Eu fui a melhor amiga de Jane Austen

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen Cora Harrison

Resenhas - Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Coruja 31/08/2011

Devorei esse livro em duas horas, sentada no meio da livraria. Volta e meia faço isso: começo a ler na loja, perco um pouco a noção do tempo, mas não chego a ficar maluca para carregá-lo comigo e enfiá-lo na estante que já não cabe mais de livro até porque se eu comprasse tudo o que folheio estaria a essas alturas devendo até as calças.

Bem... primeiro ponto a se destacar nesse título: ele é um livro juvenil, então não vá atrás dele procurando o mesmo peso e profundidade dos livros da própria Austen. Do meu ponto de vista, ele é perfeito para começar o processo de lavagem cerebral das crianças: a narrativa tem romance, aventura, desenhos e Jane Austen. Se minhas sobrinhas fossem um pouco mais velhas, eu o teria comprado para elas. Vou ter de esperar alguns anos ainda, mas elas vão chegar lá...

Segundo ponto... os desenhos. Cara, como eu queria saber desenhar... Fiquei absolutamente encantada com as ilustrações que adornam a história, ou melhor, o diário sim, porque estamos aqui diante de um diário, pertencente à prima de Jane, miss Jenny Cooper. Eles são tão simples e graciosos, despretensiosos mas ainda assim muito delicados, de tal forma que toda vez que me deparava com um, passava uns dez minutos sorrindo como boba.

Terceiro ponto: Jane Austen. Bem, como já disse antes, o livro é o diário de Jenny, prima e melhor amiga de Jane, compreendendo a época da adolescência de ambas. Jenny é uma menina tranqüila, doce, fazendo contraponto ao verdadeiro furacão como Jane é retratada, com uma vivacidade e imaginação sem igual. Ela é popular, senhora de si, irônica, e, ao mesmo tempo, companheira e confidente, uma amiga que todos gostaríamos de ter.

E bem que Jenny precisa de uma amiga. Entre o irmão e a cunhada avarentos doidos para se livrar dela (olá, Fanny Dashwood...) ao garboso comandante William da marinha por quem ela se apaixona nas circunstâncias mais improváveis, há sempre algo com que se preocupar: vestidos, assaltos a diligências, aquarelas, rapazes, fugas desesperadas no meio da noite...

Se fosse para encontrar um equivalente literário moderno, eu diria que Eu fui a melhor amiga de Jane Austen tem tudo a ver com O Diário da Princesa da Meg Cabot.

Enfim... é um livro divertido, que serve como uma boa introdução ao mundo de nossa escritora favorita especialmente para os mais novos com graça, diálogos rápidos, muitas surpresas e boas tiradas de humor.
Tati 22/11/2012minha estante
Amei sua resenha, completamente verdade! Jane Austen Sempreee!

Larissa Freitas 11/05/2014minha estante
Eu estava receosa e ao mesmo tempo curiosa pra ler esse livro, mas tua comparação com O Diário Da Princesa foi o melhor argumento que eu podia achar! kkkkkkk Adorei a resenha!

Izaelle 06/09/2016minha estante
Adorei a sinceridade na sua resenha, assim podemos escolher melhor antes comprar.

Mel 04/03/2021minha estante
Amo a Meg e a Jane, agora mesmo que eu quero ler esse livro.

Cami 22/07/2011

Um livro encantador
Sabe aqueles livros que são uma fofura só, e dá vontade de ler, reler e ler mais uma vez de tão bonitinhos? Eu fui a melhor amiga de Jane Austen é um desses livros. Cora(a autora) é apaixonada pela Jane Austen, e por isso resolveu escrever um livro contando as aventuras que esta teve quando jovem.
O livro é um diário escrito por Jenny, que é a prima e melhor amiga de Jane. A autora explica no final do livro que Jenny realmente existiu, mas alguns fatos foram modificados ou acrescentados à história.
Jenny descreve as aventuras que as duas viveram durante o ano de 1791, quando ela morou por um tempo com a família Austen.
Como a histósia se passa no século 18, há muitas referências a costumes e curiosidades da época. Eu, pessoalmente, adorei as partes que falavam das técnicas de conquista e namoro. Constantemente a protagonista comentava sobre seu medo de não conseguir um marido que a ame e que possua uma boa conta bancária, e o dilema sobre casar ou não por dinheiro. Mas, ao contrário de alguns autores que dificultam a leitura ao criar diálogos e pensamentos monótonos, Cora transformou Jenny em uma menina incrivelmente carismática e encantadora.
Há também uma maravilhosa e detalhada descrição em relação à aparência dos 'cavalheiros' que tentam 'cortejar' Jenny, algo que eu achei muito divertido. Durante a história, a personagem depara-se com homens incrivelmente adoráveis e que a deixam mais confusa sobre seus sentimentos.
Eu apenas acho que o inicial romance entre Jenny e um dos personagens foi deixado muito de lado com o decorrer do livro, o que desvalorizou um pouco a história.

