Cai o pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

misssweetdreams 01/01/2024

O último e mais chocante caso do Poirot
A única crítica que tenho para esse livro é a maior ausência do Poirot durante o livro e as investigações, o que eu percebo que é essencial para o desenvolvimento da história e para o final épico do livro, mas esse fato não me faz sentir menos falta dele.

Hastings é um ótimo narrador e representa bem o ponto de vista do leitor em relação a um gênio como Hercule Poirot. Querendo ou não, sendo ele mais presente no livro e Poirot mais ausente por conta de seu estado de saúde, o leitor fica mais no escuro, já que só temos as percepções de Hastings sobre o caso.

A ambientação é espetacular. Nos dias em que li esse livro, me senti até um pouco mais pra baixo e estressada, e imagino que isso em partes tenha sido a tensão de Styles marcando presença no meu dia a dia. Pensamos que todos os personagens estão esquisitos e seriam capazes de cometer um assassinato, e que esse aconteceria a qualquer momento.

Nos despedimos desse incrível detetive da forma clássica em que seus mistérios acontecem: todos duvidam dele, até Hastings por algumas vezes, devido à sua idade avançada e a seu estado de saúde, mas ele sempre surpreende. E desse vez, sem dar spoiler, surpreende mais e mais a cada frase que lemos.

Bruna1897 28/12/2023

Amo os livros da autora, mas esse não é me envolveu muito. Achei a história beem arrastada. O final foi legal mas não salvou salvou o livro.

Maria19384 28/12/2023

Incrédula
Acho que essa é a palavra que melhor define como estou depois de terminar o livro. Que história... Acredito que esse tenha sido o melhor livro da Agatha que li até agora. Tudo é simplesmente perfeito. Em alguns livros dela eu não gostei do final, em outros não me envolvi com a história, mas esse não, esse foi realmente perfeito.

polly.telles 26/12/2023

A minha última leitura coletiva do ano não poderia ser em melhor companhia. Agatha Christie sempre me surpreende, mesmo quando eu adivinho algum dos plots.
A última aventura de Hercule Poirot não poderia ter sido mais bem pensada como foi. Eu sei, é uma história que gera opiniões bem contraditórias. Mas eu gostei. Achei que fez jus ao legado do grande detetive, assim como ao legado da autora.

Emille.pravereler 24/12/2023

Saudades Poirot?
No último caso do detetive Poirot, ele retorna para a mansão de Styles onde resolveu um assassinato décadas antes. Agora novamente com a ajuda de Hastings (que conta a historia pelo seu ponto de vista), eles precisam encontrar um criminoso que esteve presente em outros 5 crimes e saiu impune e está prestes a cometer mais um.
Com personagens não tão interessantes, e uma história não tão empolgante, esse foi o lovro da genial Aghata Christie que eu menos gostei. Não tem como falar da escrita dela, porque é e sempre será genial.
A forma detalhada das cenas e do mistério faz com que a gente acredite está no local e junto com os personagens tentamos adivinhar o que acontece e quem é o criminoso.
Mas nem tudo são flores. Por ser Hastings que está contando a historia, acabamos focando em outras questões do que o próprio crime, como o próprio Poirot comenta em alguma página, Hastings é um homem puro, mas com ideias fixas e isso acaba deixando a história levemente entediante. Foi o livro da autora que mais demorei para terminar?
Mesmo assim Aghata Christie ainda é a rainha dos mistérios e suspenses!

Bia 23/12/2023

Primeiro que leio da Agatha e por infelicidade foi o último livro que ela escreveu então tive que me despedir do detetive antes mesmo de me apegar a ele. Mas, achei tudo genial, assim como Hastings, me enganei do começo ao fim e fui pega de surpresa com o final. Achei a escrita da Agatha Christie muito boa, clara, simples e objetiva e por mais que seja um livro antigo ele prende demais.

Ashryver0 22/12/2023

Cai o pano
Já em idade avançada, Hercule Poirot volta ao lugar onde investigou o primeiro crime de sua carreira: a mansão Styles. Agora uma hospedaria, ela se torna palco do reencontro do detetive com o velho amigo Capitão Hastings. Mas o que Hastings esperava ser apenas uma estadia comum acaba por despertar os instintos afiados da dupla e levá-los a mergulhar no passado, encontrando uma ligação nunca vista em cinco casos abertos. Agora, todos eles parecem levar misteriosamente à mesma pessoa: X, um dos hóspedes da mansão.

Mary 21/12/2023

Um mistério maravilhoso
Um livro muito bom do começo ao fim fiquei tentando descobrir o assassino, analisando as pistas criando teorias e plot me deixou boba.
Poirot com certeza é um detive incrível, vou procurar ler mais livros da Agatha ela acaba de se tornar minha autora favorita.
marceloboemeke 21/12/2023minha estante
Ela é muito boa, né? Faz bastante tempo que eu não leio, mas gosto bastante da condução das histórias e da maneira como as tramas são elaboradas.

Mary 21/12/2023minha estante
Siiim, é o segundo livro dela que leio. Ela é fantástica os desdobramentos das histórias são muito bons, fico boba com os plots.

Marcia.Santos 18/12/2023

Mais uma vez
Cai o Pano é o último livro publicado por Agatha Christie em vida e também o último do detetive Hercule Poirot.
Uma curiosidade: o manuscrito dessa obra ficou guardado em um cofre de banco desde a Segunda Guerra Mundial, pois a escritora desejava que esse fosse um de seus últimos livro. Vindo a ser publicado em 1975.

Cada vez que leio um livro da magnífica escritora, sinto- me realizada como leitora, vem as lembranças de como era ler na adolescência, e traço um paralelo com o hoje. E que mais impactou foi perceber que antes não conseguia enxergar... Uma delas são as dificuldade que a idade traz, e a delicada relação com a solidão na velhice.

Geo S2 17/12/2023

Gostei bastante.
Li um livro da Agatha a muito tempo a trás e não gostei tanto e agora quis dar uma nova chance e amei muito! Gostei de como se desenvolveu a história

mada98s 16/12/2023

Peripécias de um senhor
Cara, eu gostei do livro, acho que desenvolveu de uma maneira daora a tensão da mansão mesmo já sendo apresentado desde o início o perigo iminente. Mais uma vez a Agatha deixou a desejar no quesito desenvolver personagens e com exceção da Judith e do Capitão Hastings, o único personagem levemente interessante é o Poirot, que nós já temos uma certa intimidade. Os demais são apenas quadros decorando o ambiente. A reviravolta foi surpreendente ao mesmo tempo que foi anti-climática. Gostei da história, mas nem tanto assim.

yandra21 16/12/2023

Esse livro é incrível. Eu gosto bastante da construção que a Agatha usa em cada história de livro. Saber que esse é o último livro da saga do grande Hercule Poirot, me deixa extremamente triste, não esperava por essa despedida. Mas, que mente brilhante possuía Hercule, uma pessoa sabia que sabia minimamente o que faria e quais seriam suas consequências, que conhece até a alma do seu grande amigo. Como ele disse "nessa casa começamos nossas aventuras, e aqui terminamos". Espetacular!

Jackson 12/12/2023

Achei bem interessante a proposta de uma narrativa em primeira pessoa onde o personagem é obrigado a ajudar Poirrot a desvendar mais um mistério, sendo seu último. O plot twist também é bem inovador.

LeuCanabarra 12/12/2023

Achei a história bem arrastada, não me pegou tanto mas o plot me pegou de surpresa não esperava oque ia acontecer