A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

ricardo_22 21/07/2011

A Janela de Overton, Glenn Beck, 1ª Edição, Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011, 384 páginas.

Ao completar 28 anos, Noah Gardner, filho de um grande empresário e que nunca teve um relacionamento sério, decide que está na hora disso tudo mudar, mas não queria alguém para exibir. Ao encontrar Molly Ross dentro da empresa de seu pai, Noah passa a se interessar por ela, que o convida para ir há um encontro que aconteceria naquela noite. Nesse encontro, Noah descobre que tudo é muito diferente de como ele cresceu vendo, e que existe uma conspiração contra os EUA, que vem sendo preparada há mais de 100 anos, e será colocada em prática há qualquer momento.

Como o próprio autor diz, este thriller, apesar de ser uma ficção, tem seu teor de verdade, e é por isso que podemos considera-lo um livro polêmico. Ao longo de suas 384 páginas, além de ação e emoção, o livro traz muita informação, o que pode as vezes cansar a leitura, mas claro, era preciso para deixar uma história completa. Alias, Beck escreve super bem, e percebemos na forma como a história se desenrola, que ele estava muito empenhado para conta-la, principalmente, para mexer com a cabeça de seus leitores, isso porque ao final da leitura, nos perguntamos: até quando aquilo que nos é passado é real?

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2011/07/resenhas-33-janela-de-overton.html

Renato Klisman 16/07/2011

A Janela de Overton | By: http://rkbooks.wordpress.com
A Verdade é um Artigo de Luxo, que não está à Venda...

Já imaginou se tudo aquilo que você acreditou até hoje não passou de uma mentira muito bem contada?
E se tudo que você comprou, usou, gostou e odiou, não passou de uma manipulação feita pelos altos escalões da sociedade?
Mas há ainda o pior, você já imaginou que nada do que aconteceu nos últimos 100 anos foi por acaso? Que sempre havia uma mãozinha empurrando-nos para guerras, crises-econômicas, políticas e sociais? Já parou para pensar que até mesmo os grandes acidentes, incluindo a queda das Torres Gêmeas do World Trade Center, foi pensado e repensado nos mínimos detalhes para servir à algo bem maior no futuro?
Prepare-se. A verdade está à caminho e quando ela vir à tona, não poupará ninguém que se meta em seu caminho.

A HISTÓRIA: Imperdível, Magnífica e Aterradora. A Janela de Overton extrapolou tudo que eu poderia esperar de um Thriller.
Os personagens de A Janela de Overton são bem comuns, um Publicitário, filhinho de papai e podre de rico. Uma ativista fanática por teorias da conspiração e muitos outros, entre políticos, chefões e pessoas comuns. Isso serve, simplesmente para mostrar a realidade que, não importando quem, nem onde esteja, afetará a todos.
O livro já começa bem ativo, e vai carregando o leitor da primeira a última página, envolvendo-o cada vez mais em mistérios e novas teorias. A parte que mais gostei do livro é, quando os dois personagens principais, são apresentados à teoria d’A Janela de Overton (Não, não vou dizer o que é essa teoria), e ficam totalmente abismados com as revelações. Que são realmente impressionantes.
O final do livro é fantástico. Vi muito blogueiros reclamando dele, mas penso que, não havia outro meio de encerrar o livro. O clima de suspense deveria continuar, afinal, tudo que é descrito no livro pode estar acontecendo nos dias atuais e ficaria estranho tudo ser TOTALMENTE encerrado.
Resumindo, A Janela de Overton é um livro que não deve, em hipótese alguma, ser deixado de lado. O livro deve ser lido, relido e apreciado até a última página.

A CAPA: Incríiiiiiiiiiveeeeeeeeeeeel! O que realmente me chamou a atenção no livro foi ela. Logo que vi aquela Estátua da Liberdade meio corrompida, masculinizada, eu realmente me interessei e logo comecei a bolar teoria sobre o que ela significaria. Não vou dizer qual é o real significado da estátua, mas uma dica está nas mão dela (ou dele) onde o livro foi trocado por uma lança – essa foi uma das primeiras coisas que reparei – e a outra está em lembrar de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Essa é, com certeza, uma das melhores capas lançadas este ano!

