Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë




Resenhas - Jane Eyre


2624 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


lisa13_ 26/05/2024

Jane eyre
Jane eyre é uma conversa entre a jane e o leitor, uma biografia de sua vida desde a infância, e é lindo, emocionante, perfeito, se tornou um dos meus livros favoritos ?? a jane com certeza é a protagonista mais bem escrita que tive o prazer de ler.

"eu não sou um pássaro; e nenhuma rede me captura: eu sou um ser humano livre, com minha própria vontade."
comentários(0)comente



Sarinha 25/05/2024

Incrível
A obra intitulada "Jane Eyre", foi escrita por Charlotte Brontte, a mais velha das três irmãs Brontte - Emile Brontte e Anne Brontte. A história se enquadra como um romance de formação, conhecido como "Buildungsroman", é um subgênero literário que narra o desenvolvimento moral e psicológico do protagonista ao longo do livro, mostrando experiências e situações que moldam de certa forma o caráter do prota, mostrando o seu amadurecimento ao longo da história. E é isso que vemos com a história de Jane Eyre, que por sinal seria quase uma biografia da própria escritora - Charlotte Brontte. Como exemplo temos, o colégio "Lowood School" o qual seria uma representação do colégio de filhas do clero em Cowan Bridge "Lancashire", em que ela e suas irmãs foram mandadas ainda no começo da formação de sua educação.


Comecei a ler o livro sem saber direito a sua história e o que se passa nela, já havia ouvido falar dessa obra, porém nunca me interessei em lê-la ou ao menos saber do que se trata, porém eu estou participando de clube de literatura clássica que em cada mês lemos uma obra clássica, e no mês de Abril lemos "Jane Eyre", e eu sem saber como era o livro, só comecei a ler sem me ater muito a isso. Eu achei que a leitura iria ser arrastada e chata por se ter muito capítulo, mas logo que eu comecei a ler, eu comecei a querer saber mais como a história iria se desenrolar e quando vi eu já tava nas páginas 100 em diante. Charlotte tem uma escrita rebuscada, mas muito coerente e fácil de entender, eu pelo menos não senti dificuldade na leitura, pelo o contrário, era agradável pra mim a escrita, e a leitura corria normalmente, e também temos a presença do estilo gótico em sua escrita e formação de personagens, o que torna a história ainda mais cativante.


A história foi escrita na era Vitoriana, ou seja, período que corresponde ao reinado da rainha Vitória de Hanover, então temos alguns aspectos e costumes descritos no livro que remete essa era. O livro "Jane Eyre" também é conhecido por ter em sua história aspectos do feminismo, tornando o livro conhecido por ser "feminista" e eu não sabia disso até pesquisar mais sobre ele, e eu particularmente não encontrei ou não senti que o livro tem panoramas feministas, ao não ser pelo fato de Jane ser alguém que tem suas vontades e desejos muito bem definidos, e também por querer ser independente, quanto a isso é compreensível o entendimento feminista acerca da história de Jane Eyre, por ser escrito em uma época que as mulheres mesmo não tinham reconhecimento intelectual por parte da sociedade, não tinha opiniões próprias e nem vontades, sendo submetidas a terceiros para serem ouvidas, e nisso vemos por exemplo a própria autora, que escreveu e publicou o seu livro sob o pseudônimo "Currer Bell"; contudo, fora isso, a narrativa da biografia de Jane Eyre, é muito tradicionalista, trazendo aspectos e concepções inclusive de sua criação cristã, tendo em vista que seu pai era um pastor anglicano.


A obra em si me surpreendeu, porém não gostei do casal principal kkkk, acho que eu não gostei de nenhuma figura masculina pra ser o par dela na história, mas fora isso, ver o desenvolvimento e maturidade da Jane ao longo do livro, foi muito legal, tendo eu inclusive me identificado muito com ela, e até mesmo com as suas atitudes, algumas eu faria, outras eu teria que aprender com ela kkkkk, eu amei essa personagem, e jugo a dizer que é a primeira personagem feminina de um livro que eu leio, que eu super me identifico, ou que até mesmo eu queira parecer.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marina516 24/05/2024

Que gracinha de livro! Com certeza se tornou um dos meus clássicos favoritos. Jane é uma personagem de força imensurável,que não se deixa levar por nada e nem ninguém. Uma mulher forte e corajosa.
Apesar de todos os homens desse livro serem detestáveis,é necessário compreender a época em que ele foi escrito. Mas fora isso gostei bastante,uma história carregada de drama e reviravoltas. Indico muito!
comentários(0)comente



Keven5 24/05/2024

Imperdível, sensacional!
Esse é um daqueles que assusta no tamanho, mas quando vc começa a ler, não quer que acabe! A história de Jane é intrigante, cheia de reviravoltas e muito bem narrada. Longe de ser cansativa, a história desenrola muito bem. Tenho que falar que o talento das Irmãs Brontë foi tão incrível que só elas conseguem trazer essa atmosfera tão humana e real, personagens com características boas e ruins assim como a vida real, sou fã! Recomendadíssimo
comentários(0)comente



PaulaH 23/05/2024

Tragédias particulares e a contestação do lugar da mulher
Li pela primeira vez aos 13 anos.
Muito envolve o que torna uma obra se tornar um clássico, seja em qualquer esfera que estejamos falando.
A obra traz a audaciosa trajetória de Jane Eyre, uma menina-jovem-mulher com suas tragédias particulares, a luta pela emancipação de papéis até então pouco questionados e muito aceitos, o amor a transformação, o amadurecimento. Isso tudo ali ao longo do século XIX... era vitoriana...
Demais, né?
Sou uma apaixonada.
comentários(0)comente



Fernando.Vieira 21/05/2024

Pontos positivos e negativos - Jane Eyre
O que eu achei de Jane Eyre?

