Um Crime Adormecido

Agatha Christie

Resenhas - Um Crime Adormecido

Thiago 02/11/2022

Miss Marple (ainda mais) nos bastidores
Este livro foi escrito na década de 40 planejado para ser a última história de Miss Marple, a velhinha fofoqueira que soluciona assassinatos.
Diferente de Cai o Pano, último caso de Hercule Poirot, este romance não esfrega em nosso rosto que é um desfecho, poderia ser lido em praticamente qualquer ordem sem problema algum.
A história é interessante, mas infelizmente Miss Marple consegue estar ainda menos atuante do que é seu usual - geralmente ela apoia a polícia com seu conhecimento da natureza humana, comentários argutos e traçando paralelos com situações de St. Mary Mead. No entanto, nesta obra, ao auxiliar dois jovens recém casados a desvendarem um crime ocorrido há muito tempo, sua participação é quase nula, limitando-se praticamente a um "eu já sabia" ao final.
Quanto à condução do mistério, eu acabei, o que é muito raro, adivinhando o culpado, o que tirou um pouco a graça do desfecho; e há personagens carismáticos e os suspeitos todos apresentam motivação e aquela característica de ser fácil de torcer contra eles típica de Agatha Christie. Destaco, também, que a ignição do mistério no início do livro é inverossímil ao ponto de ser bizarra. Por ser algo tão inicial e o resto do livro ser muito bom, a experiência não é destruída, mas incomodou até o fim e após.
Resumindo, um livro muito bom sem ser memorável.

Well.Machado 29/09/2022

CHATO DEMAIS! O crime que estava adormecido ou era o livro?
Eu raramente desgosto de algum livro da Agatha, mesmo que alguns tenham histórias bem repetitivas, mas nesse caso eu detestei Um Crime Adormecido, que livro chato pra 🤬 #$%!& ! Todo mundo sempre fala bem desse livro e a expectativa tava bem alta pra ler ele, até mesmo pelo fato da Agatha ter deixado guardado junto com Cai o Pano durante a Segunda Guerra, então eu imaginei que vinha mais uma obra prima por aí. Pois bem, me enganei completamente. Pra mim, um dos piores e mais chatos da Agatha que já li. A história toda é extremamente cansativa e a leitura super arrastada. A identidade do assassino foi uma das mais óbvias possíveis pra mim, claro que isso se deve muito ao fato de eu já ser um leitor ávido da Agatha e conhecer todas as suas artimanhas, mas ainda assim achei muito óbvio, no primeiro momento que o personagem apareceu eu já tive CERTEZA que era ele. Foi muito fácil desvendar todas as pistas deixadas no livro e a burrice do casal protagonista me irritou demais deixando tudo passar despercebido... O fato de ser um cold case deixou tudo ainda mais tediante, a Agatha já se saiu muito bem em cold cases como em Os Cinco Porquinhos e Nêmesis, mas aqui foi pura chatice. Enfim, detestei o livro em todos os aspectos, esperava uma grande "despedida" da Miss Marple mas isso passou bem longe. De todos que já li com ela, esse foi o pior. Não sei se era o crime que estava adormecido ou se era esse livro chato mesmo que estava adormecido! ?

tessacarstairs 25/08/2022

Enredo simples e pistas bem fáceis de seguir, o assassino é praticamente dado de bandeja devido à repetição exacerbada das informações (como se o leitor tivesse a memória de um peixinho dourado). Não sou muito fã de Miss Marple apesar de gostar do jeito dela de resolver mistérios, mas esse livro foi relativamente fraco... acho que por ter se enrolado demais e se repetido muito. Bom entretenimento, escrita direta e plot consistente.

Viih 14/05/2022

Um livro que faz você devorar cada página e cada capítulo, a autora, como já era de se esperar, constrói a história de maneira surpreendente, escreve de maneira leve e instigante fazendo você se sentir por dentro das investigações, nada é entregue até as ultimas páginas, porém ela vai deixando pequenas pistas para acionar um instinto no leitor. O livro é cheio de diálogos e os capítulos são pequenos, o que o torna muito fácil de ler. Um mundo de investigações, de tentar entender o que as pessoas escondem, de discernir o que é verdade e o que é mentira, um mundo que simplesmente encanta o leitor e da a sensação de ?me tornei um investigador?.

lu_nasc05 01/05/2022

No começo pensei q ia ser algum tipo de história de fantasma, mas quanto mais eu leia mas eu ia percebendo as conexões lógicas q colocavam pra explicar tudo que a Gwenda via como um pesadelo infantil.
Infelizmente nem se compara com os meus favoritos mas de qualquer forma foi uma ótima leitura

Asi 03/04/2022

Um crime despertado
Primeiro, a escrita de Agatha Christie é muito boa, instigante. Mostra vários pontos de vistas fazendo com que a verdade seja mais difícil de ser revelada.
Segundo, a história do crime adormecido em particular é muito interessante. Agatha desenvolveu a história colocando diversos suspeitos na história, fazendo com que só fosse compreendida realmente no final, surpreendendo a todos. Aliás, apesar de achar que Miss Marple revela-se suas suspeitas, eu entendo e até gosto que a autora tenha prolongado o suspense. Criou um contexto muito bom e nos levou a descobrir a verdade apenas depois de dizer tudo o que tinha que ser dito. Ótima escrita e ótimos personagens

Dea 01/04/2022

O livro não deixa espaço pra sua imaginação e suas teorias.
Dês do começo segue a mesma linha de raciocínio entre três suspeitos e a muito diálogo, do tipo excessivo cheio de teorias, tantas que não consigo pensar em nada.
Mais é uma história que consegue te prender por não ser uma narrativa parada.
Mais me chateia um pouco ter que seguir a linha de raciocínio deles por não ter espaço pra minhas próprias teorias.

Bruna 12/03/2022

Eu amei esse livro é o segundo que eu olhei o dela mas esse me deixou chocada com plot Twist do final sério sabe quando você começa a ler uma coisa e pensa que já tá desvendando e no final só mostra que você foi uma trouxa é esse livro

bruna 02/03/2022

bem chato
esse é o segundo livro que leio com a miss marple como detetive, e sempre fico frustrada porque ela quase nunca aparece durante a investigação (na minha opinião). não gostei do livro, achei bem chato e monótono, demorei muitos dias pra conseguir terminar. o final tem aquela pegada da agatha christie mesmo, mas não me surpreendeu muito fiquei ainda mais frustada com o final, porque eu adoro o final de todo livro da agatha christie. achei que podia ser melhor, porque a trama é interessante, mas não achei que foi bem desenvolvido. quem quiser leia, mas não recomendo muito.

@fannykytabooks 28/02/2022

Imprevisível, pra variar
Não sei porque ainda tento descobrir o assassino dos livros da AC, nesse eu passei bem longe de descobrir e estava na cara de todos nós! Mais uma leitura que amei fazer, que gostaria de esquecer que li e reler novamente. Que mulher brilhante essa autora foi, seus livros me fazem emergir e principalmente dar asas à imaginação.

Fernanda 20/02/2022

Agatha é Agatha né, mesmo os livros mais simples são bons. Uma pena que nos três últimos que li, que também são os três últimos da série Miss Marple, estão cheios de comentários xenofóbicos e preconceituosos. Colocando isso de lado devido a época de escrita dos livros, a história é bem interessante, porque muda um pouco a forma como estamos acostumado a ver a investigação feita pela Miss Marple.