Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Gabriela.Andrade 26/05/2024

Não gostei
Iniciei a leitura com altas expectativas por se tratar de uma obra exaltada por tantas pessoas, mas ao decorrer dela me frustrei (e muito).

eu entendo todos os acontecimentos da estória que fazem com que o enredo seja revolucionário para época; como o fato de uma mulher ter suas próprias opiniões e estabelecer os seus limites, já que não a toa ela se retirou de todos os cenários presentes no livro ao se sentir desrespeitada ou simplesmente por ter vontade de mudar o seu destino (em Gateshead, Lowood, Thornfield Hall e a casa de John Rivers), o fato dela trabalhar como preceptora e não tolerar casamento sem amor em um período onde a mulher não tinha voz nem vez e sua única utilidade era servir a sua família, enfim, consegui observar todas essas coisas..

porém, para mim o problema foi a narração. jane eyre é um romance de formação autobiográfico, então é ela mesma que relata a sua vida, desde quando era uma criança até a meia idade...

na fase da infância eu fiquei encantada, adorei o temperamento da Jane nesse momento, em Gateshead ela não se deixava manipular pela Sra.Reed.. em Lowood gostei de acompanhar a amizade dela com a Helen Burns, torci por ela em relação ao diretor Sr.Brocklehurst..

ATÉ QUEEE ela cresce, e decide trabalhar em Thornfield Hall.. e a partir deste momento, ~para mim~ foi só ladeira abaixo. comecei a achar tudo tosco e melodramático.

existe um traço da Jane, exposto desde o princípio, a baixa autoestima. essa característica nunca me agradou, mas como tinham outras questões que sobrepunham esse atributo dela, não chegava a me incomodar, no entanto em Thornfield Hall...

...em Thornifield Hall, o que passava despercebido começa a ficar maçante. porque este aspecto se mistura com outras questões vividas pela Jane neste novo contexto, como por exemplo o romance entediante vivido entre ela e o Sr. Rochester. para mim, os diálogos entre eles eram toscos, os devaneios da Jane se mostraram tão toscos quanto e comecei a achar tudo insuportável.

não pretendo ler outros livros da Charlotte Brontë, porque ao contrário do que senti ao ler O morro dos ventos uivantes, outro livro que não funcionou para mim, mas eu tenho consciência de que não gostei porque eu não sou o público alvo, com Jane Eyre eu senti uma questão de falta de criatividade por parte da autora e se foi assim no livro mais famoso dela, imagine em outros..

Amanda 26/05/2024

O livro me capturou desde o início, a narração em formato de conversa entre Jane e o leitor faz com que a leitura seja fluida. A personagem é intrigante e é interessante acompanhar a evolução da sua personalidade conforme os anos se passam. Foi uma experiência gratificante poder chorar, se emocionar, sentir raiva e se apaixonar com Jane Eyre.

Toshiko.Pri 26/05/2024

Amável Surpresa.
Sempre vi por aí nos instagrans da vida, todos falando muito bem dessa obra de Charlotte Brontë.
Confesso que minhas expectativas estavam até que altas, mas tentando de toda forma não esperar tanto, pois, não sei você, mas quando minhas expectativas estão muito altas, elas tendem a serem decepcionadas, rs.
E ao longo dos capítulos eu realmente achei que seria uma grande decepção essa leitura, não por ser ruim, longe disso, mas por esperar sentir demais.

Conhecemos Jane Eyre em sua triste infância, rejeitada e maltratada por sua benfeitora.
Sua tia, viúva de seu tio, irmão de sua mãe, via Jane como um peso a carregar, uma promessa feita no leito de morte de seu marido que ela teve de cumprir contra sua vontade, sendo assim, maltratava a pequena crianças à seus cuidados. Seus primos automaticamente também a tratavam com desprezo e ódio, tendo como exemplo a própria mãe deles, como poderia ser diferente?
E infelizmente toda a casa, desde os patrões aos empregados não davam a mínima atenção a pequenina, somente uma boa alma se compadeceu e deu-lhe um pouco de amor.

Prosseguindo, Jane Eyre foi enviada ao colégio interno e a partir daí vemos mais de suas dores, mas também vemos o seu crescimento ao longo dos próximos capítulos. Mesmo diante de tantas dificuldades, ela não deixava de acreditar que havia um Deus bom sobre Ela e jamais negou a sua fé.

Fui sendo conquistada um pouquinho a cada capítulo e aos finais, fui arrebatada de tanto amor por essa história. As referências bíblicas são claras e fiéis. Uma história de um ser humano, uma história muito real de pessoas que lutam contra si mesmas para vencer suas inclinações carnais e permanecerem na presença de Cristo até o fim.
Amei todos os personagens, menos, claro, a tia de Jane, uma pessoa triste e pobre de espírito.

