O Natal de Poirot

O Natal de Poirot Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Maygeek7 29/10/2021

Mais uma história boa para coleção!!
Mesmo relendo a história (que já tinha esquecido) nessa linda nova edição, foi tudo sensacional. Cada personagem, a narrativa com tudo no fim se encaixando, é perfeito!!

Mais uma história com o detetive Hercule Poirot. Amo os romances policiais de Agatha Christie e seus acontecimentos em quebra cabeça.
A Rainha do crime criou uma excelente trama em família que é bem engenhosa e o assassino improvável.

resenhasdajulia 23/07/2021

O Natal da família Lee tinha tudo para ser maravilhoso, afinal, depois de muitos anos, todos estariam reunidos novamente. Acontece que, no dia 24 de dezembro, Simeon Lee, o patriarca odioso e milionário, é assassinado.

Todos que estão na mansão tem motivos para matá-lo e Poirot, como sempre, desvenda o mistério de maneira majestosa.

Amei muito esse livro! Consegui adivinhar quem era o assassino, mas isso não me fez gostar menos da história. Amei a ambientação e a forma como os personagens foram apresentados no começo, individualmente, antes de estarem todos juntos.

Um dos meus favoritos da Rainha do Crime!

nat 30/01/2022

Agatha alugou um triplex na minha cabeça
O Natal de Poirot foi o meu primeiro livro da Agatha Christie e o primeiro contato que tive com o gênero mistério/crimes (e não poderia ter iniciado de forma melhor).

A escrita da Agatha é bizarramente sensacional, envolvente e muito bem construída. Nesse livro ela conseguiu entregar um ótimo desenvolvimento dos personagens, um crime sem igual e um desfecho digno, com explicação dos acontecimentos que levaram até o assassinato. Suspeitei literalmente de todo mundo (inclusive até do verdadeiro assassino), mas não foi quem eu estava apostando ser.

Só tirei meia estrela da avaliação porque, por ser o meu primeiro contato com o gênero, não consegui ler de uma vez e precisei fazer algumas pausas. Terminei em mais ou menos duas semanas, sendo que poderia ter acabado muito antes, e isso atrapalhou um pouco na experiência de mergulhar na leitura. Ou seja, nada contra o livro, apenas eu lidando com o choque do contato com o gênero.

No mais, já adicionei vários outros livros da Agatha na minha lista e espero que sejam tão bons quanto esse.

xelaoloc 28/12/2021

então é nataaal e o que você feez; essa pessoa mato alguém?
"Para a maioria das pessoas, o Natal é uma época de paz e harmonia, em que famílias se reúnem e deixam de lado suas diferenças em nome de valores como o amor e o perdão. Mas Hercule Poirot sabe quão mal essas confraternizações podem terminar..."????

Ler um livro de assassinato na semana do natal; que delicinha adorei, recomendo?

Já começamos como? Com um bilhetinho da Gata que eu achei afrontoso (adoro) foi aquela delicadeza com a pitadinha de "Não tava bom amore? Pois agora TA AQUI Ó, só pra você, um assassinato sangrento que você queria, otário, eu posso tudo" (pisando de salto agulha né, maravilhosa) ?

Esse é um mistério dos bons, já que, como ela mesma disse no bilhetinho antes da história, não há duvida de que foi assassinato?

Diferente dos outros livros que li dela, esse o Poirot demora pra aparecer (o bonito da as caras lá pela pág70+/-)  no caso depois do crime, o que faz sentido né o que o detetive ia fazer sem a pessoa morta?

Uma observação: a pessoa morre BEM NA VÉSPERA DO NATAL; estrago a ceia e o clima foi lá pra baixo??

Brincadeiras a parte, eu gostei muito da história, eu tentei ler nos dias certinhos do livro (é dividido em 7 dias, do 22/12 a 28/12) mas acabo não dando e a gente releva?

Juro, eu tentei ao máximo prestar atenção nos detalhes, mas não deu povo, fui tapeada mais uma vez, tem uns 300 miniplots depois da metade/final e o grande plot não tinha nem passado pela minha cabeça (deu pra ter uma vaguíssima ideia de alguns dos miniplots, mas não completamente também)?

Mais uma vez o detetive belga mostra sua esperteza, enquanto os outros querem resolver o assassinato (naturalmente), o nosso querido Poirot foca no morto em questão; "O falecido é o foco e o centro do mistério!"

"Sabe, foi mesmo impressionante como tudo se encaixou depois da explicação dele." Realmente, depois que ele fala, você fica ????

Ps; sobre a menina Pilar, mano? Não fala em nenhum momento a idade dela (não que eu lembre né, e olha que acabei de terminar o livro?, só falam que ela é jovem) e no começo ela aparece toda enigmática(?) ai eu imaginei com uns 20 e pouco, mas depois do interrogatório dela, ela me pareceu beem infantil????