3,5??

depois dessa saga de meses tentando ler Jane Eyre, finalmente conclui essa leitura que foi incrível e ao mesmo tempo um pouco decepcionante.

destaco aqui no post o começo da história que já me conquistou nas primeiras paginas. Com o decorrer do livro, temos uma grande profundidade psicológica da Jane, uma personagem muito bem desenvolvida, que está sempre lutando pela sua identidade e crescimento pessoal. Acompanhamos seus pensamentos, suas crenças e seus medos de uma forma muito fluída, porque o livro é narrado em 1ª Pessoa.

Nesse calhamaço, há temas muito relevantes que são englobados de uma forma muito satisfatória, tanto as questões morais quanto religiosas, com um toque de crítica social que, considerando a época, uma mulher escrevendo sobre isso, seria um absurdo!

(Uma curiosidade sobre a obra é que Charlotte Brontë usou um pseudônimo masculino - Currer Bell - para a publicação de Jane Eyre)

Uma coisa que eu não gostei muito foi o excesso de detalhes, isso acabou fazendo com que o ritmo se tornasse lento. Outra coisa que não gostei muito foi a relação entre Jane e o Edward Rochester, ele é uma pessoa muito controversa, com atitudes questionáveis e que me gerou um certo desconforto na história. O excesso de aspectos melodramáticos nessa relação entre os dois me deixou confuso, foi de 0 a 100 de uma página para a outra.

Em resumo, Jane Eyre é uma obra rica que oferece a nós leitores muitas reflexões e elementos para se questionar. Mesmo sendo um clássico, espera-se temas relevantes, críticas sociais e personagens atemporais, e Jane Eyre entregou isso. Logo, recomendo esse livro, mas já adianto que pode não agradar todos os gostos!
comentários(0)comente



Adrielli 21/05/2024

Encantador
"É inútil di­zer que os se­res hu­ma­nos de­vem se sa­tis­fa­zer com a tran­qui­li­da­de ? eles pre­ci­sam de ação e, se não a en­con­tra­rem, a cri­a­rão por si só."

Não sou uma leitora de clássicos e sempre tive certo preconceito com eles, por conta de experiências na escola. Mas este livro me surpreendeu.

Como não se apegar a angustiante e difícil história de Jane Eyre? Como o sr.Rochester descreveria, nossa protagonista tem uma personalidade um tanto encantadora: é gentil, mas ao mesmo tempo sincera demais; é cética quanto a muitas coisas, mas possui uma crença fervorosa em outras; tem um jeito pessimista, mas não deixa de acreditar num futuro melhor e mais feliz. Jane Eyre é uma personagem simples, mas talvez seja esse o seu grande charme. Me encantei com sua história e me encantei com sua determinação.

Os personagens secundários não deixam a desejar também, suas personalidades são o que tornam a história muito mais atrativa.

Os capítulos são longos e bem detalhados, o que deixou a leitura mais lenta do que eu gostaria que fosse. Apesar disso, a escrita não é muito rebuscada, o que torna a experiência menos cansativa.

Este é sem dúvidas um dos meus clássicos favoritos e eu recomendo de olhos fechados àqueles que desejam embarcar em um romance de época.
comentários(0)comente



Nichele 20/05/2024

Simplesmente perfeito, do início ao fim foi algo que me cativou, parecia que a Jane nos contava uma história, me apeguei a ela, era como se fossemos amigas. A escrita da autora é tão bela e romântica, realmente é um clássico por um motivo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela de Lima 12/05/2024

Livro maravilhoso, a leitura fluir bastante a personagem é muito bem desenvolvida, estou apaixonada por Jane uma personagem corajosa, forte, inteligente, a frente do seu tempo, cristão e principalmente muito fiel a si mesma.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Nanna 11/05/2024minha estante
Eu amo ??




sarahoqueiroz 09/05/2024

" Não sou um pássaro e não há rede que me prenda. Sou um ser humano livre e com vontade própria."
" Não sou um anjo e não serei até morrer: serei eu mesma."
"Posso viver sozinha, se o amor-próprio e as circunstâncias exigirem isso de mim. Não preciso vender minha alma para comprar felicidade e paz de espírito. Possuo um tesouro interior que nasceu comigo e que é perfeitamente capaz de me manter viva se todas as alegrias externas me forem negadas ou oferecidas a um preço que eu não possa ou não concorde em pagar."


Charlotte trouxe Jane:
totalmente disruptiva e fiel à si mesmo. O livro foi escrito em 1800, esteve à frente de seu tempo já trazendo consigo a busca feminina pela autonomia financeira ao invés de relegar à mulher o anseio pela estabilização monetária através do matrimônio. A Jane é forte, independente e sua busca pela autonomia, respeito e espaço no mundo continua gerando comoção e identificação mesmo séculos depois. Um clássico é um clássico.
comentários(0)comente



Rubi.Gray 09/05/2024

Minhas impressões de Jane Eyre.
Comecei a ler Jane Eyre por causa do meu clube do livro, no começo me prendeu bastante a atenção, adorei acompanhar a sua infância e sua estadia no colégio interno, quando ela cresce e vai ser governanta na casa de Mr. Rochester senti que perdeu um pouco do ritmo, mas conseguiu recuperá-lo aos poucos.

Porém quando chega certo capítulo o ritmo se perde de novo e (ao menos para mim) a leitura fica um pouco arrastada e sofrível, e isso dura uns 4 ou 5 capítulos até alguma coisa interessante voltar a acontecer.

Mas eu gostei dos capítulos finais e isso compensou, só dou 4 estrelas para Jane Eyre porque acho que a autora prolongou demais o meio do livro, se ele fosse um pouco mais curto, seria perfeito.
comentários(0)comente



2624 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |