O Guia Oficial de House Ian Jackman

Resenhas - O Guia Oficial de House

Greyjoy 07/09/2023

Crítica sobre o guia de "House"
Livro bem extenso, em alguns momentos larguei a leitura. Porém a análise desses personagens incomuns, não convencionais(no caso principalmente do Doutor Gregory House) chama a atenção. Além da análise da equipe de produção, das entrevistas e de todo o tamanho deste grande show(em qualidade e dimensão)

Gutenberg Carlos 20/06/2023

Todo mundo mente
Um mergulho nos bastidores de House.
Quem faz acontecer, quem faz a magia, quem dá conta da maquiagem, figurino, roteiro, direção e etc. Tudo o que se passa por trás das câmeras.

Que House é um sucesso mundial todos sabemos. Nesse livro, conseguimos ver porquê. Toda a dedicação, todo o trabalho que é realizado além dos atores.

O livro também tem entrevistas com os atores de forma bem aberta, sobre a vida e os personagens.

Além de comentários sobre vários episódios específicos.

Se você é fã da série, certamente vai querer voltar a ver depois desse livro.

Sandra Clara 14/08/2022

Todo mundo mente
Dr House é a série que mais gosto e neste livro detalhes de roteiro são revelados, reflexões filosóficas que meio que passaram batidas e depoimentos dos atores. House é um lunático maníaco depressiva e infeliz mas é ele quem resolve os casos mais difíceis no Hospital Princeton Plainsboro e muitas vezes ele arrisca a própria vida pra salvar a vida do paciente. Adorei esse livro.

Letícia 12/12/2021

O livro fala mais de como funciona todo o processo de gravação do que da série em si, com exceção dos capítulos dos personagens, embora eu não tenha gostado muito deles, já que só falava coisas que eu já sabia.
Tem vários detalhes sobre as gravações que eu nem imaginava que era um problema, gostei bastante de aprender.
E claro tem muitos spoilers da série, ele praticamente resume todos os acontecimentos até o final da sexta temporada.

PatrAcia44 13/03/2021

O ator incrível que é Hugh Laurie, o nosso eterno House ?
Eu amo o seriado House, mas confesso que pensei que esse livro seria chato, por falar mais sobre as gravações. Tenho ele já faz uns anos, mas só agora peguei para lê-lo.
E fui surpreendida, eu adorei, relembrei como o seriado é maravilhoso, e fiquei até com vontade de assistir novamente. Explica muitas coisas interessantes e conhecemos melhor todos os envolvidos.
Eu queria muito que tivesse um livro do seriado mesmo, contando todos os capítulos e tal, eu com certeza compraria todos.
Tem uns trechos das falas do seriado, e umas fotos.
Eu... vou ter que assistir de novo ?

thaisraiz 13/02/2021

As pessoas não têm o que merecem, elas têm o que têm.
Eu vi minha mãe assistindo e reassistindo House diversas vezes durante os anos, então, quando tive a oportunidade de emprestar um livro sobre uma série da qual minha mãe tem tanto carinho, não pensei duas vezes.
O intuito era dar para ela ler mas no fim das contas, quem leu fui eu.
É muito interessante ler o cotidiano e os processos que desenvolveram a produção dessa série que com certeza deixou um grandessíssimo legado. É fantástico e me faz querer estar envolvida com um projeto tão imenso quanto esse algum dia.
Eu, ao contrario da minha mãe, eu nunca estive muito envolvida com House. Talvez porque eu ainda seja muito nova e questões como as que House trata nunca me foram preocupações. Pelo caminhar dos anos, acabei assistindo quase todos os episódios de House mesmo que de maneira indireta e desconexa, então acreditava que já sabia tudo o que tinha para sobre a série, mas esse livro provou que eu estava errada. Foi muito divertido conhecer a filosofia por trás dos episódios e compreender melhor as concepções de cada personagem dado as situações evidenciadas na série.
Por vezes, eu me senti um pouco entediada com o livro, mas talvez porque tenha notado que a produção de uma série não seja assim tão excitante e dinâmica quanto eu esperava, mas é claro que isso não é um problema do escritor ou do livro.
Em conclusão: Eu adorei descobrir o que acontece com quando as luzes se apagam, assim como, notar coisas que nunca havia notado sobre House. Com certeza esse livro me fez apreciar a série muito mais do que antes.

