Terrível Encanto

Terrível Encanto Melissa Marr

Resenhas - Terrível Encanto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marina516 20/10/2011

Muito mais do que um conto de fadas
Olá! Terminei mais um livro e desde ontem as palavras estão saltando na minha cabeça, doidas para se transformarem numa resenha (rs). Ah! Mas quero esclarecer que, embora meus últimos posts tenham sido sobre livros sobrenaturais, isso não significa que eu só leio esse gênero. Pura coincidência. Esclarecida a questão, vamos à obra.

AMEI! Terrível Encanto, de Melissa Marr, para mim, foi uma grata surpresa, por vários motivos:

1. A história é sobre seres encantados — fadas, bruxas etc. —, mas não é nada infantil.
2. O texto tem nexo, lógica, o que muitas vezes não acontece com outros livros do gênero. Tudo é explicado, no seu devido tempo.
3. Os personagens são cativantes, cada um a seu jeito.
4. Embora haja romances, eles não são melosos. Aliás, o casal principal — Ash e Seth — conquista o leitor de cara, porque a relação deles é muito fofa.
5. E o melhor: até cheguei a pensar que haveria um triângulo amoroso, fórmula batida da maioria dos romances atuais, mas não acontece. E é só isso que posso adiantar (rs).

O enredo foca uma jovem chamada Aislinn, aparentemente normal, mas que possui um "dom" hereditário: ela consegue enxergar seres encantados, invisíveis para a maioria dos seres humanos. Apesar de conviver com a "Visão" desde pequena, as coisas não foram ficando mais fáceis com o passar dos anos. Pelo contrário. De repente, Aislinn (ou Ash) percebeu que estava sendo perseguida por dois deles e então tudo começa a dar errado.

Ainda bem que ela pode contar com o mais que amigo Seth, um sujeito independente, que mora em um trem desativado. Além de ele ser supercharmoso e dispensar a Ash uma atenção toda especial, a "residência" dele é um escudo contra os encantados, pois eles não possuem resistência ao ferro. Devo aproveitar para mencionar que o Seth me conquistou desde a sua primeira aparição na história, tanto pelo caráter, quanto pela aparência (ele é cheio de piercings, e, acreditem, essa característica pegou muito bem).

Terrível Encanto também pertence a uma série. Mesmo assim, a história não termina sem acabar (se é que vocês me entendem). Os fatos ficaram tão bem amarrados que não deixaram pontas soltas no ar. Gosto de livros assim. Por mais que tenham continuação, vale a pena deixar o leitor tranquilo, com a sensação de que tudo está bem (rs).

Recomendo a leitura, principalmente àqueles que apreciam uma boa história sobrenatural. Cinco estrelinhas!!

Jubs 02/11/2011

[Resenha] Terrível Encanto
VIA :: http://diariodeleitoracompulsiva.blogspot.com/

Essa matéria foi publicada primeiramente no Start Read, onde colaboro como colunista todas as terças!! Visite esse blog mega cute!!

Bom dia leitores!!!

O sol brilha e o calor aqui no Rio só aumenta e na praia e na piscina a melhor pedida é ler livro *-*

Nosso humor fica lá em cima... É perceberam o quanto happy eu estou...

E nesse período pré-verão eu aproveitei e li enquanto pegava aquele sol o livro ‘Terrível Encanto’ lançamento da Editora Rocco.

Antes de tudo tenho que dizer o quanto eu me identifiquei com a escritora Melissa Marr :: ela é uma porralocka.. A biografia na orelha do livro mostra o quanto animada e maluquinha ela é!!! @_@

Mas vamos falar do livro dela, né?!?!

Como muitos sabem “Terrível Encanto” é o primeiro volume da série Wicked Lovely e foi lançado na Bienal do Rio de Janeiro, e em algumas cidades estão ocorrendo eventos desse livro (até dia 06/11 – último será no RJ).

Para mim seria mais um livro do gênero Young Adult a falar de fadas. Confesso que em partes a Melissa Marr me surpreendeu, principalmente por resgatar tantas lendas a cerca dos seres encantados. Percebemos a qualidade de sua pesquisa, pois em todo início de capítulo há um trecho de algum texto antigo sobre tais lendas. Tais trechos são importantes na narrativa pois explicam muito do que vai ocorrer no capítulo.

Acho que poderia falar horas desse romance e sem chegar a uma opinião do livro... Sim eu estou dividida... O livro é bom, a escrita fluiu maravilhosamente bem (li o livro em pouquíssimas horas) a história é completa, os personagens são interessantes, fortes e com uma personalidade bem marcante. Mas eu ainda senti falta de algo!!

Deixa eu contar a história do livro para vocês e aí tiram suas próprias conclusões...

Aislinn (nome estranho) é uma jovem que desde que nasceu é dotada da “visão” (capacidade de enxergar os seres encantados tais como eles são realmente) e criada pela avó sempre teve que obedecer a regras essenciais para que se protegesse dos terríveis seres.

Regra número 1 = Nunca desperte a atenção deles (finja que nãos os vê)
Regra número 2 = Não encare os seres encantados invisíveis
Regra número 3 = Não fale com os seres encantados invisíveis

Por toda a sua vida ela seguiu as regras, até o momento em que apareceu o misterioso Keenan, um ser encantado extremamente atraente e sedutor, poderoso e cheio de planos para seduzir a jovem Aislinn (Ash). Tal jogo de sedução torna-se insuportável para Ash, pois ela tem um medo terrível desses seres e ao ser perseguida por Keenan ela busca a proteção de seu melhor amigo, o *delicioso* Seth.

