Longamente

Longamente Erik Orsenna

Resenhas - longamente

Foletto 09/06/2023

Meu livro preferido
Ganhei ele há mais de 20 anos, após uma crônica da Martha Medeiros sobre o livro, com a qual concordo demais. Esse livro nos da um senso de raridade, sobre sentimentos raros que deixamos passar muitas vezes ao longo da vida por não compreender sua grandeza ou não estarmos dispostos a lutar.

Dois corajosos que decidem se amar apesar das circunstâncias. Ele, acomodado. Ela, política e inflamada. Eles se encontram ao redor do mundo para construir um amor único. O único porém é o adultério, então pode ser sensível pra alguns.

GilbertoOrtegaJr 15/06/2016

Longamente – Erik Orsenna
Em geral eu me dou muito bem com dicas de livros indicados pela também escritora Martha Medeiros, já que grande parte dos livros que ela indica são realmente bons. Longamente do escrito Erik Orsenna foi a primeira exceção à regra, mesmo tendo todos os elementos para que eu pudesse gostar acabei me decepcionando e transformando esta leitura em uma atividade desagradável.

Gabriel é um paisagista de quarenta anos, que um dia se apaixona à primeira vista por Elisabeth, uma funcionária de alto escalão do governo francês, onde ela trabalha com comercio internacional. Ele se separa para poder viver este grande amor sem empecilhos, ela não abre mão do marido e dos filhos. Aos poucos eles vão se encontrando ao longo de trinta anos em vários lugares como; Bélgica, Paris, Espanha, China.

Para guiar Gabriel nos caminhos do amor ele conta com a ajuda de Ann e Clara, duas senhoras inglesas que foram amantes do seu pai. E também com o seu próprio pai que acaba sumindo logo no primeiro terço da narrativa. Outro detalhe que tinha tudo para transformar a estória em algo mais interessante é que Gabriel e Elisabeth planejam ter um filho juntos, para que no futuro ele se torne um escritor e escreva sobre esta paixão.

Ao contrário do livro não quero ocupar um grande números de frases, por isso mesmo vou deixar claro os motivos que me fizeram não gostar desta leitura: o pano de fundo é fraco, o escritor narra mal sobre a paisagem ou personagens secundários, as escolhas de palavras para compor o texto são estranhas, deixando assim o livro muito truncado durante a leitura, e por fim mesmo tendo tudo para ser uma trama envolvente o livro é repetido e excessivamente pretensioso, enfim, acho que são coisas simples que um bom editor poderia ter resolvido com desenvoltura. Justamente por isso eu não recomendo este livro.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2016/06/15/longamente-erik-orsenna/

Felipe 20/02/2014

Já de cara eu preciso admitir que essa resenha (???) começa completamente corrompida e tendenciosa. Na verdade, uma resenha é, supostamente, um texto crítico, que tem como finalidade informar a posição do autor em relação a uma determinada coisa. Mas pra isso, o autor deve, necessariamente, tecer argumentos. A minha posição em relação a este livro é bastante clara: eu fiquei completamente rendido desde a primeira página, portanto, criticá-lo é impossível pra mim, achei extraordinário e irretocável. Eu sei, não é um ponto de vista muito criativo, mas não tem nada o que eu possa fazer, to apaixonado pelo livro. Aliás, ele tirou um pouco da graça de tudo o que eu peguei pra ler desde então...
Eu cheguei a este título, como a tantos outros, por meio de uma crônica da escritora gaúcha Martha Medeiros (muito da minha bagagem cultural eu devo às crônicas dela). Quanto ao livro, não me resta nada a não ser indicar a você que por motivo chegou até aqui. Foram poucos os livros que me marcaram de uma forma tão positiva, seja pela poesia da escrita, seja pela delicadeza na forma como o autor escolheu tratar de um assunto no qual é fácil escorregar para um discurso repetitivo e maniqueísta: o adultério. Não se engane, não é um livro fácil, mas vale a pena, cada página vale muito a pena!