O PROJETO: O Projeto de Marketing lançado pela Novo Conceito foi realmente fascinante e digno de nota.
O site www.JanelaDeOverton.com.br é com certeza uma das melhores e mais belas criações para a WEB. O jogo contido nele é incrível e fascinante! Fiquei viciado! Pena que, aparentemente acabou.
O fato de o leitor/visitante ter de revirar a web em busca de pistas foi uma jogada bem idealizada. Pois assim podíamos ver que essa teoria ia bem além das simples páginas do livro. Eu realmente parabenizo a Novo Conceito por essa campanha incrível!
Os BookTrailers e vídeos criados foram impactantes e atiçadores da curiosidade, tenho que dar “Nota 10” à vocês. De novo.
O POEMA: Durante a campanha publicitária e também na leitura do livro, fomos apresentados ao poema The Gods of the Copybook Headings (Os Deuses dos Cabeçalhos de Cadernos) e, como no livro não há o poema inteiro eu resolvi publicá-lo aqui para a apreciação e reflexão de vocês. Se você não entender muito bem o poema, poderá da uma lida no livro A Janela de Overton, pois lá há uma explicação muito bem feita do significado dele.
Segue o poema:
(Não reparem na tradução que está péssima!)
OS DEUSES DOS CABEÇALHOS DE CADERNO

Enquanto eu passo pelas minhas encarnações em cada idade e raça,
Eu me prosto perante os Deuses do Market Place.
Espreitando por entre os dedos reverentes eu vejo-os florescer e cair,
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno, percebo, sobrevivem a todos.

Nós estávamos vivendo em árvores quando eles nos conheceram.
Eles nos mostraram um de cada vez
Água que certamente nos molha, como fogo que certamente nos queima:
Mas descobrimos que havia falta de visão Uplift, e amplitude da Mente,
Assim, os deixamos ensinar a Gorilas enquanto seguimos a marcha do gênero humano.

Nós nos mudamos conforme o Espírito listados. Eles nunca alteraram seu ritmo,
Não sendo nem nuvem, nem trazidos pelo vento como os Deuses do Market Place,
Mas eles sempre acompanhavam nosso progresso, e atualmente diriam
Que uma tribo tinha sido varrida sua ilha de gelo, ou as luzes haviam saído em Roma.

Esperam que o nosso mundo seja construído sobre eles totalmente fora de contato,
Eles negaram que a Lua era de queijo; eles negaram que ela estava mesmo holandeses;
Eles negaram que desejos são corcéis, eles negaram que um porco pode ter asas;
Então, nós adoramos os deuses do mercado que prometeram estas coisas bonitas.

Quando as medidas foram Cambriano formando, Eles prometeram paz perpétua.
Eles juraram, se lhes déssemos as nossas armas, que as guerras das tribos cessariam.
Mas quando desarmados, Venderam-nos e entregaram-nos obrigados ao nosso inimigo,
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno disseram: "Stick to The Devil You Know".

No primeiro Arenitos Femininos nos foi prometida a Fuller Vida
(Que começou por amar o nosso próximo e acabou amando sua esposa)
Até que nossas mulheres não tinham mais filhos e os homens perderam a razão e a fé,
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno, disseram: "O salário do pecado é a morte."

Na Época Carbonífero foi prometida a abundância para todos,
Roubando selecionados Peter para pagar Paul coletiva;
Mas, se tivéssemos muito dinheiro, não haveria nada que ele não poderia comprar,
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno disse: "Se você não trabalhar você morre."

Em seguida, os deuses do mercado caíram, e seus assistentes de língua suave retirou
E os corações dos meanest foram humilhados e começaram a acreditar que era verdade que
Nem tudo que reluz é ouro, e dois e dois são quatro
E os Deuses dos cabeçalhos de caderno explicarão mais uma vez.

Como será no futuro, foi no nascimento do Homem
Existem apenas quatro certezas desde que o Progresso Social começou:
Que o cão retorna ao seu vômito e a porca ao seu chiqueiro,
E o dedo queimado do Tolo retorna trêmulo ao fogo;

E que após isso, o admirável mundo novo começa
Quando todos os homens são pagos por existir e ninguém deve pagar por seus pecados,
Tão certo como a água nos molha, tão certo como fogo vai queimar,
Os deuses dos cabeçalhos de caderno com terror vão retornar!

Texto Original: AQUI http://www.kipling.org.uk/poems_copybook.htm

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Impactante!

Gug 02/08/2011minha estante
O LIVRO VEM NUMA CAIXA MESMO?

Nathy Bells 14/07/2011

A Janela de Overton - INCRIVEL
Hoje vai ser difícil de resenhar não porque o livro seja ruim, na verdade “A Janela e Overton” é incrível, espero conseguir escrever da melhor maneira possível, então vamos ao que interessa:

Noah está completando 28 anos, trabalha com o pai, Arthur Gardner, o imponente dono da empresa de relações publicas Doyle & Merchant. Ele tem uma vida cômoda nunca bate de frente com as decisões de tomadas pelo pai na empresa, mesmo muitas vezes achando errado.