Ps2; fica repetindo umas coisas toda hora (um detalhe da personalidade da família) o que é chato, mas fazer o que??

É isso, leiam e se alguém acertar o que aconteceu aqui, meus parabéns, FBI tá perdendo?
Fred 30/12/2021minha estante
Não dava nada, agora que ler ?

xelaoloc 30/12/2021minha estante
boa sorte amg akakkakaka esse é dos bons?

@tigloko 24/12/2022

Investigação em clima natalino
Estava confiante que dessa vez ia acertar o culpado. Mas seguimos na luta kkk. É incrível como a Agatha tirava umas reviravoltas da cartola, fiquei surpreso com o desfecho. Tudo bem elaborado que ao final fez sentido. E a cena de leitura do testamento foi excelente, como deve ser aquela vergonha alheia kkk.

Gostei da forma que os personagens foram apresentados no início, deixando todo o cenário bem construído aos poucos, as diferenças entre os integrantes da família sendo evidenciada para a dúvida ficar maior, de quem é o culpado. Algo clássico nos livros da autora.

Mas no geral não gostei tanto como outros livros dela. Em determinada parte ficou arrastado, onde não acontecia muita coisa, sem novidades para movimentar a história. Teve uma repetição de um elemento na história que eu não gostei de como foi usado mas não estragou o livro todo.

É um livro divertido, ideal para ler nessa época do ano pra entrar no clima de Natal

calie 30/09/2020

aquele onde a trilha sonora natalina é a marcha fúnebre
esta foi minha terceira tentativa com alguma obra da autora (cada tentativa com um livro diferente), e a primeira em que consegui realmente alcançar a última página, o que vejo como um grande avanço, visto que nas outras duas vezes eu mal consegui chegar a parte de conhecer o morto. foi uma leitura fácil e rápida, com um mistério que me fez mudar de ideia sobre o culpado várias vezes. adorei a parte em que Poirot descreveu possíveis cenários para cada um dos personagens como assassinos. e achei um pouco difícil de acreditar e imaginar o modo de agir do real culpado. li alguns comentários sobre este não ser o melhor da Christie, ou não o melhor ponto de partida para quem não conhece outros grandes livros dela, porém foi o que conseguiu manter a minha atenção (não toda ela, mas o suficiente). tenho que reconhecer que não me identifico com a narrativa, que não me atrai ou me instiga e, de brinde, me dá um pouquinho de sono (tradução: o problema não é você, Agatha. sou eu!)
Caroline 30/09/2020minha estante
Tenho o mesmo problema, não consigo terminar livros dela :( o único que consegui ler dela até hj e se tornou um dos meus livros favoritos é "e não sobrou nenhum"

calie 30/09/2020minha estante
sério, Carol? é interessante saber que, mesmo em meio a tantos fãs dela, há pessoas que não conseguem se adaptar (nós, infelizmente ?) uma pena, né? pois teríamos muitas histórias para nos ocuparmos. esse é um dos mais queridos, não é? irei adicionar à lista de tentativas ?

Caroline 30/09/2020minha estante
Eu tenho até vergonha de falar que não consigo ler kkkk mas procure esse q falei, eh bem diferente, acho q vc vai gostar ?

calie 30/09/2020minha estante
exatamente isso kkkjkkkkkk prefiro ficar quieta. vou procurar sim!

Flor 01/02/2021minha estante
Eu amo todos seus livros...sou fazona

Evelyn.Barbosa 30/06/2021minha estante
Leitura excepcional

Michela Wakami 21/12/2023

Ruim
Achei as coincidências forçadas demais e o assassinato muito mirabolante.

E como sempre, não acertei quem era o assassino, Agatha sempre me faz de trouxa.
Marisa 21/12/2023minha estante
Sabe Michela, eu não consigo gostar dos livros da Ágatha. Que perdoem os que amam.

Marisa 21/12/2023minha estante
Já tentei, mas não rolou.

Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Marisa, eu me propus a ler todos os livros dela.
Tem alguns que amo, outros que acho mediano e uns que acho muito ruins.
Eu entendo o fato de você não gostar, e acho que as pessoas super valorizam os livros da autora.
Não acho que ela seja tudo isso que dizem.
Até mesmo porque ela escreveu muitos livros, acho que pensou mais em quantidades de livros do que em qualidade.

Acredito se eu for fazer um balanço de todos os livros que li dela, a maioria serão medianos.

Marisa 21/12/2023minha estante
Então, acho que os dois que li, não gostei e então desisti.

Marisa 21/12/2023minha estante
Eu amava o Sidney Sheldon. Dele eu lí todos, menos os juvenis.

Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Qualquer coisa tenta pegar os mais acalmados da autora, quem sabe funciona.
Eu nunca li nada do Sdney Sheldon, mas tenho curiosidade.

Marisa 22/12/2023minha estante
Os livros dele são muito bons. Acredito que vc goste. Tente ler um tb.

Marisa 22/12/2023minha estante
Indico "Um capricho dos deuses". "Se houver amanhã". Bem, sou suspeita, gosto de todos.

Michela Wakami 22/12/2023minha estante
Obrigada pelas dicas, Marisa. Vou pô-los na minha lista e espero me tornar fã dele, assim como você.
Se eu não lê-lo no próximo ano,, de 2025 não passará.
???

Valesca.Castelani 22/12/2023minha estante
Detesto quando não compro a ideia do livro

Michela Wakami 22/12/2023minha estante
Somos duas, Valesca.

Duda 27/12/2021

Como sempre, maravilhoso...
No começo foi muito difícil entender o que estava acontecendo porque são muitos personagens, mas com o passar dos capítulos isso se resolveu bem.
Tudo que eu posso dizer é que foi difícil descobrir quem matou (toda vez que eu leio um livro da Agatha eu me sinto burra por isso), inclusive eu só fiquei sabendo junto com os personagens. Mas a melhor parte é quando tudo se encaixa, então vale a pena quebrar a cabeça.
Dei 4 estrelas por uns detalhes na parte final do livro. Algumas histórias ficaram muito dramáticas, mas tem quem goste ?

Jadyelle 06/09/2021

Eita Gata triste que me deixa de boca aberta
Terminei e estou impactada. Não é a primeira vez que Agatha me surpreende, O Natal de poirot veio cheio de suspense e muita, muita soberba. Essa família desde o começo escondia coisas que talvez nem a metade foi revelada ali.

Cada detalhe foi importante e percebemos que nosso detetive não deixou passar absolutamente nada.
Não foi um dos meus livros favoritos da Agatha, mas foi de grande entusiasmo ler e se envolver em mais uma mistério em torno de um assassinato perto do Natal.

Viviane 08/06/2022

#Desafioskoob2022
*MINHAS CONSIDERAÇÕES*

Desafio do mês de Março

??TEMA: Um livro que você ganhou de presente

? Livro / autor (a): O Natal de Hercule Poirot/ Agatha Christie

?DO QUE SE TRATA O LIVRO QUE VOCÊ LEU?

O livro narra um assassinato brutal em pleno Natal e Hercule Poirot se vê obrigado a ajudar na descoberta do assassino.

?O LIVRO TRAZ ALGUMA MENSAGEM? QUAL?

Sim, que nada fica escondido para sempre

?VOCÊ GOSTOU DA OBRA? INDICARIA AOS AMIGOS?? DEIXE SUA AVALIAÇÃO de 1 a 5 ?

Há sim indicaria, um ótimo livro e um final realmente surpreendente

Minha nota 4?

claramrtins 24/04/2022

amei!! crime muito engenhoso
amo a criatividade que a Agatha tem para solucionar os crimes, sempre com detalhes que parecem sem importância porém são a chave de tudo!

no começo a leitura é meio cansativa, mas depois dos 40% ela flui rapidamente. a ambientação do livro é muito boa, os detalhes da cena do crime muito intrigantes, as peças soltas que parecem não terem sentido, e no final o Poirot explica tudinho com sua perspicácia e criatividade que eu amo!!

final surpreendente, mas não tanto. o que eu mais gostei foi a forma que o crime ocorreu, e todos os pequenos detalhes envolvidos!! ?

Nayara 19/12/2021

Nada como reunir a família no Natal, é tempo de comunhão, paz e boa vontade. Mas no caso da família Lee a reunião não tem nada de comum e sem dúvidas não será um Natal de paz e alegria. Muito pelo contrário; Simeon Lee convida todos os filhos a retornar a sua casa, alguns deles não se vêem há 20 anos, e a intenção do pai não é exatamente de reencontrar e reconciliar, ele quer se divertir. Porém, seu conceito de diversão é bem peculiar, assim como ele próprio.

Simeon tem prazer em ver os conflitos e atritos familiares, e pra tornar o Natal memorável ele tem planos para aumentar a tensão já existente na família e cria um ambiente desconfortável. Entre os convidados, além dos filhos, ainda há uma neta e o filho de um antigo amigo. O que Simeon não imaginava era que essa reunião familiar iria se tornar tão sangrenta pra si mesmo, um mistério se forma em torno dos acontecimentos e detalhes que permeiam o assassinato.

Hércule Poirot que está na cidade, pois veio pra passar o Natal com um amigo, e acaba sendo solicitado pra investigar o crime. Há muitos suspeitos com motivos e oportunidades, mas há detalhes que não se encaixam e com toda sua perspicácia Poirot  faz uma análise psicológica de Simeon Lee, pra encontrar as respostas necessárias pra solucionar este quebra cabeça de peças estranhas.

