O Resgate no Mar

O Resgate no Mar Diana Gabaldon

Resenhas - O Resgate no Mar - 2ª Parte

Caroline Gurgel 26/07/2014

Supresa, choque, agonia, amor, aflição, felicidade...
Li os dois primeiros livros da série há quase cinco meses e resolvi dar um tempinho antes de começar o terceiro. Eu já nem lembrava mais porque eu parara a série, mas foi só ler algumas páginas que, puft, claro!, ou eu parava ou a Diana Gabaldon me despedaçava completamente!

Os comentários abaixo são sobre as partes 1 e 2 de O Resgate no Mar, e contém spoiler dos livros anteriores - se não os leu, melhor parar por aqui.

Em A Viajante do Tempo Claire volta cerca de 200 anos no tempo através de uma fenda entre as pedras de Craigh na Dun, conhece Jamie, casa-se e se apaixona perdidamente. Entre muito amor, torturas, castigos e um toque de humor, a autora me conquistou e me fez amar esse casal em cada pequeno detalhe. Fez-me também sentir uma dor que eu jamais sentira em uma leitura, uma agonia quase insuportável, um gosto amargo, um cheiro ruim, uma raiva infinita de um certo Jack Randall e uma vontade imensa de fazer o que quer que estivesse ao meu alcance pelo Jamie, para curá-lo, para salvá-lo.

Passamos para A Libélula no Âmbar e, What the fuck?!, Diana joga um balde de água gelada bem em cima de nossas cabeças. Brianna Randall! Randall?! Claire e Jamie vinte anos separados?! O quê?! E começa a nos contar o que aconteceu com eles no período que antecedeu a tal separação. Não sei se devido ao choque inicial, mas confesso que achei esse livro longo demais, um pouco cansativo - apesar de ainda considerá-lo muitíssimo bom.

O Resgate no Mar é nossa esperança de entender o que aconteceu naqueles 20 dolorosos anos, ou melhor, é nossa esperança de que tudo não tenha passado de uma brincadeira - sem graça! - da sádica, ops, digo, da autora. É, principalmente, nossa esperança de um reencontro entre Claire e Jamie! *suspiros*

Há o reencontro, a sinopse já estraga essa surpresa, mas enquanto ele não chega lemos sobre os anos de Jamie na prisão e vemos Roger e Brianna ajudarem Claire a reunir todas as informações possíveis sobre seu grande amor.

A maior parte da estória continua sendo contada em primeira pessoa pela Claire, mas temos alguns trechos - sobre Jamie - em terceira pessoa. Oh, céus! Pensei que ia morrer de tanto medo e de tanta ansiedade a cada parágrafo, já que a autora adora maltratar o belo Fraser.

É impressionante como essa autora consegue escrever sobre...er...sobre nada e coisa alguma, mas de uma maneira tão envolvente que você nem percebe até que se dá conta de que leu duzentas páginas e nada avançou. Ledo engano! Tudo avançou, tudo tem uma razão, cada frase, cada ação, cada detalhe tem seu porquê e se conecta com algo lá na frente. Ela faz sumir, surgir e ressurgir personagens e histórias! E ai de quem se perder no meio do caminho!!

Como já era de se esperar, um turbilhão de sensações nos acompanha a cada capítulo, muitas sensações, todas, das mais diversas, das boas e das ruins. Porém, considero-as um pouco diferentes - e é difícil explicar o porquê, mas talvez seja por termos aqui situações distintas das que já vivemos nos primeiros livros.

Quantas paradas cardíacas tive? Não sei, algumas, mas cito três delas. Na primeira, lá pela página duzentos, meu coração ficou pequenininho. Não, Diana, não faça isso! Não! Jamie! Nãooooo!

Rá! Grande piada! Mal sabia eu que aquilo não era nada se comparado ao que a querida autora faria no início da parte 2. Diana, sua filha d....., se esconda, mas se esconda bem escondidinha porque se eu lhe encontrar vou lhe matar e lhe cortar em pedacinhos, mas antes disso vou fazer você sofrer, vou apertar uma corda ao redor do seu pescoço até você ficar sem respirar, vou cravar minhas unhas no seu peito e só parar quando o sangue começar a jorrar, vou fazê-la tremer, vou torturá-la até você perceber que é EXATAMENTE isso que você faz comigo! Jenny merecia ser estrangulada e até no Jamie eu quis bater!

