Informática na Educação

Informática na Educação Sanmya Feitosa Tajra

Resenhas - Informática na Educação

Michael 19/05/2012

Informática na Educação
Para quem dá aulas de Informática Aplicada a Educação, ou para professores que deseja implementar a informática em suas aulas, o livro é excelente, dando um suporte ótimo sobre como inserir a informática no cotidiano escolar dos alunos.

O livro é dividido em 10 capítulos:

Capítulo 1 - A Importância da Informática na Educação para o Século XXI
Neste capítulo, a autora aborda tendências tecnológicas para o mundo atual, além de fazer uma comparação do passado e presente, além da possível importância da tecnologia para o futuro.

Capítulo 2 - Um Pouco da História da Política da Informática na Educação no Brasil
Aqui, a autora aborda como se iniciou a Informática como auxilio educacional no Brasil, além das ações de políticas na informática (geral e para a educação) no Brasil.

Capítulo 3 - Conceitos e Reflexão sobre Tecnologia Educacional
Um apanhado geral que busca ampliar os conceitos que o leitor tem sobre a tecnologia.

Capítulo 4 - O Computador como Meio e como Fim
Nessa parte, é onde começa a realmente centralizar o assunto, abordando as modalidades de aplicação da informática na educação quanto aos softwares, proposta pedagógica, aplicação da informática e a utilização do ambiente de informática, abordando pontos positivos e negativos.

Capítulo 5 - O Uso de Softwares nas Escolas
Esse capítulo fala sobre alguns softwares e as aplicabilidades deles, dando ênfase aos softwares com finalidades educacionais. Também é abordado sobre como desenvolver uma aula com o computador, além de fornecer uma lista de softwares gratuitos para serem utilizados como suporte às aulas.

Capítulo 6 - Etapas de Implementação ou Reformulação de um Projeto de Informática na Educação
Um verdadeiro passo-a-passo sobre como elaborar um projeto para a implantação da informática como suporte ao ensino. Mostra diversos layouts de sala, onde a autora comenta os pontos positivos e negativos de cada forma de se organizar os computadores.

Capítulo 7 - Capacitação de Professores
Atualmente muitos professores ainda não estão preparados para lidar com as novas tecnologias. Este capítulo fornece os subsídios básicos para que professores leigos não fiquem perdidos durante as aulas, fornecendo inclusive dicas de como solucionar eventuais imprevistos que possam acontecer.

Capítulo 8 - Jornal como Recurso Didático
O Jornal pode ser de grande auxílio para a educação. Este capítulo fala justamente sobre isso. Além de falar das vantagens de se utilizar o jornal como recurso didático, também fala sobre os jornais educativos existentes no mercado. Também são abordados alguns jornais eletrônicos, blogs e fotologs. Nesse capítulo também há um roteiro sobre como elaborar um jornal na escola.

Capítulo 9 - Internet na Área Educacional
Ahhh, a grande teia e o maior capítulo do livro. Aqui vemos primeiro um apanhado geral sobre o funcionamento e os recursos para uma boa utilização da internet. Também fala sobre as diversas atividades possíveis utilizando a internet, e como elaborar um projeto com a mesma, escolas online, as vantagens e problemáticas da internet na escola, e outros temas sobre o uso educativo da internet.

Capítulo 10 - Conclusão
Esse capítulo é como um resumo dos capítulos anteriores, e os subtópicos são os seguintes: O Lugar da Educação na Era Digital; Professores; Administradores Escolares; Currículo; Instrumentos Educacionais; Política Educacional; Conclusão.

Em resumo, considerei o livro muito bom na área, pois dá uma excelente ideia sobre as abordagens educacionais com o uso da informática, mas tem um ponto negativo: É necessário que seja feita uma atualização urgente das informações contidas na obra, já que, ao menos no que eu tenho (8ª edição - Revisada e Ampliada/2010), o livro ainda fala de maneira atual coisas do passado, como conexão discada, disquetes, e computadores de baixa potência, softwares desatualizados (alguns já até descontinuados), também tem imagens de exemplos mostrando computadores antigos, além de dicas e imagens de uma versão obsoleta do Office (não sei ao certo se 97, 2000 ou 2003) e o MS Paint do Windows 98. Tirando isso, recomendo o livro a quem mescla as novas tecnologias com a educação, para uma aula mais interessante, interativa e prazerosa aos alunos.