Persuasão

Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Gabriela.Andrade 01/06/2024

Reli persuasão e gostei muito mais do que quando li a primeira vez

e qual a diferença? no primeiro momento tinha lido todos os livros publicados pela jane austen em sequência e no início da saga eu estava mais animada para conhecer as histórias do que no final.. fato que acabou atrapalhando a minha experiência com persuasão.

ele, como todos os livros da jane, possue muitos personagens, porém com um adendo, a maioria deles tem o mesmo nome, como por exemplo: charles musgrove filho do sr musgrove, charles filho de charles musgrove e ainda tem o charles hayter.. e eu preciso saber nitidamente quem é quem para que eu consiga me conectar com a estória e entender todas as suas minúcias.

logo, lendo com saudades e mais atenção desta vez eu amei a experiência de ler mais um romance da jane austen.

sendo bem sucinta, persuasão narra a história de amor da anne elliot, com o capitão frederick wentworth. não vou dar ênfase ao enredo, porque para mim, após ter lido todos os livros da autora não acho que o diferencial dela seja esse, mas sim, a forma como seus livros são narrados.

jane austen consegue como ninguém retirar situações banais do nosso cotidiano e inserir nos seus textos para esfregar em nossa cara como a nossa vida pode ser hilária KKK além de ter uma escrita sofisticada e uma linha a ser seguida dentro das suas narrativas em que tudo está interligado para conduzir você até o final do livro..

final este que deste o princípio você já sabe, mas não é por isso que você não irá apreciar trechos como a carta final do capitão para anne. inclusive, na primeira leitura a beleza desta carta tinha passado despercebida aos meus olhos, hoje, depois ter imergido em persuasão, não consigo pensar em outra carta tão bonita quanto esta.

indico muito!

Vivi Barini 01/06/2024

Foi uma ótima ideia de história, o que pecou foi a forma como foi executada.
Por não ter sido revisado antes da doença de Jane Austen e por fim seu falecimento, o livro ficou cru, dom poucos diálogos em si. Grande parte do livro se passa como discurso indireto, em vez de termos interações de fato entre os personagens, o que dá a muitos deles a impressão de rasos, sem importância, não conseguimos nos conectar com eles.
O que são 250 páginas, acabam parecendo 1638 de tão arrastadas que a narrativa as tornou.
E a tradução dessa edição ficou muito a desejar, estou decepcionada! Traduzir "Western Indies" como "Índias Orientais", "Tuesday" como "Quinta-feira", além de suprimir trechos, mudarem sentidos de frases colocando uma negação onde não deveria ter. Um trabalho amador e desleixado que me obrigou a recorrer ao original em inglês

Nicoly272 31/05/2024

Amores inocentes e possivelmente eternos
Em geral, às vezes ficava um pouco entediante e com a escrita um pouco estendida. Porém, quando os olhares, os encontros e os sentimentos do casal eram emitidos, era a coisa mais extraordinária de todas. É incrível ver como eram as coisas antigas; como não tinham maldade e também as simples coisas que importavam. Amo o jeito que a Jane Austen mostra o amor inocente e também possivelmente eterno.
Gabi 31/05/2024minha estante
Preciso ler esse logo

TatiFranca 31/05/2024

Razoável
Dentre os livros que li da Jane Austen (Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito), esse foi o mais fraco. Não é ruim, afinal a autora tem o talento de nos prender a atenção, mas os personagens não me conquistaram tanto como os dos outros dois.

Jimsalabin 30/05/2024

Amar dolorosamente
Prazer em todas as cenas doloridas
De choro
De ciúme
De briga
Falta de comunicação
Sinto mais prazer no meio triste
Do que no final feliz
Sou um péssimo ser humano por isso ?
Talvez
Mas ainda gosto
Por mais leituras que dilaceram a minha alma ?

Lays91 30/05/2024

Texto difícil
Que leitura difícil. Além da história não te prender fica sendo torturante tantas voltas que eles dão.

gabrrelaa 30/05/2024

Obrigada Jane Austen, por mais uma canetada
Ler romances clássicos é sempre uma alegria pra mim. Eu tentei muito ler Emma, mas acabei abandonando por achar a protagonista insuportável, então fiquei receosa de começar Persuasão, mas resolvi dar essa chance por estar muito tempo no minha lista.
Eu fiquei surpresa por ter gostado tanto dessa história! Me prendeu do meio ao fim! (impossível se prender no começo pq a gente sabe que é sempre um desafio). Ao contrário da Emma, a protagonista Anne Eliot é adorável, me identifiquei com ela em alguns momentos e pretendo me inspirar nela em outros.
É impressionante como a Jane Austen consegue trazer os assuntos e as críticas tão bem feitas e sensíveis aos problemas que cercavam, e ainda cercam, a vida de uma mulher, e é por isso meus amores, que a diva é atemporal.

