Náufragos, Traficantes e Degredados

Náufragos, Traficantes e Degredados Eduardo Bueno

Resenhas - Náufragos, Traficantes e Degredados

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa 14/04/2024

O que falta nas escolas?
A balela que nos contam na escola sobre a colonização portuguesa no Brasil é história pra boi dormir.

Quando vemos de perto a quantidade de atrocidades, a marginalização indígena e a soberba europeia, é que nos damos conta de onde vem essa cultura de exploração tão arraigada nesse país.

Não é só um olhar como quem conta uma história, mas documentar e descrever a forma como os invasores tornaram a violência do massacre humano, animal, florestal e cultural uma cultura.

Matar a existência de povos inteiros é um ato natural para a Europa, por vários séculos.

É revoltante. Como se não bastasse, ?ver? o desmatamento e o início da extinção de animais selvagens é tão doloroso quanto asqueroso, descender de tal espécie.

É uma leitura que deveria ser obrigatória entre o sexto e oitavo ano. Entender como se deu início, não somente à escravidão (iniciada pelo sequestro de povos indígenas), mas ao desmatamento, assassinatos de índios e animais, tráfico de aves e ?abandono? de pessoas de baixo apreço dela vida e nenhum respeito pelo outro, que popularam o país de mamelucos que, posteriormente, aumentaram as desgraças dos povos originários.

Feliz por ter decidido ler e, aos 41 anos, realmente conhecer a verdadeira história da colonização brasileira.

Ci 04/10/2023

Bem completo
Relata muito bem os primeiro 50 anos após o descobrimento do Brasil, mas em muitos momentos ficou um texto enrolado.

Tamy 10/09/2023

Os brasileiros...
O segundo volume da coleção Brasilis expõe um lado do Brasil que não conhecemos (ou pouco conhecemos) e que em muito contribuiu para a formação deste país.

Foi através dos náufragos, traficantes e degredados que as potências europeias tomaram maior conhecimento desta terra recém descoberta. E a partir das informações passadas, várias expedições foram mandadas ao Novo Mundo para explorar cada vez mais as riquezas por aqui encontradas, bem como para se apossarem do território.

Em uma linguagem super fácil de compreender, Eduardo Bueno nos apresenta esse período aparentemente esquecido pela história, o período das primeiras explorações, para além do pau- brasil, mostrando as reações dos nativos, seus costumes e as diferenças de uma tribo para outra e como aqueles que foram chegando ao litoral fizeram "amizade" com os índios e usaram isso em benefício próprio, para descobrir as preciosidades que esta terra possuía.

Cleber 02/09/2023

Perfeito!
Geralmente você depara com livros de historiadores informando localidade como "no sul do Brasil...." nunca apontando exatamente ou aproximadamente o local mencionado. Peninha aqui fez um excelente trabalho investigativo e detalhando minuciosamente a nossa história. Parabéns ao autor pela excelente obra. Vale a pena ler a cada página.

Thiago 17/04/2023

As 3 décadas de aventuras incríveis que desconhecemos da história do Brasil.
No segundo volume de sua Coleção Brasilis, “Náufragos, traficantes e degredados: As primeiras expedições ao Brasil”, Eduardo Bueno faz uma provocação muito realista. Já notaram como existem praticamente 3 décadas totalmente desprezadas sobre a nossa História? O que aconteceu entre as expedições do Descobrimento e a implantação das capitanias hereditárias no Brasil colônia? Pois bem, um questionamento incomum e desconhecido do nosso ensino básico.

Com a chegada do conhecimento de um Novo Mundo, o processo europeu de expansão pelo Atlântico tornou-se uma corrida marítima árdua, custosa e, por vezes, fatal. Portugueses, espanhóis e franceses disputam cada pedaço de terra. Bases e feitorias construídas para extração do pau-brasil convertem-se em verdadeiras fortalezas entre o mar e a selva, Entretanto, os maiores nomes dessa fase da história são aqueles que nós talvez nunca saibamos quem foram de verdade.

Náufragos e degredados eram comuns por aqui lá pelo início do século XVI. O que acontecia com aqueles que não conseguiam voltar para casa? Transformaram-se em verdadeiros senhores entre os nativos como o Bacharel de Cananéia e o lendário Caramuru? Ou terminaram como refeição na ponta das flechas dos indígenas antropofágicos? Algumas dessas histórias geraram personagens e situações quase inacreditáveis.

