes histórias, quiçá as melhores, sejam para crianças ou adultos (vejam o caso do Saramago), partem de um pequeno-ou-grande factível-ou-fantasioso E se…? E se vivêssemos num mundo em que as palavras precisam ser compradas antes de serem ditas? E se as palavras mais importantes nesse mundo, aquelas que usamos para expressar amor, carinho e admiração, custassem uma fortuna? E se um menino pobre se apaixonasse por sua vizinha nesse mundo onde as pessoas quase não falam, como lhe seria possível abrir o coração à dona de seu afeto?
Sendo um profissional das letras, o mote de 'A grande fábrica de palavras' já é suficiente para abraçar o livro em posição fetal por horas, arriscar a vida para salvá-lo de um incêndio, transformá-lo em item de primeira importância de meu espólio patrimonial. Como se não bastasse a fofura-arranca-lágrimas do E se..? que deu origem ao livro, a arte da argentina Valeria Docampo (digna de uma expansão do DixIt) consegue transformar o silêncio de cada quadro em expectativa e crítica social. É tudo lindo, adorável, puro amor.
“Existe um país onde as pessoas não falam. É o país da grande fábrica de palavras.” É assim, com essa lição de ironia, que tem início o texto da Lestrade. Mas também poderia ser “Existe um país onde as pessoas não comem. É o país do grande supermercado neoliberal”, ou qualquer outro absurdo que engolimos diariamente. Não lembro de ter lido muitos livros infantis quando criança, ao menos nenhum me marcou de forma indelével. 'A grande fábrica de palavras' fica sendo, portanto, meu livro infantil-descoberto-pelo-adulto favorito, para o qual sempre volto quando o Toni menino me puxa pela mão.
Shamara 12/09/2021minha estante
Que coisa mais linda do mundoooooooooooooooooo!

Daniel.Malaquias 04/11/2023

Silêncio pois não há palavras
Nessa cidade, as palavras são fabricadas, em uma grande fábrica de verbetes. Ninguém as possui, ninguém as pronuncia, somente quem as compra e, comprá-las sai caro, principalmente para um menino apaixonado que não tem recursos financeiros suficientes pra dizer à menina amada um simples: Eu te amo. Uma história sensível, emotiva e muito simbólica sobre o poder das palavras pronunciadas e daquelas não ditas.

Larissa 24/03/2020

Quanta Fofura!
Amei as ilustrações, a historia. palavras são importantes, assim com atitudes. Simplesmente amei.

Águida Moreira 22/10/2023

Um livro infantil com uma crítica social, bom demais!
De forma geral o livro conta a história de pessoas que trabalham muito pra produzir palavras das quais elas não podem fazer uso pois são caras demais. Lembra algo??

No meio de tudo isso tem uma criança que é apaixonado por uma menina e sem poder se comunicar (o pobre não tem um dia de paz) ele fica aflito pensando em como vai dizer a ela o quanto ele gosta dela.

Super recomendo a leitura!

Olgashion 15/01/2022

Mostrando de forma sutil a diferença entre as classes sociais através de uma história entre crianças

beatrxste 21/03/2023

?Mais?
(leitura acadêmica realizada em sala)

como que pode um livro de literatura com uma narrativa tão bom?
o livro provoca sentimentos tão sensíveis, de empatia, pena e compaixão.
ótimo para utilizar em sala de aula com as crianças

Bárbara Leilane 08/09/2014

A Grande Fábrica de Palavras de Agnès de Lestrade é mais um daqueles livros para ler em 10 minutos e que nos encanta.

Estava selecionando livros para expor em outubro quando comemoramos o Mês da Biblioteca Escolar e este estava fora do lugar, solto nas prateleiras. Pensei: " que coincidência! Será que fala do poder da leitura ou da escrita?" Na verdade, é da palavra dita. Já parou para pensar em quantas palavras pronunciamos durante o dia? Quantas palavras são jogadas ao vento, conversando sobre nada importante, nos declarando, gritando revoluções, ajudando um amigo, fofocando...

