Assassinato no Beco

Agatha Christie

Resenhas - Assassinato no Beco

marcelinha :) 08/05/2024

Um ótimo livro!
Demorei bastante pra ler, mas gostei bastante da leitura e achei muito interessante a forma como Hercule pensa. Achei ele melhor que o sherlock?

Rose 07/05/2024

Para quem não conhece a escrita da autora, este seria um bom livro para conhecer, pois reúne 4 contos, todos protagonizados por Hercule Poirot

1. Assassinato no Beco: um suposto suicídio ocorrido durante os fogos de artifício levanta algumas suspeitas. A vítima está sozinha, trancada no próprio quarto, mas alguns detalhes não fazem sentido.

2. O Roubo Inacreditável: um importante documento é roubado de uma sala vigiada. Ninguém entrou, mas a sala ficou sozinha por 2 minutos. Um suspeito e nenhuma prova, como resolver está equação?

3. Espelho do Morto: Poirot recebe uma carta onde pedem sua presença, mas chega tarde demais, agora resta saber foi suicídio ou assassinato?

4. Triângulo de Rhodes: mesmo em suas férias, Poirot não tem descanso, e vai precisar provar que um inocente está sendo acusado de assassinato.

Não é o melhor livro da autora, mas para o leitor que não conhece a escrita, pode ser a porta de entrada para o universo da rainha do crime.

Christina.Silva 01/05/2024

Poirot e suas aventuras
Me encanta ver Poirot e miss Marble em ação. Esse livros são 5 contos do Poirot, curtos e divertidíssimos para quem gosta de investigações e suspense.

Jessica.Izabelli 29/04/2024

Não me pegou
Foi o primeiro livro que li desse famosa autora e infelizmente ele não me pegou, achei bem clichê policial (apesar de que pelo visto esse é o lema dela), e um pouco chato.

Queila 28/04/2024

Este livro contém alguns contos de Ágatha Christie, que mesmo trazendo o essencial da história parece- nos muito curtos, pois, deixa aquele gostinho de querer mais.

Foxback 27/04/2024

Boa Coletanea da Agatha
Mais um da Rainha do Crime para a conta. Aqui uma coletanea de bons contos sob a batuta de Poirot. Nao entra na minha lista de favoritos mas gostei.

Ana.Jaeger 17/04/2024

Mais um história de investigação de Hercule. Para mim, todos eram suspeitos e todos poderiam ter cometido o assassinato....

O.Borges 08/04/2024

É o futuro que causa inquietação.
Eu pensava que era apenas mais uma história e me deparei com uma coletânea, com plots e personagens bem diferentes, mas que se delineia bem fácil a história.
Meu conto favorito com certeza é "o espelho do morto" porque ela da a canetada dela, traz o cerne de todos os livros que é bem marcado nesse conto.
As reviravoltas são emocionantes, quem já tá habituado a Agatha já sabe meio o q vai acontecer, mas de fato "o roubo inacreditável" me causou uma leve surpresa.

jbueno2023 18/03/2024

Um livro com 4 histórias
Assassinato no Beco é apenas uma das histórias que compõem esse livro. Todos os casos são resolvidos por Poirot. A última história: Triângulo de Rhodes é a melhor. Não é o melhor livro da Agatha, mas recomendo a leitura.

@eusara.lees 13/03/2024

O Espelho do Morto.. CHECK!!
Assassinato no Beco é a Reunião de 4 Contos Criminais de Agatha Christie com Protagonismo do Detetive Hercule Poirot.

As quatro estórias são: Assassinato no Beco, O Roubo Inacreditável, O Espelho do Morto e Triângulo de Rhodes.

Na primeira aventura nos deparamos com uma cena de suicídio que depois de analisada mostra vestígios de assassinato.

Na segunda estória o crime é um furto, e o nosso querido Hercule usa sua sagacidade e inteligência para desvendar um intrincado estratagema.

Partindo pra terceira estória, nos deparamos com a excêntrica família Chevenix-Gore. O chefe da mesma, Sir Gervase, manda uma carta a Poirot solicitando sua presença. Porém, quando o detetive belga chega à casa, já é tarde demais: o crime já aconteceu e, semelhantemente a primeira estória, ele também 'parece' um suicídio, porém a abordagem que a autora deu a essa história a diferiu muito da outra. Confesso que foi a que mais gostei.. pequeno spoiler: o que nós mães não faríamos por um filho né?!

E finalizando, a última estória se passa durante as férias de Hercule. Ele, cansado de seu trabalho, vai até a Ilha de Rodhes para descansar, porém não atinge seu objetivo: um crime está sendo arquitetado e apesar de todo seu empenho para impedí-lo, não o consegue. Porém, com seu raciocínio rápido consegue impedir que um inocente seja preso e coloca o verdadeiro culpado na prisão.

