Assassinato no Beco

Agatha Christie

Resenhas - Assassinato no Beco

belligna 16/12/2021

Assassinato no beco

Imaginei de tudo menos o que realmente aconteceu. Já estava há mais de um mês sem ler nada da Agatha e essa primeira história me fez lembrar porque amo tanto os livros dela. Simplesmente A MAIOR que já existiu, ninguém acima dela.

O Roubo Inacreditável

Não fiquei chocada com a revelação mas foi muito bom!

O Espelho do Morto

Ricos o que tenho a ver??????? Quero que todos se ferrem mesmo. Me deu um aperto no coração mas gostei.

Triângulo de Rodes

Esse ultimo foi MARAVILHOSO! Poirot absolutamente TUDO. Que homem!!!!

Gostei muito das histórias. Não gosto tanto dos contos da Agatha mas acho que esses foram bem fechadinhos e surpreendentes.

Thaisa 10/10/2022

É a coletânea mais fraca da Rainha do Crime, mas diverte!
Essa é uma coletânea que reúne quatro contos protagonizados por Hercule Poirot: "Assassinato no Beco", "O Roubo Inacreditável", "O Espelho do Homem Morto" e "O Triângulo de Rodes".
Em "Assassinato no Beco", na Celebração da Noite de Guy Fawkes uma morte ocorre; no dia seguinte, uma moça chega em casa, encontra sua colega de apartamento morta e chama a polícia. É assim que Poirot irá investigar quem está por trás disso.
"O Roubo Inacreditável" foca em um grupo de homens importantes do governo que possuem documentos importantíssimos que são misteriosamente roubados. O detetive, então, é chamado para tentar descobrir quem é o ladrão.
Já em "O Espelho do Homem Morto", temos um senhor rico que reúne um grupo de pessoas em sua casa; mas quando os amigos e familiares descobrem que ele foi morto, Poirot usará suas células cinzentas para desvendar o que realmente aconteceu.
Por último, em "O Triângulo de Rodes", Poirot está em uma viagem no exterior, finalmente curtindo sua aposentadoria, quando alguém envolvido em um triângulo amoroso acaba perdendo a vida e o detetive terá de voltar à ativa.
Esse foi um livro que, por ser de contos, tem seus altos e baixos: enquanto a segunda e última histórias são previsíveis e não apresentam nada novo para quem já é acostumado com as narrativas de Christie, o primeiro conto traz uma reviravolta interessante e o terceiro, que é de longe o meu favorito, explora algo que Agatha faz muito bem, que é trazer uma dose profunda de melancolia para a história, comovendo até mesmo o detetive belga.
Como é típico da autora, os contos são fluidos e a própria presença de Poirot já torna tudo mais intrigante para quem gosta do protagonista, mas confesso que meu apreço pelas tramas aqui foram alternando: enquanto algumas não me marcaram nem um pouco, outras ficarão na minha mente por um bom tempo.
Essa não é minha coletânea favorita da Rainha do Crime, principalmente por vez ou outra ela utilizar certos elementos deus ex-machina que não me convencem, mas certamente foi mais uma leitura gostosa e divertida da autora.

Jessé 02/10/2012

"Assassinato no Beco" é um livro que contém quatro histórias: Assassinato no Beco (que dá título ao mesmo), O Roubo Inacreditável, O Espelho do Morto e Triângulo de Rhodes, todas elas protagonizadas pelo detetive Hercule Poirot.
Na primeira aventura nos deparamos com uma cena de suicídio que depois de analisada mostra vestígios de assassinato, então Poirot sai em busca da verdade junto com Japp, agente da Scotland Yard. Juntos eles descobrirão o que realmente aconteceu.
Na segunda História, "O Roubo Inacreditável", podemos ver que não se trata de um assassinato, mas de outro crime: um furto. Nessa história o nosso querido Hercule usa sua sagacidade e inteligência para desvendar um intrincado estratagema que sinceramente não havia me passado pela cabeça em nenhum momento. Nessa história em particular a genialiadade da Agatha me encheu os olhos.
Partindo pra terceira história, nos deparamos com a excêntrica família Chevenix-Gore. O chefe da mesma, Sir Gervase, manda uma carta a Poirot solicitando sua presença. Porém, quando o detetive belga chega à casa, já é tarde demais: o crime já aconteceu e, semelhantemente a primeira história, ele também está travestido de suicídio, porém a abordagem que a autora deu a essa história a diferiu muito da outra.
E para finalizar, a última história se passa durante as férias de Hercule. Ele, cansado de seu trabalho, vai até a Ilha de Rodhes para descansar suas "células cinzentas", porém não atinge seu objetivo: um crime está sendo arquitetado e apesar de todo seu empenho para impedi-lo, não o consegue. Porém, com seu raciocínio rápido consegue impedir que um inocente seja preso e coloca o verdadeiro culpado na prisão.

No geral é um bom livro, bem curto. Recomendo pra quem busca uma leitura rápida, gostosa e que não exija muito de quem o lê.

D. Lobato 24/03/2013

Brilhante como sempre!!!
É impressionante como em poucas páginas essa mulher consegue nos entregar verdadeiras obras-primas.Os 4 contos são sensacionais, destaque para o maior deles o 3º(que também é o meu preferido).

Nany 22/04/2013

5 estrelas
O livro é perfeito, cada detalhe é envolvente e nos trasporta as cenas e historia que se desenrolam.
Agatha Christie realmente é a "Rainha do crime", ela escreve com tanta verdade que aguça a curiosidade do leitor e não deixa para a leitura enquanto não descobrir junto com Hercule Poirot a verdade sobre cada crime. O livro é composto por 4 contos , Assassinato no beco; O roubo inacreditável ;O espelho do morto ; Triangulo de Rodes.
Recomendo. Agatha tem o poder de transformar seus leitores em detetives.

