Apocalipse Zumbi

Apocalipse Zumbi Alexandre Callari

Resenhas - Apocalipse Zumbi

Jaquii Barboza 05/09/2022

Em fim acabei
Gostei do livros, porém tem certas coisas que não achei necessário saber, tipo a opinião do José sobre as "pessoas", seria eu isso é essencial pra entendermos o que está acontecendo, mas foi um porre.

Wender.Carlos 10/08/2022

Apocalipse Zumbi: Primeiros Anos
Aqui temos a história de um grupo de sobreviventes mostrada após 4 anos de ocorrer todo o caos no mundo. Acompanhamos a partir desta história em como podemos mudar através dos anos, mas nossa essência sempre estará lá.

Começamos a história de uma forma tensa acompanhando um grupo de batedores? onde infelizmente o pior acontece. Através das consequências temos todo o desenrolar da nossa trama, com um grupo de salvamento em meio ao caos. E em paralelo ao resgate acompanhamos desastres acontecendo dentro do quartel, emoções suprimidas vindas à tona onde uma faísca pode trazer graves consequências.

O livro trás uma construção interessante se baseando em capítulos curtos, trabalhando com diferentes pontos de vistas de vários personagens. Algo que traz muita dinâmica e tensão, mas alguns capítulos que tem como objetivo trazer histórico / motivações de personagens, acabam quebrando o ritmo da narrativa. Algo interessante a se mencionar também que como temos vários pontos de vista a história demora um pouco a pegar embalo, tendo um ritmo muito gostoso após a metade do livro.

Além disso temos aqui uma história de passando em pleno Brasil, mas sinto falta de referência a nossa própria terra sejam eles pontos que referenciem ou nome de alguns dos personagens. Mas nada que venha atrapalhar nossa experiência tanto que temos uma situação a grande batalha da Sé.

Portanto o livro é interessante para quem ama todo esse universo de zumbis, trazendo muitas questões filosóficas em meio ao caos. Essa é a primeira parte da história no qual me deixou curioso referente a continuação.

Morte e Honra !
DANILÃO1505 10/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Glaucio.Oliveira 19/01/2022

Resenha publicada originalmente em 11/09/2013
Resgatei algumas resenhas antigas que redigi anos atrás.
Confira no saudoso blog Brilho das Estrelas. Link abaixo:

site: http://brihodasestrelas.blogspot.com/2013/09/apocalipse-zumbi-os-primeiros-anos.html

Guilherme 10/01/2020

Muito bom!
Ganhei esse livro e me surpreendí, nunca tinha lído nada sobre zombies. Esse livro se destaca bastante pelos detalhes sociais, como as pessoas mudam em situações de sobrevivência e coisas do tipo. Recomendo!