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen não é um daqueles livros que te fazem refletir após o término da história, mas oferece uma leitura muito agradável e contém uma história surpreendentemente encantadora. Não precisa falar que, depois de ler o livro, estou ansiosa para ler alguma história escrita por Jane Austen. Preciso?

para mais, visite confissoesdeumabookworm.blogspot.com
Lela Tiemi 31/07/2011minha estante
Se vc gostou deste livro, vai gostar de ler Jane Austen! É sempre cheio de bailes, cortejos, e muito romance. Seus personagens são cheios de personalidade, e se recusam a casar por dinheiro! Eu sou apaixonada pela obras de Jane! E, adorei sua resenha. Este livro de Cora é fofo mesmo! Tb fiquei encantada! Bjo.

Cami 03/08/2011minha estante
Já comecei a ler Razão e Sensibilidade!
Fico feliz que gostou da resenha(pessoalmente tambem acho que ficou boa ;] ), esse livro é um amor!

Tati 22/11/2012minha estante
Muito fofo mesmo, isso sem contar a capa que já é uma fofura à parte! =D

Vanessa Vieira 30/07/2017

Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen - Cora Harrison
O livro Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen, de Cora Harrison, nos traz um romance juvenil que conta um pouco da adolescência de Jane Austen e de sua prima, Jenny Cooper. Tecido com fatos reais e também ficcionais sobre a vida de uma das escritoras mais conceituadas e aclamadas da Inglaterra, o livro se mostrou um verdadeiro deleite para os fãs da autora, mesmo não sendo uma obra tão profunda.

A história se passa em 1791, mais precisamente quando Jenny Cooper vai passar uma temporada na casa de seus tios, Sr. e Sra Austen. Jenny é uma adolescente bela e muito tímida que logo se encanta com a desenvoltura e braveza de sua prima, Jane Austen, uma jovem impetuosa e incrivelmente inteligente. As duas se tornam melhores amigas e passam por diversas aventuras, incluindo até mesmo uma fuga no meio da noite. Em meio à bailes e vestidos pomposos do século XVII, se descortina um romance envolvente e encantador, daqueles que te fazem suspirar e sonhar de olhos abertos...

Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen se mostrou um verdadeiro presente para quem aprecia a obra e a vida de Jane Austen e mesmo se tratando de um romance bem juvenil e não muito denso, foi extremamente gratificante acompanhar a adolescência da autora e de sua prima Jenny Cooper. Como a própria Cora Harrison destaca no final do livro, a obra é uma mescla de fatos históricos e imaginários do que teria sido a juventude de Austen e de certa forma a narrativa conseguiu nos transportar para aquele tempo e nos deliciar com os fatos apresentados. Narrado em primeira pessoa por Jenny Cooper na forma de diário, a obra conseguiu me encantar, divertir e me propiciar uma excelente leitura.

Jenny Cooper era uma garota órfã que acabou indo passar uma temporada com a família Austen em Steventon. Seu nome original é Jane Cooper, mas para salientar a personagem na história, a autora resolveu apresentá-la como Jenny - um apelido bem típico para Jane naquela época. Tal como apresentada na trama, Jenny Cooper não possuía nenhum membro da família vivo (com a exceção de um irmão) e realmente viveu um romance esfuziante e meteórico que culminou com o seu casamento com o Capitão Thomas Williams. Os dois ficaram noivos após três semanas do primeiro encontro e se casaram naquele mesmo ano, tendo como madrinhas de casamento Jane Austen e sua irmã, Cassandra. O Capitão Thomas Williams é retratado na trama de Cora Harrison de uma forma muito especial e requintada, se assemelhando bastante aos mocinhos mais aclamados e proeminentes de Austen: Mr. Darcy (Orgulho e Preconceito) e Capitão Wentworth (Persuasão). Ele é cortês, refinado e incrivelmente cavalheiro e tal como Mr. Darcy, tem a sua participação levemente ofuscada no enredo devido às temidas e cruéis "primeiras impressões".