Seth e Ash tentam buscar soluções para entenderem a obsessão de Keenan por Ash e assim deparam-se com Donia, a Garota do Inverno cujo objetivo é impedir que Ash passe por um teste. O teste que transformou a própria Donia nesse ser gelado.

Respostas surgem para a atormentada Ash e assim ela procura se salvar de um futuro que para ela é odioso. Um futuro que ameaça tudo que sempre acreditou. Tudo que sempre temeu. E tal futuro é ligado a Keenan o que ameaça seu relacionamento com Seth.

E Ash se vê numa encruzilhada quando a verdade é dita :: Ela tenta salvar sua vida, tenta esconder que possui a “visão”, tenta proteger sua avó e Seth mas tem que ajudar o Rei do Verão (Keenan) a possuir seus plenos poderes.

Realmente Ash que é uma personagem forte e decidida (adorei ver uma personagem assim para variar) enfrenta diversos problemas enquanto corre para se salvar e buscar sua felicidade!!

Uma história densa e tensa em vários aspectos. A narrativa é linda e nos prende. Só achei que em alguns momentos a escritora mudou rapidamente de assunto, tanto que tive que parar, voltar uns 2 parágrafos para poder entender!! Não sei se isso foi erro na tradução, ou da própria escritora... mas também não fez diferença para a história, que se encerra de modo simples e belíssimo!!

Como disse eu ainda não sei bem o que achar do livro... Se eu recomendo?!?! Bom eu recomendo para quem sempre gostou de ler sobre fadas (aquelas das lendas antigas) e esses seres. Para quem gosta de romances que não são bobinhos também é uma boa pedida!! Eu admito que a história é boa e o livro é maravilhoso. Mas sendo uma série eu achei que faltou algo. Acho que porque teve um final comum e não aqueles WTF que estamos acostumados.

Mas como sou uma pessoa compulsiva e ama ler livros eu Recomendo para todos. =)

E você leitor, já leu esse livro?? Está interessado em ler?? Não esqueça de deixar seu comentário sobre a resenha e o livro...

Ro Tonks 10/01/2012

TriBooks - Terrível Encanto
Terrível Encanto é apenas o primeiro livro da série Wicked Lovely. A autora Melissa Marr, entretanto, consegue delinear uma narrativa baseada em contos e lendas sobre seres mágicos sem cair em uma monotonia, e o primeiro livro não se transforma em uma série de informações para o enredo se desenvolver nos próximos livros. Não, Terrível Encanto de Melissa Marr, consegue nos fazer entender sobre o mundo dos seres encantados com informações suficientes para a continuação desse mundo mágico.
Neste primeiro volume, a história é centrada em Ash, uma garota aparentemente normal, exceto pelo estranho dom de ver criaturas que qualquer outra pessoa do planeta não consegue. Isso vem de uma linhagem genética de sua família, e três regras fazem parte dos testamentos deixado por seus antepassados. Não encarar as criaturas, não falar e não chamar atenção desses seres. Porém, fazer isso acaba sendo difícil quando os seres encantados começam a persegui-la em todos os lugares, principalmente quando um ser encantado maravilhoso começa a se passar por humano só para conversar com ela.
A descrição de tais seres é mágica! Melissa consegue descrevê-los com tal beleza que nos faz lembrar filmes como “Em Busca da Terra do Nunca” quando Peter Pan mostra para sua amada o seu mundo mágico, a "Terra do Nunca".
Outro ponto interessante da história é o quase triângulo amoroso. Ash gosta de Seth, um cara cheio de piercings que mora num vagão de trem. A amizade deles teve início porque os seres encantados não suportam aço, então Ash começou a passar mais tempo na casa de Seth. Porém, Keenan, o maravilhoso ser encantado que tenta se aproximar de Ash precisa dela para ser sua Rainha. Keenan entretanto tem uma amada, a garota do Inverno, presa por um encanto e por uma traição, Donia. Aparentemente parece ser daquelas histórias confusas de amor, mas não é.
Os personagens principais deveriam ser Ash e Keenan, mas nem Ash nem Keenan sentem amor um pelo outro. Ash gosta do mortal Seth, e apesar de Keenan ser um rei e o cara mais lindo de todos os mundos da história, Ash continua a ter um romance com Seth, já que por toda sua vida ela aprendeu a temer tais seres. O triângulo amoroso então nem acontece se diferenciando dos romances juvenis de hoje.
Melissa junta uma porção de frases retiradas de contos e livros das lendas irlandesas e de história inglesas, inserindo no começo de cada capítulo. São nessas frases que estão as informações sobre tais seres, para que nós leitores possamos entendermos mais sobre o mundo de Keenan e Donia, assim como a Visão de Ash.
O livro chama atenção pela suas diferenças dentre outros livros da mesma categoria o que o torna uma leitura gostosa até o seu desfecho. Basta saber agora quando a editora Rocco irá lançar os outros livros da série Wickedy Lovely.

I Love It Group 01/03/2016

Resenha de Tainah Magalhães
“Terrível Encanto” é o primeiro livro da série “Wicked Lovely” que é composta por cinco volumes, publicada, aqui no Brasil, pela editora Rocco. Escrito pela autora Melissa Marr, o livro traz 357 páginas de intriga sobrenatural e amores mortais, tudo junto nesse conto de fadas do século XXI.