A comunicação é tão natural que é difícil nos imaginarmos sem pronunciar uma palavra sequer. Pense viver apontando, desenhando e tentando adivinhar o que o outro expressa? É tão necessária que até para quem não pode se comunicar do modo tradicional, pela fala, adota uma técnica: se bebê: choro; se surdo: libras; se mudo: braile.

Dá para imaginar o mundo como um jogo de mímica , imagem e ação? Pense nisso e reconsidere o valor que damos às palavras. No livro "Incendeia-me", de Tahereh Mafi, página 116 diz: "Nenhuma arma, nenhuma espada,nenhum exército nem rei um dia será mais poderoso que uma frase. As espadas podem cortar e matar, mas as palavras vão golpear e ficar, enterrando-se em nossos ossos para virarem corpos mortos que carregamos para o futuro, sempre cavando e sem conseguir arrancar seus esqueletos de nossa carne."

As palavras comumente saem de nossos lábios como o ar de nossos pulmões e quando percebemos já magoamos alguém ou perdemos nossa razão. A palavra realmente tem poder. Já reparou que quanto mais reclamamos pior a situação fica? E em quantos dias tudo o que precisávamos era ouvir uma palavra amiga, sincera ou positiva? Se as palavras são intrínsecas ao ser humano, seja ela escrita ou pronunciada, sejamos mais otimistas, cautelosos e gentis ao utilizá-las.

Tudo isso em um romancinho inocente, meigo e super fofo de pouco texto e muita ilustração.

site: htttp://bibliogeteco.blogspot.com/

Mi 24/09/2023

O valor dos gestos.
Filipe e Sara vivem em um lugar onde para falar precisa comprar as palavras. Só que nem todos tem dinheiro para tal ?extravagância?.
As vezes até encontram palavras perdidas, mas juntando-as não sai uma frase conexa.

Filipi está apaixonado por Sara e quer comprar palavras para impressioná-la, mas as únicas palavras que ele consegue comprar e dizer são CEREJA, POEIRA, CADEIRA.

Mas o que ele realmente quer dizer custa tão caro?

LariLeitão 05/06/2021

Não subestime
Neste livro precisei ser ensinada a ver, e fui supreendida pelo que estava tão na linha frente e não vi. A arte é encantadora e tem mais que o texto. Recomendo!

Eruditando trechos de livros 03/09/2023

Resenha
É um livro bem simples, muito colorido, que vai impressionar as crianças. Conta a história de Philéas e Cybelle, onde eles vivem em um lugar que para dizer palavras é preciso comprá-las, engoli-las e dizê-las. Mas nem todo mundo tem dinheiro para isso, então vivem sem dizer nenhuma palavra ou acham as palavras de outra forma, como jogadas no lixo, perdidas no ar ou soltas por aí. Mas essas palavras soltas são totalmente independentes e sem sentido para montar uma frase, mas descobrimos que o que vale é o sentimento. Então Philéas tem uma paixão por Cybelle e quer se declarar, mas como fazer isso se não tem as palavras Eu te amo? Mas existe um vilão que entra no caminho deles, uma pessoa um pouco rica que pode dizer quantas palavras quiser, mas que não sabe o poder das palavras e só maltrata as pessoas. Venha descobrir essa bela história e se maravilhar com esse livro. Até a próxima!

Fran Ferreira 23/03/2016

Essa é uma história simples, curta feita para crianças que estão iniciando a leitura.
Eu achei uma certa graça na historia, mas confesso não ter entendido o porque exato da última pagina (faço uma ideia). Mas como nada é invalido, este livro sim oferece aprendizado em forma que as vezes não são necessários varias palavras para alegrar ou conquistar alguém, e sim as certas. Ate então não tinha parado para pensar como elas fazem diferença.

Raquel.Chiaradia 25/07/2016

Maravilhoso!
Um livro simples de tudo, mas genial. Philéas precisa se declarar para Cybelle. Eles vivem em um país onde seus habitantes praticamente não falam e, para que possam falar, é necessário comprar as palavras. Elas custam uma fortuna e Philéas não tem dinheiro para comprá-las. Digno de se emocionar com esta história, que conheci em 2013 e me apaixonei. Recomendadíssimo!