É um livro bem curto e de leitura bem objetiva, ideal para quem nunca teve contato com nada da autora, assim dá para se ter uma ideia do que esperar nas estórias mais longas da Agatha.

abacaxeira 09/03/2024

O livro é composto de quatro histórias diferentes de assassinato, no qual todas elas são desvendadas pelo investigador Hercules Poirrot

Vity 07/03/2024

Assassinato no beco
Eu amo a leveza dos livros da Agatha Christie e esse não é diferente, um livro leve para passar o tempo, mas com inúmeras reviravoltas nas histórias!

Maninha 27/02/2024

Assassinato no Beco
Era virada de ano, o sons de fogos de artifício explodiam no céu escuro, mais escuro que o céu naquela noite era o beco dos Bardsley Gardens. O barulho era perfeito para encobrir os disparos de uma arma, arma que acabaria com a vida da Mrs. Allen, segundo as testemunhas ela tinha muitos problemas e aquilo tinha sido suicídio. Quem cuida do caso é Japp, porém, ele poderia contar com a ajuda extra de Hercule Poirot. Com o decorrer de novos depoimentos, se descobre características essenciais sobre a vítima que muda todo o rumo do caso.
Japp, o detetive chefe tem suas premeditações, mas é claro que quem desvenda o mistério e encaixa as peças fora é o nosso queridíssimo Sr. Poirot.

Maria 18/02/2024

Encontrei na Agatha uma ótima companhia para quando quero passar o tempo lendo algo que sei vai me prender! ?

Wagner47 18/02/2024

O assassinato do inacreditável espelho em Rhodes
Obra com Poirot contendo quatro. Geralmente não costumo fazer resenha dos contos e sim de um apanhado total, mas dessa vez resolvi falar de cada um separadamente com uma visão mais geral do que achei.
Média das notas: 2,875

- Assassinato no beco - Nota 3/5
Após uma noite com muitos fogos de artificio, o inspetor Japp convoca Poirot para uma missão. Uma mulher descobre que sua amiga de apartamento se suicidou. Se recusando a aceitar que a amiga faria tal coisa e que toda a cena envolve uma armação, pede por ajuda para que o verdadeiro culpado seja punido por seus atos.
Ele é bem delineado e com desdobramentos bem usuais de um romance policial, mas peca em questão de posicionamento algumas vezes. Porém acredito que houve muito amadorismo de diversos lados, principalmente na cena do crime.

- O roubo inacreditável - Nota 2,5/5
Um documento de extrema importância some de forma misteriosa, uma vez que não existia a menor possiblidade de acontecer isso em uma sala vigiada. Sabemos quem é o culpado e que está naquela casa, juntamente a várias outras suspeitas convocadas para o jantar, mas como incriminá-lo sem provas? Talvez chamar Poirot seja a única solução.
Foi um conto que terminei de forma satisfatória, mas quanto mais eu pensava nele, mais irreal parecia (e falo pela sua credibilidade). Foi uma parada tão abstrata que não consegui nem imaginar a necessidade dele sequer ser um conto. Toda a estrutura do gênero está ali e funciona muito bem juntamente a uma escrita fluida, mas na minha percepção foi algo que nem precisava virar um caso a ser investigado. É como se tudo fosse feito de uma forma complicada apenas para virar uma história.

- O espelho do morto - Nota 3,5/5
Poirot recebe um bilhete de sir Gervase Chevenix-Gore, solicitando que fique atento e que o detetive esteja à disposição de seu solicitante no próximo telegrama. O bilhete em si não choca Poirot, mas a forma como é tratado com extrema arrogância. Quando Poirot finalmente chega ao seu destino, Gervase está morto, tendo cometido suicídio. Após verificar que a cena do crime foi alterada, não demoramos para saber que muita gente tinha motivo para acabar com o velho.
Aqui se destaca o drama familiar que Agatha sabe fazer maravilhosamente bem. Gervase é um personagem magnífico em seu orgulho e loucura e sequer chegamos a conhecê-lo. A narrativa segue no estilo clássico de perguntas e respostas geralmente curtas, cada um sendo entrevistado separadamente
Infelizmente a resolução que o final traz é muito fraca, apesar de motivações plausíveis. Como se toda a circunstância dependesse de muitas variáveis (e dependeu), mas acabar soando como premeditado

- Triângulo de Rhodes - Nota 2,5/5
Poirot está descansando em Rhodes, mas aparentemente ele é um imã para problemas. Ele vê um problema se formando bem na sua frente e que pode trazer consequências trágicas. O que o detetive belga fará para impedir isso? Sendo o menor dos quatro contos, dessa vez temos um triângulo amoroso observado bem de perto por Poirot e outros hóspedes do hotel.
Um problema desse conto é seu tamanho e com isso temos mudanças de comportamentos muito abruptas para o fim do livro. Mas a maior incoerência dele é a inação do Poirot, vendo uma tragédia prestes a acontecer e se recusar a mexer um dedo para evitá-la. O pior ainda é como ele se justifica no final, o que pra mim acaba virando uma mancha no currículo do detetive.
Pontos para a ambientação, que torna uma praia como muito Sol nada convidativa por causa da tensão no ar entre os personagens.