Priscila 05/09/2016

Zumbis
Ola amores, hoje venho com a resenha do livro Apocalipse Zumbi 1, do autor Alexandre Callari, em parceria com a Editora Évora, nos ultimos tempos minhas leituras foram bem diversificadas, mudando conforme meu humor.... atualmente me vejo apaixonada por gêneros mais intensos, como Terror, Policial, e Ficção Fantástica.... deixei um pouco os romances de lado, não que eu não goste mais ou vá deixar de ler, mas... principalmente o gênero Zumbis, Apocalípticos vem prendendo minha atenção, e mostrando que diferente do que eu pensava tem uma história por traz de tantos monstros, sangue e morte.
"Sele as portas e janelas. Arme barricadas. Estoque mantimentos. Prepare armadilhas em seu jardim. Eles estão aqui. É o fim do mundo, mas você sobreviveu. E agora precisa conseguir viver mais um dia!"
Com personagens fortes e marcantes Apocalipse Zumbi narra a trajetória dos moradores e sobreviventes do Quartel Ctisofonte.
Manes é o líder e com pulso forte ele procura manter a ordem no quartel.... famílias de todos os cantos do mundo encontraram abrigo e a ajuda necessária, mas... nem tudo é um mar de rosas como em qualquer comunidade, ali no quartel ctisofonte não é diferente, as diferenças geram intrigas, inveja, ódio, e a competição pelo poder é inevitável.
O mundo virou um caus depois do dia Z, a busca pela sobrevivência é essencial.
Menes mantem a ordem e impõe regras as quais acha necessária, até que certo dia uma equipe de batedores (homens e mulheres que aptas a ir em busca de suprimentos entre outras coisas) falharam em suas buscas e foram surpreendidos pelos zumbis, perdendo assim parte da equipe, Dugas e Espartano foram os únicos que conseguíram fugir do ataque.... Eles então aguardam a equipe de regaste liderada por Manes, não pensem que sera fácil, muita coisa pode acontecer.... O quartel Ctisofonte esta desprotegido e um novo morador, Dujas, homem misterioso que ira mexer com o psicológico de toda comunidade.
"[...] Mentes fragmentadas, dementes, insanas, conduzidas por uma linha de raciocínio torpe e repugnante. "
Não tenho palavras para expressar meu contentamento com a obra, ela me supriu com todos os sentimentos possíveis para um ser humano: medo, revolta, amor, amizade, surpresa.... Só tenho a agradecer ao autor por ter escrito algo tão perturbadoramente perfeito!A trama segue se desenrolando de forma frenética e com uma narrativa bem fluida, sem rodeios, ou seja, as coisas acontecem de forma direta, devo destacar também que o livro não trata só de violência, morte e carnificina de zumbis e humanos. Ele trata de nós, seres humanos, e do que somos capazes de fazer para proteger quem amamos, e também de como precisamos uns dos outros para sobrevivermos a situações extremas.
O livro tem varias ilustrações, um tanto quanto assustadoras, reveladoras, que deixam a leitura ainda mais perfeita. Ah não posso deixar de falar que o livro vem acompanhado de CD trilha sonora que da um toque a mais a leitura.
O autor criou um universo inteiro, com personagens com personalidades fortes, até mesmo os personagens secundários nos conquistam, e os zumbis.... assustadores!!!
Os personagens foram muito bem criados, e no decorrer da história amadureceram muito. A cada palavra, cada acontecimento fiquei mais viciada e angustiada querendo saber o que iria acontecer com eles.
Apocalipse Zumbi é um dos melhores livros sobre zumbis e nacional que já li. Espero ansiosamente o próximo volume, mesmo correndo o risco de morrer de ataque cardíaco ou de ansiedade! A escrita do autor é maravilhosa e nos deixa sempre com um pé atrás - ele não tem medo de usar e abusar de seus personagens, ele os criou para a morte, isso é fato!

Com certeza é um livro que recomendo, quem é fã de zumbis ira gostar muito, foi um livro que me surpreendeu muito, pretendo ler os outros livros da serie.

site: www.leituraecia.com.br

Draylla 28/08/2016

O pior
O pior exemplo de como amalgamar clichês sem o mínimo de critério. Existem sim outros autores que fazem uso de clichês extraídos de filmes, séries e livros de zumbis, mas esse é o top do top (sqn). Construção confusa e personagens rasos... O pior é ver que o texto poderia ter algo mais... Mas não.

Marcador Expresso 16/04/2016

MARCADOR EXPRESSO - APOCALIPSE ZUMBI
Há, em São Paulo, no Brasil,
Um pequeno grupo de sobreviventes querendo viver;
Um grupo maior ainda querendo comer...
E um traidor que ameaça destruir o que ainda existe de humano em todos!

Continue a ler em nosso blog
Se gostar de nossa escrita, ficaremos agradecidos se nos seguir

Abração!!!

site: http://marcadorexpresso.blogspot.com.br/2016/04/ha-em-sao-paulo-no-brasil-um-pequeno.html

Luvanor N. Alves 11/04/2016

MARCADOR EXPRESSO - APOCALIPSE ZUMBI
Há, em São Paulo, no Brasil,
Um pequeno grupo de sobreviventes querendo viver;
Um grupo maior ainda querendo comer...
E um traidor que ameaça destruir o que ainda existe de humano em todos!

Continue a leitura em nosso blog, MARCADOR EXPRESSO!!!
Caso goste de nossa escrita, ficaremos imensamente feliz se nos seguir!!!!
bjãoooooo

Damon 21/03/2016

Apocalipse Zumbi
No início, devo admitir que o livro é um pouco parado e foi um pouco difícil vencer as primeiras páginas, ainda mais por se tratar de uma nova sequência, novos personagens, toda aquela construção de elo entre o leitor e os personagens.