Os seres encantados são criaturas fantásticas que são invisíveis para os humanos e, por isso, eles se divertem causando problemas e criando pequenos focos de caos que parecem inexplicáveis aos olhos de uma pessoa comum.

O livro conta a história de Aislinn uma menina que assim como sua mãe e sua avó, tem a Visão Ela sabe o quão perversas podem ser essas criaturas fantásticas, felizmente sua vó a treinou desde pequena sob a proteção de três regras: 1) não encarar os seres encantados invisíveis; 2) não falar com os seres encantados invisíveis; 3) e, por último, nunca despertar a atenção deles; evitando, assim, o destino que esses seres costumam dar aos humanos capazes de vê-los, podendo ser um simples sequestro ou algo muito pior.

Uma das coisas que essas criaturas não suportam é metal, nenhum tipo, e essa descoberta de Aislinn tornou possível a aproximação com Seth, seu amigo charmoso que parece corresponder a atração da menina da mesma maneira, por conta de uma coisa de ele morar num vagão de trem que é metal puro. Super conveniente, não?

Só que um dia tudo começa a dar errado, um dos seres Keenan se aproxima para falar com ela e ele não é qualquer um, ele é encantador e por sua força e seu grande poder, ele com certeza devia ser da corte. Ele era, com certeza, muito importante. Ele era o rei do verão. Isto nos faz pensar no motivo de uma criatura tão importante querer algo com a única garota que faria de tudo para não ser o objeto do seu afeto. Keenan procura sua rainha há muito tempo e viu algo em Aislinn que a fará sua próxima tentativa.

É uma história muito atraente e com personagens muito cativantes. Para mim, particularmente, me encantou muito o Seth e o jeito como ele protege Aislinn, além do sentimento entre dois que é pura magia. Outa coisa mágica é o rei do verão que é alguém muito importante, bem interessante e cheio de mistérios. A coisa que achei mais genial foi o fato de colocarem os seres mágicos como invisível e as pequenas coisas que acontecem em nossas vidas, como um tropeço no meio da rua, ser tudo culpa desses seres mágicos. A ideia é fantástica, nos levando a pensar que aquele tropeço, que muitas vezes é interpretado como a gota d’água de um dia horrível, não deve ser algo a ser levado muito a sério.

Por fim, ainda temos uma ampla visão dos eventos que estão acontecendo, pelo fato da autora nos dar uma visão de dois ou mais personagens, onde, no caso do primeiro livro, os narradores são Aislinn, Donia e Keenan. Por isso digo que todos os personagens são fundamentais para a história e para o crescimento de todo o livro.

“Airslinn caminhou um pouco mais rápido, não chegando a correr, mas mais rápido. Não corra. Se corresse, eles a perseguiriam: os seres encantados sempre perseguiam.”

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/terrivel-encanto-melissa-marr

Camila 29/05/2012

Terrível Encanto
Já faz um bom tempo que esse livro estava na minha estante, esperando por uma chance. E a espera valeu a pena. Adorei a trama criada pela autora Melissa Marr, com seres sobrenaturas.
Aislinn, a protagonista do livro, herdou o dom da Visão, ou seja, ela é capaz de enxergar os seres sobrenaturais que rodeiam as pessoas. Aislinn foi criada pela avó, após a morte de sua mãe e cresceu ouvindo as piores histórias sobre esses seres. Os seres encantados são responsáveis por inúmeros males sofridos pelas pessoas e Aislinn sabe que precisa manter o seu dom escondido ou senão será perseguida por eles.
O problema é que Aislinn acaba sendo a escolhida pelo Rei do Verão como sua nova amada. Keenan precisa convencer Aislinn a passar por um teste, que poderá transformá-la na Rainha do Verão ou permitir que ela seja dominada pelos poderes da Rainha do Inverno, a implacável Beira.
Mas o coração de Aislinn já está ocupado e a missão de Keenan não será nada fácil!
No princípio fiquei com um pé atrás, já imaginando que seria mais um livro de sobrenatural com um triângulo amoroso, mas a história de Terrível Encanto se mostrou inédita para mim!

www.leitoracompulsiva.com.br

Psychobooks 12/06/2012

Resenha dupla:

Há algum muito tempo eu ganhei um sorteio no site da autora Anastasia Hopcus (Shadow Hills) e recebi Wicked Lovely autografado, a Livia do site Wishing a Book já havia me recomendado essa série, mas como eu tenho muitas séries começadas, estava esperando acabar de ler uma delas para que pudesse iniciar outra e como a Alba recebeu Terrível Encanto para resenha, surgiu a oportunidade perfeita para uma resenha dupla!

Gosto muito de livros sobre fadas (The Iron Fey é minha preferida), a forma como cada autor cria seu próprio mundo e regras é fascinante e o melhor é que a ‘essência’ sobre esses seres são muito parecidas. Como por exemplo, fraqueza ao ferro, divisão em cortes, raramente há fadas como a Tinker Bell.

Aqui eu e a Mari começamos a divergir de opiniões. Fadas nunca foram meu forte… Nunca curti nada relacionados a elas e por isso já comecei a leitura meio desconfiada. Não sei muito o motivo, talvez o fato de seres encantados não serem exatamente sexys ou apelativos… Fadas não são meu forte. Já falei isso?