E quando você acha que fez as pazes, puft, seus olhos se arregalam quando um certo lorde John Grey aparece. Inspira, expira, pira... Talvez uma parada cardíaca não se encaixe bem aqui, já que meu coração disparou, prendi a respiração, fechei o livro, tomei um copo d'água, reuni todas as minhas forças e continuei - suando frio, mas continuei! Como pode tudo parecer tão palpável? As reações que temos são tão verdadeiras que torna-se embaraçoso ler diante de alguma plateia. Afinal, como explicar que você jogou o livro na parede enquanto rangia os dentes de raiva?!

É o livro mais fantasioso dos três, tem muitas coincidências e um certo misticismo a mais, mas é tão bom quanto A Viajante - ou até melhor. Minha única ressalva é a parte em que se passa dentro do navio, que me entediou e me deixou tão enjoada quanto se eu estivesse a bordo. Adoro o fato do toque de humor continuar presente e do amor entre os dois ser cada dia mais forte, mais sincero e maduro. Amo a sinceridade e a confiança que existe entre eles, amo as declarações, as provocações. É difícil explicar esse amor, um amor que espera e que supera, um amor que transcende o tempo e que só se fortalece. Um amor que compreende sem que palavra alguma precise ser dita. Um amor que faz bem, que ilumina, que é vivo; que me encanta mais e mais, sempre mais! Diana, sua vadia, eu te amo!!!

? ? ? ? ?
? ? ? ? ?
Mariana 26/07/2014minha estante
Comecei essa série por sua causa, estou bem no "banho de água gelada" que você falou do segundo livro e não resisti e li sua resena. Foi um alívio hehe
Muito boa a resenha

Thamires 31/07/2014minha estante
Aguarde que piora rsrssrrs

Caroline Gurgel 31/07/2014minha estante
Loren, assim você me quebraaaaaa rsrs

Mariana, obrigada :**

Eris Lúcia 09/09/2014minha estante
Caroline, terminei agora e só posso dizer muito obrigada pela indicação. Na última página só veio um trecho de uma música de Lenine: "
"Avassalador
Chega sem avisar
Arrebatador
Vem de qualquer lugar
Aquilo que dá no coração
Que faz perder o ar e a razão
Aquilo reage em cadeia
Incendeia"

Caroline Gurgel 09/09/2014minha estante
Eris, que bom que está gostando da série!
Adorei o trecho do Lenine! É isso mesmo!!
Bjos

Jazz 27/11/2014minha estante
É esse tipo de comentario que me enche de medo; Sofro tanto o ler esse tipo de livro que adio ao maximo, ou vou passar semanas chorando pelos cantos por ter acabado ou por como acabou.

Estou adiando ler o primeiro livro à anos... e não sei se terei coragem. Sou mt fraca. Quem sabe depois de passar por alguns grupos de apoio. ^^

dalva 16/01/2015minha estante
ola
onde voc~e comprou o livro??? nao acho nem o um nem o dois. para comprar:(

Jeh 29/07/2021

Leitura extremamente cansativa... Muito detalhe insignificante fugindo do que realmente importava!

Essa aventura começa com a volta de Jaime e Claire de volta a Lallybroch, revemos alguns personagens antigos e nos surpreendemos com o rumo que a história tomou... O pior caso é o de Leoghaire e a ligação dela com Jaime (raiva). Enfim... Basicamente por causa disso Jaime precisa de dinheiro e vai atrás do tesouro escondido, que sim, existe... Mas por ele estar ferido (Leoghaire) ele manda Ian nadar até a ilha... Porém, nessa, piratas capturam Ian
.. E começa uma bela e cansativa saga em busca do menino, com muitas idas e vindas, encontros e desencontros que no fim leva nossos personagens a pararem no novo mundo, o que considero bom pra eles, tendo em vista que Jaime voltou a ser procurado.
Agora poderam recomeçar do 0... Vamos ver se conseguem, sem se meter em confusões (duvido rs).
Aah... Não posso deixar de comentar da personagem qse fantasma que retorna tbm no final do livro, que deixou tudo mais interessante. Só não posso dar nomes pra não dar spoiler... Mas duvido que alguém esperava rever essa personagem novemente ainda mais onde ela foi parar.