"A alegria, a gratidão, o imenso prazer podem ser imaginados. Suas dúvidas e preocupações haviam todas desaparecido; ela realmente estava correndo o risco de tornar-se muito feliz por segurança. O que mais restara para ela desejar? Nada! Com uma alegria extrema, ansiou passar o resto de seus dias ao lado do homem ao qual amara por tanto tempo, ou ao menos, três semanas."

Jane Austen foi delineada no enredo com maestria e destreza e mesmo se tratando de uma descrição embasada pela mera imaginação da autora, as características acerca da personagem são bem enérgicas e coincidem perfeitamente com as heroínas de suas grandes obras-primas, em especial Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito. Jane é inteligente, cheia de vida, além de ostentar um espírito rebelde e totalmente à frente de seu tempo. Tal como na ficção, Jane possuía um irmão deficiente, George, que morava com um dos habitantes do vilarejo e o seu outro irmão Edward Austen Knight, foi adotado pelos primos ricos da família Austen e se tornou dono de grandes posses. Porém, confesso que senti falta de conhecer um pouco mais sobre o romance de Jane Austen com Tom Lefroy, amigo de seu irmão Henry, que foi retratado em algumas biografias da autora e também no filme Amor e Inocência (com Anne Hathaway e James McAvoy nos papéis principais). A trama de Cora Harisson sugere uma aproximação entre os dois personagens, mas acabou não dando o destaque merecido ao casal.

"Se é para eu ser a heroína, alguma coisa lançará um herói no meu caminho. Tenho certeza de que terei material o suficiente para um novo romance no meio disso tudo."

Resumidamente, Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen é um romance delicioso, atraente e incrivelmente especial. Não se trata de uma obra densa e fielmente biográfica da autora inglesa, mas consegue nos transportar de uma forma doce e mágica para o seu mundo e retratar sua adolescência e de sua prima Jenny Cooper de um modo todo especial e gracioso. A capa é lindíssima e a diagramação está maravilhosa, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações belíssimas e incrivelmente fofas sobre os tópicos mais importantes do livro. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2017/07/resenha-eu-fui-melhor-amiga-de-jane.html
Heloisa.Vitoria 10/06/2019minha estante
ola tu me ajudaste muito obrigada

Kellynha637 23/10/2020minha estante
Oiii Vanessa, por onde vc leu esse livro?

Vanessa Vieira 23/10/2020minha estante
Kelly, adquiri o livro no site da Saraiva na época

Lela Tiemi 25/11/2011

" - Acredito que, no fundo, você está mais interessada em escrever romances do que encontrar um jovem rapaz, Jane.
Jane não estava ouvindo. Retirou sua escrivaninha da gaveta, colocou-a sobre a mesa, e depois mergulhou a pena no tinteiro de chifre.
- O que está escrevendo agora? - perguntei, dirigindo-me ao outro lado para olhar sobre seu ombro. Jane não é igual a mim: sua escrita nunca é particular.
- Estou escrevendo um final feliz - respondeu com grande seriedade. - Decidi que todo bom romance precisa de um final feliz e este aqui provavelmente me será útil um dia." (p. 309)

Fiquei encantada! Este livro é uma fofura do início ao fim. É uma leitura leve e agradável, com cavalheiros galanteadores, bailes e uma jovem - Jenny Cooper - aprendendo a se apaixonar; desde o sentir o coração palpitar, e até conhecer o ciúmes e a decepção. Claro que sua prima Jane a ajudará, sendo sua confidente e conselheira. Jane Austen é retratada neste livro do que jeito que gosto de imaginar que deveria ser: espirituosa, criativa, divertida e cheia de personalidade! Já Jenny é uma menina bonita, amável e tímida, e devo acrescentar, que se apaixona e desapaixona fácil! Mas, no fim, ela faz a escolha certa!