Aislinn ou Ash, é uma garota que herdou de sua família do dom da Visão, que consiste em ser capaz de ver o mundo das fadas, desde criança ela aprendeu com sua avó regras importantes para que ela pudesse viver em segurança, já que esses seres não querem serem visto por humanos. As regras são claras, mas nem sempre fáceis de cumprir: não encare os seres encantados invisíveis; não fale com os seres encantados invisíveis; não desperte a atenção deles e não corra. Mesmo seguindo todas as regras, Ash despertou o interesse de Keenan, o irresistível Rei do Verão que está há séculos procurando por sua verdadeira rainha, para que juntos possam comandar a Corte do Verão.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/05/resenha-dupla-sorteio-terrivel-encanto.html

Lina DC 09/12/2012

Uma série promissora!
Ash (como é conhecida e chamada o livro inteiro), tem a capacidade de ver o que as demais pessoas não conseguem: os seres encantados. Essa capacidade foi passada de geração em geração, pois sua avó tem o mesmo dom e a educou com três regras:
* não encare os seres encantados invisíveis;
* não fale com os seres encantados;
* não desperte a atenção dos seres encantados.
Regras simples que fazem total sentido né? E Ash realmente consegue segui-las por um bom tempo, mesmo vendo criaturinhas assustadoras aprontando com os humanos. Seguindo a sua vida normalmente, Ash tem os seus amigos, entre eles Seth, um jovem que mora em um vagão de trem (local que a Ash adora estar já que as criaturas detestam). É claro que não é só por isso que Ash adora ficar no vagão, mas vamos deixar isso mais para frente. Tudo vai bem, até que Ash vê uma das criaturas assumir a forma humana e começar a conversar com ela. Uma coisa é você ignorar um ser encantado que não deveria estar ali, outra é um ser em forma humana. Como ela explicaria o motivo de ter sido rude? Depois desse contato, Ash percebe que tem algo diferente acontecendo....
O ser que conversou com Ash foi Keenan, o rei do verão, que é filho de Beira, a megera do livro ou também conhecida como a rainha de inverno. Keenan, para conseguir ter seus plenos poderes, precisa encontrar a sua rainha, graças a uma maldição imposta há muitos e muitos anos atrás. É claro que para Beira essa situação é perfeita, porque se o verão não é pleno, quem domina é o inverno. Então a megera, ops, a rainha faz de tudo para Keenan falhar. E quando digo de tudo, é de tudo mesmo, inclusive burlar as regras estabelecidas.
Como Keenan procura de tempos em tempos a sua rainha, existe uma sucessora que está presa à maldição: a Donia, que conforme avançava a leitura, cada vez mais eu gostava dela.
Agora, vocês podem imaginar porque Keenan tentou conversar com Ash? Porque ele acha que ela pode ser a rainha de verão! Então, precisa jogar todo o seu charme pra cima de Ash. O interessante é que Keenan é um ser encantado, por isso seria irresistível para uma humana, mas como Ash consegue enxergá-los, ela não caí tão fácil, o que intriga Keenan. Além disso, nós temos Seth na história, um carinha tão perfeito pra Ash e alguém em que ela confia plenamente. Eu simplesmente adorei o livro, que apesar de ter um ar encantado, não teve um final de contos de fada no sentido “tradicional” (vocês terão que ler o livro). A capa é apaixonante e o trabalho de diagramação e revisão impecáveis.
Como primeiro livro da série, ele estabeleceu altos padrões para os próximos. Temos um enredo diferente, criaturas que são encantadas mas não são fofas (algumas são realmente assustadoras!) e uma protagonista feminina, que mesmo tendo medo, é forte e decidida.

"Seth enganchou a pesada corrente em volta da garganta dela, deixando que caísse sobre a sua pele. Então beijou a parte de trás do pescoço dela e passou por ela a caminho da porta". (p. 100)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Rafa 24/05/2013

Rsenha Terrível Encanto
Blog:http://slothreaders.blogspot.com.br/
Twitter:https://twitter.com/Menteliteraria
Face: https://www.facebook.com/SlothReaders?fref=ts

Aislinn sempre viveu sob proteção de três regras inusitadas, mas bastantes simples:

Não encare os seres encantados invisíveis
Não fale com os seres encantados invisíveis
Nunca desperte a atenção dele
Entretanto, com a chegada de um ser encantado -especial- as regras vão perder o sentido. Ela se verá diante de escolhas, e imersa num mundo que desde pequena foi ensinada a temer e odiar.

Acho que na resenha anterior, eu comentei que não gosto do começo dos livros. Ai vai uma prova do por que. Bati meu record, demorei mais de 5 dias para ler um livro. Serio eu não conseguia sair das dez primeira páginas. Também tenho estado com muita enxaqueca (talvez tenha que usar óculos) ultimamento, então não ajudou muito né. Contudo, depois de alguns capítulos a coisa começou a ficar boa.
O livro começou a dar uma ar de mistério maior, além de ter encontrado a personagem que iria defender até o fim da série. Não é nenhum dos principais, é uma coadjuvante, com grande importância.

Além do mistério, obvio que tem aquele romance. Existe o triangulo amoroso, mas não tão evidente, já que em vez de três envolvidos, são quatro. Aislinn é a "estrela" da história, mas acho que faltou muita coisa nela. Não consigo ver um personagem forte. A autora tentou dar um ar de corajosa, para ela, mas não rolou mesmo. Keenan é o chamado Rei do Verão, ele é o que chamamos de protagonista mauricinho. Ele é egoísta e só pensa nele e em governar. Já Seth é a paixão de Aislinn. Eu simplesmente me encantei com ele, acredito que a autora não pensou inicialmente que ele fosse crescer tanto na história, mas foi inevitável. Agora sim, a linda da Dônia, com quem eu mais me identifiquei. Ela aparece pouco no livro - e pelo que li, ela só vai aparecer mais de verdade no quinto/último livro - mas o pouquinho que apareceu, mostrou seu lado guerreiro e valente.

