Um ano na Provence

Um ano na Provence Peter Mayle

Resenhas - Um ano na Provence

Thai 14/06/2020

História cativante!
Um ano na Provence é um livro que comecei sem grandes expectativas mas que fascinou-me,se tratando do tema viagem na Europa em busca de uma vida simples.
Com uma narrativa incrível e extremamente bem detalhada,Peter Mayle conta em 214 páginas e 12 capítulos cada um retratando um mês do ano em que o autor e sua esposa viveram,desde sua saída da agitada vida na Inglaterra para a calmaria do Sudeste da França,Provence.
Peter Mayle nos proporciona a sensação de viver com lindas paisagens floridas,a vida tranquila,os vendavais de seu atual lar e até mesmo os vizinhos e conhecidos que tornam a vida na fazenda mais divertida,seja o fazendeiro ao lado,o caçador de cogumelos ou a senhora com o burro.
A história é descrita de maneira encantadora,e é possível sentir a paixão do autor pelo novo lugar que escolheu para morar,pela cultura,cores,sabores e calmaria.
Um dos detalhes mais bonitos de "Um ano na Provence" é a descrição de Mayle pelas comidas e banquetes que por muitas vezes me fizeram salivar e sonhar em degustar tantas maravilhas gastronômicas sendo ás comidas de verão como melões,pêssegos,o aioli ou a bouillabaisse.
É um livro modesto,que prende a atenção do leitor,leve e bem-humorado nos faz sentir o gosto da mudança repentina de país e ainda sim nos intrigar junto ao autor com cada nova descoberta de sua recente realidade.

Gabi 25/03/2022

A Provence
Morar na Provence não será apenas a única vontade após terminar o livro...
Descobrir, degustar e vivenciar a arte do bem viver só como os franceses provençais sabem fazer.

desto_beßer 31/07/2012

Despretensioso = bom!
Um casal de ingleses resolve jogar as louças de chá pro alto e se mudar para a idílica e ensolarada terra francesa das férias. Peter Mayle, o marido e autor do livro, aproveita de seu abundante tempo livre e escreve uma obra despretensiosa, ainda assim altamente informativa, divertida, pungente, e que, possivelmente, só um homem poderia escrever. O livro foi um sucesso estrondoso e inesperado; como usual, gerou uma saraivada de imitações, livros sobre mudanças para terras "exóticas"- boa parte, desta feita, escrita por senhoras, que não podiam deixar de dar grande destaque ao lenhador ombrudo local de olhar penetrante trabalhando sem camisa na charneca atrás da casa. Mayle não está nem aí com romance, nem se dá ao trabalho de descrever ele próprio e a esposa, como eles são, o que fazem. A Provence e seus personagens realisticamente peculiares são os indiscutíveis personagens principais. Assim como a comida do local, descrita com tanta devoção que é difícil não sentir fome com o bom aroma emanado das páginas. "Um Ano" é um livro sensato e leve, pesado no estômago e que cria estranhos laços. Igualzinho à famosa região do sul da França!

Rê Silva 23/02/2021

Cansativo !
O autor nos relata os acontecimentos da vida de um casal que se muda para Provence no sul da França ,para viver um ano por lá .
Achei a leitura muito cansativa , muito descritiva em relação a aquisição e a reforma da casa ,da rotina dos pedreiros ,dos problemas que surgem durante a reforma , parecia que estava lendo um diário de construção ?????
Relata também os costumes ,as comidas e as várias formas de cumprimentos , que mostrou um povo bem reservado .
Já li livros parecidos que gostei bastante ,mas confesso que esse não agradou muito ,acho que pela forma como o autor escreveu focando mais na reforma da casa que deixou a leitura muito cansativa .

Fabiana 27/06/2012

A vida é feita de coisas simples!
Não conheço a Provence mas tenho a sensação que o relato desse livro exprime toda a sua essência. Parece-me que se o lugar fosse um texto ele seria assim.

O livro não tem absolutamente nada de grandioso, mas a sua grandiosidade está na competência em escrever tão bem fatos da vida, corriqueiros, prosaicos. O texto (e o autor) é tão agradável, tão simpático, que você fica curioso em saber se os pedreiros vão ou não terminar a obra antes do Natal!