Thaís Berganton 22/06/2020

Após muita insistência para finalizar
Eu sou uma grande fã da série e esperava bastante desse livro, me decepcionei demais! A única coisa boa que tenho a dizer é que passei a ter uma visão da complexidade que a produção de uma série de TV renomada exige.. o livro deixa bem claro do cuidado e da sintonia da equipe toda, como todos eles são incríveis no que fazem! Porém, algumas considerações negativas são importantes:
1. O livro se prolonga demais, acredito que as 432p poderiam ter se reduzido á no máximo 150p.
2. É maçante, a leitura não foi prazerosa e me forcei a terminar o livro diversas vezes.
3. Os capítulos poderiam ter sido organizados de uma forma melhor pois algumas coisas se repetem ao longo do livro. Enfim, me esforcei para ler tudo porque sou uma grande fã, mas não gostei, infelizmente.

Hugo 05/09/2013

Específico para fãs doentes
Ideal para ser lido entre a sexta e a sétima temporada, é pra ser petisco naqueles intervalos em que não há episódios novos e você está disposto a comprar/consumir tudo com a marca (eu quase comprei a jaqueta Rtai Sports).

As partes técnicas são meio maçantes, e em alguns momentos - por ser também um guia dos episódios - se resume a narrar acontecimentos mecanicamente ("fulano faz isso, então house diz isso e isso, em seguida wilson fala aquilo").

Destaque para as entrevistas de Robert Sean Leonard e Olivia Wilde (Wilson e Thirteen), com os quais simpatizei depois de conhecer melhor, e para as fotos que vez ou outra quebram o clima rígido de alguns trechos.

Pra quem for fã doente (trocadilho que já usaram e abusaram) é obrigatório sim, porque você já encontra por aí por R$ 10. No pior, leia apenas as entrevistas, já vale o investimento.

Obs: Quem se atrever a ler antes de assistir à sexta temporada está pedindo pra tomar spoiler na cara.

Nataly 28/03/2013

O Guia Oficial de House
O Guia Oficial de House analisa cada personagem, cada detalhe que inúmeras vezes nos passa despercebido. Nos traz a incrível vida dos bastidores, mostrando como tudo funciona, desde a maquiagem e as roupas, aos cenários e roteiros.
Eu fiquei maravilhada com cada página do livro. Impressionada com diversos fatos, como: o Hugh Laurie ser mais parecido com o House do que eu pensava, o Robert Sean Leonard (Wilson) não gostar de trabalhar, com a entrevista da Olivia Wilde (Treze), que mostrou não ser só beleza, mas muitíssimo inteligente também, e com a vida louca dos bastidores.

David Shore é sensacional, mas isso eu nem precisava falar, não é mesmo? Afinal, ele criou o nosso querido médico. A incrível mente dos roteiristas, o poder da maquiadora, da figurinista e da cenografista, a enorme responsabilidade de Katie Jacobs, entre inúmeros outros talentos que realmente impressionam e te fazem entender o motivos de mais de 80 milhões de pessoas no mundo inteiro assistirem a série.

É um guia incrível com citações e com passo a passo da elaboração dos episódios da série. Me apaixonei mais por Hugh Laurie e criei uma enorme admiração por Olivia Wilde. Me diverti com o Robert Sean Leonard. Admirei a Lisa Edelstein e tive certeza de que cada ator foi feito perfeitamente para cada personagem, foram destinados a eles. Através das histórias que eles contam, você chega a conclusão de que tudo está como devia ser. São atores que, apesar de alguns obstáculos, conseguiram chegar onde estão e fazem da nossa vida muito mais filosófica, conforme o tema abordado.
Quanto aos bastidores, nossa, nem tenho palavras para descrever o quanto fiquei impressionada. É tudo muito corrido, detalhado e maravilhoso. Me apaixonei, simplesmente quero fazer parte. Quanto mais eu lia, mais eu tinha certeza: quero essa vida, preciso dessa loucura que deixam todos assim, doentes pela série. São tantos detalhes que nós perdemos, tantos, tantos, tantos! Vocês não fazem ideia. Cada detalhe que dá um trabalho absurdo e que tem por traz uma mente brilhante. Só lendo mesmo para entender e admirar. Portanto, não percam o livro! É sério!

