O Crime dos Illuminati

O Crime dos Illuminati César Vidal

Resenhas - O Crime dos Illuminati

Mari 14/02/2020

Minha pequena [e falha] visão d: O CRIME DOS ILLUMINATI
Eu não sei contar o que eu achei dessa leitura. Para falar a verdade eu não sei se entendi até agora. Talvez não seja meu tipo de leitura, talvez eu não tenha dado a devida atenção... Ou talvez o livro seja ruim mesmo.
Ele se divide entre capítulos que contam a história no presente e capítulos com passagens o futuro, e isso não é spolier porque no subtitulo tá escrita a data.
Eu comecei achando ruim, me envolvi e pensei: "tem futuro" e terminei pensando "o que é que aconteceu que eu perdi?".
Apesar de o livro não ser grande, eu achei essa leitura cansativa e bem difícil para falar a verdade... Eu não criei afeição por nenhum personagem e achei que existiam capítulos que só estavam ali para encher linguiça.
Quem sabe um dia eu leia de novo e mude de opinião.
Pra quem já leu: Me conta, por que esse livro é legal? O que eu perdi nessa leitura?

Tchau.

Inlectus 12/10/2012

Interessante.

Muito do que esse livro tem, está entre as letras e vírgulas, mais do que entre as palavras, é uma ótima leitura.

Renato 20/11/2009

O Crime dos Illuminati
Ao lermos Illuminati no título, talvez possamos fazer alguma conexão com a organização secreta de Dan Brown em Anjos e Demônios. No entanto, os Illuminati do livro do espanhol Cesar Vidal são os maçons, aqueles que possuem todo o conhecimento dos "iluminados" e querem divulgá-lo ao mundo.

A maior parte da história se passa na Alemanha, mas há algumas tomadas na França. E é lá que a trama se inicia, no ano de 1793, com a execução na forca do rei Luís XVI. Após uma breve passagem de tempo, estamos na Alemanha, envolvidos na investigação de um bizarro assassinato, com um policial e seu superior viciado em café. Depois voltamos novamente à França para o desfecho da história.

Alguns leitores podem achar a morosidade da história um tanto entediante, mas nesse caso não há problema, pois o livro possui diversas qualidades. Uma delas nota-se no estilo de escrever do autor, com frases bem construídas, palavras bem empregadas e descrições bem feitas (sem serem longas). Além disso, o número reduzido de personagens contribui para que a história fique focalizada em seu objetivo central, não possuindo tramas paralelas que possam desviar a atenção do leitor.

Outro ponto que chamou a atenção na história são as transcrições do diário do professor Lebendig, acerca do modo de escrever das pessoas, que são bem interessantes e podem até ter algum fundo de verdade. Há ainda a inesperada e inteligente conexão entre dois personagens, que o autor conseguiu brilhantemente esconder até o último momento.

Apesar da gafe cometida pelos editores brasileiros ao anunciar uma história na Idade Média, já que ela se passa em um momento de transição para a Idade Moderna, o autor conseguiu construir uma trama razoável, sem chamar a atenção do público e da crítica. Não posso dizer que o livro é ótimo, mas agradou a mim e deve agradar também àqueles que gostam do assunto.
Felipe 01/08/2013minha estante
A editora deve ser muito ruim pq o meu veio com erro na capa! veio escrito Illumilinatti hahah