"- O frio já esta dentro de mim. Se eu lutar contra isso, vai demorar mais para crescer, mas não mudará."

A história me agradou bastante e acho que como primeiro livro, foi ótimo. E acho que não seria necessário montar uma serie com cinco livros, estou até com receio de ler o restante. Entretanto como sou uma leitora fiel vou até o fim. Por agora vou dar um break nela, mas depois volto.
Acho que a escritora pecou um pouco ao construir os personagens centrais. Ou talvez a intenção de não agradar tenha sido proposital, não sei.
Keenan precisa de Aislinn para conseguir governar, mas ele ama Dônia e ela o ama. Enquanto Aislinn gosta de Seth. Mas vocês acham que ele vai se importar com os sentimentos de alguém? Não!! Teve momentos que até gostei dele, mas depois voltava a odiar. Ele é egoísta e orgulhoso. Faz o que quer, quando e como quer. E o pior é que consegue. Ficou muito claro o quanto ele fica dividido entre os seres do verão e Dônia / e bem como uma defensora dela, fico com muita raiva dessa indecisão ridícula/

"- Há uma outra pessoa que eu...
- Eu sei - Keenan aceitou um drinque de um jovem(...) Com outro sorriso triste, ele acrescentou:
- Sinto muito por isso. Eu entendo mesmo, muito mais do que consigo expressar."

Aislinn, não fede nem cheira para mim. Ela é uma menina que vai ter que ir contra tudo que a avó lhe ensinou, ao mesmo tempo que vai ter que assumir o que sente por Seth, além de se sentir atraída por Keenan. A personagem em alguns momentos me atraiu mais, que em outros. Algumas atitudes dela me deram raíva, já outras eu pesei "a que se dane". Faltou um pouquinho de paixão nela. /acho
Já Seth é o garoto diferente. Mora em um vagão de trem abandonado, está longe dos pais, cheio de piercings e atitude. Bom demais para ser verdade. Ele vai fazer de tudo por Aislinn, e isso me irrita por que não é sempre que ela merece.

"- Ash, eu quero você. Eu quero você por causa de nós, não por algo que eles façam ou deixem de fazer."

Dônia, como disse anteriormente, foi a que mais me identifiquei. Ela se arrisca mais que qualquer um. Sem ela não existiria uma boa história. Ela vai abrir mão de certas coisas, por outras. Diferente dos demais que querem se agarrar em tudo. Quero ler mais sobre essa personagem esplendida.

Já a escritora está de parabéns, a narrativa -que é em terceira pessoa- é bem tranquila e fácil de se entender. Além da boa desenvoltura da história.
A capa é fabulosa, já via as capas dos outros livros, essa não é minha favorita, mas posso dizer que é LINDA. Os direitos da serie Wicked Lovely são da editora Rocco desde 2007.

Carol Lacerda 19/09/2013

Bom passatempo
A historia e sobre Ash, Donia, Keenan e Seth. A trama se desenrola de forma fluida e um pouco previsível, típico "menina conhece menino e se apaixona, mas no meio tempo outro menino aparece."
Eu recomendo o livro para relaxar e desopilar um pouco :).
Embora seja um pouco previsível a historia me encantou contendo um pouco de mistério, paixão e aventura!
Boa leitura

Quatro Amigas 21/10/2013

Resenha criada para o blog: www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Consigo pensar em pelo menos umas dez coisas que me são mais fáceis de escrever do que resenhar "Terrível Encanto". Prometo que vou tentar ser o mais imparcial possível, mas vai ser bem difícil. Melissa Marr é uma das escritoras mais competentes e envolventes que eu li desde que me joguei neste universo de "YA/Fantasia/Romance".

Entrei no site da autora Melissa Marr, depois de muito ver seu nome circulando entre vários autores internacionais que sigo no Twitter, e fiquei encantada com a proposta da história, logo depois disso, quase que lendo meus pensamentos, vi que a série estava vindo para o Brasil.

O título do primeiro livro e que dá nome a série, "WICKED LOVELY", foi perfeitamente traduzido como "TERRÍVEL ENCANTO", e é Editada no Brasil sob o selo JOVENS LEITORES da EDITORA ROCCO. A Editora Rocco acertou em cheio na opção em manter as LINDAS capas da coleção, que como você poderá concluir neste post, são deslumbrantes!

Comprei o primeiro livro numa tarde de Sábado, e na Segunda-feira pela manhã não só já havia lido-o, como encomendei o resto da coleção na Book Depository. Li a coleção completa entre Setembro e Dezembro de 2011, e apesar de gosto ser algo muito pessoal, digo a vocês: Não tenho receio nenhum em afirmar que "Terrível Encanto" é uma das melhores coisas que eu já li, e sei que não sou a única!

A série completa conta com: Terrível Encanto (Wicked Lovely), Tinta Perigosa (Ink Exchange), Frágil Eternidade (Fragile Eternity), Sombras Radiantes (Radiant Shadows), e Darkest Mercy. Uma curiosidade interessante sobre a concepção dos livros, é que quando Melissa Marr começou a escrever "Terrível Encanto", ela acreditava que escreveria apenas um conto.

O primeiro livro é uma apresentação geral do universo de "FAERY", um mundo invisível governado por seres encantados, em sua maioria Fadas, e como este coexistente com o mundo real em que vivemos.