Acho importante deixar claro que é um livro infantojuvenil, os protagonistas são adolescentes e a história é contada em forma de um diário. Digo isto, pois eu meio que esperava outra coisa quando recebi o livro, o que me desanimou um pouco quando o iniciei, mas a leitura fluiu melhor quando fui me desapegando desta pequena frustração (eu nem tinha reparado que o livro faz parte do selo "Jovens Leitores" da Rocco!rsrs).

Obviamente, me deleitei em viver na casa dos Austens, ter Jane como melhor amiga e viver um romance tão doce, enquanto vivi como Jenny Cooper na leitura desta obra. E, enquanto lia, eu me perguntava todo o tempo o quanto da história seria criação da autora e o quanto teria sido real, portanto quando cheguei nas últimas páginas onde há a "nota do autor" fiquei maravilhada em descobrir o quanto da história foi realmente verdadeira. Muitos detalhes eu desconhecia, e fiquei desejando muito por uma biografia da autora para descobrir mais e mais. Não são só as criações literárias de Jane Austen que me fascinam, mas também sua própria história.

As páginas possuem ilustrações, que seriam os desenhos da própria personagem de Jenny Cooper. Achei uma gracinha!

Dri Ornellas 04/08/2011minha estante
Suspirei junto com Jenny nas partes com Henry e Thomas. Esse tipo de romance é tão puro e gostoso de ler.

Dani, também senti um pouco no começo da leitura a diferença da narrativa, mas a história cativou e isso virou secundário mesmo.

Também adorei! E gostei da autora ter esclarecido alguns fatos sobre os personagens no final, para mim, só a família Austen era verdadeira!

Joice (Jojo) 01/10/2011minha estante
Gostei da sua resenha, Dani. Também estava "meio assim" em relação a esse livro, principalmente por não ser "tão sério" quanto eu imaginava. Rs... Acho que vou acabar me divertindo com ele.

Lu 21/12/2011

Lindinho
Quando vi a capa desse livro há alguns meses, foi paixão à primeira vista. Não sei dizer exatamente o que me atraiu primeiro: as flores ou simplesmente o nome "Jane Austen". Provavelmente as duas opções acima.

Ainda assim, fiquei um pouco desconfiada. Minha primeira experiência com livros que homenageiam a famosa escritora inglesa, o "Confessions of a Jane Austen Addict", não tinha sido tão legal quanto eu esperava. Isso sem contar da última vez que comprei um livro pela capa (e pelas malditas fitinhas azuis...), eu quebrei a cara. Mas eu estava decidida a dar uma chance ao livro da Cora Harrison.

Minhas preocupações aumentaram logo no primeiro capítulo, que é um tantinho confuso. E gostei menos ainda de saber que a história seria contada na forma de diário.#garotapaixonadaemapurosfeelings

Porém, tudo muda quando Jenny chega à casa dos Austen. A partir daí, não há volta. A leitura se torna viciante. Um turbilhão colorido de vestidos de musselina, rapazes encantadores, preocupações com fortunas e muita, muita dança de quadrilha! Nem precisa dizer que eu estava "em casa". Eu praticamente lia e dançava junto.

Para quem gosta dos livros, ou pelo menos viu as adaptações para o cinema e a TV, vai se encantar com as referências usadas por Cora, que são muitas. Eu me pegava sorrindo quando via os paralelos, ou quando aparecia um nome familiar como 'Mr. Wickham", "Maria Bertham". E imaginava a forma como aquelas pessoas devem ter influenciado Jane em sua escrita. Impossível ver os Austens e a maneira como se comportam e não lembrar da família Bennett, de "Orgulho e Preconceito".

A própria Jane Austen adolescente é um capítulo à parte. Retratada como uma mocinha rebelde, legal e espirituosa. Um ótimo contraste com a personalidade mais tímida e gentil de Jenny, a narradora.

Isso não quer dizer que o livro é apenas para "iniciados" em Jane Austen. Ele diverte como qualquer livro da Meg Cabot, por exemplo. A narrativa é clara e agradável. Acho que o único defeito, e não sei se é culpa da autora ou da tradução, é que a cor dos olhos do Henry, irmão de Jane, mudavam de cor constantemente. Não chega a ser nenhum defeito grave, mas era um pouco esquisito.

