Cai O Pano

Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Bruno Malini 03/08/2022

Fraco
Se esse foi o último livro do detetive Poirot, para um personagem tão marcante nas estórias da autora, achei que o seu fim foi muito sem emoção e importância. Merecia um final apoteótico.
swaturno 08/08/2022minha estante
concordo também!!?

Nandhy - @minhavidanapagina 11/01/2020

Agatha, sempre Agatha!
SINOPSE: Poirot retorna a Styles anos depois de sua primeira visita e com histórias cruzadas e poucas pistas, ele precisará apanhar o assassino perfeito; o assassino de, pelo menos, mais 5 pessoas. Incapacito fisicamente porém com a mente muito aguçada e com o apoio de seu grande amigo Coronel Hastings, será ele capaz de realizar este último feito?
OPINIÃO PESSOAL: ?Cai o pano? possui uma história com personagens muito interessantes e regada a muito suspense. Elizabeth Cole com seu passado sombrio, o triângulo amoroso do Sr e Sra Fanklin com Judith (filha de Hastings), Stephen Norton com seu jeito peculiar e Boyd Carrington com uma paixão reprimida pela Sra Franklin, formam uma trama perfeita!
Um livro rápido (184 páginas) porém de uma riqueza de vocabulário sem igual, não é diferente dos outros do maravilhoso detetive Hércules Poirot.
Porém, posso garantir que é o mais triste pois neste livro uma jornada muito importante chegou ao fim.
Como era de se esperar, Ágatha Christie não me decepcionou neste grande finale!
Leiam!
Jack 10/02/2022minha estante
Eu li " Cai o Pano" logo que comecei a ler Agatha! Ninguém me avisou que era pra ler dps de alguns livros dela! Hahahhahah! E eu adorei pq ele é rápido e intrincado! Porém é o último caso do Poirot! ?

Dani Furiati 29/11/2021minha estante
O primeiro comentário que eu fiz do livro foi que lembrava um EP de O Mentalista pqp mais na minha cara impossível ?

Mary's 01/01/2010

O final inesperado
Ler Cai o Pano é uma viagem... você imagina milhares de possibilidades, vários possíveis assassinos, várias possíveis vítimas, mas ai chega o fim e você fica tipo, "hã?"
Como os outros livros que li da Agatha Christie, Cai o Pano é uma história envolvente que te prende. Uma série de acontecimentos, uma série de circunstâncias, nos fazem usar nossa mente e nossa inteligência pra tentar adivinhar quem é o verdadeiro assassino, quando no fim é aquele que você em hipótese alguma cogitou ser possível. Àquele a quem nós nos prendemos por sua inteligência e por sua irreverência.
A autora foi feliz na história envolvente que criou, e indico Cai o Pano para uma leitura casual, pra passar o tempo, um livro muito bom. Adorei o final, apesar de uma pequena coisa chata, mas muito bom mesmo o livro.
Drikolina 05/06/2016minha estante
Imaginei todas as pessoas mesmo, todas as possibilidades e chorei horrores no final. Um livro de fato emocionante

Carol 26/08/2022

Dessa vez até dei uma desconfiada no(a) culpado(a). Mas são tantas pistas ??
Gostei, bem escrito, mas o final não foi exatamente o que eu esperava.
Davith 26/08/2022minha estante
È um livro de detetive e mistério?, tem romance?

