Gota D

Gota D'Água Chico Buarque

Resenhas - Gota D Água

1 | 2 | 3 | 4

Malu 08/05/2024

Achei o livro ótimo, rápido de ler, mas um pouco difícil de interpretar.
Aborda temas mais pesados, e a história em principalmente. É uma peça de teatro, uma releitura de Medeia, então o final em si me assustou um pouco.
Mas gostei muito, li em 3 dias, recomendo.

Sabrina758 07/05/2024

Incrível
Esse livro me fez conhecer e AMAR ler peças de teatro.
Não tinha muita noção de como era esse tipo de escrita, mas os detalhes, imaginar literalmente a peça acontecendo, o drama e etc, é surreal de bom.

Nathy Lestriz 18/04/2024

Uma ótima dramaturgia, gostei tanto da história pela construção da personagem Joana que finalmente, esse texto vais servir de base para minha pesquisa de Iniciação Científica focada na análise de Joana sobre perspectivas feministas.

raxel_costa 10/01/2024

Olha a voz que me resta
Chico e Paulo conseguem, habilmente, adaptar uma tragédia grega para a realidade brasileira, a qual, infelizmente, demonstra-se atemporal. Ao traduzirem a pobreza e as dificuldades de uma classe, que contrasta com a ostentação e o sossego de outra, a trama transforma-se numa análise crítica e sensata da realidade do povo brasileiro. Ademais, inserindo os dramas de amor, brigas, desesperos e traições, o ato final e toda a tensão da peça se justificam, tornando a obra uma deliciosa leitura. Quanto ao estilo, assemelha-se e relembra a tradição grega ao ser composta de poemas (as falas das personagens) e também ao rechear as cenas com músicas. Um ótimo livro!

adrwca 06/01/2024

Creonte é um mau caráter, sem vergonha que gosta de encher o bolso de dinheiro enquanto vê os moradores do condomínio se ferrando. Seria um bom político, por sinal.
Boca pequena é um leva e traz, ao invés de ficar com o povo dele, fica contando tudo o que acontece na vila.

Enfim, um livro muito atual que diz muito sobre a vida do brasileiro e da política também.

julia_zilio 21/12/2023

Pode ser a gota d'água
Já lhe dei meu corpo, não me servia
Já estanquei meu sangue, quando fervia
Olha a voz que me resta, olha a veia que salta, olha a gota que falta, pro desfecho da festa, por favor
Deixa em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoas
E qualquer desatenção
Faça não

SophiaDiehl 08/12/2023

Por favor, deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água.

Duda França 28/10/2023

Resumo de Gota D'água, de Chico Buarque e Paulo Pontes
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje vai te fazer refletir bastante.

? O livro Gota D'água, de Chico Buarque e Paulo Pontes é considerado o reflexo de um momento histórico vivido por nós brasileiros em que narrar era símbolo de resistência ao regime autoritário de então. É por meio de obras como essa que percebemos a importância da literatura em nossa vida.

? A peça teatral retrata o mito de personagens pobres e macumbeiros, contrastados com reis e feiticeiros da antiga história grega. Medéia, Jasão, Creonte, Aia de Medéia e o Coro Tradicional dos Gregos estão caracterizados na obra atual. Retrata as dificuldades vividas por moradores de um conjunto habitacional, a Vila do Meio-Dia, que na verdade são o palco para o drama vivido por Joana e Jasão que, tal como na peça original, larga a mulher para casar com Alma, filha do rico Creonte.

? Já leu esse livro? Fale nos comentários!

Freddy Bacus 23/09/2023

Gota d'água
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção
- faça não
Pode ser a gota d'água

É isso. Adaptação de Medéia pelo gênio Chico Buarque para um contexto carioca dos anos 70 de uma classe humilde. É um retrato de todos os temas de Medéia num contexto social atual - ainda sim atual. São diversos temas a serem problematizados aqui, o patriarcado, machismo estrutural, luta de classes, normalização da traição e por aí vai...
A complexidade das personagens é fantástica, mas o crédito dessa obra é da passagem dessa complexidade para um contexto completamente contemporâneo. É uma dramaturgia fantástica e a musicalidade também. Inteligente a forma mantida, uma forma clássica repaginada com o contemporâneo, é um barulho na dramaturgia, de fato fantástica!

monihauschild 14/03/2023

Eu tô chocada com esse final!!!
Não tava gostando muito no início, pois não estava conseguindo entender a história, mas depois que emendei ela, sério?. Gostei muito muito

Daniela 25/02/2023

Tragédia
Gota d?Água retrata a história de Joana (a Medeia brasileira), Jasão, Creonte e a tragédia de um amor. Chico Buarque compôs uma trilha belíssima para essa peça.

Evy 22/02/2023

Um ótimo livro
Achei incrível como conseguiram adaptar uma história grega para a realidade do Brasil, a leitura e extremamente fluida, a história consegue te prender muito rápido.
Na narrativa percebemos vários aspectos culturais do Brasil que no meu ponto de vista faz com que o leitor consiga entrar ainda mais na história

andrealog 27/01/2023

Classico dos clássicos
Sob o manto do drama de Medeia e Jasão, Chico reescreve sob a forma de teatro musical um majestoso texto, trocando a Grécia antiga pelo subúrbio do Rio de Janeiro. O livro traz toda a tragedia de um amor que pode nos tirar do eixo, da aceitação entre todos de que ? a vida é assim mesmo?, o poder do dinheiro e a dificuldade do protagonista em se equilibrar entre dois mundos

Raquel.Araujo 15/01/2023

É uma peça que trás um humor ácido junto com inúmeras tragédias, resultando em uma leitura que com certeza é marcante e significativa

duda 27/11/2022

Drama inspirado em Medeia, cuja mudança é apenas o ambiente em que se passa: um subúrbio carioca. O enredo gira torno da separação de Jasão e Joana, além de também ter um quê de militância diante do preço dos imóveis. Essa foi, inclusive, o objetivo dos escritores. Ademais, a obra traz um pouco do preconceito religioso contra umbandistas, e reforça como o homem está livre para ir embora quando quer enquanto as mulheres estão sempre presas aos filhos. Toca também na ambição de Jasão ao ficar famoso. Obra impecável, indico muito.

1 | 2 | 3 | 4