Após as primeiras páginas, a história me envolveu com muita facilidade e me deixou curioso e tenso em muitos momentos. Existem muitos momentos clichês porém divertidos e bem trabalhados, particularmente eu prefiro clichês bem feitos a inovações falhas.

O Alexandre Callari é um bom escritor e criativo porém a narrativa tem um lado negativo imperdoável e por isso a falta da 5ª estrela. A grande maioria dos momentos clímax da história eram cortados por flashbacks de antes do apocalipse ou para outro momento que estava ocorrendo simultaneamente, é uma maneira bacana de deixar o leitor com mais curiosidade e com vontade de comer o livro, mas o mesmo tempo é absurdamente brochante e cansativo.

Danielle 13/02/2016

Eu como amante desse universo de zumbis e não pude deixar de conferir um dos livros do catálogo da editora parceira Generale sobre o tema, ainda mais se tratando de um autor nacional.

"Como seria a vida do ser humano , se todos soubéssemos o que cada dia nos aguarda?"

Quatro anos se passaram após milhões de pessoas em todo o mundo virarem uma espécie de zumbi de uma hora para outra e começaram a atacar as pessoas que não foram infectadas. Foi um caos até que os contatos com mundo começaram a se perder e restarem poucos sobreviventes.

"Quando a pessoa não tinha crenças, seguir em frente tornava-se mais difícil."

A trama gira em torno de uma comunidade que conseguiu se instalar em um lugar bem protegido, onde os zumbis não conseguem entrar, mas estão sempre saindo em busca de alimentos e suprimentos e algumas vezes ainda encontram alguns sobreviventes.

A comunidade acaba de receber um novo morador encontrado nas ruas (Dujas), porém o líder da comunidade (Manes) não tem um bom pressentimento ao conhecê-lo e ao mesmo tempo um dos grupos que estava fora entra em contado através de rádio transmissor e avisa que estão em perigo e então Manes decide sair da comunidade mesmo ela estando cercada por zumbis e salvar seus amigos. Sem o líder por perto, Dujas começa a colocar as manguinhas de fora e descobre que nem todo mundo está contente com o comando de Manes e resolve liderar uma rebelião, que claro irá colocar em risco a vida de todos os moradores do local.

O livro é narrado em terceira pessoa e traz uma visão global da estória e de personagens, foi interessante ler a cena onde entramos na mente de um infectado que ainda não se deu conta do quanto perigoso ele pode ser, pessoas infectadas que ainda não foram completamente tomadas e ainda restam um pouco de discernimento.

O livro no geral trata não somente de zumbis, mas também de como o ser humano pode reagir em meio ao caos e o livro me lembrou um pouco a famosa série The Walking Dead nesse aspecto.

A leitura é bastante envolvente e tem um ritmo bom, o leitor é agraciado também com várias ilustrações de cenas durante a leitura. Não posso deixar de elogiar também a capa que é muito linda e assustadora.

O autor descreve as cenas em detalhes deixando o leitor visualizar perfeitamente a cena e sem ser cansativo.

Estou ansiosa pela leitura do próximo volume e com certeza recomendo a leitura a todos que curtem o gênero.

site: www.ciadoleitor.blogspot.com.br

Leo 28/09/2015

Sono.
A cidade de São Paulo teria sido um ótimo cenário para o apocalipse zumbi, se fosse escrita por outro autor. O livro aparece cheio de pretensões, querendo passar uma imagem de épico, quando na verdade é raso, com narrativas superficiais e personagens nem um pouco interessantes.
Chega a um ponto que queria simplesmente que os zumbis devorassem todos ali.

marcoabpalma 14/05/2015

Apocalipse Zumbi – Os Primeiros Anos (Alexandre Callari)
Sensacional! Essa é a palavra para o livro “Apocalipse Zumbi – Os primeiros Anos” de Alexandre Callari. A primeira grande obra literária sobre o universo do apocalipse nas mãos de nossos bons e velhos zumbis. Confesso que comprei o livro e o deixei um pouco de “stand-by” na minha estante, pois achei que era mais uma das obras modinhas da série “The Walking Dead”. Até que dei a ele uma chance e quebrei a cara legal.