Clau Melo 30/11/2022

Meus favoritos: Assassinato no beco e O espelho do homem morto
ASSASSINATO NO BECO, 1937, #30, #16 POIROT.
Livro com 4 contos:
1.Assassinato no Beco (5 estrelas)
2.O roubo inacreditável (2 estrelas)
3.O espelho do homem morto (4 estrelas)
4.O triângulo de Rodes (3 estrelas).

Nota final (4 estrelas)

Assisti as 4 adaptações e gostei!!!

Raiany40 30/05/2024

Assasinato no beco ??
Eu gostei muito desse livro!!!

Achei muito legal de ser apenas um livro para 4 história, a história que eu mais gostei foi "O Espelho do Morto", que é uma história maior e com mais detalhes. A única coisa que eu não gostei do livro é que ele é francês, então tem muitas palavras em francês que não têm significado no livro, e também os nomes são difíceis de pegar logo de primeira.

Vani Vaninha 02/02/2023

Dois dedos de prosa sobre Assassinato no beco.
Ao contrário do que o título nos leva a pensar, não se trata de uma história única e sim de quatro contos onde Hercule Poirot e sua massa cinzenta resolvem diferentes casos.

No primeiro conto temos a participação do Inspetor de Polícia Japp, já conhecido por trabalhar com Poirot em outros casos.

Gostei particularmente do terceiro por ser o mais complexo.

Uma das coisas que mais gosto nas histórias de Agatha Christie é que as soluções não são óbvias e nem tudo é o que parece ser.

Recomendado como sempre.

fzmariana 04/06/2023

Média: 3,5.
Assassinato no beco: eu adorei! a história me prendeu do início ao fim, e eu li muito rápido por pura vontade de saber a verdade do caso. No fim, não foi nada do que eu esperava! Ao mesmo tempo que o final foi incrível, eu fiquei querendo outro resultado.

o roubo inacreditável: é a primeira vez que leio algo da agatha que seja um roubo, invés de uma assassinato. foi uma primeira experiência boa, achei bem escrito, mas tem outras melhores.

o espelho do homem morto: achei que esse poderia ser meu preferido entre os quatro, mas me enganei. fiquei muito confusa em relação aos personagens, e não consegui absorver todos os detalhes para tornar o caso incrível. mas não culpo a história pelo meu lento raciocínio e acho que teve um cenário muito bem planejado.

o triângulo de rodes: de todos esse foi o que menos gostei. achei a forma como é contada toda a trama boa, mas os personagens e o caso em si não chamou minha atenção. podia ser melhor.

Mah 05/03/2020

E eu não tenho ido muito bem no meu “Projeto Agatha Christie” de ler todos os livros da rainha em ordem cronológica que comecei em 2012 se não me engano, a meta era ler um por mês mas o último que eu tinha lido foi em Março de 2019 – “Morte no Nilo”.

Mas enfim, vamos ao que interessa.

Este é um livro de contos da autora, todos com o detetive que eu mais amo na literatura: Poirot. Eu não gosto muito desse tipo de livro da autora porque fico sempre achando tudo muito apressado, porém esse em especifico me surpreendeu porque as histórias conseguiram me convencer, não me deixaram com a sensação de incompletude.

Neste livro temos 4 contos. Eu gosto muito de histórias da rainha quando envolve roubos e outros assuntos além dos assassinatos, logo o meu conto favorito foi: “O roubo inacreditável”.

Eu já tinha lido esse livro há um tempo atrás e lembrava de alguns momentos, mas não dos finais (ainda bem).

Em breve volto com outra resenha desse projeto maravilhoso.

site: https://perhapss.wordpress.com/

luisaolvn 11/09/2020

O livro é um compilados de 4 contos do detetive Poirot. Gostei bastante dele. Super envolventes, principalmente o primeiro, que foi o que mais gostei, "Assassinato no beco", super recomendo.

Camile 26/02/2023

Poirot ?
Gostei muuuuito do livro! São 4 contos em que Poirot, como sempre muito inteligente, soluciona os crimes de forma BRILHANTE com aquela mente que me deixa a cada leitura mais fascinada hahahah
O segundo conto foi o único que eu não gostei, foi bem sem graça. Mas os outros 3 são MUITO BONS! ??
Guilherme 26/02/2023minha estante

Haulnny 21/08/2021

Primeiro livro de contos que leio da Agatha Christie. Confesso que se soubesse que era contos eu não teria lido, rs. Mas eu gostei!

São quatro contos, sendo o primeiro que da o nome ao livro. É interessante que o livro traz dois contos de supostos suicídio, mas com perspectivas diferentes.

São histórias curtas, bem humoradas e com reviravoltas interessantes. Algumas opiniões datadas, mas bem, é um livro de 1937. Eu li em dois dias. É ótimo para passar o tempo e você se empolga facilmente para seguir para a próxima história.

Arlete49 06/09/2021

Melhor livro de contos que li do Poirot. Em geral me atrevo a ler tais livros mas não gosto. Tanto os contos do Poirot quanto os do Sherlock costumam ter conclusões tiradas do nada, o que me incomoda muitíssimo. Creio que por serem contos pouco maiores, visto que o livro contempla apenas 4 histórias, deste gostei. Os resultados são mais compreensíveis e verossímeis além das histórias serem mais empolgantes e desafiadoras ao nosso queridíssimo investigador.

WeltonLuis 16/09/2021

Assassinato no Beco e outros contos nos revela 4 mistérios complexos solucionados por Hercule Poirot. Trata-se do melhor de Agatha Christie do gênero conto de todos os que li até o momento em que está resenha está sendo escrita.