Ju 23/01/2023

Navegando
Em páginas conhecidas como essas, não há como não se sentir em casa.

É bom reencontrar alguns dos meus personagens preferidos, e principalmente poder enxergar os detalhes que não estão na série.

Mas esse não foi o melhor livro da série, eu gostei muito, mas não tanto quanto pensei que gostaria.

De qualquer forma foi uma boa leitura.

Hickenbick 28/03/2024

Muitas aventuras
Gente do céu, a cada livro essa série só melhora. Muitas aventuras, alguns encontros muito convenientes e muitas coincidências, mas que convecem pelo resultado final, cada pontinha muito bem amarrada. Ansiosa pelo próximo.

@o.livreiro_ 25/10/2020

Enfadonho.
Confesso que foi o livro mais cansativo da série para mim até agora. Ainda que o ambiente de mares, navios e marinheiros tenha me deixado ansioso no início do primeiro livro, esse segundo me deu a sensação que a Diana custou a preenchê-lo de páginas notoriamente desnecessárias para justificar a divisão em duas partes desse livro da saga. Um capítulo inteiro para falar do padre beberrão é um bom exemplo. Fora alguns outros que me fizeram arrastar na leitura, a trama enfim se seguiu como uma receita de bolo - Jamie dizendo uma coisa, Claire fazendo outra e os dois em encrença. Dou quatro estrelas de forma generosa por gostar da série, mas espero fielmente que os ares da América o torne a deixá-la interessante.

Julia 06/05/2020

Definitivamente vou dar um tempo da série depois desse livro. Fiquei um pouco cansada e senti que a história andou em círculos. N aguento mais Claire e Jamie se desencontrando e reencontrando a série inteira. Espero q o próximo livro traga algo novo.

Anny 28/03/2021

Que mente essa mulher tem, coração quase parou em vários momentos... amando acompanhar a história do Jaime e da Claire S2

Rielly 02/09/2022

Ler os livros da Diana é tipo pensar que mais nada pode dar errado, e então não só dá mais errado mas como é o pior cenário possível.

A segunda parte de O Resgate no Mar foi um mar (literalmente) de aventuras e de coisas dando errado e mais errado ainda, causando aflição na gente pelos personagens e na esperança de que dê tudo certo.

Toda a história até esse livro está bem amarrada e coesa, tudo se interligando e se complementando, com uma qualidade absurda e muito bem escrito.

Entre as reviravoltas e aparecimento de personagens antigos, ritos e novas culturas, o final do livro deixa um gancho perfeito para o próximo, atiçando o leitor a querer saber mais e mais sobre quais serão as novas aventuras que Jamie, Claire e cia irão encontrar.

Tamirez | @resenhandosonhos 17/10/2018

OUTLANDER: RESGATE NO MAR I E II *esta resenha fala das duas partes
A primeira coisa que eu preciso ressaltar sobre essa resenha é que com a divisão dos volumes, ficou ainda mais complicado falar sobre a história. Eu optei por fazer uma resenha só, comentando ambos, pois afinal de contas estamos lidando com uma narrativa que foi concebida em um volume só. Para aqueles que ainda não leram até pelo menos o segundo, é claro que essa resenha conterá spoilers e, caso você só tenha lido o primeiro tomo dessa terceira parte, é possível que pegue algo por aqui também, então atenção, todo mundo foi avisado!

Eis que todos os forninhos caíram ao fim de A Libélula no Âmbar, quando descobrimos que Jaime estava vivo. Não que fosse algo completamente inesperado, afinal estávamos apenas no segundo livro de uma longa série e as esperanças de que algo tivesse acontecido diferente estavam altas. E esse é o dom de Diana, romper nosso emocional com revelações.

