A Casa da Sabedoria

A Casa da Sabedoria Jonathan Lyons

Resenhas - A Casa da Sabedoria

Tecio Ricardo 19/04/2024

Livro que no início se apresentou interessante, mas, que no decorrer dos capítulos acabou se tornando uma leitura chata, monótona e cansativa.

É o típico livro que só faz sentido para quem conhece a fundo o tema abordado. Marinheiro de primeira viagem fica boiando.

Não o recomendo! ??

fabio.ribas.7 17/02/2024

Revanchismo
O tom belicoso do livro estraga a proposta. A intolerância e a antipatia com os cristãos europeus mostram um historiador totalmente comprometido com um dos lados. Mas Lyons não é historiador. Ele é um repórter. Por isso sua escrita flui clara ao leitor, mas o revanchismo transborda cada vez que adentramos mais na sua obra.

A intolerância do autor se revela em que ele faz com o Ocidente o que ele acusa esse de fazer com os árabes: uma caricatura intolerante e desonesta. A hora em que ele começa a citar Agostinho e Paulo e distorce seus textos para atribuir ideias que eles nunca defenderam, então, vemos do Lyons é capaz. Ele está fazendo um desserviço ao diálogo entre o Ocidente e o Oriente. Suas inúmeras notas de rodapé se perdem na intolerância e no ódio que ele revela tanto no deboche como nas distorções do seu livro. Uma pena. Tenho lido livros muito bons sobre a história e a cultura árabes, mas este é um retrocesso no entendimento entre as civilizações. Para Lyos, o adjetivo adolescente mais usado para descrever é "tosco": para ele, o Ocidente é tosco; a Europa é tosca; os cristão são toscos; nossa educação, filosofia e religião são toscas. Um desperdício de pesquisa nas mãos de um adepto.

site: https://revfabioribas.blogspot.com/

Daniele 13/01/2022

Quando os árabes salvaram o conhecimento científico pregresso...
Antes que o Império Romano invadisse os territórios que vieram a se tornar o que hoje é a Europa, o que havia eram os povos originários daquela região os celtas, os bretões, os anglo-saxões... diversas tribos. Quando eles sairam de lá, deixaram um continente sob sua cultura - a Europeia, porém sem o conhecimento cientifico estruturado, pelo contrário, eram bastante atrasados quando comparados aos árabes. Neste livro vemos o quanto os califados árabes foram fundamentais para a tradução dos conhecimentos dos antigos gregos, dos chineses e dos indianos- por exemplo.

A casa da sabedoria / Jonathan Lyons - Editora: Jorge Zahar (2011)

site: