O Matrimônio do Céu e do Inferno

O Matrimônio do Céu e do Inferno William Blake

Resenhas - O Matrimônio do Céu E do Inferno e O Livro de Thel

Darte 26/02/2024

O Dragão Vermelho
Realmente essa obra é complicada de se ler. São metáforas e provérbios que não fazem sentido de imediato. Acabamos de nós perder ao logo da leitura e logo esquecemos o que foi dito.

Bella :) 26/07/2023

Diferente
Rápida leitura
reflexão interessante

anjos & demônios dentro de nós?

mas essa edição foi um pouco travada de ler hajahahahah

Lu 06/05/2023

Gostei muito. Vale a leitura. É possível abstrair muita coisa. É uma boa forma de iniciar nesta literatura

Alberto 14/05/2021

Aforismos paradoxais
Não é uma leitura fácil, pois é escrita em forma de parábolas e aforismos. Para dificultar ainda mais, o autor faz referências, inclusive com críticas, a outras duas obras: Paraíso Perdido, de John Milton; e Paraíso e o Inferno, de Emanuel Swedenborg. Eu gostei da estrutura. A forma escrita em inglês (a edição é bilíngue) é muito bonita.

Cris 12/12/2018

O bem e o mal
Este é um livro que eu precisei ler duas vezes. Ou melhor, ouvir, pois fiz a leitura através de um audiobook.

O livro é bem curto e é bem poético. São vários pequenos capítulos e falam sobre o bem e o mal e sobre religião de uma forma polêmica. Apesar de ser um livro pequeno e poder ser lido rápido, ele possui uma riqueza nos conceitos, que você precisa ler com calma para absorver tudo.

Recomendo pra quem gosta de poesia e leituras que nos fazem refletir.

“Pois toda coisa que vive é sagrada.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Peleteiro 27/03/2016

Um homem que entendia de metáforas
Não posso negar que me perdi diversas vezes e tive de reler. É um livro denso, contudo, extremamente poético. Fantástico, com certeza um livro de grandeza peculiar. Não costumo gostar de metáforas, mas se alguém sabia como utiliza-las, este alguém foi William Blake.

Para quem ainda está em dúvida quanto a leitura, deixo aqui um trecho da obra:
"A estrada do excesso leva ao palácio da sabedoria. A prudência é uma velha donzela feia cortejada pela Incapacidade. Quem deseja, mas não age, gera a pestilência. A minhoca cortada perdoa o arado. Mergulha no rio quem ama a água. Um tolo não vê a mesma árvore vista por um sábio. Aquele cuja face não tem luz nunca se tornará uma estrela. A eternidade está apaixonada pelas produções do tempo. A abelha ocupada não tem tempo para a tristeza. As horas de tolice são medidas pelo relógio, mas as de sabedoria, nenhum relógio pode medir.
Toda comida saudável é apanhada sem rede ou arapuca. Ressalte os números de peso e medida em um ano de escassez. Nenhum pássaro voa alto demais, se voa com as próprias asas. Um corpo morto não se vinga de ofensas. O mais sublime ato é pôr outro antes de você. Se o tolo persistisse em sua tolice, ele se tornaria sábio. A tolice é o disfarce da patifaria. A Vergonha é o disfarce do Orgulho."
a antirrosa atômica 03/05/2016minha estante
excelente! eu destacaria o mesmo trecho.

Rhayza 19/09/2013

(...)"Para Blake, a beleza corresponde ao instante em que se encontram o leitor e a obra, e é uma espécie de união mística."