A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Lit.em Pauta 04/09/2014

Literatura em Pauta: seu primeiro site de críticas e notícias literárias.
"A Janela de Overton é um thriller investigativo que apoia sua trama em inúmeras teorias conspiratórias. O desejo do autor, Glenn Beck, de abrir os olhos do leitor para várias questões relevantes da sociedade moderna é bem claro: as conspirações são usadas não para causar polêmica, mas como um instrumento que força o leitor a encarar os problemas políticos e sociais que o afligem. É uma pena, portanto, que o nobre intuito do autor seja o único fator que salva o livro do tédio total, uma vez que a história contada sofre de inúmeros problemas narrativos."

Veja mais em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/a-janela-de-overton-critica/

Junco 30/01/2012

Duas vias...
O tema deste livro é ousado e a primeira parte deixa o leitor imaginando que o livro possa seguir diversas fórmulas: O clima me remeteu aos livros de Dan Brown, as imensas notas de rodapé me lembraram "Operação Cavalo de Tróia" e as revelações dos bastidores de determinada área lembrou "O Vencedor Está Só".
Porém logo percebe-se que o autor não se aprofunda em nenhuma destas áreas e como descreve na explicação do início do livro, apenas nos enche de "suposições" e nos incentiva a investigar mais profundamente os assuntos abordados e honestamente, o livro se resume a esta idéia...
A ação, as conspirações e os personagens, que deveriam ser o foco, são tratados de forma rasa e as frases de efeito e discursos inspiradores da história americana, que deveriam ser coadjuvantes, são utilizados à exaustão. No fim, se a idéia é de um único livro, a experiência acaba sendo muito rasa em todos os sentidos, planta a idéia e só, apresenta os personagens mas deixa muitas lacunas em branco. Tudo bem, A idéia do livro é que o leitor vá atrás dos fatos, mas será que o leitor também vai ter que ir atrás e escrever um final decente?

Por outro lado, se houver uma continuação, acredito que foi uma primeira parte satisfatória e com chances de significativa melhora...

Amy 07/01/2012

Introdução
Esse exemplar foi cedido pela editora como cortesia. E ele me interessava muito pois já conhecia alguns trabalhos do Glenn. E realmente provou que é muito talentoso e que a edição brasileira é muito bem traduzida.

Narrativa
Glenn tem uma narrativa bem interessante, ao mesmo tempo que existem alguns fatos que são fictícios outros fatos são bem verídicos e no posfácio são comentados novamente em cada capítulo do livro. O que ajuda bastante na compreensão do todo. Apesar se ser uma ficção é um livro que nos ajuda a entender um pouco mais de política e os momentos que os EUA viveram e vivem no seu cotidiano caótico como em todo mundo.

Algumas questões são tratadas de modo universal. Sobre o governo em si. Gosto da escolha de não optar por um partido claro em sua trama, sendo assim não colocando o dedo na ferida de nenhum partido. Como o mesmo escreve que ambos os partidos são muito parecidos, pois se não fossem… ai sim teríamos um problema, pois viveríamos numa oscilação partidária a cada troca, o que não ocorre “magicamente”.

É uma narrativa nada cansativa e muito instigante. A trama em si é bem simples, mas os assuntos comentados seja o terrorismo, as escolhas de lutar ou não lutar para uma melhora. O plano em si de modificar tudo para o melhor do país. Ideias que se tornam utópicas até nos planos. Pois sabemos que infelizmente isso não vai acontecer.