Como o próprio nome já diz o livro narra a história de um colapso que ocorre no mundo, onde, de uma hora para outra e sem nenhuma explicação (Pelo menos até agora), mais da metade da população mundial cai morta e da metade que sobrou, a maior parte se torna zumbis, pessoas semi-humanas, com uma raiva incontrolada que vivem para atacar e se alimentar da carne dos que sobreviveram, que lutam da forma que podem para sobreviver e ainda mais para não se tornarem novos zumbis.

Nesse contexto um grupo de sobreviventes, liderados por Manes toma controle de um quartel abandonado e criam ali uma comunidade de mais ou menos 400 pessoas que passam a lidar juntos com esse novo mundo apocalíptico tentando sobreviver como podem. Até que uma missão de resgate dá errada e um visitante nada “bonzinho” quase põe tudo o que a comunidade conquistou no ralo do banheiro.

Não vou aqui contar detalhes da história e sim tentar escrever porque que essa obra é muito boa, e diferenciada das outras que já li do mesmo gênero.

Primeiramente Alexandre foi muito feliz em detalhar não só o perigo e a luta contra os monstros (Que já estamos carecas de ler e assistir), mas também (ou principalmente) a luta que os sobreviventes travam em lidar e viver em um mundo pós-apocalíptico… É perfeita a maneira como ele descreve o que cada pessoa passou para conseguir sobreviver, os traumas e as sequelas que em cada uma delas ficou, e como esses todos esses traumas trancados em um mesmo lugar pode se tornar uma verdadeira bomba relógio.

Outro item fantástico é como Alexandre não cria um único personagem principal, ele cria alguns personagens que se destacam e que têm cada um a sua relevância e importância na história. Ele separa alguns capítulos especiais para cada um deles e, sem os começa com a vida deles antes do holocausto, com suas vidas cotidianas, e em como tudo isso impacta na forma como eles lidam com o fim do mundo. É demais, pois a gente acaba conhecendo e entendo cada um deles, como cada um age, pensa e vive.

Claro que no livro não poderia deixar de ter dramas, tristezas e alegrias causados por relacionamentos, e o escritor foi mais uma vez muito feliz nessa parte, pois ele relata os relacionamentos se formando, sejam eles de amor ou de amizade de uma maneira magistral, onde nós leitores acabamos vibrando em cada beijo que ocorre, pedido de casamento (A parte que José pede a mão de Maria em casamento é muito show!!!). Durante a leitura nós acompanhamos as amizades se formando, os elos entre as pessoas e como elas, antes fechadas pelo trauma que vivem, começam a abrir o coração uma para as outras e se fortalecendo com isso.

Enfim, o livro não é apenas mais um livro sobre zumbis que gostam de comer carne humana, o livro é uma obra prima que descreve a capacidade que nós humanos temos de, após um evento que quase acaba com a humanidade, nos reagrupar, nos adequar e sobreviver da melhor maneira que conseguimos. Enfrentando não só os monstros que estão soltos pelas cidades, mas também lutamos contra outras pessoas desumanas e cruéis e, principalmente, contra os próprios demônios e medos que cada um tem dentro de si.

Vocês perceberam que eu gostei muito do livro e já vou começar a ler o segundo volume. Não sei como a história se desenrolará nos próximos, mas estou muito curioso.

Recomendo o livro para os que gostam do gênero zumbi e também para os que não curtem muito, tenho certeza que vão adorar também.

Detalhe: Junto com o livro vem um CD com a trilha sonora o que é bem legal para entra no clima da história.

site: http://livroscompipoca.com/

Isabelle 15/03/2015

Apocalipse Zumbi - Os primeiros anos inicia-se de maneira interessante: Um homem está fugindo de uma horda de zumbis, então, é resgatado por um grupo de carro. O mais interessante, é passar-se em primeira pessoa, percebendo-se logo que o homem está em processo de transformação. Fato curioso poder "assistir" a este processo de dentro para fora.
Mesmo não sendo uma personagem de fato, acaba sendo o causador de toda a trama. Em poucos segundos todo o grupo no carro é atacado por ele, conseguindo fugir apenas duas pessoas, Conan e Espartano.
A partir disso, nos é apresentado o grupo de sobreviventes do Quartel Ctesifonte, liderados por Manes. Recebem um chamado de socorro de Espartano, e Manes decide sair em missão de resgate. É alertado por todos, inclusive sua esposa vidente Liza, que esta missão acabaria de forma trágica, porém, como foi apresentado o "líder":

