O segredo de Eva

O segredo de Eva Adriana Vargas

Resenhas - O segredo de Eva

Andressa 12/12/2012

O Segredo de Eva - O que não lhe disse [ atreva-se a descobrir!]
Minhas expectativas em relação a este livro estavam lá em cima desde que li pequenos trechos na página do facebook da autora. Fiquei louca. Queria descobrir o quanto antes O Segredo de Eva. Queria mergulhar nesse mundo que todos falavam tão bem. E digo a vocês meus queridos leitores, não me arrependi. Foi maravilhoso. Acredito que queiram saber mais, então vamos lá...

Contado em primeira pessoa, por Eva, uma escritora que ama seus trabalhos. Cercada por três grandes amigos. Christofer, um rapaz lindo mais gay. Samantha e Tabata. Eles passam juntos, as felicidades e as tristezas da vida. Na verdade, parecia sempre que a mãezona era Eva, pois sempre acudia e cedia um ombro amigo para os desesperados. Bom, e quando era ela a cair, era Chris que vinha cuidar-lhe. Achei muito bonita a relação deles, pois passa a verdadeira essência da amizade, o companheirismo.

A autora soube trabalhar muito bem a ligação do leitor com os sentimentos do personagem. Transmitindo-nos com toda clareza as tristezas, os conflitos, as carências, as dúvidas, a raiva, o amor e o ódio. Confesso que me vi em Eva. Tenho muito dela, esse papo de não se abrir para qualquer um. Ser forte a qualquer custo, mas por dentro só você sabe o que está sentindo e o quanto as paredes ruem.

Para apimentar a história, um amor misterioso surge para abalar todas as estruturas de Eva, faze-la realmente sentir-se viva. Um fotografo, um homem comum, mais que fez Eva deixar sua armadura de lado. No começo a resistência, mas a insistência dele foi o xeque-mate. Graças a ele, Eva voltou a sentir prazer nas pequenas coisas. Ele a fez amar novamente e isso era um milagre. A intensidade do casal é linda, você na hora deseja que tudo dê certo para eles.

Mas nem tudo é flores, os problemas aumentam para todos os quatros inseparáveis amigos e nesse vai e vem apenas Chris e Eva ficaram juntos, cuidando um do outro. Um problema com Chris, outro com Eva e assim vai, até que você não aguenta mais tanta coisa ruim e realmente acha que a história não te dará o que espera. E não dá! Bom, não do jeito que queremos.

Tudo por causa de um segredo, o de Eva. Um segredo que você não pode contar a ninguém. Algo que você deva levar para seu tumulo. Você sofre por este segredo dia a dia. Se culpa e resigna em seu próprio mundo. Um mundo que você não deixa qualquer um entrar.

Mais enfim, você meu caro leitor, descobre qual o segredo de Eva, e logo você pensa, não é culpa dela, ela não podia saber. A dor te invade e mesmo com poucas forças você continua a leitura. Mais um impacto te atinge. Sinto muito, mais chorei de mais. Queria pegar uma caneta e reescrever a história. Não acreditei que aquele era o final, não esperava. Foi perfeito, pois é algo que você não espera. E isso é bom.

Esse livro não é para aqueles que buscam algo leve, para passar as horas. É um livro que deve ser lido aos poucos, degustado em cada palavra, apreciado em cada sentimento como se fosse um bom vinho. Nota 10! Super-recomendo!
Querida Adriana Vargas, está de parabéns, amei ter tido o privilégio de ler mais uma obra sua. Seu talento nos preenche. Beijos ♥

Namorar este moço era desistir de morrer.
O mundo transformou-se simples com formas abstratas – eu estava apaixonada.
Capitulo VI.