Momento Macchiato
‘O que pegou de surpresa foi uma palavra, ou, mais precisamente, o significado de uma palavra: linha. Mais poderosa que qualquer outro elemento do design, linha é a alma de uma obra de arte. É a razão pela qual um simples logotipo ou logomarca pode valer dezenas de milhões de dólares para uma corporação [...] [...] E isso foi o que o arrebatou. Ali estava, no quadro de avisos, aquela mesma linha delicada e requintada, que se estendia lindamente das sandálias dela até a ponta dos dedos. Por mais improvável que pudesse parecer, naquele exato momento ele soube que tinha se apaixonado.’-pág 23

Considerações Finais
Infelizmente Glenn está certo em muito o que nos passa no livro. É questionador e reflexivo. Invoca perguntas das quais quase não temos respostas. Nem por parte dos pensadores e nem por parte do próprio governo, que nos esconde o que convém. O livro tem um público bem específico. Quem não gosta de fatos históricos mesmo que “mascarados em ficção” e não suporta política provavelmente não sobrevive ao terceiro capítulo.

Eu sempre fui muito curiosa sobre o assunto e assumo que já procurei coisas do tipo para compreender ainda um pouco mais. É um livro que instiga essa busca e cumpre exatamente o que propõe.

Recomendado!

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/27-eu-li-a-janela-de-overton-glenn-beck

Rose 05/11/2011

A Janela de Overton é um livro intrigante e que nos faz pensar. Ele conta a história dos EUA e como fatos que todos acham serem acontecimentos inesperados, podem na verdade serem "orquestrados" por pessoas que querem o mundo do seu jeito. São pessoas que estão promovendo um plano para acabar com a atual estrutura política e econômica dos EUA. Este plano vem sendo articulado há muito tempo, e seu apogeu está se aproximando. A Janela de Overton, é justamente o mecanismo usado por estas pessoas para medir o grau de aceitação dos cidadãos a determinadas idéias, e se eles estão indo para o lado que eles desejam. Um plano, que poderia ser absurdo, pode se tornar aparentemente plausível diante de uma situação de ameaça. Mas essa ameaça seria real? O rumos dos EUA foi trilhado conforme os desejos de seu povo ou o povo decidiu exatamente o que queriam que ele decidisse? É um livro cheio de informações político-financeiro dos EUA, onde a verdadeira liberdade pode ser uma completa mentira fabricada. O livro é bom, mas confesso que esperava um tantinho mais dele.

Endry 23/05/2012

Este livro foi realmente uma surpresa. Eu havia ficado incrivelmente empolgada com o livro, mas pela demora em consegui-lo (não consegui comprar, mas ainda bem que recebi da NC!) e por alguns comentários, fiquei em dúvida. Obviamente, o livro foi muito bom. A escrita de Beck é bacana, simples e o desenrolar da história foi bom. Adorei o tema abordado, como foi colocado... O que me impressionou também foram os dados utilizados, boa parte deles reais. Noah é um personagem meio morno, que muitas vezes fiquei com vontade de pegar e sacudir... O que dá o tom no livro é a história, as tramas, o plano. Tudo muito bem "amarrado". Fiquei, em muitos momentos, extasiada com cada suspense. Pensava que logo os problemas iriam se resolver, mas logo mais um "obstáculo", dado aparecia. Eu realmente gostei muito do livro, pelo seu tom político/ideológico e muito mais por ter um final diferente, não muito previsível. Eu recomendo para quem curte conspiração, política e um bom livro. ;)

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/05/eu-li-janela-de-overton-glenn-beck.html

Taty 21/09/2011

Eu esperava muito mais desse livro, a ideia do autor, apesar de um pouco "batida", é até boa, porém, na minha opinião, ele se perde na história, e o final é péssimo... talvez ele tenha em mente escrever uma continuação, e talvez daí a história faça mais sentido e encontre um ritmo.

Não gostei. Não recomendo.

M. Scheibler 07/06/2012

O livro puxa muito mais para o lado da reflexão do que da ação. Mostra detalhes do que acontece “debaixo dos panos”, principalmente nas partes política e econômica. Trechos de maior movimentação na obra acontecem com mais gás no último terço do texto.

A expressão “Janela de Overton” registra como pensa a maioria da sociedade num dado momento sobre um determinado assunto. As posições, claro, variam do absolutamente contra ao absolutamente a favor. Para se deslocar essa janela de um lado para o outro, demanda-se trabalho de pessoas especializadas em manipulação da opinião pública.

