A Hora do Vampiro

Stephen King

Resenhas - A Hora Do Vampiro

Fabi 13/01/2021

Gostei muito
Já li MUITOS contos sobre vampiros, e eles normalmente se concentram em uma única pessoa ou família. Mesmo Drácula, de Brams Stoker, envolve um número pequeno de pessoas - especialmente, pouquíssimos vampiros. Mas Stephen King traz um vampiro para uma cidade pequena dos EUA, e todos são afetados de alguma forma. Isso não é spoiler, porque no prólogo já descobrimos que a cidade foi arrasada e muita gente se mudou ou desapareceu.
Em Jerusalem's Lot, a vida anda devagar e todo mundo se conhece. E a cada noite que passa, a quantidade de vampiros aumenta. Existe, claro, um certo número de personagens principais. Mas a grande sacada do livro é que o autor nos apresenta a muitos personagens, alguns de forma mais detalhada, outros de forma mais superficial, mas sabemos nome, profissão, família, traços de personalidade. Assim, quando uma pessoa é atacada e transformada em vampiro, o leitor 'conhece' aquela pessoa. Em Salem's Lot, há muitos vampiros, e eles não são meros figurantes orbitando em torno do vampiro original. E isso foi o que eu mais gostei no livro!

Pratelivros 19/08/2015

Cagaço
OBS: A resenha contém gifs que só podem ser visualizados no blog. Acesse o link ao fim da resenha para vê-las.

Ben Mears voltou a sua terra natal para escrever sobre a misteriosa casa Marsten e enfrentar um medo do passado... mas não sabe o que o espera. Apesar do agradável encontro com Susan, uma jovem moradora da cidade, seus dias em 'Salem não serão nem de perto os melhores da sua vida, mesmo na companhia da segunda mulher que foi capaz de amar.
Ele já é visto como um forasteiro, intruso e pouco confiável, o que só piora quando um garotinho, Ralphie Glick, desaparece. A partir desse momento, o banho de sangue começa.
Em meio aos seus dias em 'Salem, ele faz amizade com Matt, um professor muito respeitado na cidade. Quando algo terrível acontece e Matt tenta explicar a verdade por trás daquilo, ele sabe que Ben será um dos únicos a acreditar no que diz e a ajudá-lo a resolver o problema.
Seus caminhos se cruzam com Jimmy, o médico do professor, Callahan, um padre bêbado e que a fé quase se esvaiu completamente, e Mark, um jovem garotinho especialista em histórias de vampiro - o que se mostra mais útil do que nunca!
Juntos, eles tentarão combater o perigo que ameaça 'Salem, mesmo que isso custe suas próprias vidas.

Primeiro de tudo: é um livro interessante. Começa um pouco devagar mas aos poucos a história enfrena e vai evoluindo para um clímax excitante, que dura 200 e poucas páginas.
Não acho que é uma narrativa que agrade muitas pessoas, mais pela demora para a trama realmente se adensar e os problemas começarem a acontecer. King tem como estilo falar sobre cada um dos personagens que aparece na sua história, mostrar suas vidas de dentro para fora. Creio que é justo dizer que, apesar de gostar disso, no começo eu ficava: "Espera, quem é essa pessoa mesmo? Onde eu estou? O que está acontecendo?

Por isso, já deixo um aviso: preste muita atenção na hora de ler para não ficar igual a mim. Ainda bem que no meio do livro consegui me encontrar e me acostumei com o nome de cada personagem.
Ainda nesse mérito, é importante frisar a riqueza de características pertinentes aos habitantes de Jerusalem's Lot que King expõe.
O vilão da história só aparece mesmo mais para o final, apesar de eu achar o vice-vilão(será que isso existe) bem pior do que o dito cujo. Ambos são engraçados também.
Meu personagem favorito com certeza foi o garotinho, Mark. Ele tem uma coragem que não pode ser medida, acabou me conquistando desde a primeira página que apareceu.

Apesar de ter demorado séculos para ler, acho que é possível terminá-lo em um semana no máximo. É um romance bom, que prende e quando as coisas realmente começam a acontecer, não dá vontade de largar.

OBS: Pra ler essa resenha com seus recursos completos de imagem (fotos, gifs e etc) acesse o link abaixo:

site: http://pratelivros.blogspot.com.br/2015/08/resenha-salem-stephen-king.html

Gabriel 31/12/2022

Bom pra krl
Olha, o livro é lento até quase a metade. Mas depois disso, hollyshit, que daora. Eu curti muito essa adaptação vampírica do King, achei muito legal como ele explorou bem todos os moradores da cidade e como fez eu curtir um tema que sempre achei meia boca.