Uma experiência maravilhosa ter lido essa obra que deixou meu coração aquecido e com sentimento de orfandade após tê-lo finalizado. Neste exato momento, escrevendo aqui, sinto meu coração pulsar de saudades dessa história. Recomendo a leitura a todos.
Ana140 26/05/2024minha estante
Ainda não li, mas está na lista ?

Toshiko.Pri 26/05/2024minha estante
Leia, é muito bom ?

Ana140 26/05/2024minha estante
Com certeza, você me animou mais ainda obrigada ?

lisa13_ 26/05/2024

Jane eyre
Jane eyre é uma conversa entre a jane e o leitor, uma biografia de sua vida desde a infância, e é lindo, emocionante, perfeito, se tornou um dos meus livros favoritos ?? a jane com certeza é a protagonista mais bem escrita que tive o prazer de ler.

"eu não sou um pássaro; e nenhuma rede me captura: eu sou um ser humano livre, com minha própria vontade."

Sarinha 25/05/2024

Incrível
A obra intitulada "Jane Eyre", foi escrita por Charlotte Brontte, a mais velha das três irmãs Brontte - Emile Brontte e Anne Brontte. A história se enquadra como um romance de formação, conhecido como "Buildungsroman", é um subgênero literário que narra o desenvolvimento moral e psicológico do protagonista ao longo do livro, mostrando experiências e situações que moldam de certa forma o caráter do prota, mostrando o seu amadurecimento ao longo da história. E é isso que vemos com a história de Jane Eyre, que por sinal seria quase uma biografia da própria escritora - Charlotte Brontte. Como exemplo temos, o colégio "Lowood School" o qual seria uma representação do colégio de filhas do clero em Cowan Bridge "Lancashire", em que ela e suas irmãs foram mandadas ainda no começo da formação de sua educação.

Comecei a ler o livro sem saber direito a sua história e o que se passa nela, já havia ouvido falar dessa obra, porém nunca me interessei em lê-la ou ao menos saber do que se trata, porém eu estou participando de clube de literatura clássica que em cada mês lemos uma obra clássica, e no mês de Abril lemos "Jane Eyre", e eu sem saber como era o livro, só comecei a ler sem me ater muito a isso. Eu achei que a leitura iria ser arrastada e chata por se ter muito capítulo, mas logo que eu comecei a ler, eu comecei a querer saber mais como a história iria se desenrolar e quando vi eu já tava nas páginas 100 em diante. Charlotte tem uma escrita rebuscada, mas muito coerente e fácil de entender, eu pelo menos não senti dificuldade na leitura, pelo o contrário, era agradável pra mim a escrita, e a leitura corria normalmente, e também temos a presença do estilo gótico em sua escrita e formação de personagens, o que torna a história ainda mais cativante.

A história foi escrita na era Vitoriana, ou seja, período que corresponde ao reinado da rainha Vitória de Hanover, então temos alguns aspectos e costumes descritos no livro que remete essa era. O livro "Jane Eyre" também é conhecido por ter em sua história aspectos do feminismo, tornando o livro conhecido por ser "feminista" e eu não sabia disso até pesquisar mais sobre ele, e eu particularmente não encontrei ou não senti que o livro tem panoramas feministas, ao não ser pelo fato de Jane ser alguém que tem suas vontades e desejos muito bem definidos, e também por querer ser independente, quanto a isso é compreensível o entendimento feminista acerca da história de Jane Eyre, por ser escrito em uma época que as mulheres mesmo não tinham reconhecimento intelectual por parte da sociedade, não tinha opiniões próprias e nem vontades, sendo submetidas a terceiros para serem ouvidas, e nisso vemos por exemplo a própria autora, que escreveu e publicou o seu livro sob o pseudônimo "Currer Bell"; contudo, fora isso, a narrativa da biografia de Jane Eyre, é muito tradicionalista, trazendo aspectos e concepções inclusive de sua criação cristã, tendo em vista que seu pai era um pastor anglicano.

A obra em si me surpreendeu, porém não gostei do casal principal kkkk, acho que eu não gostei de nenhuma figura masculina pra ser o par dela na história, mas fora isso, ver o desenvolvimento e maturidade da Jane ao longo do livro, foi muito legal, tendo eu inclusive me identificado muito com ela, e até mesmo com as suas atitudes, algumas eu faria, outras eu teria que aprender com ela kkkkk, eu amei essa personagem, e jugo a dizer que é a primeira personagem feminina de um livro que eu leio, que eu super me identifico, ou que até mesmo eu queira parecer.

Marina516 24/05/2024

Que gracinha de livro! Com certeza se tornou um dos meus clássicos favoritos. Jane é uma personagem de força imensurável,que não se deixa levar por nada e nem ninguém. Uma mulher forte e corajosa.
Apesar de todos os homens desse livro serem detestáveis,é necessário compreender a época em que ele foi escrito. Mas fora isso gostei bastante,uma história carregada de drama e reviravoltas. Indico muito!