"Cada vez que ele enfiava uma coisa em sua cabeça, ninguém, nem ao menos ela, conseguia persuadi-lo do contrário, e, por mais que lhe fossem apresentados argumentos sólidos, por mais que lhe fosse mostrado que sua decisão era equivocada, o líder do Ctesifonte simplesmente ignorava tudo que lhe era dito e agia de acordo com seu próprio pensamento" - Pag 75.

Cada personagem toma uma atitude questionável, inclusive (ou principalmente) Manes e em apenas 24 horas o Quartel é tomado pelo Novato Dujas, e instala-se uma guerra civil, enquanto o grupo de Manes perde o veículo e ficam ilhados e sem comunicações. A partir de então o que se desenrola é uma sucessão de erros, tanto fora quanto dentro do Quartel.
Acredito ser exatamente esta a intenção do autor Alexandre Callari, salientar uma sociedade, que após quatro anos do apocalipse,confinadas, estão esgotadas e de ânimos à flor da pele. Contudo, a escrita não consegue passar empatia em nenhum de seus acontecimentos, nem pela historia nem pelos personagens, parando apenas nos estereótipos de cada um.
Seu "vilão" Dujas é desperdiçado, ascendendo e caindo em, no máximo, 15 horas, portanto, tudo parece acontecer de uma vez, as paixões adormecidas ressurgem, quem nunca lutou torna-se guerreiro, os guerreiros enlouquecem e situações absurdas acontecem.
Talvez se "esticasse" o tempo no qual ocorre a trama, ganharia tempo para amadurecer a história e suas personagens.
O livro também é recheado de diálogos e introspecções longas, de caráter filosóficas, chegando a ser cansativas, e, em algumas vezes, dispensáveis. Também há a presença de "flashbacks", mostrando a vida antes ao "Dia Z", conseguindo mostrar um pouco mais (e mais profundo) de algumas personagens.

Quanto ao livro fisicamente -

A capa é bem impressionante, e somado ao fato de ser nacional, foi o que mais impulsionou a compra. O livro também de repleto de ilustrações muitíssimo bem feitas, mostrando alguns dos ocorridos narrados. Contudo, o zelo para com o livro parou aqui, O sumário foi feito de maneira bem pobre, parecendo com o de trabalhos escolares.
No corpo do texto, quando há mudança de perspectiva, espaço ou de personagem, não há nenhum tipo de divisão que direcione o leitos, ficando, algumas vezes, confuso.

Sobre clichês -

"Se clichês existem, é porque dão certo". Não é ma afirmação de toda errada, porém, alguns já estão tão desgastados por todas as mídias, que um pouco mais de criatividade é pedida.
Temos os seguintes exemplos:

- José, o "nerd" magrelo, cheio de espinhas, óculos e técnico de informatica. Junior, outro "nerd" gordo, de óculos. Ambos com amplos conhecimentos sobre quadrinhos, filmes antigos, e principalmente os de zumbi.
- Marcos JOSÉ e Ana MARIA, pais da criança profetizada como Salvadora
- Um ruivo Irlandês chamado e tratado como Viking
- O japonês samurai
- Hulk, o grandalhão com problemas de controlar os nervos

E há também os completamente "Anti-Clichês"

Em contrapartida com o óbvio, foi criado o inimaginável.

- Um homem violentado por uma semi-zumbi adolescente
- A moça dona da afeição do líder é/foi halterofilista, sendo muito musculosa
- Um dos personagens, na vida anterior ao apocalipse, foi casado com uma hermafrodita.

E outras minorias, são realmente muito pouco relatadas em qualquer meio, interessante, e causador de estranheza. Ousado, e, infelizmente, mal trabalhado também.

Resultado Final: Infelizmente uma leitura arrastada, na qual se não há profundidade ou empatia, e é colocado um problema após o outro, terminando com a constatação do óbvio.