As Meninas

As Meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

sordeps 26/05/2024

Novo favorito da vida!
Essa não vai ser nem de longe uma resenha aos pés da grandiosidade dessa obra.

Desde que eu terminei, dois dias atrás, a história dessas três meninas tem reverberado na minha mente. Eu definitivamente queria mais 200 páginas de livro para saber como a vida delas seguiu adiante.

No início, por não saber nada sobre o que iria ler, fiquei tentado a abandonar. E que bom eu não abandonei. Depois dos fluxos de consciência (que acabam lá por volta da página 100) o livro se tornou sensacional em todos os sentidos.

Um livro que tem muitos detalhes e é recheado de temas importantes e polêmicos (abort0, depress4o, uso de drog4s, tortur4, etc) e que lendo hoje, sabendo que ele foi lançado durante a ditadura, você entende o peso que ele possui e porque deve ser um clássico: ele é atemporal, com passagens que te fazem questionar o mundo em que vivemos, como tantas coisas ainda acontecendo como tantos anos atrás.

Lygia é uma escritora e tanto, esse foi meu segundo contato com ela e prometo que não será o último. Vou guardar Ana Clara, Lorena e Lia no meu coração para sempre ??

Maggie.Reis 26/05/2024

As meninas um livro fabuloso
Como quase todo o livro que leio, sempre me vejo gostando e não gostando, mas no final todos eles me fazem pensar. Neste caso, o que chamou a minha atenção foi como algumas situações de nossas vidas nos levam a buscar válvulas de escape para lidarmos com sentimentos tão profundos e doloridos.

E o final? Na minha modesta opinião: Fabuloso.

O começo, o meio e o fim, totalmente coerentes.

A Lygia me impressionou com sua capacidade narrativa.

BArbara283 26/05/2024

Retrato cru da juventude dos anos 60-70
O que mais gostei do livro foi o fato do narrador ora estar em primeira pessoa ora estar em terceira pessoa. As três meninas são apaixonantes e com certeza, você irá se identificar com alguma. O diálogo com a freira sobre a atuação da igreja católica no regime militar é brilhante.

Nathy 26/05/2024

Meninas perfeitas em sua imperfeição
Este livro fez parte da lista de leituras atuais de um clube de leitura da qual participo. Já tinha ouvido falar do livro e principalmente da autora. A história é muito bem descrita, tem um fluxo de consciência muito intrincado, sendo às vezes difícil identificar quem está narrando. Apesar da dificuldade inicial, depois se torna mais fácil identificar, principalmente por se tratar de meninas tão diferentes entre si. Apenas as narrativas de Ana Clara representaram real dificuldade ao meu entendimento, mas isso se deve ao fato do momento vivido por Ana Clara. A complexidade de seus relatos coincidem com a complexidade de sua natureza e de sua realidade.

Daniella 25/05/2024

Um livro para se desafiar.
Um livro de destaque na literatura brasileira, difícil para embalar, mas quando se acha o ritmo, uma história muito interesse

Lici 25/05/2024

História de 3 meninas com seus conflitos, vivendo na época da ditadura. A década foi marcada por transformações na cultura e sociedade, tanto no Brasil como no mundo. No Brasil sob a ditadura militar a resistência artística floresceu apesar da censura. Se desenvolve neste enredo a história destas três meninas femininas, marcantes, diferentes e únicas.

marecarolinas 25/05/2024

#1 - Clube do Livro Prioli e Karnal
O primeiro livro do clube tira da zona de conforto o leitor que não está acostumado com esse estilo. No livro, três estudantes universitárias e amigas que moram em um pensionato na época da ditadura, narram suas vidas e pensamentos como se estivéssemos dentro da cabeça de cada uma delas. Após o desafio em diferenciar a cada parágrafo quem é Lia (a guerrilheira), Ana Clara (a drogada) ou Lorena (a burguesa), a história flui e nos envolvemos em suas dores e pequenas alegrias. O livro tem fortes, sensíveis relatos e Lygia consegue ir misturando as personagens, trazendo o inesperado da natureza humana. Uma obra que vale a pena ser lida? ?para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça?.

Vivi 25/05/2024

Romance que narra a história de três meninas que moram em um pensionato de freiras no auge da ditadura. Narra-se a perspectiva sob o olhar de cada uma no contexto político, do sexo e das drogas.

janasostisso 25/05/2024

Romance político com uma narrativa confusa: ora são as meninas falando, ora o narrador. Precisa muuuita atenção para entender quem está falando. Importante, pois trata de temas relevantes para a sociedade e expõe o pensamento da época - racismo, misoginia. Descreve as sensações e desafios femininos em plena ditadura militar (1973). Final previsível, mas ainda sim, emocionante.

