O Mago

Resenhas - O Mago

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ocelo.Moreira 21/07/2011

O MAGO - A GRANDE BIOGRAFIA
Se você é mais um que gosta de ler biografias o tanto quanto eu, O MAGO é uma das melhores que tenho lido, e aqui Fernando Morais mais uma vez prova ser um mestre como biógrafo. Essa biografia prende sua atenção do inicio ao fim, não só pelo fato de ser a incrível e instigante história sobre o maior bestseller brasileiro Paulo Coelho, mas também a maneira peculiar e perspicaz que Fernando discorre toda a história. Esse grande autor que ajudou a fundar a biografia como gênero literário no Brasil nos surpreende a cada capítulo nesse magnífico livro.

Matt 19/09/2009

Há trechos divertidíssimos, como aqueles que tratam da amizade de Paulo Coelho com Raul Seixas.

Bruna 15/11/2009

Podia ser melhor e menor.
Gostei do livro, mas achei extenso demais. Demorei pra conseguir terminar de ler, em alguns momentos fica um tanto repetitivo e devagar, dá um sono e um desânimo. O começo e o final do livro fizeram valer a pena!

Pelegrino 08/12/2009

Uma biografia sempre busca demonstrar o ponto positivo da vida do bigrafado, nessa obra Paulo Coelho se expõe totalmente e o autor Fernando Morais narra todos os pormenores de maneira exemplar.

naldho 14/12/2013

Para os fãs de Paulo Coelho conhecerem um pouco do "místico" escritor,tão preocupado em mostrar o lado espiritual da vida.Será?O mais interessante é ter sido escrito com o aval do próprio "mago".

Naiara 06/04/2010

Gostei da forma que o autor descreveu a história de Paulo Coelho e fiquei impressionada com o que foi exposto.
Paulo Coelho na sua infância e adolescência não gostava de estudar e sempre teve como meta se tornar escritor famoso, apesar dos pais não concordar.
Experimentou todos os tipos de drogas, viajou pelo mundo afora e hoje é considerado um grande escritor.

Lilia Carvalho 18/09/2010

Gostei muito
Livro fantástico!

Sou suspeita, pq amo biografias, mas como o Fernando de Morais mesmo disse a respeito do livro, fazer uma biografia de alguém vivo é um tormento, por nunca se sabe o que pode agredir a imagem do biografado.

Nesse sentido, ele foi imparcial e confesso que me surpreendeu ao relatar detalhes da vida de um Paulo Coelho bem perturbado e inseguro...

Gostei muito da biografia...

Robson Souza 07/06/2011

Um livro maravilhoso!
Antes de mais nada, esse livro não é uma auto-biografia, foi muito bem escrito por Fernando Morais (o mesmo biógrafo de Olga). Isso faz toda a diferença, porque dá ao leitor o distanciamento necessário para mergulhar na vida do polêmico mago e escritor, sem se sentir doutrinado pela sua filosofia de vida.
Devo dizer que nunca fui muito fã dos livros dele ou do assunto magia. Antes de ler esta biografia, havia lido apenas "O Alquimista" e "Brida", e não me interessei em ir atrás de outros mais. Mas ao ver uma entrevista com o Fernando Morais, fiquei muito curioso.
Fiquei arrebatado ao ler a biografia! Este livro me influenciou mais do que qualquer outro que eu li nos últimos anos (com exceção o do Haruki Murakami). E não foi pela religiosidade e pela magia que permeiam toda a obra, mas principalmente pela sua trajetória.
Em meio a muito mais erros que acertos, Paulo Coelho passou metade da sua vida buscando iluminação e a realização de um sonho.
A iluminação veio por meio da busca pela magia e sabedoria. Paulo sempre foi católico, mesmo se envolvendo um período com o culto ao demônio. E desde seu primeiro livro de sucesso: "Diários De Um Mago" ele encontrou uma "religiosidade mágica", e vem trilhando seu caminho, semeando sabedoria e paz através de seus escritos.
A realização de seu sonho, sua obssessão, é o que ele desfruta hoje: um dos mais famosos e bem sucedidos escritores do mundo. Um verdadeiro popstar internacional, com sua obra traduzida em 69 línguas e editada em 150 países, e membro da Academia Brasileira de Letras.
Além de sua história, que é interessantíssima, o livro narra muito também de Raul Seixas, que foi amigo e parceiro musical de Paulo por muitos anos.
Essa biografia merece ser lida por todos. Paulo Coelho tem uma história de vida ímpar, amado e detestado, da beira da auto-destruição ao estrelato máximo.

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com

Juliano 10/10/2011

Fama, fortuna e poder
Numa tarde de sol forte, no nordeste do Brasil, uma capa me chamou a atenção. O preço, num cartaz escrito à mão, idem. A frase de apresentação: “a incrível história de Paulo Coelho, o menino que nasceu morto, flertou com o suicídio, sofreu em manicômios, mergulhou nas drogas, experimentou diversas formas de sexo, encontrou-se com o diabo, foi preso pela ditadura, ajudou a revolucionar o rock brasileiro, redescobriu a fé e se transformou em um dos escritores mais lidos do mundo. Paulo Coelho de Souza nasceu em uma chuvosa madrugada de 24 de agosto de...”

E supersticioso pensei: - preciso comprar agora e ler este livro.