Agatha Christie nos entrega neste livro um enredo incrível e um mistério muito bem desenvolvido, os personagens são  interessantes e peculiares. A narrativa é fluída e possui uma história envolvente. O detetive, Hercule Poirot, mais uma vez usa a análise psicológica, pois desvendar a personalidade do homem que foi assassinado vai revelar o motivo do crime e mais uma vez temos Agatha sendo genial.

Logo no prefácio sabemos que a história vai seguir um rumo diferente, pois aqui ela se desafiou a escrever um enredo onde não houvesse dúvida de que foi cometido um crime, com direito a um assassinato sangrento. Não há dúvida, sendo morte por veneno ou por outro método, Agatha sempre arrasa na história e faz com que nossa imaginação entre em ação e faz aguçar nossa curiosidade e vontade de investigar o mistério junto com o detetive. Dos livros que li até agora da Agatha este é um dos melhores, recomendo.

Thauany 06/12/2022

Um natal para recordar
A autora se superou com esta história, plot perfeito e as referências a Macbeth estão maravilhosas.

Fabio Shiva 27/08/2010

Clássico!
Não há palavra melhor para definir essa pequena obra-prima do romance policial. Todos os elementos clássicos estão ali: um misterioso assassinato ocorre na sombria mansão. Todos os presentes são igualmente suspeitos, todos têm um motivo para matar e, aparentemente, algum segredo a esconder. O crime foi cometido de forma fantástica, em um quarto trancado por dentro. Para deslindar o mistério, só mesmo o intelecto superior de um grande detetive. Que sorte que Hercule Poirot estava por perto!

Que cena mais clássica no romance policial que o momento da revelação? Quando o detetive reúne todos os suspeitos para analisar minuciosamente cada possível hipótese antes de finalmente elucidar, com um golpe de mestre, a identidade do assassino!

Clássico dentre os clássicos, não há quem rivalize com Poirot na hora de fazer suas revelações. Ele fica calado ou dá uma de bobo durante o livro todo, largando aqui e ali umas insinuações tão sutis que ninguém entende. Mas quando o homem resolve que é hora de falar...

A cena da revelação em O Natal de Poirot (Hercule Poirots Christmas no original) bem poderia servir de modelo para todos os romances policiais. É simplesmente brilhante! Ou, em uma palavra, clássico!

O livro teve como mote uma fala de Shakespeare, extraída do excepcional Macbeth: Quem iria pensar que o velho tinha tanto sangue dentro de si?

Frase essa que Agatha explica, toda faceira, na dedicatória que faz a seu cunhado James:

Você tem sido sempre um dos mais fiéis e gentis de meus leitores, e eu fiquei portanto seriamente perturbada quando recebi de você uma crítica.

Você se queixou de que meus assassinatos estavam ficando muito refinados anêmicos, na verdade. Você ansiou por um bom e violento assassinato com bastante sangue. Um assassinato onde não houvesse dúvidas de que se tratava de um assassinato!

Então eis a sua história especial escrita para você. Espero que possa agradar.

Imagino que o cunhado de Agatha Christie ficou bem satisfeito. Indeed, Mr. James!!!

(29.04.09)

Jerome 10/12/2011minha estante
Muito bom.

Agatha é Agatha. E incrível que, mesmo quando é uma obra menor da autora - o que não é o caso deste O Natal de Poirot -, ela sempre nos deixa ansiosos para a revelação final.

Fabio Shiva 10/12/2011minha estante
oi Jerome!
Valeu pelo comentário! Você disse tudo: ela sempre consegue instigar a gente né!!!

Tiara.Brito 09/06/2020minha estante
O final foi surpreendente, jamais o imaginaria. Gostei da ousadia da autora.

Janaina Edwiges 18/12/2021

Não tenho medo da loucura, e sim da lucidez
Natal, tempo de irradiar amor e semear a paz, mas nós, leitores de Agatha Christie, estamos aqui tentando solucionar o assassinato do milionário Simeon Lee, encontrado diante da lareira, com a garganta cortada, numa poça de sangue.

A revelação do assassino e a motivação foram grandes reviravoltas na história, mas o modo como o crime foi executado, sem sombra de dúvidas, foi o que mais me surpreendeu. Ouso dizer que é praticamente impossível algum leitor imaginar todo o planejamento da cena do crime.

O Natal de Poirot é mais um livro inteligente de Agatha Christie, que consegue nos prender do início ao fim. Se você se arriscar a desvendar este mistério, lembre-se do conselho do excêntrico detetive Hercule Poirot: o caráter da vítima sempre tem algo a ver com seu assassinato.