Lá, você será apresentado a AISLINN, a protagonista da história. Aislinn seria uma garota como outra qualquer, se não fosse pela total ciência da existência de FAERY e seus seres encantados, ou como ela crê, horripilantes, manipuladores e maldosos. Para que sua vida beire a normalidade, ela foi desde muito cedo instruída por sua avô a cumprir 3 simples regras:

1. Não desperte a atenção dos seres encantados
2. Não fale com os seres encantados
3. Não encare os seres encantados

Sob estas simples regras Aislinn consegue manter as coisas "quase" sob controle, mas isso muda totalmente com a chegada de KEENAN (personagem que você vai amar e odiar tantas vezes que perderá as contas), o Rei do Verão. Keenan foi amaldiçoado por sua mãe BEIRA e para se livrar de tal maldição ele precisa encontrar a sua Rainha - a qual vem procurando por nove séculos - caso não a encontre, sua mãe, a Rainha do Inverno, acabará de vez com a existência Verão.

O problema é que a provável candidata ao cargo de Rainha do Verão, nossa querida Aislinn, acabou de descobrir que está apaixonada por seu melhor amigo SETH, que por sua vez, corresponde profundamente a estes sentimentos. E acredite, eles não estão nem um pouco interessados em se separar!

Nem é um enredo tão envolvente assim, certo? Errado! Melissa Marr trata o universo YA com singular seriedade e realismo, fugindo do repetido modelo "garota indefesa/garoto bacana/garoto malvado", e apesar da pouca idade dos personagens, todos trazem uma bagagem de vida bem difícil o que dá a história contornos bastante maduros.

Apesar de se tratar de uma série, "Terrível Encanto", e todos os outros livros, têm começo, meio e fim, você não vai ficar parado no meio da frase sem saber se a mocinha "matou" ou "foi morta", ainda assim, você não será capaz de viver sem a seguinte resposta: "Mas o que aconteceu a AISLINN, KEENAN e SETH?

E o que acontece depois é algo que eu nunca tinha visto antes em uma série: Outra História.

TINTA PERIGOSA, o segundo livro da série, é na minha opinião, o livro que define o brilhantismo desta série.

LESLIE é uma garota que está perdida, seu lado aparentemente fútil e dissimulado, não é mais capaz de encobrir sua tristeza e seu medo. A precoce morte de sua mãe ruíram as estruturas familiares de Leslie, seu pai tornou-se alcoólatra e seu irmão traficante, quando não está na escola, trabalha duro para manter paga as contas da casa. Depois de viver experiências extremamente dolorosas, Leslie decidi fazer uma tatuagem, um desenho misterioso, escondido em uma pasta de ilustração no estúdio de tatuagem, dá a Leslie a estranha sensação de ter descoberto a respostas para toas as suas aflições, a preciosa chave para sua liberdade e rendição. O que ela nunca poderia imaginar, é que todo o seu desespero, dor, raive e vergonha, seria o combustível que a ligaria de maneira intrínseca através de sua tatuagem, a um universo obscuro e cruel, A CORTE ESCURA.

O Rei da Corte Escura, IRIAL, vê em LESLIE a possibilidade de sanar os atuais problemas de sua Corte: Mantê-los alimentos! uma jovem desesperada é o veículo perfeito para emanar todos os piores sentimentos vividos pelos humanos, negatividade suficiente para alimentar seu reino, seguidores e súditos. Munido de uma persuasão indescritível e seu charme devastador, vai fazer o que for possível e impossível, para atrair a atenção de Leslie. E tem também o Niall... Ah, o Niall!!!

Um texto tenso, gótico e envolvente. TINTA PERIGOSA é o livro que marca de maneira incisiva o sutil toque erótico que acompanhará os próximos livros da série. Personagem que apareceram de maneira banal no primeiro livro, ARIAL, LESLIE e NIALL, ganham vida e ocupam espaços inenarráveis na trama, é neste livro que você se dará conta que AISLINN, KEENAN e SETH, são apenas partes adicionais de um universo muito maior, impecavelmente bem escrito e arrebatadoramente apaixonante.

Recomendo ler TINTA PERIGOSA, com TERRÍVEL ENCANTO na mão. Algumas passagens "banais" do primeiro livro, como a primeira aparição de IRIAL (licença poética concedida a Blogger nesse momento: EU AMO ARIAL / NIALL!) no estúdio de Tatoo e Piercing, que em Tinta Perigosa, são contadas pela ótica de LESLIE, já foram descritas em Terrível Encanto pela ótica de Aislinn, sendo que ambas estão no mesmo momento conversando dentro do estudio de tatuagem. Este é aliás, um recurso bastante usado por Melissa Marr no decorrer da série. Agora me e diz: Isso é GENIAL, ou não é???

Em Frágil Eternidade, o terceiro livro da série, Aislinn, Keenan e Seth, estão de volta ao centro dos acontecimentos, mas não há como falar sobre o que está acontecendo a essas alturas da história, sem expor as surpresas e reviravoltas do caminho.

Então, vou aproveitar para fazer menção a minha querida Donia.

Pergunta: Você acha sua vida amorosa difícil?

E se você estivesse FADADO a viver ao lado do amor da sua vida, dia e noite, consumida por um frio ininterrupto, e sua tarefa fosse convencer VÁRIAS (eu disse várias!!!) outras mulheres a não confiar nele, mesmo sabendo que isso é impossível, já que ele irá cortejá-las e adorá-las por toda a eternidade, você continuaria achando sua vida amorosa difícil? Pois bem, lhes apresento DONIA. Personagem integrante desde a primeira página da série, ela irá conquistar seu coração mesmo em atitudes extremas.

