História da Alimentação no Brasil

História da Alimentação no Brasil Luís da Câmara Cascudo
Luís da Câmara Cascudo

Resenhas - História da Alimentação no Brasil

Gustavo 23/01/2022

Uma leitura riquíssima que vai fazer falta
Uma resenha proporcional a esse livro provavelmente não vou conseguir. O que deveria ter feito é resenhado aos poucos a cada leitura, mas infelizmente foi muito corrido.
Câmara Cascudo mostra o corpo, a alma e toda a construção da nossa cozinha brasileira, e é uma pesquisa de campo tão extensa, tão profunda, que eu começo a me duvidar se na época realmente não existia internet.
Amerindios, africanos e portugueses, com apêndices como alemães, espanhois e indianos, o autor nos mostras a influência de todos esses povos no que surge a nossa, o que adicionamos de cada povo, e a arte maravilhosa que fizemos com as mesmas.
Origem de pratos como, sarapatel, manjar branco, vatapá, acarajé, nossa querida Feijoada e até mesmo nossa paçoca(que tem uma curiosidade em comum com o manjar branco: ambos não eram doces em suas criações).
Não só de pratos mas nossos costumes à mesa comportamentos que julgava português, era indígenas, coisas que julgavam de origem de matriz africana, eram de portugueses. Além da formulação da nossa alimentação, é um outro ponto de vista a se ver a nossa história.