Thaianne 25/05/2024

Para leitores experientes
Não gosto tanto assim de como a autora escreve. No começo achei a leitura difícil, até de fato entender o estilo de escrita da autora. Não é um livro fácil de ler para pessoas que não têm o hábito da leitura. A troca entre os personagens é sutil. A autora escreve como se fossem os pensamentos das personagens: rápidos, atropelados, desordenados e emaranhados, às vezes com falta de sentido - assim como são nossos próprios pensamentos. Isso eu achei legal de sentir, achei que ela conseguiu transmitir muito bem o ?pensar? de cada menina. O livro tem uma história legal, mas é tão enfadonho que é chato de ler. Percebi que principalmente quando a narradora é a Ana Clara Turva o livro é excessivamente chato e complicado de ler. Quando são as outras meninas, a leitura flui bem melhor. Na metade do livro a escrita começa a fluir com mais naturalidade, imagino que realmente tenha relação com a estratégia da autora de desviar o foco para que seu livro não fosse censurado. Além disso, acho que a ideia é se desapegar de entender a Ana Turva, uma vez que é uma personagem que vive drogada e sua fala não tem quase nenhuma consistência, são apenas ?viagens? que ela tem consigo própria. O final achei bem arrebatador e potente.

Josiane Gonzaga 24/05/2024

As meninas
Estou devendo a mim mesma duas resenhas rs

Bom, não gostei muito desse livro. A premissa é bacana, mas não atingiu o objetivo comigo, eu acho.
É um livro que fez com que a Lygia fosse premiada, conta a história de três garotas muito diferentes. Ele é escrito durante a ditadura militar no Brasil, e passa pela censura por um deslize do governo, já que nele há críticas ao regime.
O começo é muito confuso, você demora um pouco a entender qual garota esta falando, mas depois pega o jeito. É uma leitura rápida e fácil, super fluida, escrita muito bacana, mas a história não me pegou.
Terminei o livro com a sensação de que só aconteceu uma ou dias coisas relevantes no máximo.
A história não me pegou, mas não tiro o brilhantismo da autora.
Vou assistir a aula do clube do livro e, creio que entenda mais sobre a história.

Polly 24/05/2024

Leitura um do clube:
Primeira leitura do clube do livro da Gabriela Prioli e do Leandro Karnal desse ano.

O livro conta a história de três meninas muito diferentes, mas que são muito amigas, que vivem em um pensionato, durante a ditadura militar, para cursar as suas respetivas faculdades.

Lorena é a mimada, ?patricinha? do trio, que apesar de ter muito dinheiro sempre ajuda as amigas tanto financeiramente, quanto emocionante. Penso nela como o centro, o eixo, das três, já que é sempre a ela que as demais recorrem quando precisam de alguma coisa. É uma menina que vive atormentada pela morte de um dos irmãos, e está se descobrindo sexualmente.

Lia, ou Lião como é chamada ao longo do livro, é a militante do grupo, está envolvida tão fortemente com o movimento (contra a ditadura) que até rodou na faculdade. Seu pai é ex-nazista casado com uma baiana. Tem um namorado que foi preso pela ditadura, e ela própria morre de medo de ser presa pelo seu envolvimento com o movimento.

E por último, temos Ana Clara, uma menina muito problemática, em razão dos abusos sofridos na infância. Está envolvida com drogas, mas sempre diz que ?no ano que vem eu paro?.

A história desse livro parece simples, pois narra a convivência entre essas três meninas, mas trata de assuntos muito relevantes (ex: tortura durante a ditadura militar, sexualidade, abuso sexual e drogas), porém a forma de escrita da autora é um pouco complexa, pois na maioria do tempo a história vai sendo narrada através dos pensamentos de uma das meninas e do nada passar para uma terceira pessoa (narrador). Não é difícil de entender mas pode causar algum incômodo.

Pra mim a leitura foi muito válida, me tirou totalmente da zona de conforto, eu gostei bastante da história, a escrita da autora é bem fluida e a sensação de imersão é gigante, já que praticante durante todo o livro estamos dentro da cabeça de uma das personagens.

Ginnie.Vieira 24/05/2024

O livro é realmente muito bom, a história é envolvente e a trama de cada uma das protagonistas são MUITO boas. Não recomendaria o livro para aqueles que nn gostam de livros pesados, mas se vc gosta de drama, vai com certeza amar esse. Nn vou mentir q tive um pouco de dificuldade na leitura, principalmente nos capitulos da Ana Clara, mas valeu muito cada minuto na leitura.
PS: reviravoltas INCRIVEIS?

LetAcia716 23/05/2024

Primeiro livro que eu leio da Lygia e já quero ler todos os seus livros. A riqueza de detalhes é as interpretações são impressionantes. Um livro que revolucionário na época em que foi lançado e até hoje. Contém uma série de críticas à sociedade daquele período, mas que ainda são válidas para a atualidade.

rafaa4_ 23/05/2024

Omgg
Li para aula de literatura mas eu gostei muito. diferentemente de muitos gostei desde o inicio, e entendi o motivo de ser tao lento.
apesar da dificuldade de ler os capítulos da ana clara, me senti conectada com as personagens. nao gostei muito do desfecho da ana, mas enfim
7/10