Um ano na Provence

Um ano na Provence Peter Mayle

Resenhas - Um ano na Provence

Arthur 06/07/2023

Livro leve, gostosinho de ler, que me fez viajar, realmente foi possível imagina que estava lá, achei incrível

Neto.Antonelli 15/10/2022

Vivendo a Provença
Casal de ingleses compra uma casa na Provença e passam a reformar a morada, mas no ritmo provençal da década de 80. Choque de cultura, adaptação ao clima, aos costumes, aos pratos e claro, aos vinhos. Nada de grandioso, apenas o cotidiano, uma delícia.

Diane.samara 24/04/2022

Provence
Detalhes de um ano qual o autor transmite a verdadeira Provence.
Costumes, cultura, sabores aromas e peculiaridades.
Quando acaba a leitura da vontade de pegar as malas e ir para a França!

Gabi 25/03/2022

A Provence
Morar na Provence não será apenas a única vontade após terminar o livro...
Descobrir, degustar e vivenciar a arte do bem viver só como os franceses provençais sabem fazer.

Bianca.Rivabem 27/12/2021

Um sonho
Sempre quis conhecer a Provence e o livro foi uma das minhas primeiras ?viagens? para lá. Desde a descrição de Daca época do ano, as estações, a culinária, as pessoas. Ah, e a luz da Provence. Indico ler o livro e assistir o filme Um bom ano!

Clara.Fonseca 18/12/2021

Incrível
Um livro que eu nunca pensei que eu iria gostar tanto, mas me fez viajar por luberon e se tornou uma viagem deliciosa pelo interior da França. Recomendo muito esse livro.

Rê Silva 23/02/2021

Cansativo !
O autor nos relata os acontecimentos da vida de um casal que se muda para Provence no sul da França ,para viver um ano por lá .
Achei a leitura muito cansativa , muito descritiva em relação a aquisição e a reforma da casa ,da rotina dos pedreiros ,dos problemas que surgem durante a reforma , parecia que estava lendo um diário de construção ?????
Relata também os costumes ,as comidas e as várias formas de cumprimentos , que mostrou um povo bem reservado .
Já li livros parecidos que gostei bastante ,mas confesso que esse não agradou muito ,acho que pela forma como o autor escreveu focando mais na reforma da casa que deixou a leitura muito cansativa .

Maria Erenita 21/02/2021

Leitura leve e divertida!
O inglês Peter Mayle nós conta, com um incrível senso de humor - que me fez rir sozinha, enquanto lia - todas as peripécias de deixar de ser turista e tornar-se um morador da Provence. São observações que contemplam tanto a visão de turista quanto a visão de morador dessa região da França. Uma leitura leve e didática!

Carolina Corrêa 16/12/2020

Delicioso
O relato delicioso sobre um casal de ingleses que decide se mudar para a Provence.
Os capítulos são divididos por meses e a narrativa é leve, engraçada e espirituosa.
Uma boa escolha para terminar um ano complicado e, no meu caso, com muitas leituras fortes.

Thai 14/06/2020

História cativante!
Um ano na Provence é um livro que comecei sem grandes expectativas mas que fascinou-me,se tratando do tema viagem na Europa em busca de uma vida simples.
Com uma narrativa incrível e extremamente bem detalhada,Peter Mayle conta em 214 páginas e 12 capítulos cada um retratando um mês do ano em que o autor e sua esposa viveram,desde sua saída da agitada vida na Inglaterra para a calmaria do Sudeste da França,Provence.
Peter Mayle nos proporciona a sensação de viver com lindas paisagens floridas,a vida tranquila,os vendavais de seu atual lar e até mesmo os vizinhos e conhecidos que tornam a vida na fazenda mais divertida,seja o fazendeiro ao lado,o caçador de cogumelos ou a senhora com o burro.
A história é descrita de maneira encantadora,e é possível sentir a paixão do autor pelo novo lugar que escolheu para morar,pela cultura,cores,sabores e calmaria.
Um dos detalhes mais bonitos de "Um ano na Provence" é a descrição de Mayle pelas comidas e banquetes que por muitas vezes me fizeram salivar e sonhar em degustar tantas maravilhas gastronômicas sendo ás comidas de verão como melões,pêssegos,o aioli ou a bouillabaisse.
É um livro modesto,que prende a atenção do leitor,leve e bem-humorado nos faz sentir o gosto da mudança repentina de país e ainda sim nos intrigar junto ao autor com cada nova descoberta de sua recente realidade.

Antonio.Torres 25/07/2018

Morar no interior
Acho que é um sonho recorrente a quase todo ser urbano. mudar para o interior e ter uma vida mais tranquila. Neste caso, o interior da França, mais ao sul, conhecido como Provence. Ou província, o que não é urbe. Figuras típicas, culinária maravilhsa.. estou gostando bastante do livro. Escrita despretenciosa, tranquila e natural..

guilherme.meirelles.75 22/12/2016

Leve e divertido
Jamais havia ouvido falar neste e não conheço a Provence, mas já no primeiro capítulo senti comichões de desejo de largar tudo e conhecer as belezas e os costumes desta fascinante região.O livro conta a experiência do autor e de sua mulher antes da unificação europeia, mas suponho que a identidade cultural dos provençais não tenha sido estragada desde aquela época. Meu contato com a obra foi de uma forma casual, em um evento sobre sustentabilidade. Os organizadores montaram uma estante para que os participantes deixassem um livro e retirassem outro que fosse de seu agrado. Como não sabia a respeito desta iniciativa, nada ofereci em troca, mas saí de lá com um livro leve, divertido e muito bem traduzido em sua essência, que fundamentalmente esta centrada no olhar de um típico casal inglês, que decidiu jogar tudo para o alto e viver um período sabático na Provence. Cada capítulo corresponde a um mês do ano e neles Mayle descreve suas impressões a respeito dos hábitos e das mudanças climáticas da Provence. O que a princípio seria uma tediosa rotina, se converte em um apanhado de bons causos, sempre recheados de atrativas experiências gastronômicas e etílicas. Para ler e relaxar no fim de ano.

Natalia 15/06/2015

Um ano na Provence
“Um ano na Provence” me lembrou um pouco dos livros “Sob o sol da Toscana” ou “A doce vida na Úmbria”, por se tratar do tema viagem para europa em busca de uma vida mais simples rs.

Provence, ou Provença como também é chamada em português, é uma região no sudeste da França de lindas paisagens floridas e capaz de proporcionar uma vida tranquila ao sabor das estações do ano.

É um livro autobiográfico, em que cada capítulo conta um mês do ano em que o autor Peter Mayle e sua esposa saíram de uma vida agitada na Inglaterra e se mudaram para Provence.

A história é narrada de maneira fantástica e cheia de encanto, você consegue sentir o quão apaixonado o autor está pelo novo lugar que escolheu morar, pela cultura, cores e sabores.

Aliás, por falar em sabores, que pena que livros não tem cheiro, pois em “Um ano na Provence” as comidas e banquetes são tão bem descritas que por vezes fiquei com água na boca e sonhando em degustar tantas maravilhas gastrônomicas do sul da França.

É interessante também que Peter Mayle depois de escrever esse livro escreveu vários outros títulos inspirados pela Provence, entre eles “Um ano bom” que deu origem à um filme estrelado pelo Russel Crowe.

É um livro despretensioso, que pela sua pretensão se torna muito agradável de se ler e para quem, assim como eu, está aprendendo francês é um ânimo à mais para conhecer não só a língua mais uma parte importante da cultura desse país fantástico.

site: http://natalia.blog.br/2015/05/27/resenha-um-ano-na-provence/