Em um dia normal de trabalho Noah acaba conhecendo Molly, uma garota que trabalha com as correspondências na empresa.

“Era uma experiência inteiramente nova para Noah. Embora ele só estivesse na presença dela havia menos de um minuto, a alma daquela mulher – mais do que seu corpo – tinha se insinuado dentro dos sentidos dele.” (pág. 26)

Depois desse encontro sua vida não será a mesma; Molly desperta todos os questionamentos que Noah tem guardado para não criar conflitos com o pai e mostra a ele que quando se conhece a verdade você não pode ir na direção contrária a ela. Em menos de uma semana os dois ficam tão próximos e íntimos que Noah se vê envolvido em um movimento contra o governo muito maior do que ele esperava e descobre quem ele realmente é.

“Na vida de Noah haviam ocorrido momentos decisivos que ele tinha previsto com meses de antecedência, mas aquele apareceu em um átimo, em um piscar de olhos. Um segundo antes ele estava do lado seguro, são e salvo, simplesmente sendo a pessoa que ele achava que sempre tinha sido, e aí ele piscou e de repente se viu do outro lado, acordando para descobrir quem ele seria.” (pág. 323)

Um livro cheio de mistério, romance e aventura, Glenn Beck nos mostra e nos dá a chance de refletir sobre acontecimentos que muitas vezes deixamos passar abatido.

“Este livro é um simulador. É improvável que tenhamos de enfrentar coisas minimamente parecidas com os perigos contra os quais Molly e Noah estão lutando. Contudo, depois de ter conhecido a conjuntura dos protagonistas nesse ambiente ficcional, talvez fique um pouco mais fácil ter conversas mais profundas sobre as importantes forças que desempenham papel crucial no mundo atual.” (pág. 352)

No final Glenn deixa uma lista de referências usadas por ele para escrever este livro e incentiva o leitor a procurar mais detalhes sobre tudo o que foi citado. Deixo mais que recomendada a leitura desse super livro, e agradeço mais uma vez a Editora Novo Conceito por trazer mais esse SUPER livro para o Brasil.

naniedias 09/07/2011

A Janela de Overton, de Glenn Beck
Noah trabalha com seu pai. Aos 28 anos, nunca se apaixonou por ninguém - ficou com muitas mulheres, mas tudo por diversão. Até que ele conhece Molly.
Ela não é apenas mais uma garota qualquer. Ele vai descobrir, com a ajuda dela, que nada é o que ele pensava. Os EUA escondem muito mais segredos do que ele poderia pensar.
"Sei que este livro será polêmico; qualquer coisa que faça as pessoas pensarem geralmente causa controvérsia. Nesse aso, espero que você seja obrigado não apenas a pensar, mas também a pesquisar, ler livros de história e fazer perguntas fora da sua zona de conforto. Em última análise, no fim das contas caberá a cada um de nós procurarmos nossas próprias verdades."

O que eu achei do livro:
Glenn Beck escreve muito bem! E é possível ver o quanto ele estudou para criar essa história. No final do livro, ele coloca alguns sites, textos, vídeos, que o leitor pode consultar para estudar um pouquinho mais sobre os assuntos que ele aborda.
É um livro polêmico, principalmente pelo caráter conspiracionista que ele prega. Vários tópicos do livro são baseados em teorias conspiracionistas (aliás, o autor é conhecido por isso).
Apesar de tudo, eu não consegui me envolver com o livro. A leitura foi super lenta, morna e nem um pouco empolgante (como eu achei que seria). O livro é bastante recheado com fatos, mas senti falta de mais ação. Além disso, o tempo todo o autor utiliza-se de fatos e personagens da história americana - o que não é um problema, mas acaba atrapalhando um pouco a leitura para nós brasileiros, porque não são conhecidos por nós. São eventos, políticos, acordos, presidentes, enfim, pedaços da história dos Estados Unidos que não são bem conhecidos por brasileiros. E isso torna a leitura um pouco menos interessante do que poderia ser.
Outro ponto que me desagradou foi os personagens. Não consegui me envolver com nenhum deles. Eu não sei por que, mas eles me pareceram muito mecânicos - como atores ruins representando uma peça bem escrita.
Enfim, A Janela de Overton não é um livro ruim, mas definitivamente não conseguiu me empolgar. Eu esperava bem mais de um livro de conspirações americanas.