Josh 30/11/2012minha estante
Gostei

Giovanni 25/02/2012

O livro revela os bastidores da série!!! Eu tinha a impressão que era as mil maravilhas, mas o livro demosntra que é muita pressão, pouco tempo e o resultado tem de ser muito bom!!!
Pelos depoimentos dos atores você passa a entender um pouco mais da série, pois tudp é planejado, desde as roupas.

Nathi 09/01/2012

Resenha - O Guia Oficial de House
Você é fã de House? Então precisa ler esse guia! Eu assisto essa série desde sua estreia e claro, ela me conquistou de imediato. House é um indivíduo sarcástico, irônico, que não mede suas atitudes e muito menos suas palavras, porém ele é o melhor médico que há no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital. Ele age de acordo com suas próprias regras, o que o torna excepcionalmente brilhante em seu trabalho.

House é uma das séries mais assistidas e comentadas no mundo, e nada mais justo do que um guia para proporcionar um entendimento mais profundo desse sucesso mundial. O Guia Oficial de House conta com entrevistas com os atores (sobre o que eles pensam de seus personagens e sobre eles próprios), os diretores, roteiristas, figurinistas, editores, e até mesmo os que providenciam a alimentação de todos que trabalham no set.

Com todos esses detalhes sobre o funcionamento da série, eu me senti circulando no set e observando a correria de todos, os ensaios, as filmagens. Preciso dizer que fiquei surpresa com muitas informações, como o quanto é difícil planejar os episódios, escrever os roteiros. É um processo que precisa ser feito rapidamente e ao mesmo tempo tem que ser meticuloso. Em especial na escolha dos casos médicos que irão aparecer em cada episódio, pois eles precisam ter veracidade. Os consultores médicos auxiliam os roteiristas para que não haja falha; o caso pode ser raro, mas ele precisa ter alguma ocorrência no histórico da medicina.

O guia contém inúmeras fotos, que o tornam ainda mais dinâmico, e fazem com que o leitor fique mais familiarizado com todas as informações e curiosidades. E ainda conta com o prefácio escrito por Hugh Laurie, que interpreta maravilhosamente House.

Ian Jackman realmente está de parabéns, pois não deve ter sido um trabalho fácil conseguir todas essas informações e entrevistas. O único ponto negativo do livro foi a organização, às vezes está falando de um assunto e parte para outro sem nenhuma divisão ou indicação, e isso atrapalhou um pouco minha leitura.

O Guia Oficial de House é um prato cheio para os fãs (e até para aqueles que não são tão fãs assim), e você não pode perder essa leitura!
Alexandre.NAbrega 27/04/2015minha estante
Muito legal, a sua análise.

Fabi 08/08/2011

O Guia Oficial de House
A série mais popular no mundo ganhou um livro. O “Guia Oficial de House” mostra um pouco dos bastidores e tenta desvendar – se é que isso é possível – alguns enigmas como as doenças mais estranhas que aparecem no programa, e o maior de todos: a mente de Gregory House, o médico mais amado e odiado de todos os tempos.

Como um médico que por vezes é meio “antipático”, que fala tudo sinceramente sem se preocupar se vai ferir seus pacientes ou quem quer que seja (como em um episódio que diz a uma paciente: “Você vai morrer”. “Em dois dias ou menos”. Oi?) conquistou tantos fãs ao redor do mundo? House tem algo especial.

Ele não é totalmente vilão, mas também não tem o coração de ouro, como diz o diretor da série em uma passagem do livro. House é acima de tudo um gênio, capaz de desvendar as mais diversas doenças, como nenhum outro seria.

O diretor afirma ainda que a relação de House e Wilson (seu único amigo de verdade) é inspirada em Sherlock Holmes e Dr. Watson e mostra que ambos têm muito em comum.

“O Guia Oficial de House”, que conta com prefácio de Hugh Laurie (ator que interpreta House), fala sobre como funcionam os bastidores, o processo de criação dos roteiros, as gravações, efeitos especiais, maquiagens, enfim, desde o menor detalhe até o trabalho final. Mesclando trechos da história que conduz a série com depoimentos dos atores sobre seus personagens e sobre o ambiente de trabalho, este livro é rico em informações e curiosidades sobre o universo de House. Mostra a série da perspectiva de todos que fazem parte da equipe e fazem House ser o que é hoje: um sucesso.