Tudo isso sem contar as incursões pelo Rio da Prata. As investidas corajosas e gananciosas dos europeus ibéricos em busca das montanhas de metais preciosos nas terras protegidas pelo grande Rei Branco e seu exército inca. Os caminhos secretos através do Peabiru e como a fome, a doença e a própria natureza seriam fatais dia após dia.

Enfim, uma obra que com certeza vai despertar a curiosidade em saber mais desse período tão obscuro da história do Brasil. Além de abrir portas para conhecermos mais das incursões exploratórias sofridas por nossos vizinhos sul americanos e como isso explica muito da formação geopolítica atual. Uma leitura muito prazerosa.

Patti Vieira 16/03/2023

A história que não te contaram
Uma leitura que deveria ser obrigatório nas escolas.

A história contada com uma linguagem simples, acessível e didática vai trazendo como se deu a construção de um novo continente e nos dando uma compreensão mais profunda de nossas origens.

Leonardo Sathler 01/03/2023

Algumas curiosidades interessantes, mas preferi o primeiro livro da coletânea.
Ficou arrastado no final p/ mim

Doodu 08/01/2023

LA TERRE DU BRÉSIL
Como o primeiro livro, Náufragos traficantes e degredados não é somente um compilado de informações sobre um determinado período da história do Brasil, é uma porta de referência histórica onde você pode, a partir dele, se entranhar nos caminhos e conectados ramos fluviais das histórias que construíram o país.

Thales 15/08/2022

Ouro, prata, terra, mar
Um balde de informações, nomes, datas sem tornar cansativo, pelo contrário, revigorante a cada virada de página (apesar das cruéis histórias).
Bora içar velas e partir rumo ao próximo volume...

Neto Murracho 16/07/2022

O que falta aprender no colégio
Esse tipo de conteúdo deveria ser ensinado no colégio.
O livro só da uma pincelada nos varios eventos citados, o que te faz querer saber mais e mais sobre o assunto !!!

Mostra também que não sabemos quase nada da nossa história.

Murilove 23/06/2022

Mais um da série, histórias que não foram e nem serão contadas na escola.

Segundo volume da série de livros onde a história do descobrimento e exploração do Brasil é contada de uma forma que a leitura é bem leve, além de ser apresentada com muitas imagens e informações adicionais durante a leitura tornando tudo mais fácil de se absorver.

São muitos os nomes e datas citados, não diminuindo a riqueza das informações do livro. De forma geral é uma obra que faz uma viagem no tempo sem o risco de ser devorado por índios no caminho. Obrigado mais uma vez Peninha!

Augusto Stürmer Caye 02/06/2022

Descobrindo os Descobrimentos
Brasil foi descoberto em 1500. Porém, Portugal só começou a investir na colonização a partir de 1530. Ponto. Assim ensinam os livros de história.

O resto da história? Só com esse livro. A história é sempre uma síntese muito pequena de todos os acontecimentos que envolvem os seus personagens. Peninha nos ensina quem foram os primeiros brasileiros a permanecerem em terra e as suas maravilhosas aventuras, cada uma digna de um livro só para si.

São muitos nomes, datas e eventos. Para decorar alguns deles, só lendo mais de uma vez. E esse livro gostoso e fácil de digerir pode muito bem servir a isso.

Recomendo aos que gostam de história brasileira contada em modelo jornalístico. Adeptos de uma literatura mais densa podem não gostar ou achar muito simples.

Clari 29/05/2022

Um livro excepcional pra quem gosta de história do brasil. Cheio de mapas, detalhes, referencias, imagens

Dan 02/04/2022

Muito gostoso e informativo
O livro é muito gostoso e informativo, confesso que me perdi nos nomes dos navegadores e capitães e naufragos e degredados kk, mas recomendo demais demais pra quem ama a história do Brasil

Wes 28/02/2022

Uma sequência necessária
O texto é leve e de fácil compreensão.
Fica nítido o quão pouco nós sabemos sobre as primeiras décadas do Brasil e por isso (e por ser algo introdutório) o livro vai te deixar com um gostinho de quero mais.

1 | 2 | 3 | 4