Um romance histórico juvenil divertido, adorável e cheio de mocinhos encantadores. Para ler e suspirar.

Muito recomendado!
Van 07/03/2013minha estante
Não conhecia, mas pela sua resenha, fiquei com muita vontade de ler!

Thanks! :)

Talita 20/05/2021

Mais um livro!
Eu fui a melhor amiga de Jane Austen.
É um romance, onde mostra como era a relação das pessoas naquela época, principalmente por casais. O livro trás várias emoções, um suspense de tirar o fôlego e várias aventuras, além disso, gostei bastante pelo fato de que ele não deixa na cara como vai ser o final.
Enfim, se tornou o meu livro favorito.
Talita 22/03/2022minha estante
Resenha de 2018 e eu só tinha lido uns 3 livros na vida kkkkk

Gesiane Simon 29/04/2013

Para gostar de ler Jane Austen
Título: Eu fui a melhor amiga de Jane Austen

Autora: Cora Harrison.

Editora: Rocco

Classificação: Infantojuvenil

“Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen", da autora Cora Harrison, é um livro que mescla realidade e ficção sobre a adolescência da criativa escritora Jane Austen. É uma leitura muito agradável e recomendada para incentivar os jovens (ou adultos como eu) a lerem os clássicos da autora.

O livro é narrado por Jenny Cooper no formato de diário, prima e melhor amiga de Jane Austen, onde ela relata as aventuras que viveram em 1791, quando morou por um tempo com a família Austen. A história tem referências aos costumes e curiosidades da época, o que nos leva a ter certeza que Jane foi uma mulher “à frente de seu tempo”.

Jane Austen e sua prima Jenny Cooper estão em um internato e simplesmente não gostam do ensino e das pessoas dessa “escola para moças”. Jane acaba contraindo uma febre terrível e Jenny, em um ato de coragem, decide escrever uma carta para avisar a sua tia, a Sra Austen. Na calada da noite, Jenny sai para colocar a carta no correio e coloca em risco a sua reputação e a chance de conseguir um bom casamento. No caminho, ela fica de cara com o perigo, mas é salva por um belo moço, o Capitão Thomas Williams, que ajuda Jenny a cumprir sua missão.

Quando a Sra Austen recebe a carta, imediatamente retira as duas meninas do internato e as leva para serem educadas no campo, com os irmãos de Jane e os alunos do Sr. Austen. No campo elas vivem diversas aventuras, participam de bailes, flertam com rapazes. Em seu diário, Jenny Cooper retrata uma Jane Austen espirituosa, criativa, divertida, apaixonada por criar histórias e que sempre tem uma resposta na ponta da língua, e por isso vive brigando com a mãe.

Este livro recria a atmosfera dos romances de Jane Austen, e deixa qualquer leitor com vontade de ler as suas obras, como por exemplo, o clássico "Orgulho e Preconceito".

Eu dei este livro para a minha prima em seu aniversário de 12 anos, e depois de um tempo ela me emprestou dizendo que o livro era muito bom e que eu precisava ler! Realmente, o livro é legal, porém achei que faltou um final mais elaborado.

Enfim, recomendo!
hassdc 09/09/2013minha estante
O livo é perfeito mas concordo com o final melhor elaborado!

Rafa 30/12/2014

Eu simplesmente amei a proposta desse livro. Vocês já devem saber que adoro a Jane Austen e adoro as releituras contemporâneas da autora, como Austenlândia. Esse livro também é uma releitura, dessa vez sobre a vida da própria Jane Austen contada da perspectiva de sua melhor amiga Jenny.

O diário de Jenny começa em 1791. Jenny e Jane estão numa daquelas escolas de moças, próprias da época, para aprenderem a se portar e terem uma formação. Só que essa escola é horrível, sem condições de habitação, sem amor e sem comida decente. Jenny adoece e ninguém cuida dela, então a Jane resolve tomar a responsabilidade em mãos e envia uma carta para os pais de sua amiga. Detalhe: ela foge do colégio no meio da noite para tentar pegar a última carga e acaba encontrando o Capitão Thomas Williams no caminho.