Já são seis temporadas desde o programa piloto que foi feito sem muitas expectativas, sem saber que rumo tomaria. Muita coisa já aconteceu na vida de House e da equipe de diagnósticos do Princeton Plainsboro Teaching Hospital e no livro o diretor dá a entender que não para por aí. A quem conhece a série, a leitura vale a pena pelas curiosidades e para saber como as coisas funcionam por trás das câmeras. A quem ainda não conhece, está perdendo. House é surpreendente e intrigante, e seu Guia Oficial não poderia ser diferente.

Anica 16/06/2011

O Guia Oficial de House (Ian Jackman)
Não sou daquelas pessoas que podem dizer que começaram a acompanhar House desde o começo. A primeira vez que vi foi em março de 2006, quando a série já estava na segunda temporada. Mas mesmo que conhecendo um pouco mais tarde, a verdade é que me apaixonei e desde então acompanho todos os episódios, ficando com aquele baita ponto de interrogação na testa a cada season finale, e conhecendo pouco a pouco essa personagem, que no final das contas apresentou tantas facetas ao longo de sete anos.

E acho que foi por isso que me diverti tanto com O Guia Oficial de House, de Ian Jackman. Foi como ver sob um ângulo diferente algo que eu já conhecia, além de uma oportunidade de relembrar grandes momentos (e diálogos!). Além disso, muitos detalhes da produção, desde o episódio piloto até a conclusão da sexta temporada (sim, é um livro bem recente, que inclui até pergunta para Olivia Wilde sobre Tron, por exemplo). Vai muito além da já famosa história da fita que Hugh Laurie mandou para o casting quando tentava o papel do título.

E por ser um volume tão grande de informação, é essencial que seja bem organizado, o que O Guia Oficial de House certamente é. Divido em capítulos com diferentes fases da produção de House, mesclados com outros sobre as personagens, a verdade é que você fecha o livro com a sensação de que esteve lá dentro do set, acompanhando tudo, tamanha é a quantidade de detalhes que Jackman expõe para o leitor (para ter uma ideia, até o que está impresso nos envelopes sobre a mesa do médico é dito no livro).

A melhor parte do guia sem sombra de dúvidas são os capítulos sobre as personagens (na ordem: Cameron, Chase, Foreman, Thirteen, Taub, Kutner, Cuddy, Wilson e House). Com um ótimo trabalho de pesquisa, o autor traz momentos pinçados da série para ilustrar o perfil de cada personagem. Além disso, entrevistas com os atores que os interpretam acabam dando uma outra visão dessas personagens, afinal, eles precisam se aprofundar muito mais do que o telespectador quando vão pensar nas motivações, paixões e outras caracteristícas daqueles que representam. Isso acaba enriquecendo a experiência de quem assiste a série, e até coisas que passaram despercebidas acabam ajudando a reconhecer essa nova imagem.

Dos detalhes da produção, até o que os atores comem é revelado. Questões como o figurino, o cenário, efeitos especiais, etc. – está tudo ali. Como disse anteriormente, é quase como se o leitor fosse transportado para o set e acompanhasse a gravação de mais um episódio. E acaba passando uma visão de que toda a equipe envolvida (não só os atores) acreditam muito no que fazem, o que pode ser por si só uma das explicações para o sucesso da série.

O guia acompanha também diversas imagens, tanto dos episódios da série como de bastidores. Algumas delas são coloridas e estão mais próximas do final do livro, em papel especial. As demais são todas preto e branco acompanhando o padrão do texto que ilustram. Além disso, há também uma lista de todos os episódios da primeira até a sexta temporada (lembrando que a sétima acabou tem pouco tempo, por isso não aparece no livro). Tem também um prefácio delicioso de Hugh Laurie, esbanjando senso de humor no melhor estilo Monty Python que por si só já faz o livro valer a pena.

Mas a verdade é que a leitura de O Guia Oficial de House é uma experiência muito interessante para quem acompanha a série, mesmo não sendo um fã apaixonado. É uma ótima forma de compreender os mecanismos por trás dos shows que a tv traz diariamente para nós, assim como uma forma de relembrar os pontos altos de uma série que tem tudo para ser lembrada entre as grandes da safra de 2000.