Ao Final de Frágil Eternidade, Melissa Marr escreveu duas "Shorts Stories" vendidas apenas no formato e-book, sobre o que ocorreu com alguns dos personagens, até o lançamento do quarto livro Sombras Radiantes, elas são: "Stopping Time" e "Old Habits", ambas sobre Irial, Leslie e Niall.

Os últimos livros são Sombras Radiantes e Darkest Mercy, e entre eles, outra "Short Storie" Cotton Candy Skies.

Depois existem dois contos: O "Merely Mortal" que faz parte do livro Enthralled, que é uma compilações de vários escritores sobre temas sobrenaturais, e o "Family", que é um dos contos de "Faery Tales and Nightmares", o livro de contos escrito por Melissa Marr.

Bom, sou fã de Melissa Marr, admiro a maneira impecável com que trata tópicos delicados como homossexualismo, abuso sexual e relações passionais, com um toque de genial sutileza e elegância, créditos indispensáveis para quem quer escrever para jovens adultos.

Para quem quiser ler a série na sequência cronológica dos acontecimentos, a ordem é a seguinte:

Livro 1 - Terrível Encanto
Livro 5 - Darkest Mercy
Conto - Merely Mortal
Conto - Family

Alessandra

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2013/10/resenha-serie-terrivel-encanto-melissa.html

Juliana Firens 13/05/2014

Melissa Marr nos envia para um mundo os seres mágicos convivem com seres humanos comuns. A estoria da Aishinn é encantadora ela parece frágil mas tem uma força imensa. Adorável essa serie

Clara 25/07/2014

Resenha Terrível Encanto
Este é o primeiro de cinco livros da coleção Wicked Lovely da Autora Melissa Marr. A história conta o universo das fadas – seres encantados, suas características, suas cortes e a interferência deles no mundo “humano.”

O interessante é que o foco não é apenas em certos personagens, mas sim em como os eventos contados afetam o todo, no caso as cortes dos seres encantados. Sendo assim a autora em cada livro mostra o desenrolar dos fatos aos olhos de 2 a 3 personagens diferentes, veja bem, não que eles sumam de um livro para o outro, só não são o foco. Na realidade, todos os personagens são importantes no progresso da história, então desta forma conseguimos entender melhor cada um deles e seus posicionamentos.

Vale ressaltar o trabalho de pesquisa da autora, pois em cada capitulo há trechos de outros livros pertinentes a historia e que possivelmente devem ter servido de base para criação deste universo contato nesta coleção.

Neste primeiro livro conhecemos alguns personagens, mas acompanhamos apenas três: Aislinn, Keenan e Donia.

O conflito principal é baseado na busca de Keenan, Rei do Verão, por sua Rainha.

Esta necessidade ocorre devido a uma imposição dos Reis e Rainhas das outras cortes, que diminuíram o poder dele e a única forma de restaurá-lo é encontrando a Rainha Escolhida. Há muito tempo ele está em busca dessa garota, algumas já tentaram passar pelo teste, mas não eram a pessoa certa, com isso foram possuídas pelo frio do inverno, se tornando assim a Garota do Inverno até que outra tome o seu lugar, ou seja realmente a escolhida.

Em sua busca constante Keenan se deparou com Aislinn e viu nela sua próxima tentativa.

Aislinn sempre foi ensinada por sua avó a nunca deixar transparecer aos seres encantados que ela os via. Destinos cruéis eram descritos para aqueles que os seres encantados descobriam serem dotados da Visão. Então ela os temia e o odiava ao mesmo, pois não queria ter esse Dom.

A partir do momento que um dos seres encantados se transformou em humano para conversar com ela, Aislinn viu que as coisas não estavam certas e correu direto para o seu grande refugio, a casa vagão de trem desativado – ótimo lugar já que o metal não faz bem aos seres encantados – de seu “amigo” Seth.

Seth por sua vez, é aquele amigo que sempre foi apaixonado por Ash e até o momento nunca tinha demonstrado nada, naquela tentativa de não perder a amizade e tudo mais. Engraçado é que ambos nutriam sentimentos um pelo outro e demoraram bastante tempo para se permitir ficar juntos. Nada como um novo pretendente para que atitudes fossem tomadas.

No decorrer vemos as tentativas de Keenan para conquistar Ash, já que ele a considerava a escolhida, e conhecemos a Donia a ultima garota a tentar fazer o teste. Como não teve êxito, ela aguarda consigo o frio do inverno e um louco amor pelo Rei do Verão – além de serem oposto climaticamente falando, Keenan tinha uma escolhida, aquela que seria sua esposa e Rainha, então este sentimento já estava fadado ao fracasso visto que ela não era a pessoa que ele procurava.

Em si Donia é uma peça importante na transição do tal teste, é como se ela passasse seu “bastão” para a próxima pretendente.

Não vamos pensando que tudo são flores, a perversa mãe de Keenan, atual Rainha do Inverno, a Beira nunca quis que seu filho conseguisse encontrar a sua verdadeira Escolhida e quando a possibilidade se tornou plausível ela tentou com unhas e dentes se certificar que não desse certo. Mas em meio a esses conflitos e busca por poder, vemos o posicionamento desses personagens, precisamente da Aislinn sobre a situação e entendemos como esses novos eventos mexeram com a realidade das cortes.

site: http://nomeumundo.com/2013/07/03/resenha-terrivel-encanto-um-novo-ponto-de-vista/

AndyinhA 29/11/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Aqui também há Cortes de Verão e Inverno, mas também há novas Cortes (ou subcortes, mas elas apenas são mencionadas, acredito que nos próximos livros elas ganhem mais destaques). E há uma história bem interessante envolvendo as duas cortes e o porque de toda a história.