Nina 05/07/2012

Encontro-me ainda bêbada das emoções que o livro me causou. Eva é sem duvida incrível. Após descobrirmos seu segredo, vemos o quão forte ela é. Tom é maravilhoso, embora eu tenha tido vontade de esbofeteá-lo algumas vezes. Cris é...Ah! Cris é perfeito. Sabe aquele amigo que não é apenas parte de nós, mas é nosso pilar de sustentação, aquele que nos mantém em pé e nos faz prosseguir, esse é o Cris.
Me identifiquei muito com Eva. Quem nunca teve medo de se magoar e por isso se fechou? E quando amou,amou com cada partícula que possui?
Chorei muito ao longo do livro.Não sei se pela Eva das paginas ou se pelo pouco de Eva que há em mim, mas chorei ininterruptamente. A historia é intensa. Eva é intensa.
A leitura flui bem, te prendendo a cada letra e tornando impossível largar o livro mesmo após lermos o final (diria que principalmente após o final). Mas é um livro para ser lido com calma e atenção, pois se você lê-lo com pressa irá descobrir o segredo de Eva, mas não absorvera a alma completamente expostas nas paginas, nas linhas.
O Segredo de Eva é sem duvida um livro que marcara sua alma. Se não pela intensidade,amor e sofrimento de Eva, será pela lealdade dela cm Cris ou por como o destino fez sua teia. É uma trama muito bem escrita, não nos deixando nenhum pista do segredo de Eva e quando ele se revela ficamos boquiabertos e compreendemos varias situações que aconteceram no desenrolar da historia.
Não te convido apenas a descobrir o segredo de Eva, mas a se achar entre as paginas desse livro, pois sem duvida todas temos um pedaço de Eva em nós.

Beijos de La Fleur dy Lis

Tribo do Livro 14/10/2012

(...) Um namoro iniciado no verão de um ano qualquer. Tudo passou a ser qualquer fato, qualquer hora do dia, qualquer música tocando...O que é uma data , perto dos segundos ao lado de quem me devolveu o desejo de viver? (...)

A dor e o prazer são sensações antagônicas que sempre acompanharam o romance já que são delas que ele é constituído. O segredo de Eva é um daqueles livros em que ao ler você é capaz de sentir as sensações dos personagens e tentar viver e entender seus anseios e hesitações.

Eva é uma jovem que divide seu tempo entre a escrita, um trabalho que ela não gosta e três amigos : Tabata, uma bissexual; Samantha, uma romântica irrecuperável e Christofer um amigo mais que especial para as três mulheres, que apesar de gay não permite que sua identidade sexual seja confundida com a de uma mulher. Ela é introvertida, por vezes triste e solitária. Apesar dos amigos serem queridos, tem um mundo particular que ela reluta em dividir com qualquer pessoa. Há coisas em sua vida que prefere que não sejam reveladas, nem para os amigos, ou melhor, o único que se aproxima com total facilidade de seus sentimentos é Chris. Mas sua vida está prestes a mudar, ao conhecer Tom, um fã de seus livros ela descobre uma oportunidade para o amor, apesar de relutar. Teme em entrar nesta relação, porém quando da conta de si está envolvida, espantando a tristeza e em consequência disto seus fantasmas interiores, mas o destino que nem sempre é traçado com queremos reserva a Eva muitas surpresas.

A narrativa de O segredo de Eva é densa e por vezes um pouco complicada, deve-se ficar atento a leitura e não perder o fio condutor da trama. Não temos só a história da personagem título, temos também um pouco da vida de cada um dos três amigos que também não vivem vidas muito fáceis. Tabata vive neste mesmo momento uma crise de sexualidade em que não sabe realmente para que lado pender; Samantha, jovem demais, vê-se grávida ao menos tempo que descobre que seu namorado não a ama, mas assumirá o filho e uma vida com ela e Chris a revela-se de uma doença e o abandono pelo namorado, Guilly, o deixa sem rumo.

Narrado em primeira pessoa, não é uma narrativa simples de se ler, dada a maneira de construção do texto que por muitas vezes é poético, característica esta bem peculiar da escritora Adriana Vargas. É uma história muito bonita, por vezes cansativa, talvez causa pela obsessão de Eva. Você se pergunta, será que o amor merece isso tudo? Vamos descobrindo a trajetória de Eva por ela mesma, tentando compreendê-la e entender suas escolhas, por vezes fez "tempestade em copo d'água", talvez tenha a ver com a lealdade, não sei. Penso que poderia ter tornado sua vida mais fácil, mais assim é amar, não?

O amor que tem por Tom, será sua perdição e rendição ao mesmo tempo, já que não só a vida dela está ligada a ele. O final é surpreendente e nada óbvio e para quem Eva achava que tinha um segredo acabamos descobrindo que nunca foi. Recomendado para que não tem medo de histórias de amor. E para finalizar esta história, deixo para ela - Vício - Roupa Nova.

(...) É como um prêmio
Pela minha devoção
Você toma o meu carinho
Pra vencer a solidão

É como sempre
Outra vez vai me deixar
Um segundo de delírio
Uma vida pra esperar

Logo agora que eu quase esqueci
Que eu me acostumei a viver só
Sempre só(...)