Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento

Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento Marta Kohl de Oliveira

Resenhas - Vygotsky - Aprendizado E Desenvolvimento

Clio0 19/01/2024

Ótimo livro com explicações simples e pontuais sobre a teoria inacabada de Vygostki. E quem não adora o fato de que a maior parte do nosso sistema de ensino-aprendizagem é baseada na mistura liqueifeica de algo não terminado com a teoria opositora de Piaget?

Foi uma louvável tentativa de explanação sobre algo cuja teoria só pode ser verdadeiramente apreendida por aqueles que já tem o discernimento da prática.

Recomendo a quem está na área de licenciatura, especialmente aos coordenadores.
preta velha 19/01/2024minha estante
estou cursando licenciatura em letras, não lecionarei, mas gostei da resenha, e por isto, vou adicioná-lo à minha interminável lista de desejados literários.

IngrideGuiga_ 30/05/2023

Para os fãs de Psicologia da Aprendizagem, esse livro da um panorama muito bom sobre a teoria de Vygotsky.
Não foi a leitura pela qual eu morri de amores, embora eu achei que ele foi um gênio de morte prematura e que poderia ter evoluído muito ainda se tivesse tempo? me fez pensar no que poderia ter saído de algumas tardes de conversa entre ele e Piaget. Mas enfim, a quem pensa na docência, vale a leitura, independente de qual área for e de pra qual nível se desejar ministrar aula. É forma muito sagaz de pensar a aprendizagem e o livro é curtinho, o que garante ainda mais utilidade pra quem precisa conhecer mas sem se aprofundar muito!

Paulo @paulocorrea.br 26/08/2020

VYGOTSKY
Recomendo a leitura como estudo da história pessoal e os desafios intelectuais de Vygotsky e seus colaboradores. Importantes reflexões sobre a mediação simbólica e a importância dos usos de instrumentos e signos. Aborda o pensamento e as linguagens. O desenvolvimento e o aprendizado suas ideias não excluem os pensamentos de Piaget, apenas entra com suas abordagens afim de que as abordagens de seus pressupostos devem ser tomadas como ponto de partida para reflexões e elaborações teóricas que continuem crescendo com novos investimentos. Recomendo a leitura como teoria básica de estudo na área de psicologia.

Rosana 06/02/2016

Neste livro, a autora se debruça em prol de explicar da melhor forma possível as teorias de Lev Vigotski, apresentando uma a uma em seus capítulos. Explica a mediação simbólica através do uso de signos, do uso de instrumentos, dos processos simbólicos e de internalização, explica sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, sobre o significado das palavras, o discurso interior e a fala egocêntrica, explica sobre o desenvolvimento e aprendizado, tratando de explanar sobre a zona de desenvolvimento proximal etc.
Uma ótima leitura inicial para quem pretende ler os livros de Vigotski!