Para quem gosta de romance, temos aqui um quadrado amoroso (e isso pode?!rs), a briga de Aislinn com Keenan que é da Corte do Verão foge do senso comum das outras histórias e por mais que magia/glamour estejam envolvidos, a força de vontade também tem muito peso por aqui.

Acho que é uma das poucas histórias onde não há humanos se apaixonando perdidamente pelos encantados e a autora faz um pouco de suspense sobre os personagens, mas nada mega elaborado que possa ficar aborrecido ou tão misterioso que criamos tanta expectativa e de repente na hora da revelação não tem nada de tão especial assim.

Mais em: http://bit.ly/uflA5x

Luna 17/11/2014

Uma das piores coleções que já li !
O enredo do livro teria potencial, porém a escritora, Melissa Marr, é tão ruim, que fez esse livro ser muito, muito, MUITO MESMO, maçante ! A Aislinn é bobona, tem uma vida chata, e fica "pagando" de fraquinha o livro todo. O personagem Seth é muito submisso e nada atraente e as criaturas e o Mundo encantado são pobremente descritos. ODIEI ! Infelizmente eu cometi o erro de principiante de comprar toda a coleção de uma vez e agora tenho que terminar a leitura dessa porcaria. Eu li toda a coleção de Shadow Falls, que são 5 livros com 300 - 400 páginas em 1 semana e mais, agora essa coleção que é pequeninha, eu estou enrolando há meses, de tão sofrível que é. Essa autora não sabe escrever !

Made 18/08/2015

Fadas sombrias... há coisa mais empolgante?
A primeira vez que li “Wicked Lovely” (nome original deste livro) foi há uns 6 anos, na versão espanhola: “Encanto Fatal”.

Não é segredo para ninguém que tenho uma queda por fadas: criaturas fascinantes, tão belas quanto anjos deveriam ser, assim como são cruéis, desprovidas de sentimentos...

Assim, imaginem como fiquei eufórica quando peguei Wicked Lovely e descobri que se tratavam se fadas que eram como eu as imaginava: beleza e crueldade, interagindo juntas.

O reino das fadas em Terrível Encanto é dividido em cortes, que se opõem umas às outras: Corte do Verão que se opõe à Corte do Inverno, Corte Sombria que se opõe à Alta Corte, tornando assim o mundo em perfeito equilíbrio (coisa que só entendemos direito a partir do livro 3, quando Sorcha, a Rainha da Alta Corte aparece).

Neste livro vemos o dilema de Keenan - o Rei do Verão, que teve seus poderes aprisionados pela própria mãe, Beira - a Rainha do Inverno, com a ajuda do Irial - Rei da Corte Sombria e agora tem que encontrar a verdadeira Rainha do Verão para conseguir seus poderes de volta e fazer com que as cortes voltem a estar em perfeito equilíbrio, em um jogo perigoso, onde muitas pessoas podem sair feridas.

Keenan se vê num beco sem saída: por um lado ele tem certeza que encontrou a verdadeira Rainha do Verão, Aislinn, a parceira que foi destinada a ele, por outro está de mãos atadas quanto ao amor que sente pela atual Garota do Inverno, Donia, que jamais poderá ser dele.

Aislinn está no mesmo barco que Keenan. Quem escolher: Seth, o garoto mortal por quem está perdidamente apaixonada ou Keenan, que é um dos seres mágicos que a aterrorizam desde que era pequena, mas que pode fazer com que o mundo volte a ter o equilíbrio entre o Inverno e o Verão?

O bacana dessa série é que cada livro é contado de um ponto de vista diferente; o livro 1 foca no Keenan e Aislin e nas cortes do Verão e Inverno, o 2 no Niall e Irial, ambos seres da Corte Sombria, o 3 basciamente é o livro do Seth e foca muito na Alta Corte de Sorcha e assim por diante.

Enfim, não dá para dizer muita coisa sem revelar spoilers, mas garanto que é um livro FANTÁSTICO! Se você está à procura de livros de fadas e está cansado daquele "mais-do-mesmo" que está circulando entre as estórias dos livros YA ultimamente, escolha Wicked Lovely, que você não irá se arrepender.

A única coisa que tenho a reclamar é da tradução e revisão da versão brasileira, pois a editora deixou a desejar. Encontrei diversas passagens onde Keenan foi citado como Rei do INVERNO (hã???), Aislinn como Rainha do Inverno (mais uma vez HÃÃÃ???) e algumas frases ficaram fora de contexto.
Por exemplo, na versão original e na espanhola,tem uma fala em que a Donia chama o Keenan de "bastardo" e ele responde: "Sim, mas só porque Beira matou meu pai". Na versão brasileira ela o chama de "babaca" e ele responde a mesma coisa (hãããããããããã????, de novo); enfim, várias coisinhas assim e erros ortográficos que me deixaram bem irritada, mas que se você relevar, não atrapalha muito a leitura.

Dou 5 estrelinhas, muito feliz por uma autora ter conseguido capturar tão bem a essência das fadas conforme as mitologias nórdicas e célticas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5