Acho que é um dos melhores livros de vampiro que já li (inclusive melhor que drácula por alguns aspectos pessoais) e um dos melhores do King.

Lethycia Dias 05/01/2023

MUITO lento e protagonista MUITO chato
Enquanto lia esse livro, questionei bastante a tradução do título que já nos entrega a principal informação sobre o que está acontecendo em Jerusalem's Lot, já que o objetivo parecia ser o de ir construindo e revelando os mistérios aos poucos. Mas abrir um livro com o título "A hora do vampiro" te faz esperar por vampiros tocando o terror, e não pelo dia-a-dia de personagens secundários e terciários em alternância com o ponto de vista de um protagonista sem carisma.
Já li outros livros do Stephen King antes e SEI que ele gosta de criar a atmosfera aos poucos - e GOSTO de como ele faz isso em outras histórias. Mas nesse livro aqui, a atmosfera leva tanto tempo sendo construída que parece quase uma prova de resistência chegar ao fim. Comecei a ler com muita curiosidade, mas logo a leitura começou a se arrastar e demorou quase 200 páginas até acontecer ALGUMA COISA que atiçasse a minha curiosidade novamente. Eu só não desisti antes disso por gostar do autor e por querer muito saber quando os vampiros apareceriam e como a cidade chegaria no estado que é apresentado pela sinopse. Mas sinceramente: nem todo mundo teria essa paciência toda.
Comecei a me interessar mais pela história quando os cadáveres começam a desaparecer e acompanhei Ben e seus amigos desvendando o mistério aos poucos com um misto de empolgação e impaciência. Essa edição tem cerca de 550 páginas e só a partir da 400 é que o ritmo fica bom e dá mais vontade de ler até o fim. Mesmo assim, em vários momentos eu tinha vontade de sacudir os personagens e mandar deixarem de ser tão burros.
Resumindo: é uma história excessivamente lenta, com um monte de informações sobre pessoas com quem você não se importa e um protagonista CHATO vivendo um romancinho CHATO que se torna a única motivação dele pra querer matar os vampiros ao invés de abandonar a cidade. Minhas 3 estrelas nessa avaliação só por causa da reta final que REALMENTE tem um ritmo muito bom e me fez ler umas 90 páginas num mesmo dia até terminar. Mas estou sendo GENEROSA aqui.

LAzaro14 22/03/2023

Que livro incrível
Se Vc é daqueles que não vive no mundo literário do SK, sem dúvidas ficará surpreso com o vilão do final do livro. Só fiquei meio aéreo pra aprender quem era quem, já que são muitos personagens q participam na história. Tirando isso, o livro é Muiiito bom. Leitura rápida e ótima pra se ler.

Bea Gomes 18/08/2021

O livro conta a história de uma cidadezinha pacata chamada Jerusalém's Lot, conhecida como Salém's.

Nada acontece na cidade até a chegada de novos moradores.

Ben Mears é um escritoe que viveu na cidade quando criança e decide voltar para escrever seu próximo livro e confrontar os traumas que a cidade deixou marcada nele.

Mark Petrie é só um garotinho obsecado por filmes de terror e monstros, mas muito curioso e corajoso.

E temos o forasteiro mais intrigante... O Senhor Barlow. O homem e seu sócio abriram uma loja de antiguidades na cidade e todos estão curiosos para saber mais sobre eles, já que alugaram a casa que dizem ser mal assombrada e que todos passam longe.

? Minha opinião: Esse foi meu primeiro contato com um livro do King e me surpreendeu positivamente, já que a sua forma de escrita é totalmente fora da minha zona de conforto.
Normalmente não gosto de livros muito descritivos e com poucos diálogos, mas a forma como o king trouxe esses aspectos não deixei a leitura cansativa, ficou mais lenta por que não estou acostumada, mas em nem um momento cansativa.
O livro teve um bom desenvolvimento, não é aquele terror onde só vemos sangue e morte pra todo lado, mas uma boa história.
Espero ler mais livros dele em breve.
Esse livro foi relançado com o nome Salém's.

? Já leram esse livro? Gostam do king? Qual dele me indicariam para ser a próxima leitura?
SKing0 18/08/2021minha estante
Olá Beatriz!
Já li este livro. Também gostei muito. Mas sou suspeito para falar isso. Kkkkk
Amo os livros do SK. Os que mais gostei são "It a coisa" e "Novembro de 63". Além, é claro, da coleção "A Torre Negra". Épica.

Bea Gomes 18/08/2021minha estante
Tenho vontade de ler todos esses kkkk

SKing0 18/08/2021minha estante
Você não vai se arrepender. ?