BArbara1299 29/05/2024

Clássico e apaixonante
Escrita maravilhosa, história bem desenvolvida, personagens bem trabalhados. Um romance muito apaixonante. Se desenvolve em um tempo muito bom, faz você sentir os dramas e incertezas da protagonista.
Final e plot são previsíveis, mas fiquei tão presa pela leitura que funcionou muito bem.

Bia 28/05/2024

Persuasão
Demorei pra terminar , por ser uma leitura arrastada e lenta ( pelo menos pra mim ,que não estou acostumada com a escrita de Jane), principalmente no começo ,porém do meio pro final a leitura fluiu e acabei gostando mais.

Pretendo ler os outros livros de Jane , já que esse foi o segundo que leu , espero gosta mais .

Marina 26/05/2024

?Não posso mais ouvir em silencio. Preciso falar com você, pelos meios que disponho no momento. Você trespassa minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que sentimentos tão preciosos foram-se para sempre. Ofereço-me para você de novo, com um coração muito mais seu, do que quando você quase o partiu a 8 anos atrás. Não se atreva a dizer que o homem esquece mais rápido que a mulher, que seu amor morre mais cedo. Eu tenho amado somente a você, mais ninguém.?

Alessandra 25/05/2024

O poder do tempo e da personalidade. Uma obra muito interessante, um amor rasgado, eu não vou mentir que a linguagem é o que me dificulta a ler mas eu gosto do desafio! Jane Austen é uma escritora fantástica, perspicaz na abordagem social e principalmente feminina.

littlepadawan 25/05/2024

Meu livro favorito da jane austen.
Praticamente engoli esse livro!!!! felizmente os capítulos são pequenos, o que torna a leitura muito fluida. uma observação inútil: a mary me lembrou muito aquela personagem loirinha de a princesa e o sapo hahahaha mas fora isso, eu amei demais. imaginei o frederick o livro INTEIRO como o aaron taylor johnson em anna karenina, na minha cabeça eles são quase a mesma pessoa (a única diferença é que o frederick presta!!!!) e eu particularmente amo muito esse plot de casal que estava junto no passado, daí aconteceram coisas que os separaram e anos depois eles se reencontram. to começando a me acostumar com a escrita da jane austen e isso ta me instigando a ler mais livros dela, o que com certeza farei no futuro!!!!

Carol 24/05/2024

2° livro do ano
Confesso que em um primeiro momento precisei forçar os protagonistas goela a baixo para não desistir do livro, mas no fim gostei muito, apesar de não ter sentido no casal protagonista a mesma chama que senti em Orgulho e preconceito.
Por fim como foi minha primeira experiência com audiobook, achei que foi uma maneira diferente de acompanhar a história, jamais pensei que gostaria de ouvir alguém lendo o livro para mim, mas nao sei se consigo me manter nesse modo de leitura, de qualquer maneira valeu a experiência. ;)

Fernanda.Pfleger 24/05/2024

Terceiro livro lido da Jane Austen, tenho muitas coisas pra comentar sobre.
Amo os livros dela, parece q vc é transportada para o lugar, é tudo tão maravilhoso, amo demais.
Infelizmente, os livros dela acabam se "repetindo", são os mesmos lugares, com famílias extremamente parecidas, nomes semelhantes, descrições, cenas, entre outros. Da para encontrar muitas similaridades entre suas histórias, gosto de pensar que todas elas passam juntas até KKKK.
Achei a proposta maravilhosa, um romance gostoso de acompanhar e reviravoltas também maravilhosas. Achei que o casal demorou pra ficar juntos e achei que poderia ter se estendido mais na conclusão de todos os personagens.
Mas isso que falei fora apenas detalhes que não atrapalham a experiência incrível que esse livro proporciona.
Tô ansiosa para ler outros dela!

Menu 24/05/2024

Gostei do livro, quando o casal estava em cena criava-se uma tensão e você ficava presa pensando: "quem irá tomar a iniciativa" e ficava naquela junto com a personagem. O problema é que eram MUITAS cenas de outras pessoas, de histórias paralelas que nem foram bem construídas pra você se apegar, pareciam que estava ali só pra preencher páginas
Mas a parte da declaração me fez chorar de tão linda