Isso tudo parece complicado, mas se entende, por exemplo, quando um político muda radicalmente de opinião. Mesmo a sua sendo contrária a maioria dos eleitores, ele passa a ter a mesma opinião para angariar prestígio e, consequentemente, votos. Portanto, ele está deslocando a sua Janela de Overton.

No final do livro, o autor disponibiliza diversos sites e documentos onde podem ser conferidos os dados presentes na trama. Vale a pena conferir para entender melhor o enredo. Um dos casos mais interessantes é o desfalque de mais de 2 trilhões de dólares que aconteceu no dia anterior ao ataque terrorista de 11 de setembro. Coincidência? Tirem suas próprias conclusões.

MaTTs 03/08/2011

Tudo se resume
A janela de Overton é uma provocação para aqueles com opiniões medíocres para a politica. A historia em si não é grande coisa, mas a grande sacada do livro é exatamente a quantidade de informações que ele lhe entrega, fatos aleatorios que podem ser gerados em um padrão segundo a teoria do caos, a janela que está começando a pender para a situação . Você acha que está livre da influencia? Você realmente acha que é livre?

Helana O'hara 26/12/2011

A Janela de Overton - livro do mês de Dezembro
Ousado, essa seria a palavra para definir A Janela de Overton. Escrever sobre os problemas e teorias conspiratórias envolvendo os EUA não fácil. Glenn nos deixou muitas deixas para os leitores fazerem sua própria caçada e tirar suas conclusões sobre a história que ele escreveu.

Achei o livro confuso. Voltei muitas vezes certas partes do livro (principalmente no começo), para então entender direito onde o autor me levaria.

Os Estados Unidos da América parece viver de conspirações e uma das mais famosas pode-se dizer foi o atendado “terrorista” as Torres Gêmeas, alguns dizem que o próprio governo manipulou tudo, muitos fazem vídeos e escrevem textos tentando provar tal teoria. Um Governo que manipula assim apenas para tingir seus próprios objetivos, parece um tanto absurdo.

Absurdo é sim! Nosso País é um exemplo de Corrupção, mostrando diariamente politicas roubando dinheiro público na cara dura, e ninguém faz nada.
Um exemplo de manipulação fácil Nacional é o que algumas ou melhor uma Emissora faz com a cabeça de muitos brasileiros, lançam jogadores, tais como Neymar, cantores, tais como Paula Fernandes e Maria Gadú e parece que nos obrigam a escutar e ver tudo isso. Um exemplo fácil de manipulação é a televisão – ela nos dita em sua grande maioria o que é bom ou ruim.

Mas deixando o tema do livro um pouco de lado, vamos falar de sua história. A Janela de Overton, nos apresenta Noah, um marqueteiro jovem filho de um grande homem dos negócios. O rapaz que achava seu trabalho “nada demais” descobre que está envolvido em um plano do Governo estranho onde seu pai está envolvido.

Noah apaixona-se por Molly, uma moça que de certa forma o usa, para saber mais quais são as tramoias elaboradas pelo Governo e tentar derrubar isso. Uma mulher misteriosa, “justa” que tenta fazer a coisa certa e salvar seu País.
O rapaz fica surpreso com tanta coisa que descobre do Governo e até de seu pai, tenta salvar Molly, Noah decepciona-se com ela.

“Nos estamos em toda parte. Fique conosco. Vejo você em breve. A luta continua.” pag 350.

A história de Noah é bem envolvente. Ele, Molly, acabei torcendo para ficarem juntos. O final do livro meio ruim, fiquei decepcionada com tal. Mas a critica politica do livro vence qualquer história.
Glenn Beck ainda deixa vários links de páginas e vídeos para você depois da leitura tirar suas conclusões – “Então, o Governo manipula tais acontecimentos, ou não?” Cada um tem sua resposta.