“Eu acordava gritando e gemendo, sentindo o cheiro de desinfetante e ouvindo palavras apaziguadoras, incompreensíveis diante de ecos da gritaria em gaélico dos meus sonhos. Depois adormecia de novo, a mão fechada com força sobre o pequeno ferimento na base do polegar. Então abri os olhos e Frank estava lá. Parado na porta alisando os cabelos negros para trás com uma das mãos, parecendo hesitar – e não era de admirar, pobre homem.”

Meu primeiro pensamento ao descobrir isso foi: Claire precisa voltar! E é claro que isso também passou pela cabeça dela. Porém 20 anos se foram, ela não sabe em que pé Jaime sobreviveu e, acima de tudo, ela tem uma filha e uma vida nos anos atuais.

Daqui em frente vivemos no livro uma busca por respostas: como Jaime sobreviveu, o que aconteceu, como é possível, pra onde ele foi, onde ele está. Esse é o drama principal da primeira parte, coletar informações sobre o que aconteceu. Vamos ter isso retratado através dos capítulos do “presente/futuro”, e também no passado, com um olhar sobre Jaime e sobre o que realmente lhe aconteceu.

O jovem escocês, por mais que pareça azarado, é na verdade dono de uma imensa sorte. Alguém o qual lhe devia um favor cruza seu caminho, e mesmo sendo um inimigo, deixa que ele escape, pois acha que ele está ferido o suficiente para que a viagem o mate, livrando-o o da culpa. Mas Jaime sempre foi resiliente, e não morrerá tão fácil. Sua vida a partir daí varia entre estágios de isolamento, enclausuramento e prisão. Mas ele sobrevive. E adquire novos amigos, inimigos e histórias pra contar.

“Ele nascera um líder, depois foi moldado ainda mais para adequar-se a esse destino. Mas e quanto a um homem que não nascera como o papel que exigiam que ele cumprisse?”

Enquanto isso se desenrola, temos uma Claire aflita e confusa. Ele viveu e isso significa uma série de coisas. E a principal delas é que sua vida poderia ter sido completamente diferente se ela não tivesse voltado. Isso a assombra também. E a vontade de voltar cresce cada vez mais.

Quando ela finalmente toma uma decisão é que a sua parte da história passa a ser interessante. Eu acho que qualquer leitor ávido de Outlander sabe o que ela vai escolher. É impossível ser outra coisa. Claire precisa voltar, reencontrar Jaime, reavivar esse amor e finalmente, finalmente viver.

O que não se pode esquecer é que com tanto tempo tendo se passado, nenhum deles é o mesmo de 20 anos atrás. Claire teve uma filha, fez faculdade de medicina, aceitou Frank novamente, voltou para alguns confortos de anos a frente, está mais velha, mais experiente, tem uma carga sobre seus ombros. E com Jaime não é diferente. Talvez o que ele tenha passado no primeiro e até segundo livro, não chega perto do que ele sobreviveu após Culloden. Ele também não é o mesmo. Será que o amor deles é?

Digo pra vocês que aflita foi pouco, para o que eu fiquei conforme esse momento parecia se aproximar. Eu queria vê-los junto novamente e temia o que iria acontecer. Afinal, no primeiro tomo sabemos apenas de alguns pares de anos, não da totalidade dos 20 que passaram. Será que ele se casou novamente? Tem filhos? O que ele está fazendo? São muitas incertezas, além daquela que lateja até a hora H, Claire é realmente capaz de voltar?

E uma coisa com toda certeza já ficou clara pra mim, Diana Gabaldon é mestra em me deixar agoniada com essa história. Toda vez que leio me pergunto como será possível estendê-la por tanto tempo e eis que ela apresenta algo novo. O fim desse livro (parte II) chegou completamente inesperado pra mim. Eu não fazia ideia e nem tinha recebido spoilers sobre. Agora estou novamente intrigada pra onde isso vai ir e em que encrencas vamos ver os personagens no volume quatro.