Note: 6
Dificuldade de Leitura: 8

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

matheussr92 27/07/2011minha estante
Concordo com tudo que você disse. Porém não tenho coragem de terminar o livro =/

Isabela 06/07/2011

" E se"
Janela de Overton refere-se a uma técnica de manipulação que faz o povo aceitar aos poucos, por comparação, uma ideia radical. O livro trata de questões norte-americanas, mas o uso deste conceito e a manipulação de informações refere-se a todos.

O autor nos faz pensar e em nenhum momento usa fontes absurdas – está tudo nos jornais e na internet, todos os site e notícias são listados em um prólogo de quase 30 páginas no final do livro. A narrativa informa e entretém, o kit do livro (em breve sorteado aqui) é fantástico.

VEJA COMPLETO AQUI: http://t.co/cswml0w

Aline 03/07/2011

E se não houvesse coinscidências? E se tudo em que acreditamos não fosse a verdade - como o conceito de verdade que conhecemos? Ou, pior: e se a verdade que conhecemos for de fato a verdade, mas esta ser tão absurda que nós simplesmente nos recusamos a aceitá-la como verdadeira?

Ele conta a teoria de conspiração Janela de Overton. Através de um suspense político, Beck diz que as informações que são notícias podem (e são) manipuladas por profissionais de relações públicas, com o propósito de tirar o foco de um fato importante. Assim, os interessados podem direcionar a opinião pública para outro acontecimento.

Termine de ler no meu blog: http://s2mightygirl.blogspot.com/2011/07/janela-de-overton.html

Dani Fuller 25/06/2011

"A verdade é um artigo de luxo que não está em exposição."
Este livro causou muitos questionamentos e emoções em mim. E ele conseguiu fazer isso antes (de eu tê-lo e ler), durante e depois da leitura. Minha impressão era que ele seguiria para dar as alfinetadas necessárias a quem a 'carapuça' servisse, mas para minha supresa.. ele realmente faz isso, mas usando um romance.

"A ignorância é uma benção...", pois assim a verdade não irá te atingir e deprimir (aos realmente se importam). E eu a vejo e continuo sem fazer nada. E acho que você também. Quantas vezes já escutou que "uma pessoa sozinha não vai mudar o mundo" etc.. agora reflita bem. Se realmente não fosse fazer a diferença.. não existiria tanta gente te forçando e lembrando que não vale a pena, né? ~ Ninguém vai perder tempo com coisas insignificantes.
No livro destaca muito isso e farei o mesmo aqui. A cada 4 anos temos a chance de mudar. E a cada 4 anos seguimos tomando as decisões estúpidas. E passamos isso aos filhos.. e depois passaremos aos netos... e ainda achamos que temos o direito de reclamar.

O livro foi feito para os americanos.. mas para mim ele também se encaixa a outros países.. e muito com o Brasil...... A Janela de Overton é uma realidade.. e a mudança do mundo também... e todos nós sofreremos (e sofremos) as consequências disso. Deu tempo de acontecer esse alerta.. mas na próxima vez talvez não. Ou pior..... talvez tudo aconteça e nem chegaremos a sentir o que foi que nos atingiu.

Ela completa ==>

Tomaz 23/06/2011

Como um final pode acabar com um livro
Este foi um dos livros que me deu mais vontade de ir até o fim. Muita informação real sobre manipulação da mídia, controle do poder, dominação global. No final tem as referências sobre matérias reais que realmente monstram os escândalos das grandes corporações mundiais, seus empresários e membros do governo envolvidos, como Al Gore, o "bonzinho" que ficou rico por ser sócio de uma das maiores empresas de venda de certificados de energia.
Ia tudo bem até a resolução final. Irreal, inconclusivo, ridículo. Parece que o autor finalizou de qualquer forma para entregar para o editor e ganhar logo dinheiro.
Jossi 07/04/2015minha estante
Discordo. O final foi muito enfático, aliás, muito em acordo com toda a trama do livro. O autor foi realista! Se o final não agrada aos leitores que preferem Dan Brown (e o seu amor fatal pela maçonaria, seus enredos cinematográficos, etc.), ele agradará sem dúvida, aos leitores REALISTAS. Sim, porque o livro é um retrato vivo do quem acontecendo hoje no Brasil... liberdades sendo postas em xeque. O perigo de um governo global, de ideologia nitidamente esquerdistas (não que o livro fale isso, esse é apenas o meu parecer) e genocidas (vide Venezuela...).

Então, o final é pura e simplesmente realista. E bastante assustador. Um alerta. ;)