Ambas acabam indo ficar com os pais de Jenny. O pai de Jenny é professor, então, eles acolhem os alunos na sua própria casa, além disso, ela tem vários irmãos. Então, Jane começa a escrever histórias sobre todos os irmãos junto com desenhos para representá-los (a edição os traz). E as coisas se desenrolam por aí.

A autora conta que se inspirou na vida real da Jane Austen, porém que tomou várias liberdades artísticas escrevendo o livro. Eu adorei, me apaixonei e devorei o livro! O encontrei na livraria, já estava de saída e a capa me chamou a atenção, super feminina e lindinha.

Além de dialogar com as obras da própria Jane Austen, também encontramos referências a outros romances da época, como é comum nesse tipo de livro, por exemplo a Jane Eyre. O livro é leve e divertido, por várias vezes vemos a Jane criando suas histórias entre uma aventura e outra com a amiga.

Claro que recomendaria a leitura mais pelo seu valor de entretenimento do que valor histórico sobre a vida da Jane Austen. Não sei até que ponto o que foi contado realmente aconteceu ou não, mas foi divertido imaginar como teria sido.

Esse livro tem uma continuação em inglês, porém não encontrei a tradução, nem uma possível data de lançamento para ela. Se alguém souber de alguma coisa, me avise!

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com
leti 25/06/2015minha estante
livro super legal

Birdie.Reader 15/10/2011

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen - Cora Harrison || http://verbologiapink.blogspot.com/
Tenho que dizer... esse livro é lindo demais!
Basicamente, todas as pessoas que me viram com ele nas mãos (no ônibus, no inglês, no trabalho...) diziam coisas como : "que bonitinho", "que fofo", "what a cute book!" "é tão... rosa" e por aí vai.
Esse livro é um dos mais bonitos desse ano (ele é tão bonitinho que está aqui enfeitando minha estante do computador!)
Mas, "Eu fui a melhor amiga de Jane Austen" de Cora Harrison, não é só um rostinho bonito!
A protagonista não é nossa amada e inovadora escritora inglesa e sim sua tímida e bonita prima Jenny (Jane) Cooper. Jenny e Jane estão internadas em um escola horrorosa para garotas, Jane até mesmo cai doente, e por isso Jenny se vê obrigada a fazer alguma coisa para salvar sua prima daquele lugar.
É assim que começa a história.
Assim que Jenny conhece seu príncipe encantado, o capitão Thomas Williams.
E assim que você passa a mergulhar em uma moderna visão do que foi a vida de adolescente de uma das escritoras mais queridas de todo mundo. Sim, por que através de Jenny conhecemos Jane de uma maneira particular... como uma melhor amiga faria.

CONTINUE LENDO AQUI:http://verbologiapink.blogspot.com/2011/10/eu-fui-melhor-amiga-de-jane-austen-cora.html

Lucy 18/07/2011

Amei o título deste livro!
A autora criou uma estória da Jane Austen com seus 15 anos que tem uma prima (que é a melhor amiga dela) e esta prima é que narra a estória no formato de diário e as duas aprontam bastante.

A Autora fez uma pesquisa sobre a família da Jane Austen e mostra de uma forma bem divertida o relacionamento dela com todos os irmãos, pais, etc.

Eu achei o livro leve, divertido e romântico, no qual me fez lembrar várias passagens dos livros da JA.

Conseguir identificar alguns personagens como futuros "personagens" dos livros que a JA (adolescente) ainda vai criar. rsrsrsr

Eu gostei também dos desenhos dos personagens no livro e as notas da autora no final.

Enfim, recomendo. :)

minseo 25/05/2024

Eu apenas amo a melhor amiga da Jane Austen
O que dizer desse livro?? Eu simplesmente amo!
Esse livro me apresentou aos romances de época contemporâneos (que se tornou os meus favs de ler) e simplesmente tenho muito carinho por ele, me deixou obcecada em 2014 e eu so queria mais de Jenny Cooper.

Amei como foi colocado a Jane Austen e sua familia, amei a relação da Jenny com o Sr. Willian, amei os bailes e tudo.

Jessica Vieira 23/12/2011

Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen - Cora Harrison
Manolos esse livro em uma palavra "Fofo"!