Fiquei com uma vontade imensa de conhecer o autor, seja na Provence ou em qualquer lugar. Oferecer-lhe uma bebida, num fim de tarde e papear horas. Seu humor discreto, tímido, lisonjeiro, também rende boas passagens.

Muito bom!! Pena que acabou!!

Bianca.Rivabem 27/12/2021

Um sonho
Sempre quis conhecer a Provence e o livro foi uma das minhas primeiras ?viagens? para lá. Desde a descrição de Daca época do ano, as estações, a culinária, as pessoas. Ah, e a luz da Provence. Indico ler o livro e assistir o filme Um bom ano!

Carolina Corrêa 16/12/2020

Delicioso
O relato delicioso sobre um casal de ingleses que decide se mudar para a Provence.
Os capítulos são divididos por meses e a narrativa é leve, engraçada e espirituosa.
Uma boa escolha para terminar um ano complicado e, no meu caso, com muitas leituras fortes.

José Eduardo 14/06/2014

UMA VIAGEM PELA PROVENCE
O autor narra o cotidiano de um casal inglês em seu primeiro ano morando na Provence. Cada um dos passeios, cada um dos almoços, cada uma das festas, cada banho de piscina, nos transporta para a vida na Provence. Livro delicioso. Uma viagem sem sair de casa

Neto.Antonelli 15/10/2022

Vivendo a Provença
Casal de ingleses compra uma casa na Provença e passam a reformar a morada, mas no ritmo provençal da década de 80. Choque de cultura, adaptação ao clima, aos costumes, aos pratos e claro, aos vinhos. Nada de grandioso, apenas o cotidiano, uma delícia.

Clara.Fonseca 18/12/2021

Incrível
Um livro que eu nunca pensei que eu iria gostar tanto, mas me fez viajar por luberon e se tornou uma viagem deliciosa pelo interior da França. Recomendo muito esse livro.

Natalia 15/06/2015

Um ano na Provence
“Um ano na Provence” me lembrou um pouco dos livros “Sob o sol da Toscana” ou “A doce vida na Úmbria”, por se tratar do tema viagem para europa em busca de uma vida mais simples rs.

Provence, ou Provença como também é chamada em português, é uma região no sudeste da França de lindas paisagens floridas e capaz de proporcionar uma vida tranquila ao sabor das estações do ano.

É um livro autobiográfico, em que cada capítulo conta um mês do ano em que o autor Peter Mayle e sua esposa saíram de uma vida agitada na Inglaterra e se mudaram para Provence.

A história é narrada de maneira fantástica e cheia de encanto, você consegue sentir o quão apaixonado o autor está pelo novo lugar que escolheu morar, pela cultura, cores e sabores.

Aliás, por falar em sabores, que pena que livros não tem cheiro, pois em “Um ano na Provence” as comidas e banquetes são tão bem descritas que por vezes fiquei com água na boca e sonhando em degustar tantas maravilhas gastrônomicas do sul da França.

É interessante também que Peter Mayle depois de escrever esse livro escreveu vários outros títulos inspirados pela Provence, entre eles “Um ano bom” que deu origem à um filme estrelado pelo Russel Crowe.

É um livro despretensioso, que pela sua pretensão se torna muito agradável de se ler e para quem, assim como eu, está aprendendo francês é um ânimo à mais para conhecer não só a língua mais uma parte importante da cultura desse país fantástico.

site: http://natalia.blog.br/2015/05/27/resenha-um-ano-na-provence/

Arthur 06/07/2023

Livro leve, gostosinho de ler, que me fez viajar, realmente foi possível imagina que estava lá, achei incrível

Antonio.Torres 25/07/2018

Morar no interior
Acho que é um sonho recorrente a quase todo ser urbano. mudar para o interior e ter uma vida mais tranquila. Neste caso, o interior da França, mais ao sul, conhecido como Provence. Ou província, o que não é urbe. Figuras típicas, culinária maravilhsa.. estou gostando bastante do livro. Escrita despretenciosa, tranquila e natural..

Maria Erenita 21/02/2021

Leitura leve e divertida!
O inglês Peter Mayle nós conta, com um incrível senso de humor - que me fez rir sozinha, enquanto lia - todas as peripécias de deixar de ser turista e tornar-se um morador da Provence. São observações que contemplam tanto a visão de turista quanto a visão de morador dessa região da França. Uma leitura leve e didática!