Melanie.Iglesias 14/10/2021

História que te prende e tira o fôlego!
De início fiquei um pouco confusa, pela quantidade de personagens e as histórias de cada um, mas com o passar das páginas fui me sentindo como parte da história.

Enredo que cativa do início ao fim, daqueles que são quase impossíveis de parar de ler! Trama muito bem amarrada e com detalhes que fazem sentido (pelo menos para mim).

Em alguns momentos, a escrita e a descrição são tão intensas que parece que você quem está dentro do livro, passando por todas as situações

Simplesmente maravilhoso! Super recomendo!!

Clelson 28/03/2023

Uma roupagem moderna do personagem clássico
Gostei bastante, o meu 3 livro do S.K, e esse me surpreendeu, ele conseguiu pegar a essência dos vampiros clássicos, como Drácula de Bram Stoker e Nosferatu , e desenvolve-la a seu modo, respeitando os clássicos e ao mesmo tempo criando uma trama bem atual com aquela pegada slasher que o S.K tem.

Larinha || @nefelibatando_ 16/04/2023

Eu não estava dando nada para este livro do King (mesmo sendo muito fã), mas ele é SIMPLESMENTE INCRÍVEL - devorei em 4 dias.

Day 09/11/2021

Quase um cinco estrelas ...
Depois de dois meses que fiz minha ultima atualização deste livro (eu terminei una semana depois da atualização) venho fazer minha resenha de Salem.

Comprei Salem crente que seria um livro sobre bruxas kkkkk bom, no caso eu cai de bunda no chão pois é sobre vampiros.

O prólogo do livro é bem medonho e depois que você o lê você automaticamente vai associando o personagem Mark à esse prólogo.

A parte um do livro é uma baita introdução da história e dos personagens. Nessa mesma parte já contém capítulos curtos narrados pelos personagens, o que eu foi minha parte preferida do livro (capitulo narrado por diferentes pontos de vista) e eu me apeguei muito muito mesmo a todos eles. Nessa parte não acontece TANTA ação mas é extremamente importante para o enredo.

Na segunda parte tem a ação, investigação e as coisas começam a dar errado. Não gosto de muita coisa da parte dois, por exemplo: o Mark eu acho ele egoísta; não vou com a cara do Ben (personagem principal BEM sem carisma mas dá para tolerar durante a leitura) e o jeito como o Ben trata a Susan foi ruim para mim. Já o padre Callahan eu AMEI, foi um dos meus preferidos de Salem, além de ter amado as reflexões dele durante o livro (fiquei feliz de ter descoberto que ele aparece na série Torre Negra, ansiosa para chegar lá). Amei também o Matt, achei ele muito carismático e adorei todos os personagens da cidade, me apeguei bastante a eles durante o livro.

Na terceira parte, foi da onde eu resolvi tirar uma estrela desse livro pois encontrei um pouco de falha em relação à história, há coisas ali que não se encaixam e não batem com o que foi falado na primeira e segunda parte e me incomodou um pouco isso no livro. Além desse motivo, também tirei uma estrela pois acontece algo com o padre (obviamente não vou falar o que) que me deixou muito irritada, enfim, não achei que eu colocaria aquela parte do padre daquele modo. Último motivo que tirei uma estrela foi por causa do Mark, não gostei dele desde o começo e esperava um final diferente do que ele recebeu. Mas a terceira parte basicamente se resume a resolução final do livro.

No epílogo, aparece o "futuro" do livro e achei que foi bem coerente com todo o livro e foi exatamente o que eu esperava do epílogo.

Salem, apesar de ter dado quatro estrelas, com certeza virou um dos meus favoritos do King, o jeito com que ele conseguiu me deixar apaixonada pelos persongens secundários e suas reflexões e conexões durante TODO o livro foi o que realmente me fez favoritá-lo.

Ainda tenho um longo caminho a percorrer pelos livros do King (o próximo é o O Iluminado), mas Salem conseguiu entrar e se aconchegar no meu coração para sempre.

Até uma futura releitura, Salem!

Ruanzinho 04/07/2020

Salem
Sempre quis ler alguma obra do Stephen King, que desde sempre o admirava, mesmo sem ler nada e mal assistir suas adaptações, e finalmente tive esse privilégio.

Fiquei muito surpreso com essa obra extremamente macabra, com um vilão de dar arrepios na espinha.

Stephen King consegue detalhar muito bem os personagens e a cidade, de uma forma impressionante que eu nunca tinha visto até agora, parecia que eu estava lá com eles,
vendo tudo acontecer.

Francesco.Calderan 17/07/2020

segundo livro do Steve King. Vampiro padrão mas história inesperada.

Alex708 29/07/2020

O livro é muito bom e bem escrito, meu amor por King só cresce!