Nunca fui um fã fervoroso de Paulo Coelho, o escritor. De suas obras, li apenas O Monte Cinco, quando tinha uns 16 anos de idade, na época em que havia sido lançado. Na prateleira, tenho O Dom Supremo. Porém, o seu legado faz parte da minha história e das coisas que acredito. Tenho um caderno vermelho de capa dura, para colecionar frases, recortes de jornais, pensamentos. E o sexagenário autor está lá com a sua coluna publicada no O Globo. Uns pedaços que colei em quase duas décadas de coleção. Coisas que formaram a minha fé espiritualista.

Para falar de Paulo Coelho, recorro ao livro que resenho. A biografia do autor brasileiro mais lido no mundo foi escrita pelo jornalista Fernando Morais, um sujeito que me inspira a trilhar pela leitura de livros-reportagens, gênero que ele faz muito bem desde a década de 1970. (Também escreveu Olga, Na Toca dos Leões e Chatô – o rei do Brasil). E se não me engano, ele é um dos pioneiros do estilo nas terras de Cabral.

Em O Mago (São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008), ele percorre os detalhes da vida de Paulo Coelho, desde quando ele era um rebelde na infância até o escritor completar 60 anos de idade e 100 milhões de livros vendidos. Confesso que fiquei impressionado com a história deste Best Seller. Em um texto de 630 páginas, que li durante quatro meses, algumas transformações aconteceram na minha rotina. Foi um sufoco para quem está acostumado a ler um livro em duas semanas.

Comprei O Mago numa banca de promoção na capital maranhense, por R$ 20. De São Luís, eu trouxe a história do bumba meu boi, mas também uma vontade de ler o livro em apenas uma sentada. A narrativa de Fernando Morais favorece, entretanto a leitura foi penosa. Ao mesmo tempo em que eu ansiava para gostar deste texto, a história de Paulo Coelho me deixava impressionado.

Mudei meus desejos pessoais e profissionais. Com mais afinco decidi colocar em prática sonhos esquecidos. E fortalecer aqueles que já concretizei.

O texto de Paulo Coelho é compreensível para muitos. Portanto, eu avalio que ele ainda é uma incógnita até para si mesmo. Pode ser que suas obras sejam autobiográficas ou a percepção do que o mercado editorial anseia. Só sei que se não fosse bom, não teria alcançado cifras invejáveis para qualquer um que busca ganhar fama e fortuna com a escrita. Superou as críticas, os planos econômicos, as fronteiras das línguas.

Para quem se aventura nas obras do imortal ausente da ABL (ele frequentou pouquíssimas reuniões com os grandes mestres da literatura brasileira), que conhece suas traduções espalhadas em 160 países, sugiro uma leitura de sua biografia. Este livro me mostrou algo relatado por Paulo Coelho em seus diários secretos, que é um ensinamento simples e básico:

“Há coisas que são colocadas em nossa vida para nos reconduzir ao verdadeiro caminho de nossa Lenda Pessoal. Outras surgem para que possamos aplicar tudo aquilo que aprendemos. E, finalmente, algumas chegam para nos ensinar.”

Talvez seja por estas frases que durmo mais tranquilo. Mais um livro lido, compreendido.

Saiba mais:
Fernando Morais - www.fernandomorais.com.br

Paulo Coelho:
www.paulocoelho.com/br
www.paulocoelhoblog.com

Ludimila 13/12/2012

É...
Tipo assim: mais do mesmo. Esse camarada é meio pancada e o livro prova que na verdade ele já nasceu assim. Meio doido, meio mentiroso, meio inventador de histórias que prega como verdade...ele viaja, se você entrar na onda...
Uma leitura fácil, apesar de ser um livro enorme.

Alessandra 02/04/2012

Sinopse - O Mago - Fernando Morais
A incrível história de Paulo Coelho, o menino que nasceu morto, flertou com o suicídio, sofreu em manicômios, mergulhou nas drogas, experimentou diversas formas de sexo, encontrou-se com o diabo, foi preso pela ditadura, ajudou a revolucionar o rock brasileiro, redescobriu a fé e se transformou em um dos escritores mais lidos do mundo.
Fernando Morais, o autor que ajudou a fundar a biografia como gênero literário no Brasil, volta sua verve investigativa para o personagem brasileiro que se converteu no grande mito de nossa história recente: Paulo Coelho - um escritor universal que alcançou a astronômica marca de 100 milhões de livros vendidos e a façanha de ser o autor vivo mais traduzido de todo o Planeta. "O Mago" é a eletrizante trajetória do popstar requestado por príncipes, xeiques, rainhas e presidentes. Uma história com que nem os roteiristas mais criativos seriam capazes de sonhar.

Matheus 28/12/2012

Odeie o personagem, mas não a obra...
Nunca tive simpatia pelo Paulo Coelho, e não foi a leitura desse livro que me fez mudar. Mas também não posso dizer que as histórias contadas aqui não tenham sido interessantes. Apesar de começar a leitura querendo que a sua "época musical" chegasse logo, pois era o único aspecto de sua vida que me interessava, principalmente pelo fato de ser muito fã do Raul Seixas, acabei encontrando outras partes de sua história tão interessantes quanto, tanto antes, quanto depois de seus anos de parceria com o Raul.

Muitos odeiam Paulo Coelho, outros amam, e alguns chegam a desprezá-lo... Eu nunca me importei com ele, mas pelo menos percebi que mesmo as pessoas que em um primeiro momento parecem desinteressantes para você, podem ter ótimas histórias para contar!

Kevin Kretzu 31/12/2012

Conta em detalhes a história de vida de um dos escritores brasileiros com maior visibilidade no exterior. Conta também sobre o período da ditadura militar, sobre o preconceito que Paulo sofreu e sofre com seus livros e como ele vive atualmente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5