O título do livro, Resgate no Mar, acaba por só fazer sentido depois do começo da segunda parte, no primeiro tomo não há referência nenhuma e fiquei me perguntando quando isso iria se esclarecer. A escrita da autora segue cadenciada e muito gostosa de ler. Gabaldon é detalhista, mas não de forma ruim. Ela faz com que nos apaixonemos por seus personagens e lugares pela paixão com a qual os descreve.

“Sempre, sempre, eu tive que equilibrar compaixão e sabedoria, amor e ponderação, humanidade e impiedade.”

Algo que gostei muito de ver aqui foi o quanto ela modificou os personagens sem despi-los de sua essência. Muito tempo se passou, eles tiveram novas experiências, mudaram. Não são os mesmo do primeiro ou segundo livro. E, mesmo tendo algumas posturas diferentes, mantêm aquilo que lhes é mais característico. Eles evoluíram, mas não mutaram em algo completamente desconhecido.

Foi muito legal acompanhar as coisas que se passaram, o quanto eles conseguem sempre se meter em confusão e, até uma situação que acontece no primeiro terço da segunda parte onde eu achei que tudo iria ir por água baixo novamente. Confesso que achei a reação um pouco exagerada e Claire está bem mais no limite nesse livro do que jamais esteve nos outros. Acho que há uma sensação de tudo pode mudar a qualquer momento que a assusta e faz com que a personagem esteja tensa durante grande parte do livro.

2017 vai ser o ano de eu ler o quarto livro e dar continuidade à história desse casal que eu adoro. Comentando um pouco sobre a série, só tive coragem de ver a segunda temporada bem recentemente, pois não queria me despedir dela sem já ter uma próxima temporada. Achei as interpretações ótimas e a fidelidade está altíssima, assim como a primeira temporada. Não vejo a hora agora de ter a terceira temporada pra acompanhar a adaptação de Resgate no Mar. Mesmo estando bem longe do fim, já sei que quando ele chegar vou ficar bem orfã dessa trama.

Se você é fã da série e por algum motivo ainda não tocou esse terceiro volume, vá sem medo. Diana Gabaldon segue emocionando a gente e também fazendo com que demos altas risadas durante a narrativa. Os protagonistas e sua história é encantadora, e o background histórico ajuda a moldar a trama na sua direção. Não sei o que esperar do quarto livro, mas estou ansiosa para seguir em frente.

site: http://resenhandosonhos.com/outlander-resgate-no-mar-i-e-ii-diana-gabaldon/
Gladis Klein 17/10/2018minha estante
Eu amo essa série, li até o livro 8: Escrito com sangue do meu próprio coração. Agora estou na expectativa da sequência. É uma saudade enorme de Claire e Jaime.

Joana Ribeiro 17/10/2018minha estante
Guria, eu tô muito apaixonada por tudo que vejo dessa série. Nunca vi a adaptação mas sempre vejo vídeos e resenhas sobre a obra e quero MUITO ler (o tomo I tá esgotado na Amazon tem um tempo já, infelizmente). Tô cada vez mais curiosa, haha!

Sarah 09/06/2023

A Diana tem meu coração!
A escrita dela é maravilhosa, me adaptei demais!
Eu to com tanta dó dessa série acabar que to lendo devagar, mas fico ansiosa pra ler o restante ???
socorro dels

Hellen 03/04/2022

BEM melhor que a parte 1. O final pareceu uma cena de filme de terror, mas ok. Vamos para o próximo!

Fernanda 19/09/2021

????
Claire e Jamie deixam meu coração quentinho ?. Esse livro foi pior que a parte I, mas ainda assim foi maravilhoso. Não vejo a hora de terminar essa série

Vanessa 06/06/2020

Amo demais!
Sou suspeita pra falar, porque amo Outlander... amo os livros, amo a série. Mas chegando no final do livro, achei um pouco cansativo, com muitos detalhes desnecessários pra história, além dos capítulos imensos que também fazem a leitura ficar um pouco massante. Tirando isso, não canso de dizer o quanto amo a história do Jaime e da Claire em todos os livros que li até agora.