Manda 10/02/2022

Estou triste (muito triste)
Começando, como sempre, dizendo que não desvendei foi nada. E a versão que eu estava lendo do livro é da TAG e tem PÁSSAROS na capa. PÁSSAROS. E eu nem me toquei. UMA BURRA.
Não preciso dizer que o livro é perfeito. História muito bem escrita, personagens muito bem desenvolvidos. Tudo perfeitamente encaixado. Mas esse livro definitivamente e obviamente não me provocou a mesma sensação e experiência dos demais livros da Agatha, afinal, é o fim do Poirot. E o fim dele não poderia ser mais excepcional, mais lindo, mais poético (não sei se isso ta certo, mas enfim) e mais memorável.
Um livro lindo, que encerra lindamente o fim desse detetive que sem a menor sombra de dúvidas é meu personagem literário favorito.
Nem sei mais o que falar. Queria chorar muito, mas to no trabalho (uma burra de terminar o livro aqui, mas n tinha nd p fazer).
Concluo esta resenha (podre) com uma das últimas frases do livro, que foi dita a Hastings, mas também ao leitor:
"Não teremos mais caçadas juntos, meu amigo. Nossa primeira caçada foi aqui, e também a nossa última..."
Manda 10/02/2022minha estante
nunca vou esquecer esse livro, mds quanta tristeza

FEbbem 10/09/2012

Conhecendo Poirot
Algumas coisas na vida fogem ao obvio, mas nem tudo.
Explico!
Poderia alguém de tanto sucesso, publicações; adaptações e aceitação escrever livros descartáveis ou propriamente ruins?
Sim! Poderia.
Temos ai os Paulos e os Augustos da vida que comprovam isso, entretanto não é o mesmo que acontece com nossa Rainha do Crime.
Apresento – vos: Agatha Christie.
Que em toda sua vida publicou mais de 80 romances dos quais foram traduzidos em muitos países, ganhando adaptações no cinema, teatro e na televisão.
Agatha é justamente o obvio! E eu de forma juvenil e um tanto quanto inábil teimava em aceitar a lógica; torcendo o nariz em diversas vezes, da qual me era indicada as suas obras.
Mas se Maomé não vai à montanha, alguém deve empurrá-lo ate lá! E assim o foi! E lá estando me deliciei saborosamente a uma porção tripla de suspense, intrigas e surpresas.
Ao conhecer Poirot, talvez não tivesse uma boa primeira impressão, mas sua inteligência, sagacidade e justiça me cativaram a tal ponto de sofrer em sua morte; mas sabendo que tudo fora feito em nome da justiça e do bem estar das pessoas e que nosso amigo partira, ironicamente fazendo aquilo do qual ele sempre inteligentemente lutou para evitar.
Os temas abordados implicitamente talvez não sejam o ponto alto de toda a narrativa, mas é de grande valia. Polêmicos e sugestivos a personalidade de suspeitos e vitimas.

André 06/11/2012minha estante
olha o spoiler cara, avisa antes!

Alê 23/11/2021

"E talvez então, você desejara que elas não tivessem te levado tão longe. Você preferirá dizer: 'Que caia o pano'."
Simplesmente genial! Poirot com toda a sua grandeza merecia esse final em grande estilo. A Agatha como em todos os seus outros livros que já li dela, consegue surpreender a cada final de livro. Você sempre cria uma teoria e tem plena convicção de que está certa, porque ela te leva a achar isso, mas quando vem o desfecho, você vê que não poderia estar mais errado.
Não é à toa que é considerada a rainha do crime mesmo.
Alê 23/11/2021minha estante
É um final triste, mas grandioso.