O livro é fofo do começo até o fim começando pela capa,passando pela história e terminando com as ilustrações.Sim o livro é ilustrado ,como ele é um diário Jenny desenha ao longo dele.O que só acrescenta ao livro pois o torna um livro com "BÔNUS" ,nas palavras de minha prima.
É que quando ela me deu o livro e eu mostrei que tinha ilustrações ela disse a seguinte frase" Quando somos crianças a unica coisa que importa é se um livro é cheio de figuras , quando nos tornamos adultos um livro com desenhos é um bônus", entenderam?

Retornado ao livro ele é um romance bem leve já que se trata de um livro pra jovens leitores , mas já é capaz de te fazer fica apaixonada por Jane Austen (nem preciso dizer que estou louco pra ler os romances dela!?).A História é baseada em fatos reais o que faz você ficar pensando o que verdadeiramente aconteceu? Mas a autora no fim do livro traz uma nota explicando como ela fez para escrever e contando em que fatos inspirou para escrever deixando claro o que é verdade no livro.
Manolos apesar do livro se passar em 1791 a leitura é super simples e você sera capaz de devora-lo sem dúvidas quanto ao vocabulário .Cora se mostrou uma talentosa autora quando escreveu.Este livro é um romance completamente apaixonante!Tudo nele é digno de elogios a maneira como a linguagem foi trabalhada , a descrição dos vestidos e dos admiradores de Jenny é tudo maravilhoso. Adorei! A história é simples ,bonita e profunda!
Manolos nem preciso dizer que o romance está na minha lista de favoritos e que vou ler novamente durante as férias!
O livro tem uma continuação que se chama "Jane Austen Stole My Boyfriend" , ainda sem tradução e sem data de chegada, visto que o primeiro livro foi lançado no começo do ano, mas já estou a espera Rocco por favor traga logo a continuação!
Bem manolos o livro está recomendadíssimo e garanto que quando terminarem de ler irão ficar loucos pra ler os romances de Jane Austen!
Isso e muito mais em http://manolasleitoras.blogspot.com/

jacdeoliveira 05/11/2012

“Meu velho e querido admirador – é uma pessoa titulada, sabe – e tem uma grande consideração por mim – até mesmo deixa os outros homens no porto depois do jantar e vem ficar comigo – queria que você ouvisse todos os seus discursos galantes...” – PÁG 33

O foco desta história não é Jane Austen em si, e sim em sua prima Jenny.
O livro começa nos contando sobre a época em que as meninas estavam num internato, e Jane Austen estava muito doente e não queria avisar sua mãe. Jenny sabia que Jane só iria melhorar quando sua tia fosse a escola cuidar dela.
Ela havia sido proibida de mandar uma carta avisando e se quisesse realmente ajudar teria que sair escondida.

“Foi Frank quem apresentou o capitão Williams para sua mãe. Ele se apressara atrás dele e fez as apresentações da melhor forma possível.” – PÁG 206

Ela preparou a carta e esperou o relógio dar meia noite para poder ir ao correio. Naquela época uma mulher andar sozinha há uma hora como aquela não significava coisa boa, mas ela não se importou e foi.
Pelo caminho acabou conhecendo o Capitão Thomas Willians (o que aconteceu de fato) e então a história parece realmente começar a acontecer.
Depois passamos por momentos da adolescência de ambas as garotas – Jenny e Jane – onde elas conversavam sobre os meninos, iam a bailes (incríveis) e começavam a imaginar seus casamentos.

“Henry deu um forte abraço em Jane quando desceu da diligência. Obviamente era sua favorita.” – PÁG 88

Ao decorrer da história diversos casos aparecem inclusive personagens com nomes iguais aos dos personagens das incríveis e maravilhosas histórias da Jane Austen.
Jenny é uma personagem real, e diversas partes de sua história são reais e confesso que o final é realmente incrível.
Tentei emendar comentários da história com os comentários do livro justamente por isso.
A autora fez uma grande pesquisa para poder estar escrevendo esse livro, e eu realmente o adorei. Mas para falar a verdade tudo o que está relacionado à Jane Austen eu adoro, preciso confessar. RS
Como já disse a história pode ter alguns momentos que não sabemos se realmente aconteceram, mas muitos detalhes são reais.
No final do livro a autora nos conta alguns detalhes importantes sobre as cartas e sobre como não existe nada sobre a Jenny, então ela pode criar a personagem sem sua mente sem nenhuma culpa.
O livro é incrível, recebeu minhas 5 estrelas e muito recomendando aos fãn de Jane Austen.
E confesso que eu realmente me senti a melhor amiga de Jane Austen.