Keven5 24/05/2024

Imperdível, sensacional!
Esse é um daqueles que assusta no tamanho, mas quando vc começa a ler, não quer que acabe! A história de Jane é intrigante, cheia de reviravoltas e muito bem narrada. Longe de ser cansativa, a história desenrola muito bem. Tenho que falar que o talento das Irmãs Brontë foi tão incrível que só elas conseguem trazer essa atmosfera tão humana e real, personagens com características boas e ruins assim como a vida real, sou fã! Recomendadíssimo

PaulaH 23/05/2024

Tragédias particulares e a contestação do lugar da mulher
Li pela primeira vez aos 13 anos.
Muito envolve o que torna uma obra se tornar um clássico, seja em qualquer esfera que estejamos falando.
A obra traz a audaciosa trajetória de Jane Eyre, uma menina-jovem-mulher com suas tragédias particulares, a luta pela emancipação de papéis até então pouco questionados e muito aceitos, o amor a transformação, o amadurecimento. Isso tudo ali ao longo do século XIX... era vitoriana...
Demais, né?
Sou uma apaixonada.

Fernando.Vieira 21/05/2024

Pontos positivos e negativos - Jane Eyre
O que eu achei de Jane Eyre?

3,5??

depois dessa saga de meses tentando ler Jane Eyre, finalmente conclui essa leitura que foi incrível e ao mesmo tempo um pouco decepcionante.

destaco aqui no post o começo da história que já me conquistou nas primeiras paginas. Com o decorrer do livro, temos uma grande profundidade psicológica da Jane, uma personagem muito bem desenvolvida, que está sempre lutando pela sua identidade e crescimento pessoal. Acompanhamos seus pensamentos, suas crenças e seus medos de uma forma muito fluída, porque o livro é narrado em 1ª Pessoa.

Nesse calhamaço, há temas muito relevantes que são englobados de uma forma muito satisfatória, tanto as questões morais quanto religiosas, com um toque de crítica social que, considerando a época, uma mulher escrevendo sobre isso, seria um absurdo!

(Uma curiosidade sobre a obra é que Charlotte Brontë usou um pseudônimo masculino - Currer Bell - para a publicação de Jane Eyre)

Uma coisa que eu não gostei muito foi o excesso de detalhes, isso acabou fazendo com que o ritmo se tornasse lento. Outra coisa que não gostei muito foi a relação entre Jane e o Edward Rochester, ele é uma pessoa muito controversa, com atitudes questionáveis e que me gerou um certo desconforto na história. O excesso de aspectos melodramáticos nessa relação entre os dois me deixou confuso, foi de 0 a 100 de uma página para a outra.

Em resumo, Jane Eyre é uma obra rica que oferece a nós leitores muitas reflexões e elementos para se questionar. Mesmo sendo um clássico, espera-se temas relevantes, críticas sociais e personagens atemporais, e Jane Eyre entregou isso. Logo, recomendo esse livro, mas já adianto que pode não agradar todos os gostos!

Adrielli 21/05/2024

Encantador
"É inútil di­zer que os se­res hu­ma­nos de­vem se sa­tis­fa­zer com a tran­qui­li­da­de ? eles pre­ci­sam de ação e, se não a en­con­tra­rem, a cri­a­rão por si só."

Não sou uma leitora de clássicos e sempre tive certo preconceito com eles, por conta de experiências na escola. Mas este livro me surpreendeu.

Como não se apegar a angustiante e difícil história de Jane Eyre? Como o sr.Rochester descreveria, nossa protagonista tem uma personalidade um tanto encantadora: é gentil, mas ao mesmo tempo sincera demais; é cética quanto a muitas coisas, mas possui uma crença fervorosa em outras; tem um jeito pessimista, mas não deixa de acreditar num futuro melhor e mais feliz. Jane Eyre é uma personagem simples, mas talvez seja esse o seu grande charme. Me encantei com sua história e me encantei com sua determinação.

Os personagens secundários não deixam a desejar também, suas personalidades são o que tornam a história muito mais atrativa.

Os capítulos são longos e bem detalhados, o que deixou a leitura mais lenta do que eu gostaria que fosse. Apesar disso, a escrita não é muito rebuscada, o que torna a experiência menos cansativa.

Este é sem dúvidas um dos meus clássicos favoritos e eu recomendo de olhos fechados àqueles que desejam embarcar em um romance de época.

Nichele 20/05/2024

Simplesmente perfeito, do início ao fim foi algo que me cativou, parecia que a Jane nos contava uma história, me apeguei a ela, era como se fossemos amigas. A escrita da autora é tão bela e romântica, realmente é um clássico por um motivo.