Silvana.Clemente 16/11/2021

Ápice da obra
Quando soube que o incrível Hercule Poirot morria em um dos seus livros, - Único personagem literário a ter sua morte anunciada no jornal, no caso o The Times tive a curiosidade completamente aguçada e reverenciei a criatividade e ousadia de Agatha Christie. De modo que refiz meus passos e comecei uma leitura completa dos livros com a figura do famoso detetive ( para quem se interessar deixo abaixo a lista completa e ordem em dos livros).
Foi uma experiência ainda mais encantadora, mergulhei nas histórias, no métodos, na escrita formidável da Dama do Crime. Este livro em específico, é extremamente criativo, intrigante, envolvente e inusitado.
Sentirei falta do personagem querido mas, a vantagem dos livros é que não morrem.
Para que gosta das sequências, segue a lista: (Fiz a resenha individual de cada um)
1.O misterioso caso de Styles (1920)
2.Assassinato no campo de golfe(1923)
3.Poirot Investiga (1924)
4.O Assassinato de Roger Ackroyd (1926)
5.Os quatro grandes (1927)
6.O mistério do trem azul (1928)
7.Café Preto (1930 — peça de teatro adaptada em 1997)
8.A casa do penhasco (1932)
9.Treze a mesa (1933)
10.Assassinato no Expresso do oriente (1934)
11.Tragédia em Três Atos (1935)
12.Morte nas Nuvens (1936)
13.Os crimes A.B.C. (1936)
14.Morte na Mesopotâmia (1936)
15.Cartas na mesa (1936)
16.Assassinato no Beco(1937)
17.Poirot Perde uma Cliente (1937)
18.Morte no Nilo (1937)
19.Encontro com a morte(1938)
20.O Natal de Poirot (1938)
21.Uma dose mortal (1940)
22.Cipreste Triste (1940)
23.Morte na praia (1941)
24.Os cinco porquinhos (1942)
25.A Mansão Hollow (1946)
26.Os trabalhos de Hercules (1947)
27.Seguindo a correnteza (1948)
28.A Morte da Sra. McGinty (1952)
29.Depois do Funeral (1953)
30.Morte na Rua Hickory (1955)
31.A Extravagância do Morto (1956)
32.Um Gato Entre os Pombos (1959)
33.A Aventura do Pudim de Natal (1960)
34.Os Relógios(1963)
35.A Terceira Moça (1966)
36.A noite das bruxas (1969)
37.Os Elefantes Não Esquecem (1972)
38.Os Primeiros Casos de Poirot (1974)
39.Cai o Pano (1975 — escrito durante os anos 40)
Dani Furiati 29/11/2021minha estante
Obrigada por isso ??

Karla 12/01/2013

Acho que seria interessante ler "o misterioso caso de Styles" que é a primeira aventura do Poirot e outros casos em que ele participe antes da leitura de Cai o pano.
Rodrigo 18/01/2013minha estante
Isso é realmente importante. Sem mencionar spoilers, devo dizer que é realmente crucial ler alguns livros de Poirot antes desse. Apesar de que esse foi o 3º livro do pequenino que eu li... Já fiz amizade com o progagonista logo no 1º lido (O Natal de Poirot).

Vinicius.Veloso 07/10/2018minha estante
Resenha cheia de spoiler. Já li o livro e não me afetou, mas poderia atrapalhar a leitura de outra pessoa. O Skoob tem a opção de marcar quando é spoiler.

Camis 31/03/2013minha estante
Senti o mesmo. Eu até me emocionei pelo estado do Poirot, mas com certeza ele merecia um destaque muito maior.

Nossa, é pra dormir aquela explicação toda, uma pena. A ideia era ótima e gente assim realmente existe, mas me decepcionei um pouco também com o desenrolar das coisas.

Leonardo 02/03/2012

Poirot é o cara! Agatha é o cara!
10 a 0 em Sherlock Holmes. De todas as milhares de possibilidades que você formule nenhuma é a verdadeira. Fico tão surpreso quando descubro como os crimes aconteceram que acabo com a boca aberta.
Lady Nataly 08/10/2013minha estante
Me impressionei com o final deste livro... Na verdade fico encantada com os livros de Agatha.

everybody hates rai 26/05/2021

é legal, pra quem gosta desse tipo de livro
mistério/investigação não é muito minha praia, por isso essa nota :)
eu nunca li os outros livros da Agatha, talvez eu tenha começado um pouco errado KKKK
Alanna. 26/05/2021minha estante
Você começou com o pior livro possível pra começar a ler Agatha Christie e principalmente histórias do Poirot! Sinceramente falando, é a pior opção pra começar a ler a autora porque ele é completamente anti-climax, e muita gente fala que ele arruinou a imagem do Poirot (eu não acho isso).