gabi 09/10/2012

Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen
Creio que só realmente não foi este meu caso por estarmos em épocas distintas ... Mas longe de brincadeiras, este é um livro que qualifico como gracioso. É uma doce história sobre a adolescência de Jenny Cooper e claro, Jane Austen.
O enredo traça a personalidade da protagonista, sta. Cooper que demonstra ser extremamente tímida (sentindo suas bochechas arderem ao menor comentário gentil ou galanteador); Jenny é órfã de pai e mãe, tendo somete um irmão com quem não tem proximidade e que está casado com Augusta, uma criatura superficial e dramática que não se interessa nem um pouco pelo bem estar da pequena Cooper. Depois da morte da mãe, Jenny é enviada a uma escola interna junto de sua prima Jane Austen. O livro é feito a partir descrições da própria Jenny em relatos ao seu diário no ano de 1791.
Quem conhece Jane Austen não se decepciona quando lê um pouco mais de bailes com intermissões entre o olhar dos pares, vestidos de musselina coloridos com ou sem caudas chamando atenção, flertes delicados e intervalos permeados em momentos divertidos ou doces.
É sim um livro meigo! Pra quem ainda não conhece os romances de minha amiga Jane, vale a pena ler um pouquinho do açúcar desse livro para ter um empurrãozinho antes das leituras imperdíveis de Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão, Razão e Sensibilidade...
Um detalhe. É um livro bem juvenil mas nem por isso deixa de ser encantador :)

Nat 10/05/2013

Jenny esta apavorada. Sua amiga Jane está doente e não recebe os cuidados devidos. Uma carta escrita a Sra. Austen pode resolver os problemas, mas Jenny está com medo de sair para levar a carta ao correio, pois já é noite e não cabe bem a uma jovem donzela ser pega andando por Southampton sozinha e desacompanhada. Mesmo assim, ela toma sua decisão e sai. No caminho, onde cada virada de esquina é um sobressalto, ela acaba recebendo ajuda de um jovem militar. Capitão Thomas Williams, é o nome dele. Depois de ouvir sua história, ele entrega a carta e a leva de volta a escola para meninas. Jenny fica impressionada com o porte do rapaz, mas isso não é capaz de tirar a preocupação com a prima de sua cabeça. Quando Jane começa a melhorar, quem cai doente é Jenny. E não demora muito os Austen aparecem para levar as duas. Um bom tempo depois, ela está melhor e se encontra feliz da vida, pois seu irmão e cunhada permitiram que ela ficasse hospedada com a família de sua tia. Assim, Jenny experimenta uma vida em família que desconhecia, participando de suas atividades e diversões. Em um dos bailes, ela acaba reencontrando o capitão Thomas Williams, que a reconhece. Com medo de que ele a denuncie, Jenny não consegue falar nada. Mas o jeito educado do jovem militar logo a tranqüiliza. No entanto, a promessa de se verem de novo cai por terra quando uma carta denunciando o comportamento da jovem naquela noite. Agora, Jenny não quer mais saber dele. Será que o capitão conquistará a confiança da moça novamente?

Esse livro foi uma delicia de ler. Os Austen da história são esses mesmo, a família de Jane Austen. Cora Harrison, na verdade, criou uma história muito boa tendo a família da escritora como personagens principais. Talvez por isso tive a impressão do livro ser quase uma biografia, ainda mais porque foi escrita em forma de diário (um ponto alto do livro, aliás, é esse). Fã de Jane Austen, Cora consegue fazer o leitor sentir que está lendo um livro da própria autora, tal é a linguagem que utiliza. Poucos conseguem escrever readaptações ou sequencias de clássicos utilizando o mesmo tom de narrativa que o autor original, e dentre esses poucos está Cora. Uma leitura muito divertida e recomendada.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2013/05/eu-fui-melhor-amiga-de-jane-austen-cora.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5